Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Renan Oliveira

Fontes - Usina 120a x Jfa turbo 800

Recommended Posts

Saindo um pouco do foco, é verdade que fontes de 200ah para sim se ligar em tomadas residenciais desarmar o dijuntor da casa ?

 

Boa noite !!!

 

Uma tomada residencial simples surpotaria uma fonte (qualquer marca) transformando um máximo de 90 ~ 100 Amperes, mais que isso realmente a chave geral vai desarmar !!!

Eu aconselharia qualquer um a comprar um fonte de no mínimo 120 Amperes, porque na hora que ela for usada como Carregador (se ela for estabilizada em no máximo 14,3 volts), ela vai ser bem mais eficiente que uma de 60 ou 80 Amperes !!!

No som automotivo tudo tem limites e você irá descobrindo os limites do seu sistema conforme vai usando, não existe a "verdade final" !!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fontes de até 300 amperes podem sem ligadas em tomadas comuns (220 V) tranquilamente. E até 200 amperes para 110 V.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fontes de até 300 amperes podem sem ligadas em tomadas comuns (220 V) tranquilamente. E até 200 amperes para 110 V.

 

Olá Lucas !!!

 

Ai que nascem os equívocos aqui no forum, uma coisa é ligar uma Fonte de 300A/h numa tomada comum, outra coisa é ela estar carregando Baterias mandando 300A/h, nem a tomada residencial de 220V suporta, 300A/h são 300A/h em 110V ou em 220V !!!

Faça um teste em sua casa que você vai ver !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fontes de até 300 amperes podem sem ligadas em tomadas comuns (220 V) tranquilamente. E até 200 amperes para 110 V.

 

Pode desde que o sistema da casa tenho sido feito com planejamento ou ligando diretamente no padrão com um fio recomendado pelo fabricante, a usina 300ah consome 26ah da rede eletrica logo a de 200ah consome 27ah ligado em 127v e apenas 15ah em 220v isso tudo a maxima potencia..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Lucas !!!

 

Ai que nascem os equívocos aqui no forum, uma coisa é ligar uma Fonte de 300A/h numa tomada comum, outra coisa é ela estar carregando Baterias mandando 300A/h

 

Bom, já fizemos teste de potência com fonte de 600 amperes em tomada residencial comum. Testamos módulos de até 4000w RMS consumo direto de mais de 400 amperes, não só tocando música não, é com frequência fixa até o amp clipar.

 

Lido com fonte de 200 a 300 amperes frequentemente e todos os cliente usam e carregam suas baterias (além de ouvir o som no máximo, com todos os amplificadores clipando) em tomadas comuns, sem nunca terem tido problemas.

 

nem a tomada residencial de 220V suporta, 300A/h são 300A/h em 110V ou em 220V !!!

 

João, vou discordar totalmente de você! Uma fonte de 300 amperes não consome 300 amperes da rede. E existe sim uma diferença enorme entre uma fonte estar ligada em 110 V ou em 220 V!!

 

Uma fonte de 300 amperes consome da rede cerca de 25 amperes em 220V e teoricamente consumiria 50 amperes em redes de 110V, é o dobro de corrente! Não é qualquer residência que tem um sistema elétrico dimensionado para 50 amperes, já para 25 amperes é bem mais comum!

 

O que você está confundindo é a potência de consumo, que é sempre a mesma, ou seja, uma fonte que consome 25 amperes em 220V consume da rede 5.500W (25 amperes * 220 volts = 5.500), já a mesma fonte ligada em 110V (se fosse bivolt, mas não existe fonte bivolt nesta potência, mas estamos apenas supondo) consumiria os mesmo 5.500W (50 amperes * 110 volts = 5.500). O que define se uma tomada vai suportar ou não uma fonte é o consumo em corrente, não o consumo em watts.

 

Se não fosse possível utilizar fontes de 300 amperes em redes de 220V não existiriam chuveiros entre 6 e 8.000W como já existe muito atualmente. E o chuveiro é uma "frequência fixa" ou seja, consome da rede muita corrente e muita potência o tempo todo. Se existe chuveiro desta potência é óbvio que uma fonte que consome 5.500W (quando em potência máxima) funcionaria perfeitamente em qualquer rede que suporte tal chuveiro.

 

 

E sim, tem muito equívoco aqui no fórum!

 

Abraço. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, já fizemos teste de potência com fonte de 600 amperes em tomada residencial comum. Testamos módulos de até 4000w RMS consumo direto de mais de 400 amperes, não só tocando música não, é com frequência fixa até o amp clipar.

