Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
c.thomaz

Me ajudem com Tw e melhor instalação de Fosgate 4.6x

Recommended Posts

Tudo bom !!!

 

Estou abrindo meu set para conseguir sua ajuda na tentativa de montar os equipamentos da melhor forma possível.

 

O Amplificador é um Fosgate 4.6x

O Kit estou formando e preciso da sua ajuda os Médios são: Mids Fosgate Audiophile Punch ( old-School) , o Tweeter estou na duvida entre três modelos são eles:

 

* Pionner TS-S250

Dados:

.Tweeter componente com cúpula de alta potência de 40mm

.Diafragma com cúpula de cerâmica de 40 mm

.Capacitor em linha de -6dB/oct. para proteção do tweeter

.250W de potência máxima (50w nominais)

.Sensibilidade (eficiência): 97 db/w SPL

.Resposta de Freqüência: 6,000 - 40,000hz

.8 ohm

.Dimensões: 44 x 24mm

----------------

 

* Dayton ND20FA

Dados:

Power handling: 15 watts RMS/30 watts max

• VCdia: 0.75"

• Le: 0.05 mH • Impedance: 6 ohms

• Re: 5.2 ohms

• Frequency range: 3,500-25,000 Hz

• Fs: 2,005 Hz

• SPL: 90 dB 1W/1m •

 

*VIFA OC25SC65

Dados:

 

• Power handling: 25 watts RMS/50 watts max

• VCdia: 1"

• Impedance: 4 ohms

• Re: 3.2 ohms

• Frequency response: 900-28,000 Hz

• Fs: 1,520 Hz • SPL: 90 dB 2.83/1m

 

Infelizmente sou leigo em se tratando de resposta de frequência, e estou tentando entender qual tw melhor se adéqua em qualidade, macieis e suavidade ao escutar .

 

 

Outra duvida é em relação a melhor forma de instalar um Kit duas vias e um Sub no Fosgate 4.6, como distribuo os canais e como deixo os X-cards !!

 

Já olhei o manual do 4.6 e na pg 26 contem um diagrama do 2.3 e do 4.6 onde mostra a ligação de dois canais para os tw e dois canais para os medios e sub ,, informando que o X-card esquerdo em HP e o direito em Full Range (( Não sei como deixar o X-card em Full Range ))

 

Ficarei feliz com alguma ajuda !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, até onde eu sei (nunca ouvi) os amps da Fosgate não são muito bons de agudos

 

NESTE CASO, SE É VERDADE MESMO, acho que o TS-S250 pode ter uma resposta interessante, mas não conheço este Pioneer em questão, o único kit da Pioneer que eu escutei foi um europeu e era muito bom, mas esse aí não sei

o maior problema dele é a resposta inicar em 6kHz, muito alta em se tratado de 2 vias

se for partir pra 3 vias melhora a situação

 

os Vifas que já escutei gostei bastante, são bem "doces" aos ouvidos, tem boa resposta a transientes

em ambiente carral o maior problema deles é que não são muito bons off axis

pela FS deste aí, o corte deveria ser em 3kHz (nesses 900 aí, nunca)

 

já o Dayton não coheço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse eu... Iria de VIFA. Nunca ouvi, mas por relatos e reviews eu iria nele.. O legal é que aparentemente ele tem uma resposta bem baixa... Dá para brincar legal fazendo os cortes de frequencia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficaria entre o Dayton e o Vifa, mas a resposta p/vc pode ser mais fácil. Vc citou 3 tw e cada um trabalha com impedância diferente do outro (4, 6 e 8ohms) - pelo menos é q tem ai. Eu excluiria o Pioneer.

O q decidirá é q crossover vc irá usar. Escolha um tw q case com ele e pronto.

P/o Vifa, acredito q o corte ficará nuns 3khz, o Dayton uns 4khz-5khz e o Pioneer 6khz (todos em 12db).

 

Sobre o X-card do 4.6x, os canais do kit ficarão a config HP e os do sub em LP. Mas isso é somente se vc for fazer os cortes pelo amp. Se for pelo player, deixe tudo full.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reforçando o que Cristiano falou: - Acho que esse Pioneer, a julgar pela resposta de frequência, se comportaria bem em 3 Vias! 2 vias num seria legal naum!

Acredito que o VIFA seja a melhor para um 2 vias.

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho muito interessante esse Dayton, pelo o CxB mesmo, já vi nos classificados por 60 reais o par O.O, e falam muito bem dele !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, até onde eu sei (nunca ouvi) os amps da Fosgate não são muito bons de agudos

 

NESTE CASO, SE É VERDADE MESMO, acho que o TS-S250 pode ter uma resposta interessante, mas não conheço este Pioneer em questão, o único kit da Pioneer que eu escutei foi um europeu e era muito bom, mas esse aí não sei

o maior problema dele é a resposta inicar em 6kHz, muito alta em se tratado de 2 vias

se for partir pra 3 vias melhora a situação

 

os Vifas que já escutei gostei bastante, são bem "doces" aos ouvidos, tem boa resposta a transientes

em ambiente carral o maior problema deles é que não são muito bons off axis

pela FS deste aí, o corte deveria ser em 3kHz (nesses 900 aí, nunca)

 

já o Dayton não coheço

 

Cristiano obrigado pelo comentário , realmente o TS-S250 tem características para conjunto 3 vias. Esses tw da pioneer eram vendidos separadamente quem possui gosta muito, principalmente a japonesada tanto que tenho conhecidos que ao voltarem para o Br , trouxeram na mala !!!

