Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gustavozappia

[Dúvida] Focal Polyglass V30 x Morel Hybrid

Recommended Posts

Essa linha nova da Morel mudou muito?

 

Ouvi um Elate uma vez em uma Saveiro com amps da Focal aqui na cidade e achei um som muito morto.

 

Minha referência de som hoje foi um Focal V30 com uma Audison de 5 canais, que som imoral!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não cheguei a mudar o meu conceito, mas um aprimoramento é sempre bom.

 

Vc bem sabe que os drives metálicos tende a ser mais brilhantes isso é fato

 

Agora o que vai deixar ele mais acentuado ou menos é o acerto do carro

 

Nesse ponto entra na brincadeira, o restante do sistema que pode contribuir para acentuar ainda mais ou mesmo atenuado se for o caso

 

A referencia do dono carro é tudo na hora de ajustar pois se o cara não sabe como soa um prato como ele vai acertar o som?!

 

Ele tem uma idéia do que seja mais uma reprodução mais fiel nunca vai conseguir pois lhe falta a referencia

 

Tem gente que curte um sistema mais detalhando e analítico

 

Eu já prefiro um sistema mais musical

 

Bom ter um bom instalador ajuda e muito..........

 

De nada adianta dar 1 kg de ouro para um ferreiro fazer um broche, pois o custo é baixo, bem melhor pagar um joalheiro com custo mais alto mas com menor quantidade 200gr de ouro vc obtem um resultado infinitamente melhor.....profissional é tudo.............independente da área....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom ter um bom instalador ajuda e muito..........

 

De nada adianta dar 1 kg de ouro para um ferreiro fazer um broche, pois o custo é baixo, bem melhor pagar um joalheiro com custo mais alto mas com menor quantidade 200gr de ouro vc obtem um resultado infinitamente melhor.....profissional é tudo.............independente da área....

 

Concordo com o que vc escreveu, independente da área. Tem cada um... exemplos são inumeros...

 

Mas o mais complicado, é quando se mora longe de bons profissionais, e até que ponto vale a pena?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito do que já aprendi foi com o instalador, hoje um amigo também

 

Se não fosse a paciência e orientações dele com certeza estaria uns níveis abaixo

 

Pois não é todos os lugares que se encontra profissionais que realmente sabem o que estão fazem.

 

Lojas que instalam som tem de montes, profissionais com real conhecimento já são poucos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é esse o problema, se encontra poucos mesmo. Acho que não é problema exclusivo meu, tem pessoas que trocam de carro em menos de 6 meses, por isso falei, até que ponto vale!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu já to preferindo mexer por conta própria.... mais divertido no fim... claro que instalação e tal faz diferença... mas as vezes é mais estética que função...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo menos meu problema é tempo e nem local apropriado para isso.

 

Até sei ligar alguma coisa, mas se fir sistema mais complexo igual ao meu, melhor não correr certos riscos

 

Se queimar uma HU igual a minha ou um processador igual ao que tenho,

 

Certeza que ia chorar muito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho culpa, malditos parafusos! Hahuahuaha

Mas tá firme e forte, kkkkkk

Se eu pegar o HDP 4, ele vai pro carro (futuramente ela vai ter um) da minha namorada, junto com o ESK! Hauhauha

Há braços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí, Gustavo, chegou seu Hybrid? Que tal? Não vi uma postagem a respeito das suas impressões.

 

Eu estou com a mesma dúvida entre Hybrid e Elate. Cheguei também a pensar no Elate por conta da "pequena" diferença de preço, mas no momento estou mais tentado a pegar o Hybrid mesmo. Os dois kits usam o mesmo material no cone dos mids, têm especificação muito parecida. Não acredito que haja uma grande diferença de qualidade, há com certeza uma diferença de potência.

 

O PHF perguntou se a linha Morel mudou muito. Li numa revista que em 2012 toda a linha (do básico Maximo ao top Supremo) foi atualizada e melhorada. A linha Hybrid Ovation passou a se chamar Hybrid Ovation II. A reportagem falava do Virtus, que veio a substituir o Dotech, se não me engano. Falava muito bem do novo kit e que inclusive ele tinha um grave um pouco mais forte e presente do que a linha anterior. De fato, existia uma opinião meio generalizada que havia uma certa deficiência nos graves dos mids da Morel, mas acho muito difícil decepcioarem atualmente, principalmente nas linhas mais tops em que os drivers conseguem reproduzir frequências muito baixas.

 

Se alguém mais puder relatar impressões dos kits Morel Hybrid ou Elate, agradeço!