 

Lido com fonte de 200 a 300 amperes frequentemente e todos os cliente usam e carregam suas baterias (além de ouvir o som no máximo, com todos os amplificadores clipando) em tomadas comuns, sem nunca terem tido problemas.

 

 

 

João, vou discordar totalmente de você! Uma fonte de 300 amperes não consome 300 amperes da rede. E existe sim uma diferença enorme entre uma fonte estar ligada em 110 V ou em 220 V!!

 

Uma fonte de 300 amperes consome da rede cerca de 25 amperes em 220V e teoricamente consumiria 50 amperes em redes de 110V, é o dobro de corrente! Não é qualquer residência que tem um sistema elétrico dimensionado para 50 amperes, já para 25 amperes é bem mais comum!

 

O que você está confundindo é a potência de consumo, que é sempre a mesma, ou seja, uma fonte que consome 25 amperes em 220V consume da rede 5.500W (25 amperes * 220 volts = 5.500), já a mesma fonte ligada em 110V (se fosse bivolt, mas não existe fonte bivolt nesta potência, mas estamos apenas supondo) consumiria os mesmo 5.500W (50 amperes * 110 volts = 5.500). O que define se uma tomada vai suportar ou não uma fonte é o consumo em corrente, não o consumo em watts.

 

Se não fosse possível utilizar fontes de 300 amperes em redes de 220V não existiriam chuveiros entre 6 e 8.000W como já existe muito atualmente. E o chuveiro é uma "frequência fixa" ou seja, consome da rede muita corrente e muita potência o tempo todo. Se existe chuveiro desta potência é óbvio que uma fonte que consome 5.500W (quando em potência máxima) funcionaria perfeitamente em qualquer rede que suporte tal chuveiro.

 

 

E sim, tem muito equívoco aqui no fórum!

 

Abraço. :legal:

 

Exatamente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara quando fui comprar minha fonte eu olhei as db 80h e as jfa ate pensei em pegar a db, achei de 500R$ la na ste com um user que nunca tinha ouvido falar olhei com outros aqui achei de 585R$ e a jfa eu comprei de 670R$ frete free

Paguei 599 dilmas na minha,comprada na premier

e não arrependo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hj um amigo meu q mexe com eletrônica e conserta tudo quanto é coisa e faz fontes também (inclusive fez a minha, fonte caseira) me disse q a jfa ricsom e dbsom tem a mesma qualidade nos componentes só a usina e a overloud q são um pouco inferior, mas q a diferença não é muita, falou também q essas novas usinas as slim estão melhoradas tem muita qualidade também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao DIEGUINHO pq entao esses preços diferenciados???? Conclue-se q se paga muito a MARCA ja q sao muito parecidas nos componentas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao DIEGUINHO pq entao esses preços diferenciados???? Conclue-se q se paga muito a MARCA ja q sao muito parecidas nos componentas

Porque a JFA coloca o preço das fontes lá em cima, qualidade tem mais se as outras usam os componentes de qualidade equivalente logo se teria uma qualidade igual, então pq pagar mais caro por uma coisa que vc pode ter mais barato só que com outra marca???

Topico muito bom, ajudando a olhar a coisa com mais clareza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é minha JFA80 segurou... :legal:

 

Bacana!

Mas de qqr forma, seu set precisa de bateria... pois somente com essa quantidade, os equipamentos não rendem o que devem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 EROS TARGET BASS 4.5K 18 POLEGADAS

1 HD 5000 TARAMPS

1 HURICANE 4.250

1 CROSSOVER JFA X4

HDC 3000 OU 2 D405

2 ST400

2 BATERIAS DE 120AH CADA UMA

1 NO COFRE DE 48AH

1 APARELHO PIONEER DEH 2350 USB

2 EROS MG 1600 12

 

1 USINA 60AH TA BOM PRO SET 120AH É O IDEAL ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao DIEGUINHO pq entao esses preços diferenciados???? Conclue-se q se paga muito a MARCA ja q sao muito parecidas nos componentas

 

ele falou q a jfa é mais cara pq usa amper e volt como a dbsound não tem isso diminui os custos e baixa o preço. só uma coisa q ele não gostou na db q em curto ela não deliga e sim baixa a amperagem pra cessar o curto.

 

Porque a JFA coloca o preço das fontes lá em cima, qualidade tem mais se as outras usam os componentes de qualidade equivalente logo se teria uma qualidade igual, então pq pagar mais caro por uma coisa que vc pode ter mais barato só que com outra marca???

Topico muito bom, ajudando a olhar a coisa com mais clareza.