 

Vou correr atraz dos Vifa e dos Dayton pois varias pessoas falam bem principalmente em CxB !!

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu investiria em um Morel elate pra tw.. e usaria 4 canais do ampli bi amplificado em ativo a 2k.. acho que esse mid com esse tw ficaria muito bom...

 

pense nisso

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[quote name='c.thomaz' timestamp='1361884965' post='3074109'

 

Outra duvida é em relação a melhor forma de instalar um Kit duas vias e um Sub no Fosgate 4.6, como distribuo os canais e como deixo os X-cards !!

 

Já olhei o manual do 4.6 e na pg 26 contem um diagrama do 2.3 e do 4.6 onde mostra a ligação de dois canais para os tw e dois canais para os medios e sub ,, informando que o X-card esquerdo em HP e o direito em Full Range (( Não sei como deixar o X-card em Full Range ))

 

Ficarei feliz com alguma ajuda !!

O X-Card exite duas faces, uma com HP/LP, e a outra face é Full Range,

amigo qual cross passivo vai usar para canais em full range ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse eu... Iria de VIFA. Nunca ouvi, mas por relatos e reviews eu iria nele.. O legal é que aparentemente ele tem uma resposta bem baixa... Dá para brincar legal fazendo os cortes de frequencia...

 

Felipe , valeu pelo toque !!! Estou analisando entre os Dayton e Vifa

 

 

 

Ficaria entre o Dayton e o Vifa, mas a resposta p/vc pode ser mais fácil. Vc citou 3 tw e cada um trabalha com impedância diferente do outro (4, 6 e 8ohms) - pelo menos é q tem ai. Eu excluiria o Pioneer.

O q decidirá é q crossover vc irá usar. Escolha um tw q case com ele e pronto.

P/o Vifa, acredito q o corte ficará nuns 3khz, o Dayton uns 4khz-5khz e o Pioneer 6khz (todos em 12db).

 

Sobre o X-card do 4.6x, os canais do kit ficarão a config HP e os do sub em LP. Mas isso é somente se vc for fazer os cortes pelo amp. Se for pelo player, deixe tudo full.

 

A principio os cortes serão pelo Ampli pois estou estudando e não quero tirar a originalidade do carango é um Gol 81 batedeira e está com som bosch original pretendo deixar ele e partir para som mobile ou player no porta-luvas !!

Vou usar os Cross do Kit FanaticQ Fosgate

 

Valeu Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reforçando o que Cristiano falou: - Acho que esse Pioneer, a julgar pela resposta de frequência, se comportaria bem em 3 Vias! 2 vias num seria legal naum!

Acredito que o VIFA seja a melhor para um 2 vias.

 

Valeu grande Obrigado

 

 

eu investiria em um Morel elate pra tw.. e usaria 4 canais do ampli bi amplificado em ativo a 2k.. acho que esse mid com esse tw ficaria muito bom...

 

pense nisso

 

abs

 

Legal boa sugestão , muito provável usar o ampli em biamplifiado

 

 

O X-Card exite duas faces, uma com HP/LP, e a outra face é Full Range,

amigo qual cross passivo vai usar para canais em full range ?

 

O loco na minha frete isso e não percebi !!! Valeu mesmo pela toque.

To contando com a ajuda do pessoal para saber a melhor forma de isntalar, a principio estou com os cross Fosgate FanaticQ. O que vc me diz?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A principio os cortes serão pelo Ampli pois estou estudando e não quero tirar a originalidade do carango é um Gol 81 batedeira e está com som bosch original pretendo deixar ele e partir para som mobile ou player no porta-luvas !!

Vou usar os Cross do Kit FanaticQ Fosgate

 

Valeu Abraço

Ãhn? :pirou: Qual a relação disso com o som? E onde pretende esconder os tweeters p/manter a originalidade?

 

Velhinho, arranca o Bosch de lá. Se fosse um carro com player integrado ao painel, eu entenderia.

 

 

Vc precisa saber o corte desse crossover e qual tw do kit p/descobrir a impedância.

Qual a referência do kit?

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sei, mas parece que os gols quadrados tem espaço sobre o painel pra instalar falantes, dai bota ali e tudo some mesmo

 

sobre estar estudando e não querer tirar originalidade, provavelmente ele vai de carro pra aula e não deixa o carro em estacionamento, e não quer dar "chance pro azar"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ãhn? :pirou: Qual a relação disso com o som? E onde pretende esconder os tweeters p/manter a originalidade?

 

Velhinho, arranca o Bosch de lá. Se fosse um carro com player integrado ao painel, eu entenderia.