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja tive o hybrid, e achei um kit morto, tanto nas altas qto nos médios e graves... E um kit correto, mas que não empolga, na época eu tinha um v30, e no mesmo set eu fiz o comparativo...

 

O resto do set, era hu alpine 9855, amplificador era um zukki eleets v2( ampli hand made im usa, excelente em médios e graves, mas fecha as altas) e sub focal 33v2).

 

Eu diria que o hybrid falta um tempero, e o v30 vc precisa saber muito bem acertar. O hybrid e mais fácil de deixar com um som mais agradável, mas se vc souber acertar, o v30 toca muito mais.

 

Claro que tudo depende de uma penca de fatores, mas foi essa impressão que tive com meus testes...

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta, Guto. Mas deixa eu perguntar, o kit Hybrid que teve foi o Hybrid Ovation ou o Hybrid Ovation II?

 

Pelo que sei, realmente fizeram modificações relevantes no Hybrid Ovation II, principalmente no crossover e no tweeter.

 

Aliás, a razão de eu estar cogitando Morel é principalmente por conta dos tweeters, pois há mais ou menos um consenso de que são excelentes. Uma das causas disso é justamente o fato de serem tweeters de seda, que produz um som mais agradável e "macio", assim como também não fatigante como o pessoal comentou aqui.

 

Um ponto interessante que o pessoal levantou foi justamente essa questão da fadiga auditiva. Alguns comentaram que o tweeter da Focal tende a ser fatigante. Outros comentaram que é uma questão de ajuste. Realmente, um tweeter mal ajustado vai quase certamente se tornar fatigante, por isso mesmo os kits da Focal geralmente já vêm com pelo menos 3 níveis de intensidade para o tweeter no crossover.

 

Mas outro detalhe é que os tweeters da Focal são de alumínio/magnésio e por isso são naturalmente mais "estridentes" ou "brilhantes" como alguns comentam. Metal vibra como metal, não tem jeito. Por outro lado, os woofers (midrange) da Focal são realmente muito reconhecidos pela qualidade, mesmo essa linha polyglass, que usa simplesmente "papel tratado" no cone. No caso dessa linha da Focal, talvez seja o melhor cone de papel tratado disponível no mercado.

 

A morel só usa papel tratado nas linhas Maximo e Tempo, as duas mais básicas. A linha Hybrid usa um tal de DPC, um polímero proprietário, mas que a Morel certamente considera melhor do que papel tratado.

 

De toda forma, Guto, um ponto que você levantou faz todo o sentido: o que importa no final das contas é o resultado.

 

Aguardando mais comentários da galera aí!

 

Abraços!

Editado por Roger_mr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta, Guto. Mas deixa eu perguntar, o kit Hybrid que teve foi o Hybrid Ovation ou o Hybrid Ovation II?

 

Pelo que sei, realmente fizeram modificações relevantes no Hybrid Ovation II, principalmente no crossover e no tweeter.

 

Aliás, a razão de eu estar cogitando Morel é principalmente por conta dos tweeters, pois há mais ou menos um consenso de que são excelentes. Uma das causas disso é justamente o fato de serem tweeters de seda, que produz um som mais agradável e "macio", assim como também não fatigante como o pessoal comentou aqui.

 

Um ponto interessante que o pessoal levantou foi justamente essa questão da fadiga auditiva. Alguns comentaram que o tweeter da Focal tende a ser fatigante. Outros comentaram que é uma questão de ajuste. Realmente, um tweeter mal ajustado vai quase certamente se tornar fatigante, por isso mesmo os kits da Focal geralmente já vêm com pelo menos 3 níveis de intensidade para o tweeter no crossover.

 

Mas outro detalhe é que os tweeters da Focal são de alumínio/magnésio e por isso são naturalmente mais "estridentes" ou "brilhantes" como alguns comentam. Metal vibra como metal, não tem jeito. Por outro lado, os woofers (midrange) da Focal são realmente muito reconhecidos pela qualidade, mesmo essa linha polyglass, que usa simplesmente "papel tratado" no cone. No caso dessa linha da Focal, talvez seja o melhor cone de papel tratado disponível no mercado.

 

A morel só usa papel tratado nas linhas Maximo e Tempo, as duas mais básicas. A linha Hybrid usa um tal de DPC, um polímero proprietário, mas que a Morel certamente considera melhor do que papel tratado.

 

De toda forma, Guto, um ponto que você levantou faz todo o sentido: o que importa no final das contas é o resultado.

 

Aguardando mais comentários da galera aí!

 

Abraços!

 

Na real o glass de polyglass, vem de vidro em Inglês, então essa linha da focal não é só papel tratado, tem fibra de vidro no meio...