 

as pessoas pagam mais caro pq a jfa tem mais acessórios e também pela marca já ser mais conhecida, quem não quer uma fonte com amperímetro e voltímetro e sabendo q é de marca boa?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, já fizemos teste de potência com fonte de 600 amperes em tomada residencial comum. Testamos módulos de até 4000w RMS consumo direto de mais de 400 amperes, não só tocando música não, é com frequência fixa até o amp clipar.

 

Lido com fonte de 200 a 300 amperes frequentemente e todos os cliente usam e carregam suas baterias (além de ouvir o som no máximo, com todos os amplificadores clipando) em tomadas comuns, sem nunca terem tido problemas.

 

 

 

João, vou discordar totalmente de você! Uma fonte de 300 amperes não consome 300 amperes da rede. E existe sim uma diferença enorme entre uma fonte estar ligada em 110 V ou em 220 V!!

 

Uma fonte de 300 amperes consome da rede cerca de 25 amperes em 220V e teoricamente consumiria 50 amperes em redes de 110V, é o dobro de corrente! Não é qualquer residência que tem um sistema elétrico dimensionado para 50 amperes, já para 25 amperes é bem mais comum!

 

O que você está confundindo é a potência de consumo, que é sempre a mesma, ou seja, uma fonte que consome 25 amperes em 220V consume da rede 5.500W (25 amperes * 220 volts = 5.500), já a mesma fonte ligada em 110V (se fosse bivolt, mas não existe fonte bivolt nesta potência, mas estamos apenas supondo) consumiria os mesmo 5.500W (50 amperes * 110 volts = 5.500). O que define se uma tomada vai suportar ou não uma fonte é o consumo em corrente, não o consumo em watts.

 

Se não fosse possível utilizar fontes de 300 amperes em redes de 220V não existiriam chuveiros entre 6 e 8.000W como já existe muito atualmente. E o chuveiro é uma "frequência fixa" ou seja, consome da rede muita corrente e muita potência o tempo todo. Se existe chuveiro desta potência é óbvio que uma fonte que consome 5.500W (quando em potência máxima) funcionaria perfeitamente em qualquer rede que suporte tal chuveiro.

 

 

E sim, tem muito equívoco aqui no fórum!

 

Abraço. :legal:

 

Lucas, acho que me expressei mal, não duvido da possibilidade de uma Fonte que forneça 300A/h ser usada em plena potência em uma tomada 220, principalmente se o usuário for uma pessoa gabaritada como você !!!

 

A questão é que não é qualquer um, em qualquer tomada 220, que pode usar uma Fonte desse calibre sem que ocorra algum problema !!!

 

Ex.:

Tenho uma Fonte de 140A/h instalada no carro, aos sábados coloco as baterias do carro (7 de 60A/h + 1 de 90A/h) para carregar,

como a Fonte tem uma mostrador de corrente (Amperes), vejo que ela começa em +/- 90A/h, percebo que a extensão bem como a tomada (220) apresenta um leve aquecimento, nada anormal, mesmo porque conforme as Baterias pegam carga a corrente vai diminuindo, imagina se fosse uma Fonte carregando a 300A/h ???

Sendo assim concluo que uma Fonte desse calibre, não deve ser usada de forma indiscriminada, pois pode causar danos à rede elétrica do recinto !!!

 

Mais de 80% dos afoitos por respostas aqui no Fórum são iniciantes ou usam seu som automotivo como hoobie, sendo assim é arriscado dizer que "qualquer tomada 110 ou 220 suporta tal corrente" !!!

 

No caso dos Chuveiros de 6000W é exigida algumas mudanças como um disjuntor de 40A e o uso de cabos rígidos de no mínimo 6mm², o cabo é conectado por parafuso bem apertado no disjuntor e na emenda de louça do chuveiro de uma vez por todas !!!

 

No caso de uma tomada, ela é apenas uma fêmea que recebe um pino macho com uma certa pressão, uma extensão que muitas da vezes os cabos "flexíveis" não chegam a 2x4mm², com uma fêmea na ponta, que recebe a tomada da Fonte, por fim o circuito da Fonte, temos nessa ligação no mínimo 4 pontos de perda, tomada, fio, tomada e o circuito, diferente do chuveiro que não tem praticamente nenhum (respeitando as instruções de instalação) !!!

 

Por isso eu digo que a tomada pode ser usada para uma Fonte de 300A/h trabalhando em plena potência desde que esta tomada esteja preparada !!!

