Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LucasGYN

TESTE DE POTÊNCIA - Fonte Spark Usina de 120 amperes

Recommended Posts

Pessoal, vi que está uma certa polêmica em relação a corrente real das fontes vendidas no mercado nacional, então resolvi testar um dos modelos que tenho em mãos, um fonte da fabricante Spark modelo Usina de 120A. Fonte nova, tirei da caixa e testei.

 

Utilizei como carga várias resistências de chuveiro em paralelo, além de multímetro e alicate amperímetro Icel True RMS.

 

Não vou me prolongar, aí vai o vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=oiAx62E7yyY&feature=youtu.be

 

 

Resultado:

 

110,9 amperes em 12,45V

 

Testei também com uma carga um pouco menor, de 98 amperes (que era a que eu tinha aqui) e ela não abaixou dos 14,4V em momento algum, por isso acredito que em 14,4V a corrente real dela será algo entre 100 e 105 amperes acima disso a tensão cai como forma de proteção, então não adianta colocar mais carga, ela sempre dará no máximo 111 amperes tanto em 13V como em 8V.

 

Eu achei o resultado bastante satisfatório, visto que a fonte é extremamente pequena, fina e leve, além de custar cerca de 600 reais na internet. Sem falar que tem voltímetro integrado, regulador de tensão e ainda é bi-volt automático. Bom... eu gostei do resultado!

 

Fica mais um teste para o fórum. Deem suas opiniões.

 

Até mais. :legal:

Editado por LucasGYN
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa iniciativa Lucas! tendo como base esse teste, a de 60A deve seguir a mesma linha? tenho interesse em pegar uma...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa iniciativa Lucas! tendo como base esse teste, a de 60A deve seguir a mesma linha? tenho interesse em pegar uma...

 

A de 60A é a mesma linha, dá metade da de 120A, então ela dá seus 55 amperes.

 

 

isso em consumo continuo... em consumo de pico como deve ser???? Melhor ou pior????

 

Sim, isso em consumo contínuo, em pico é maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resultado muito bom. Mas as fontes ainda são muito caras. Não que valha, mas com o avanço da tecnologia eu ainda espero queda nos prços para adquirir uma.

 

A Spark sempre me atraiu e eu não esperava menos... Mas tem outras boas fontes tambem no mercado nacional..

 

Parabens pelo teste! Com certeza dá trabalho e merece um joinha!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me surpreendi também, qual voltagem da rede que foi feito o teste 220v? em 110v da o mesmo resultado

ela tem um bom filtro para ligar direto no ampli,

uma fonte dessas para carregar a bat de 90Ah por exemplo 1 hora de carga sera que já se tem carga plena da bateria,

Parabéns pelo teste !

Editado por JCARLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me surpreendi também, qual voltagem da rede que foi feito o teste 220v? em 110v da o mesmo resultado

ela tem um bom filtro para ligar direto no ampli,

uma fonte dessas para carregar a bat de 90Ah por exemplo 1 hora de carga sera que já se tem carga plena da bateria,

Parabéns pelo teste !

 

O teste foi feito em 220V, mas em 110V dá o mesmo.

 

Ela pode ser usada sem bateria fácil, conheço várias pessoas que usam direto nos amplificadores, player, cross...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O teste foi feito em 220V, mas em 110V dá o mesmo.

 

Ela pode ser usada sem bateria fácil, conheço várias pessoas que usam direto nos amplificadores, player, cross...

cara tô pensando seriamente em adquirir uma dessas, tá com preço muito bom essas Spark.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara tô pensando seriamente em adquirir uma dessas, tá com preço muito bom essas Spark.

 

É como eu disse em outro tópico, cada fonte tem suas vantagens, e este modelo da Usina tem várias e preço competitivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quem for de Goiânia ou região e tiver fontes de outras marcas (dB Sound, JFA, Taramps, Stetsom, Soundigital, Ricsom, Gilsom, etc.) pode trazer para mim que testamos na hora!

 

É coisa de 10 minutos. Aí filmamos o teste e colocamos aqui pro pessoal. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, se nao deu o valor declaro em 14,4 volts é fria. Simples. Tá parecendo pu## pagua 50 por 15 minutos (depedendo do lugar se é loira original e blá, blá, blá...) e no final das contas o que valeu é 5 ou 10 minutinhos porque o declarado nem sempre é o real.