 

 

Uma leve pergunta, um dos sons que o tweeter reproduz é o de pratos de bateria, e prato é de metal, tem som de metal, não seria correto um tweeter reproduzir este som como ele realmente é, ou o tweeter deve "amansar" este som, deixando ele mais suave?? Se a resposta for a segunda, então onde está a fidelidade nessa parte?? Os tweeters da focal, geralmente nao descem tanto, justamente por serem excelentes em reproduzir notas altas, já os da morel descem mais por terem a características da seda, que é um material que " mata" um pouco as altas emdetrimento de reproduzirem notas mais baixas, oq na realidade não deveria ser o papel de um tweeter e sim de um midrange ou full range...

 

Na real o tweeter morel é teoricamente mais fácil de acertar, mas um tweeter de metal bem ajustado acaba sendo mais fiel nas altas que um de seda...

 

PS: hoje eu uso um tweeter morel supremo picollo, mas um dia troco por um focal utopia.

 

As

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, Guto, sua observação faz todo o sentido. Pra reproduzir sons de metais, provavelmente nada melhor que um metal. Mas o problema de se escolher um determinado material é justamente a questão da resposta num amplo aspecto. Em se tratando de dois produtos de qualidade, certamente haverá vantagens e desvantagens em cada um. Conhecendo as características, vira uma questão de decisão e preferência pessoal mesmo.

 

Vi uma vez um cara resumir de modo interessante essa questão do material dos tweeters: se a pessoa gosta de agudos claros, altos e nítidos, capazes de atravessar com segurança o barulho da estrada ou das janelas abertas e o grave dos woofers, escolha um tweeter de metal. Já se o interior do carro é bem protegido e a pessoa prefere uma resposta mais natural e "macia", escolha um tweeter de tecido.

 

Minha opção por tweeters de seda é porque realmente ouvi relatos bem impressionantes mesmo. Talvez uma certa preocupação com fadiga auditiva também, uma vez que audição é algo que a gente só perde ao longo da vida.

 

Quanto ao Polyglass da Focal, é verdade, são pequenas esferas de vidro aplicadas sobre o cone de papel (é uma tecnologia proprietária da Focal) por isso cai na categoria genérica de "papel tratado" que mencionei. A Morel usa "papel tratado" na linha Maximo também, no caso ela aplica lá seu próprio composto pra melhorar as características do papel puro. É bem curioso o fato de papel ser um material de qualidade tão boa, tanto que até hoje é usado. Quando era criança, via muitos alto-falantes de papel puro por aí. Sinceramente, acredito que o cone polyglass da Focal deve ser o melhor cone de papel por aí, é muito elogiado.

 

Por curiosidade, qual kit está usando atualmente? O Morel Supremo? Ou conseguiu colocar os tweeters piccolo com outros woofers?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, Guto, sua observação faz todo o sentido. Pra reproduzir sons de metais, provavelmente nada melhor que um metal. Mas o problema de se escolher um determinado material é justamente a questão da resposta num amplo aspecto. Em se tratando de dois produtos de qualidade, certamente haverá vantagens e desvantagens em cada um. Conhecendo as características, vira uma questão de decisão e preferência pessoal mesmo.

 

Vi uma vez um cara resumir de modo interessante essa questão do material dos tweeters: se a pessoa gosta de agudos claros, altos e nítidos, capazes de atravessar com segurança o barulho da estrada ou das janelas abertas e o grave dos woofers, escolha um tweeter de metal. Já se o interior do carro é bem protegido e a pessoa prefere uma resposta mais natural e "macia", escolha um tweeter de tecido.

 

Minha opção por tweeters de seda é porque realmente ouvi relatos bem impressionantes mesmo. Talvez uma certa preocupação com fadiga auditiva também, uma vez que audição é algo que a gente só perde ao longo da vida.

 

Quanto ao Polyglass da Focal, é verdade, são pequenas esferas de vidro aplicadas sobre o cone de papel (é uma tecnologia proprietária da Focal) por isso cai na categoria genérica de "papel tratado" que mencionei. A Morel usa "papel tratado" na linha Maximo também, no caso ela aplica lá seu próprio composto pra melhorar as características do papel puro. É bem curioso o fato de papel ser um material de qualidade tão boa, tanto que até hoje é usado. Quando era criança, via muitos alto-falantes de papel puro por aí. Sinceramente, acredito que o cone polyglass da Focal deve ser o melhor cone de papel por aí, é muito elogiado.

 

Por curiosidade, qual kit está usando atualmente? O Morel Supremo? Ou conseguiu colocar os tweeters piccolo com outros woofers?

 

Abraço!