 

Postei isso não é pra dizer que Fonte A é melhor que Fonte B, mesmo porque filho feio não tem pai, postei para alertar quanto ao uso indiscriminado de um equipamento de tal potência que pode causar danos à rede elétrica do recinto !!!

 

Espero que entenda meu raciocínio e minha opinião !!!

 

Forte Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, acho que me expressei mal, não duvido da possibilidade de uma Fonte que forneça 300A/h ser usada em plena potência em uma tomada 220, principalmente se o usuário for uma pessoa gabaritada como você !!!

 

A questão é que não é qualquer um, em qualquer tomada 220, que pode usar uma Fonte desse calibre sem que ocorra algum problema !!!

 

Ex.:

Tenho uma Fonte de 140A/h instalada no carro, aos sábados coloco as baterias do carro (7 de 60A/h + 1 de 90A/h) para carregar,

como a Fonte tem uma mostrador de corrente (Amperes), vejo que ela começa em +/- 90A/h, percebo que a extensão bem como a tomada (220) apresenta um leve aquecimento, nada anormal, mesmo porque conforme as Baterias pegam carga a corrente vai diminuindo, imagina se fosse uma Fonte carregando a 300A/h ???

Sendo assim concluo que uma Fonte desse calibre, não deve ser usada de forma indiscriminada, pois pode causar danos à rede elétrica do recinto !!!

 

Mais de 80% dos afoitos por respostas aqui no Fórum são iniciantes ou usam seu som automotivo como hoobie, sendo assim é arriscado dizer que "qualquer tomada 110 ou 220 suporta tal corrente" !!!

 

No caso dos Chuveiros de 6000W é exigida algumas mudanças como um disjuntor de 40A e o uso de cabos rígidos de no mínimo 6mm², o cabo é conectado por parafuso bem apertado no disjuntor e na emenda de louça do chuveiro de uma vez por todas !!!

 

No caso de uma tomada, ela é apenas uma fêmea que recebe um pino macho com uma certa pressão, uma extensão que muitas da vezes os cabos "flexíveis" não chegam a 2x4mm², com uma fêmea na ponta, que recebe a tomada da Fonte, por fim o circuito da Fonte, temos nessa ligação no mínimo 4 pontos de perda, tomada, fio, tomada e o circuito, diferente do chuveiro que não tem praticamente nenhum (respeitando as instruções de instalação) !!!

 

Por isso eu digo que a tomada pode ser usada para uma Fonte de 300A/h trabalhando em plena potência desde que esta tomada esteja preparada !!!

 

Postei isso não é pra dizer que Fonte A é melhor que Fonte B, mesmo porque filho feio não tem pai, postei para alertar quanto ao uso indiscriminado de um equipamento de tal potência que pode causar danos à rede elétrica do recinto !!!

 

Espero que entenda meu raciocínio e minha opinião !!!

 

Forte Abraço !!!

 

esses danos podem ser INCÊNDIO, do carro ou recinto. Ou imagina o vivente vai lugar publico e liga essa porr** em qualquer lugar e com umas canha na cabeça nem ta aí se fio esquenta ou ta deretendo e tal.

 

FICADICA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, acho que me expressei mal, não duvido da possibilidade de uma Fonte que forneça 300A/h ser usada em plena potência em uma tomada 220, principalmente se o usuário for uma pessoa gabaritada como você !!!

 

A questão é que não é qualquer um, em qualquer tomada 220, que pode usar uma Fonte desse calibre sem que ocorra algum problema !!!

 

Ex.:

Tenho uma Fonte de 140A/h instalada no carro, aos sábados coloco as baterias do carro (7 de 60A/h + 1 de 90A/h) para carregar,

como a Fonte tem uma mostrador de corrente (Amperes), vejo que ela começa em +/- 90A/h, percebo que a extensão bem como a tomada (220) apresenta um leve aquecimento, nada anormal, mesmo porque conforme as Baterias pegam carga a corrente vai diminuindo, imagina se fosse uma Fonte carregando a 300A/h ???

Sendo assim concluo que uma Fonte desse calibre, não deve ser usada de forma indiscriminada, pois pode causar danos à rede elétrica do recinto !!!

 

Mais de 80% dos afoitos por respostas aqui no Fórum são iniciantes ou usam seu som automotivo como hoobie, sendo assim é arriscado dizer que "qualquer tomada 110 ou 220 suporta tal corrente" !!!

 

No caso dos Chuveiros de 6000W é exigida algumas mudanças como um disjuntor de 40A e o uso de cabos rígidos de no mínimo 6mm², o cabo é conectado por parafuso bem apertado no disjuntor e na emenda de louça do chuveiro de uma vez por todas !!!

