Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
djimi

Trazendo um par de alto-falantes de volta à ativa!

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Pessoal,

 

Após alguns anos apenas acompanhando o fórum (no passado participava mais...), mas praticamente sem postar, voltei com uma peripécia: trazer de volta a “vida” uma par de mid bass, que um dia já foram coaxiais!!! Quero compartilhar o processo e ver no que vai dar...

 

A história: algum tempo atrás instalei um sistema para um amigão e usei um par de coaxiais Helix, modelo E6X, nas portas com tratamento. Pois bem, ao desinstalar o sistema, para venda do carro, verifiquei que um dos alto-falantes estava com defeito.

 

A cola da junção cone/bobina/centragem quebrou, o que levou a danos na parte superior da bobina.

 

Pois bem, meu amigo doou o par de coaxiais para minha pessoa e acabei por deixá-los parados por algum tempo.

 

Nos últimos dias, lembrei-me destes alto-falantes e achei uma pena um par destes ficar empoeirando.

 

A partir daí surgiu a ideia de restaurá-los, não como coaxiais, mas como um par de mid bass, para um futuro kit duas vias improvisado. Os tweeters destes coaxiais, apesar de muito interessantes (domo de seda), não poderão ser usados, já que um deles está com a resposta em frequência bastante afetada.

 

Gostaria de dizer que em nenhum momento considerei obter um rendimento de alta qualidade (HI-FI, HI-END e qualquer outro...) e a ideia é fazer com que os mids funcionem bem, e com os devidos testes, verificar o que será obtido. E tem a parte mais interessante: a diversão do processo ao todo!

 

Seguem as primeiras fotos:

 

mid01.th.jpg

 

mid02.th.jpg

 

Conjunto bobina/cone/centragem já colados e detalhe da tela adicionada:

 

mid03.th.jpg

 

Antes de colar a junção do mid, precisei fazer um reforço na parte interna da bobina, já que parte havia sido amassada e quebrada. A colagem foi feita com Araldite (24 horas) e as bobinas foram centradas com pedaços de filme de “raio X”.

 

Ambos os mids receberam o mesmo tratamento, mesmo considerando que apenas um deles estava com defeito. As duas bobinas foram centradas e travadas na mesma posição e os dois alto-falantes receberam a mesma quantidade de cola.

 

Fiz este procedimento considerando que ao alterar a massa móvel do alto falante, deveria haver um equilíbrio entre as duas unidades. A cola foi aplicada na junção na parte superior e inferior.

 

Testei o par no WT3 (Woofer Tester) e os parâmetros ficaram bem próximos. Claro que irão mudar ainda, mas já é um bom indício de equilíbrio.

 

Com a adição de massa, a frequência de ressonância deve descer, mas sei perderei resposta do alto falante nas frequências mais altas. Estou considerando o uso de um tweeter que desça bem, talvez um par de Selenium 1TW1 ou o NAR 26-TW-3.

 

Como está para chegar um par do tweeter NAR, comprado para o carro de outro amigo, terei a oportunidade de testar o conjunto em breve.

 

Com a retirada da torre do tweeter, sobrou a abertura no conjunto magnético. Para evitar a entrada de materiais estranhos no gap, adicionei uma tela de inox, bem fina, colada sobre a abertura.

 

Amanhã acredito que consiga ir para São Paulo (se o clima e o cansaço permitirem...), na região da Santa Ifigênia, comprar algumas calotas para os mids. Vou comprar alguns modelos diferentes e verei qual combina melhor estética e funcionalmente.

 

Abraço e bom final de semana a todos!

 

Demitrius.

 

Edit: Mudança no tamanho das imagens para facilitar...

Editado por djimi
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prefira uma calota com formato de plugue de fase assim como nos midbass da bravox.Vai te ajudar a tirar um pouco mais de medios altos do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Obrigado pela sugestão.

 

Vou passar nas lojas de material de recondicionamento de alto falantes e ver o que tem de disponível.

 

Tenho um par de mids do kit CS60D, bem surrados (carcaça deslocada e bobina raspando) e caso não ache nada, faço uma "cirurgia" neles!

 

Abraço,

 

Demitrius.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, interessante a iniciativa !

 

Achei esses falantes bem acabados !

 

Eu não acrescentaria muito massa não, além da fs que abaixaria, a sensibilidade também tende a abaixar ainda mais que vai usar como 2 vias !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Viepper,

 

Pretendo adicionar apenas a calota e a devida cola, nada mais.