 

 

Meu set hoje consiste em:

hu Dex P9r + processador DEQ P90rs

Amplificador estou com mosconi AS 200.4 pra mids e subwoofer

amplificador genesis class A DA110 pros tweeters

Subwoofer Gladen sqx10(este sou o único no Brasil que eu saiba até agora que tem ele), nem amaciou ainda.

kit hoje é composto de tweeter morel supremo picollo e mid german maestro do kit mais top deles que é o ms 6508.

 

É isso que ta no meu puguento hoje em dia...rsrs um set legalzinho pra brincar de leve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, set interessante, hein? O resultado deve ser bem interessante!

 

Tô muito longe de montar algo assim.

 

Acho que o ideal deve ser fazer isso mesmo, buscar os melhores componentes e juntar tudo. Por ora, me contentaria com um kitzinho de boa qualidade e principalmente sem nenhuma deficiência muito grave.

 

Tenho mesmo um certo receio quanto ao woofer da Morel, realmente muita gente comenta que é um tanto contido e controlado demais. Som de qualidade tende a ser neutro, mas isso pode mesmo virar um problema, ficar um som sem personalidade ou sem tempero como você comentou.

 

É isso aí, valeu mesmo pelos comentários!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, set interessante, hein? O resultado deve ser bem interessante!

 

Tô muito longe de montar algo assim.

 

Acho que o ideal deve ser fazer isso mesmo, buscar os melhores componentes e juntar tudo. Por ora, me contentaria com um kitzinho de boa qualidade e principalmente sem nenhuma deficiência muito grave.

 

Tenho mesmo um certo receio quanto ao woofer da Morel, realmente muita gente comenta que é um tanto contido e controlado demais. Som de qualidade tende a ser neutro, mas isso pode mesmo virar um problema, ficar um som sem personalidade ou sem tempero como você comentou.

 

É isso aí, valeu mesmo pelos comentários!

 

 

É um bom sq, fui garimpando tudo a bons preços, então acabei gastando quase oq o pessoal gasta em um sq bem inferior comprado em lojas... O segredo é esse, não ter pressa e ir aproveitando as oportunidades de bons equipos a bons preços.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um bom sq, fui garimpando tudo a bons preços, então acabei gastando quase oq o pessoal gasta em um sq bem inferior comprado em lojas... O segredo é esse, não ter pressa e ir aproveitando as oportunidades de bons equipos a bons preços.

 

Abs

 

É, esse seu carro é uma preciosidade.

 

Não conhecia muito bem esse fabricante German Maestro, mas de fato pareceu bem interessante, mesmo. O curioso é que o tweeter deles é de titânio, que é considerado um metal melhor que alumínio para tweeters, o pessoal deve evitar usar porque é provavelmente algumas centenas de vezes mais caro que o alumínio. Ou melhor, alumínio é quase de graça, já o titânio é caro, mesmo em baixas quantidades.

 

Você comentou do tweeter Utopia da Focal e ele usa berílio, que alguns consideram como o material mais sofisticado para construção de tweeters. É um metal também, curiosamente algumas vezes mais caro que o já caro titânio. Outra curiosidade é que o berílio é altamente tóxico, mas isso só é um problema em caso de quebra do case do tweeter ou algo do tipo.

 

O que achei interessante de fato é que vi um comparativo entre 2 tweeters da ScanSpeak (http://www.audioexcite.com/?p=1953), um de berílio e outro de tecido (provavelmente seda) e curiosamente eles têm praticamente a mesma curva de resposta de frequência até 13kHz! Isso por si só é mesmo muito impressionante, não imaginava, pensei que as curvas fossem descoladas o tempo inteiro.

 

Considerando a audição humana entre 20 e 20kHz, esses primeiros 13kHz são cerca de 2/3 do espectro de frequência da nossa audição. Ou seja, nessa faixa, nesses 2/3, os tweeters são muito similares. Se formularmos a hipótese de que 90% ou mais dos sons que ouvimos nas músicas têm a frequência máxima de 13kHz, então os 2 tweeters teriam um desempenho muito similar em 90% do tempo ou mais, assim por dizer. Não tenho a menor idéia de quão verdadeira essa hipótese é, mas o raciocínio me pareceu interessante.

 

Comentando os resultados, o cara falou que o tweeter de berílio tinha uma leve vantagem na questão da distorção em relação ao tweeter de tecido. Ele fez a importante observação de que os tweeters não têm a mesma sonoridade, apesar da curva de resposta de frequência similar. Ele achou o tweeter de berílio mais neutro e o de tecido mais "aerado", por mais vaga que seja essa descrição, embora de fato ambos compartilhem as mesmas qualidades e as diferenças não sejam grandes.