 

No caso de uma tomada, ela é apenas uma fêmea que recebe um pino macho com uma certa pressão, uma extensão que muitas da vezes os cabos "flexíveis" não chegam a 2x4mm², com uma fêmea na ponta, que recebe a tomada da Fonte, por fim o circuito da Fonte, temos nessa ligação no mínimo 4 pontos de perda, tomada, fio, tomada e o circuito, diferente do chuveiro que não tem praticamente nenhum (respeitando as instruções de instalação) !!!

 

Por isso eu digo que a tomada pode ser usada para uma Fonte de 300A/h trabalhando em plena potência desde que esta tomada esteja preparada !!!

 

Postei isso não é pra dizer que Fonte A é melhor que Fonte B, mesmo porque filho feio não tem pai, postei para alertar quanto ao uso indiscriminado de um equipamento de tal potência que pode causar danos à rede elétrica do recinto !!!

 

Espero que entenda meu raciocínio e minha opinião !!!

 

Forte Abraço !!!

 

 

Entendi seu raciocínio. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvi botar um olhal mais "fraco" mesmo. Ia gastar muito dinheiro comprando um db link ou technoise..

Comprei o cabo de 35 mm mas um com 40 cm e outro com 50. O cara cortou o de 40 primeiro dai achei curto, ai pedi o outro com 50. Com esse tamanho diminui a perda de corrente correto?

Outra coisa, soldo as pontas ou não?

 

 

PS: a discussão sobre a qualidade das fontes ta muito boa..

post-70735-0-84509500-1363373925_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvi botar um olhal mais "fraco" mesmo. Ia gastar muito dinheiro comprando um db link ou technoise..

Comprei o cabo de 35 mm mas um com 40 cm e outro com 50. O cara cortou o de 40 primeiro dai achei curto, ai pedi o outro com 50. Com esse tamanho diminui a perda de corrente correto?

Outra coisa, soldo as pontas ou não?

 

 

PS: a discussão sobre a qualidade das fontes ta muito boa..

 

Boa tarde !!!

 

Eu acho que esses terminais estão muito bons, eu uso uns da Crimper:

 

TerminalCrimper_zpsc1d7add4.jpg

 

soldei o cabo dentro do tubo e apertei no torno e para o acabamento usei um pedacinho de Termo Retrátil:

 

TermoRetratil_zpsc3f651e1.jpg

 

ficou um trabalho limpo e seguro !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NÃO solda

Boa tarde !!!

 

Eu acho que esses terminais estão muito bons, eu uso uns da Crimper:

 

soldei o cabo dentro do tubo e apertei no torno e para o acabamento usei um pedacinho de Termo Retrátil:

 

 

ficou um trabalho limpo e seguro !!!

 

Abraço !!!

 

Ficou legal mesmo joão. Até achei uns parecidos com esse seu. Mas dai dei preferencia a esses..

 

Mas e ai, soldo ou não? Adilson disse que não e vc q sim.. Confuso! kkkk!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou legal mesmo joão. Até achei uns parecidos com esse seu. Mas dai dei preferencia a esses..

 

Mas e ai, soldo ou não? Adilson disse que não e vc q sim.. Confuso! kkkk!

 

No seu lugar eu não soldaria, eu estanharia a ponta de forma que ela ocupasse toda a bitola do terminal (lixando) e apertaria o parafuso do terminal "até sair água" !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SOLDAR cabo de 25mm ? precisa de uma ferro de no minimo 80-100w e vai criar muita resistencia no cabo.

 

Eu não soldo nem aconselho , um boa apertada na morsa vai muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu lugar eu não soldaria, eu estanharia a ponta de forma que ela ocupasse toda a bitola do terminal (lixando) e apertaria o parafuso do terminal "até sair água" !!!

 

Abraço !!!

 

Eu ri aushuahsuahush

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

L

SOLDAR cabo de 25mm ? precisa de uma ferro de no minimo 80-100w e vai criar muita resistencia no cabo.

 

Eu não soldo nem aconselho , um boa apertada na morsa vai muito bem.

 

 

No seu lugar eu não soldaria, eu estanharia a ponta de forma que ela ocupasse toda a bitola do terminal (lixando) e apertaria o parafuso do terminal "até sair água" !!!

 

Abraço !!!

 

E, na verdade eu quis dizer estanhar mesmo. Até pq o cabo é de 35.. Mei difícil.

Qual multímetro mediano que vcs aconselham?

Preciso de um urgente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uns minipa de 70pila no ML , é o basico pra se ter uma leitura confiavel .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...