Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jhcomando

Subwoofer Oscilando o Grave!

Recommended Posts

Fala pessoal, belezaa?!

 

Seguinte:

 

Tenho um Subwoofer Questo Audio 12" 350RMS 4x4 Ohms ligado a um amp taramps T500D 500RMS 2Ohms.

 

Cabo Alimentação: 35mm

Cabo Remoto: 2mm

Cabo Terra: 10mm

 

Em volumes mais altos, após uns 5 minutos escutando, o GRAVE fica bem fraco, ele não chega a cortar a batida, fica apenas fraco, ai dps volta a ficar forte denovo, ai passa 1 minuto, fica fracoo, e fica oscilando dessa forma!!

 

O que vocês acham que pode ser??!

 

Abraçoos.!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta com cara de mal contato nos cabos de força..

provavelmente ta baixando a tensao na entrada do amp..

 

tbm pensei nisso... será que o terra ( negativo ) se estiver com mau contato tbm n pode ocasionar essa oscilação ou nao tem nada haver??!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tbm pensei nisso... será que o terra ( negativo ) se estiver com mau contato tbm n pode ocasionar essa oscilação ou nao tem nada haver??!

tanto o positivo quanto o negativo podem causar isso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cabo do terra tem que ser da mesma bitola do positivo. Isso pode estar ocasionando esse problema.

 

já ouvi falar que isso meio que é um mito! Obvio que depende muito do som, da potência e tal...

 

mas pra 400RMS um cabo de 10mm pro terra é suficiente!

 

MAS...

 

posso estar errado...rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já ouvi falar que isso meio que é um mito! Obvio que depende muito do som, da potência e tal...

 

mas pra 400RMS um cabo de 10mm pro terra é suficiente!

 

MAS...

 

posso estar errado...rsrs

 

eh isso mesmo..

se a bitola do fio mais fino for suficiente.. não eh tao necessario assim que seja igual..

principalmente pelo fato do fio positivo percorrer um caminho maior que o do terra..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh isso mesmo..

se a bitola do fio mais fino for suficiente.. não eh tao necessario assim que seja igual..

principalmente pelo fato do fio positivo percorrer um caminho maior que o do terra..

 

Olha, eu não entendo tanto de som quanto vocês, mas eu entendo um pouco de elétrica.

Na verdade, sabia que os elétrons saem do polo negativo e voltam pelo positivo? Todos pensam o contrário, mas essa é a verdade.

Portanto, se um cabo é mais grosso que o outro (tanto faz, positivo ou negativo) quer dizer que, os elétrons terão uma vazão livre na saída e chegaram amontoados, ou vice-versa.

Logo, é aconselhado que as bitolas de positivo e negativo sejam no mesmo tamanho.

 

O que pode estar acontecendo com o usuário é exatamente isso, quando está com som alto está esguelhando os elétrons em um dos cabos (devido a bitola), fazendo com que superaqueça e perca condutividade, após os 5 minutos, ele deve resfriar, voltando sua condutividade normal, fazendo com que o subwoofer volte ao normal; e isso acontece em ciclos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, eu não entendo tanto de som quanto vocês, mas eu entendo um pouco de elétrica.

Na verdade, sabia que os elétrons saem do polo negativo e voltam pelo positivo? Todos pensam o contrário, mas essa é a verdade.

Portanto, se um cabo é mais grosso que o outro (tanto faz, positivo ou negativo) quer dizer que, os elétrons terão uma vazão livre na saída e chegaram amontoados, ou vice-versa.

Logo, é aconselhado que as bitolas de positivo e negativo sejam no mesmo tamanho.

 

O que pode estar acontecendo com o usuário é exatamente isso, quando está com som alto está esguelhando os elétrons em um dos cabos (devido a bitola), fazendo com que superaqueça e perca condutividade, após os 5 minutos, ele deve resfriar, voltando sua condutividade normal, fazendo com que o subwoofer volte ao normal; e isso acontece em ciclos.

claro.. isso já é sabido..

mas no seu exemplo teriamos que considerar que a bitola de fio nao fosse suficiente em 1 dos casos.. (positivo ou negativo) sendo que, para o amp em questão, 10mm em 1 metro teria corrente suficiente ou ate mesmo de sobra para segurar o equipamento do amigo..

por isso ainda acho que eh mal contato.. ou no bourne do amp, no ponto de fixação do terra ou ate mesmo na parte positiva (cabo/porta fusivel/fixação na bateria).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exagerou na bitola do positivo e economizou na do negativo, de 16mm ja dava conta numa boa...troca o cabo negativo pela mesma bitola do positivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complicado né, pois se sempre volta em 5 minutos, acredito que seja difícil um mal contato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é o modulo. Ta me cheirando a fonte mal dimensionada, esquenta e cai o rendimento. Tem um circuito lá dentro que faz exatamente isso, abaixa a tensão pra não torrar tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal....acho que consegui resolver!

 

O terra tava com uma folga...talvez n estivesse dando contatoo! eu dei uma ajeitada lá....mudei ele de lugar na vdd...aterrei direitinho...e parece que o problema se resolveu! Não tem mais oscilação como antes, pelo menos por enquanto!

 

vou continuar testando!

 

e sobre o que o Tuduff disse, de esquentar o modulo, eu achei até impressionante, pq eu fico no volume alto, um bom tempo, e o modulo T500D fica no maximo morninhoo! rsrs

 

Abss...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Módulo FAIL.....95% de probabilidade!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu st 1k5 estava com esse mesmo defeito.3 segundos tocando sem clip ae o clip ficava quase que aceso direto e o som caia drasticamente...era so abaixa o som e resolvia.se aumentasse era 3 segundos de novo e clip novamente.

chegando em casa fui retirar o modulo e puff fumaça pra todo lado.2 meses no concerto e nada de achar uma fonte pra ela.o seu caso pode ser o mesmo o modulo deve ja estar dando sinais de fim de vida..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...