 

No final das contas, o cara falou que é mais uma questão de gosto pessoal mesmo, já que ambos são de altíssima qualidade. O lance é que o tweeter de berílio é cerca de 2,5 vezes mais caro, pelo menos no caso específico, algo assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu set hoje consiste em:

hu Dex P9r + processador DEQ P90rs

Amplificador estou com mosconi AS 200.4 pra mids e subwoofer

amplificador genesis class A DA110 pros tweeters

Subwoofer Gladen sqx10(este sou o único no Brasil que eu saiba até agora que tem ele), nem amaciou ainda.

kit hoje é composto de tweeter morel supremo picollo e mid german maestro do kit mais top deles que é o ms 6508.

 

É isso que ta no meu puguento hoje em dia...rsrs um set legalzinho pra brincar de leve.

Setzim ta ficando SINSTRO heim JHOWWW!!!! :rever1:

Se um dia eu for ai em Sao Paulo vou lá na sua casa te encher o saco pra ouvir seu som!!!

HUhauhauaua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que tanto falam em tweeter "de berílio", tá aí um tweeter focal que não achei nem um pouco estridente.

 

Muito pelo contrário, tocava sempre equilibrado e definidíssimo até no último agudo que se pode escutar sem ser um pingo de estridente.

 

Mas é sacanagem falar que o tweeter "de metal" é melhor porque os pratos das baterias são "de metal" :vts

Pra ouvir um acústico que não tenha bateria então, o de seda é melhor ? :vts

E o mid não precisa ser do mesmo material da pele do bumbo ? :vts

Brincadeiras a parte, o berílio é super leve e super rígido (e super caro) e tem propriedades acústicas melhores que outros materiais e creio que não existam pratos de bateria de berílio.

 

PS: não sei te falar quantos % de berílio tem um utopia, mas tem tweeters caríssimos com menos de 40% (que é muito) e outros com menos 2% que se dizem "de berílio", portanto o marketing em torno do material é mais forte do que se imagina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver a maior diferença entre a briga seda x metal está no peso e rigidez do material. Analogia bem básica analisando apenas os cones)

 

Seda, para ter rigidez suficiente para não deformar tem de ter massa, e isso se traduz em peso do cone. (mais peso, mais lerdo, perde nas altas)

Metal, mais rígido, usando metais leves, menor massa móvel, traduz em um cone mais leve, (menor peso, mais rápido, sobe mais, desce o mesmo tanto que o seda, mas com um som estranho)

 

Isso não é estudo, são minhas observações em anos de trabalho na área de sonorização profissional e som automotivo.

 

 

Com relação aos mids,

 

Sempre que possível, procuro bons produtos com cones a base de papel, pra mim ainda o melhor timbre de médio / médio-grave. Outros materiais tendem a tocar com som cornetado em algumas frequências.

Editado por Nisito BH-MG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que tanto falam em tweeter "de berílio", tá aí um tweeter focal que não achei nem um pouco estridente.

 

Muito pelo contrário, tocava sempre equilibrado e definidíssimo até no último agudo que se pode escutar sem ser um pingo de estridente.

 

Mas é sacanagem falar que o tweeter "de metal" é melhor porque os pratos das baterias são "de metal" :vts

Pra ouvir um acústico que não tenha bateria então, o de seda é melhor ? :vts

E o mid não precisa ser do mesmo material da pele do bumbo ? :vts

Brincadeiras a parte, o berílio é super leve e super rígido (e super caro) e tem propriedades acústicas melhores que outros materiais e creio que não existam pratos de bateria de berílio.

 

PS: não sei te falar quantos % de berílio tem um utopia, mas tem tweeters caríssimos com menos de 40% (que é muito) e outros com menos 2% que se dizem "de berílio", portanto o marketing em torno do material é mais forte do que se imagina.

 

Cara, e fiz uma analogia qdo citei o prato da bateria....nunca disse ser melhor, ate pq existem bons tws de metal e ruins tws de metal e de seda a mesma coisa ta cheio de tw de seda estridente pra caramba, um exemplo são os tws da bravox que são de seda e são péssimos...

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otro exemplo que na minha opinião são ruins, são os tws da dls. acho bem mortinhos nas altas, sem top end... Mas isso e opinião minha e cada um tem a sua...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ps: oq eu quis dizer com a analogia dos pratos da bateria, é que muita gente quer amansar os agudos e assim perde fidelidade pois um prato de bateria é meio estridente o som, não tem jeito, e tw que amansa esse som pra mim, não é um tw de alta fidelidade... E isso é só um exemplo... Espero que entendam meu pensamento...

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...