 

 

Vc precisa saber o corte desse crossover e qual tw do kit p/descobrir a impedância.

Qual a referência do kit?

 

 

 

não sei, mas parece que os gols quadrados tem espaço sobre o painel pra instalar falantes, dai bota ali e tudo some mesmo

 

sobre estar estudando e não querer tirar originalidade, provavelmente ele vai de carro pra aula e não deixa o carro em estacionamento, e não quer dar "chance pro azar"

 

KKKKKkkk formulei errado a frase !!!

 

Quando digo estou estudando é deixar em Som mobile ou Player no porta-luvas !! Faltou virgulas e erro de portuga mesmo, frase mal formulada !!!

 

O Gol é o 81 carburação simples em otimo estado, mas não o suficiente para placa preta ( teve mudanças em pintura e motor ), o painel com som original é questão de gosto e estilo VW, estou com ele faz pouco tempo e o que eu faço é somente dar um role de fim de semana e sempre em estacionamento !!! O objetivo é fazer um eurolook de leve !!! Existe um universo dentro dos classicos VW que só é percebido após ter um !!

 

Este modelo não possui os famosos peitinhos, que são os falantes no painel ideal para fazer 3 vias !! e um detalhe os falantes eram presos na forração bem fininha !!! Tratei as portas e fiz internamente um suporte para os mid em mdf !! ficou show !!!

 

Podem perceber que o set é old-shool ,

Mids Fosgate Audiophile

Cross Fosgate FanaticQ

Ampli Fosgate 4.6

E os tw ou Dayton ou Vifa !!! kkk

 

Segue um fotinha do Goleta quando peguei !! Hj esta um pouco mudado , Sairam rodas e polainas longas !!! entraram Rodas Golf Mexicano Ferro Tala larga e polainas curtas !!

 

DSC00535.jpg

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos, sei q vc disse q o crossover é do kit Fosgate FanaticQ, mas como eu já disse, vc precisa saber qual a referência exata do kit p/poder descobrir se a via do tw desse x-over é de 4 ou 6ohms e o ponto de corte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, a specs do cross antes de qq coisa antes disso não dar para definir nem tw nem a configuração do amplificador.

Editado por JCARLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue as specs do Cross

 

 

With Notch Filter and Zobel

High Pass: 4,000 Hz 24dB/octave

0 / -3 dB / -6dB Tweeter Attenuation

0' / 180' Tweeter Phase

4 Ohms

 

Abraços

Editado por c.thomaz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue as specs do Cross

 

 

With Notch Filter and Zobel

High Pass: 4,000 Hz 24dB/octave

0 / -3 dB / -6dB Tweeter Attenuation

0' / 180' Tweeter Phase

4 Ohms

 

Abraços

Qual a referência do kit? Muitas vezes vejo um kit anunciado como sendo 4ohms, mas na verdade o mid é de 4ohms e o tw é de 6ohms, então, ñ dá p/confiar.

 

 

Ps.: 24db... :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue as specs do Cross

 

 

With Notch Filter and Zobel

High Pass: 4,000 Hz 24dB/octave

0 / -3 dB / -6dB Tweeter Attenuation

0' / 180' Tweeter Phase

4 Ohms

 

Abraços

se vc for usar esse cross, não dá para fazer a bi-amplificação correto ?

Editado por JCARLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a referência do kit? Muitas vezes vejo um kit anunciado como sendo 4ohms, mas na verdade o mid é de 4ohms e o tw é de 6ohms, então, ñ dá p/confiar.

 

 

Ps.: 24db... :blink:

 

 

se vc for usar esse cross, não dá para fazer a bi-amplificação correto ?

 

 

É isso mesmo , esse cross era vendido em Kit de Tw separado e o tw era de 4ohms (imput e saida para tw)!! Dá uma olhada nestas imagens !!

http://i100.photobucket.com/albums/m24/Louisiana_CRX/Car%20Audio/Speakers/brat006.jpg

http://i100.photobucket.com/albums/m24/Louisiana_CRX/Car%20Audio/Speakers/brat005.jpg

 

Realmente é 24db/octave !!!

 

JCarlo , não é possivel fazer bi-amp? sua pergunta é minha duvida hehehe

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo , esse cross era vendido em Kit de Tw separado e o tw era de 4ohms (imput e saida para tw)!!

JCarlo , não é possivel fazer bi-amp? sua pergunta é minha duvida hehehe

Nesse caso com cross dedicado para tw da sim :legal:

eu achei que era um cross para o mid e tw com uma entrada e duas saídas [¨]

excelente cross !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ainda irá amplificar um sub com esse mesmo amp, então, vc precisará de um crossover com 2 vias (midbass + tweeter) ou de outro crossover só p/os mids.

Com esse crossover, vai de tw Vifa.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tenho algo parecido e estou muito feliz.

 

Estou usando o 4.6x em fullrange (cortes no player), sendo dois canais ligados em um kit componente Oz Audio "Superman" e dois canais em bridge no Subwoofer, que por enquanto é um Soundstream de 12", que será substituído por um NAR de 8".

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...