 

 

Mas, enfim...bom seria se tivesse um equipamento bacana para gerar uma carga em 14,4 volts testar ver a quanto chega o ripple... :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que a potencia real era as antigas 50a e 100a que foram promovidas a 60 e 120 por meio de adesivo.

 

 

comprar 120a e receber 20%menos ? eu passo, a usina ta merecendo é um belo processo nas costas para respeitar o consumidor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, se nao deu o valor declaro em 14,4 volts é fria. Simples. Tá parecendo pu## pagua 50 por 15 minutos (depedendo do lugar se é loira original e blá, blá, blá...) e no final das contas o que valeu é 5 ou 10 minutinhos porque o declarado nem sempre é o real.

 

Ela entrega 100~105 amperes reais em 14,4V, a questão é que fui tentar extrair o máximo dela, por isso foi 12,45V, mas com 111 amperes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que a potencia real era as antigas 50a e 100a que foram promovidas a 60 e 120 por meio de adesivo.

 

 

comprar 120a e receber 20%menos ? eu passo, a usina ta merecendo é um belo processo nas costas para respeitar o consumidor.

esse mercado de produtos de "som automotivo",

precisa de um orgão regulador do governo, inmetro, iso sem lá,

o negocio tá feio não só com fontes, baterias e o já conhecidos amplificadores do "som automotivo"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que a potencia real era as antigas 50a e 100a que foram promovidas a 60 e 120 por meio de adesivo.

 

 

comprar 120a e receber 20%menos ? eu passo, a usina ta merecendo é um belo processo nas costas para respeitar o consumidor.

 

A questão é: será que alguma fonte automotiva dá exatamente o que divulga? Tenho minhas dúvidas...

 

Por isso estou falando para quem for de Goiânia e região e tiver outras marcas de fontes podem trazer que eu testo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é: será que alguma fonte automotiva dá exatamente o que divulga? Tenho minhas dúvidas...

 

Por isso estou falando para quem for de Goiânia e região e tiver outras marcas de fontes podem trazer que eu testo.

Eu tirei 85a @14.4v e 117a @13,2v proteção aciona em 135a @12,6v "ai despenca" da jfa turbo800, mais não vale pois não tenho video.

 

Eu tambem não acredito não , em nenhuma mesmo nem na propria jfa que testei "vai saber como está hoje neh?", agora apartir da hora em que um Ex-socio diz que as fontes são ajustadas para não entregar mesmo a potencia declarada ai complica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que a potencia real era as antigas 50a e 100a que foram promovidas a 60 e 120 por meio de adesivo.

 

 

comprar 120a e receber 20%menos ? eu passo, a usina ta merecendo é um belo processo nas costas para respeitar o consumidor.

 

 

Realmente e isso mesmo....e poucas pessoas sabem disso...sem contar que tem muita coisa por vir por ai viuuu...se preparem!!!!

Editado por vdecarli

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com um user aí acima, teria que ter presença do inmetro nessa área de som automotivo mesmo.

 

Lucas parabéns pelo teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resultado muito bom. Mas as fontes ainda são muito caras. Não que valha, mas com o avanço da tecnologia eu ainda espero queda nos prços para adquirir uma.

 

A Spark sempre me atraiu e eu não esperava menos... Mas tem outras boas fontes tambem no mercado nacional..

 

Parabens pelo teste! Com certeza dá trabalho e merece um joinha!

 

Cara, a tecnologia dessas fontes vem da década de 70, pouca coisa mudou até hoje, a melhora significativa foram os transistores de chaveamento e isso não vai fazer o preço abaixar porque o que poderia fazer a fonte melhorar de verdade seria aumentar a frequencia de chaveamento e isso demandaria componentes melhores e mais rápidos, o que encareceria ainda mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Cara, a tecnologia dessas fontes vem da década de 70, pouca coisa mudou até hoje, a melhora significativa foram os transistores de chaveamento e isso não vai fazer o preço abaixar porque o que poderia fazer a fonte melhorar de verdade seria aumentar a frequencia de chaveamento e isso demandaria componentes melhores e mais rápidos, o que encareceria ainda mais.

 

Verdade. Infelizmente vc tem razão. Mas quando falo em avanço, sugiro algo como a nano tecnologia aplicada na maior parte do circuito. O que eu quero dizer é que se uma fonte custasse menos eu e muitos outros comprariam, pois valeria a pena no meu caso. Hoje só vale a pena para quem tem um sistema grande, onde o acréscimo de uma fonte talvez não custe 5% do projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...