 

Caso não use uma calota em formato de plugue de fase, conforme sugestão do Carlos, provavelmente usarei algo parecido com a original do kit duas vias da linha Sprit.

 

Quero testar também uma calota em papel e verificar as diferenças...

 

Valeu!

 

Demitrius.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Depois de uma manhã "úmida" na Santa Ifigênia, comprei algumas calotas diferentes, em papel e tecido.

 

A de tecido chamou a atenção por ser muito leve, mas, em contrapartida, muito permeável. Tentei impermeabilizar o tecido, mas mesmo assim o resultado não agradou.

 

Dos modelos de papel, peguei dois tamanhos e a de 60mm foi a que melhor coube.

 

Testei as calotas e o plugue de fase de um mid do kit diamond Bravox. De ouvido não percebi grandes coisas, fato que confirmei com a medição (Holm Impulse e microfone DIY).

 

Após uma demão de tinta automotiva preta e de secarem (só amanhã...), colarei as ditas cujas!

 

Acabamento preto:

 

calota01.th.jpg

 

Até!

 

Demitrius.

 

Edit: Adição do link da imagem.

Editado por djimi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, depois da pintura, colei as duas calotas a pouco e agora ficarão na posição até a cura da cola.

 

Para manter ambas as calotas na posição e com certa pressão, usei dois pedaços de filme de PVC e massa de modelar (que também uso como massa temporária na medição dos parâmetros TS).

 

Seguem duas imagens do processo:

 

colagem01.th.jpg

 

colagem02.th.jpg

 

Amanhã, depois da cola curada, meço ambos os alto falantes e posto os parâmetros.

 

Até!

 

Demitrius.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem interessante o teu trabalho

Ficou bem feito!

 

Olá a todos!

 

Cristiano e Baboo, valeu pelos elogios!

 

Cheguei do trabalho e fui logo vendo como os mids ficaram e iniciando as medições.

 

Os mids ficaram assim:

 

parmids.th.jpg

 

Bom, medi ambos no WT3 e as medições ficaram bem próximas. A sensibilidade, como era de se esperar, ficou na média em 85,5dB/W/m.

 

Eu estava achando que poderia até ficar mais baixa, mas o resultado foi bom e agradou. Os outros parâmetros TS ficaram dentro da tolerância (natural...).

 

Abaixo as medições dos dois alto falantes:

 

helixmid1.jpg

 

helixmid2.jpg

 

O alto falante da primeira imagem (controle) é o que não apresentou defeito e o segundo o que foi reparado.

 

Chegaram hoje os tweeters NAR e poderei testar o conjunto. Tomara que soe bem e forme um bom conjunto. Pelo menos na foto combinaram:

 

kitnt.th.jpg

 

Antes dos testes com crossover, vou tentar algumas medições de resposta, para ver até onde os mids sobem de forma satisfatória.

 

A partir daí testarei as opções de crossover, rede zobel, etc.

 

Abraço!

 

Demitrius.

 

Edit: pequeno erro de digitação.

Editado por djimi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Complementando as medições, segue a medição de impedância do tweeter NAR:

 

nar26tw3.jpg

 

Até!

 

Demitrius.

Editado por djimi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Everton, obrigado pelo elogio!

 

Bom, antes de partir para as medições de resposta em frequência, deixarei as redes de equalização de impedância (Zobel network) instaladas em cada alto falante e tweeter.

 

O assunto das redes Zobel já foi massivamente discutido aqui no fórum, em outras ocasiões, então deixarei apenas um link como referência:

 

http://sound.westhos.../lr-passive.htm

 

Esse material, assim como outros tantos, do Rod Elliot, é muito explicativo e didático (só que todo em inglês). Vale a pena uma pesquisada de outros artigos no mesmo site.

 

Apenas como citação: sobre a rede Zobel, vejam o item 3.1.1 do link acima.

 

Após as medições das curvas de impedância, os valores calculados para todos os alto-falantes foram:

 

Tweeter:

Rvc= 3,57Ω

Lvc= 0,35mH

f=1623,4Hz (frequência onde a reatância indutiva é igual à resistência DC da bobina)

Resistor= 3,57Ω (Usarei o próximo valor comercial = 3,9Ω)

Capacitor= 27,46µF (Usarei dois capacitores em paralelo: 22µF + 4,7µF= 26,7µF)

 

Mids:

Rvc= 3,665Ω (valor médio dos dois mids)

Lvc= 0,535mH

f= 1090,3Hz

Resistor= 3,665Ω (Usarei o próximo valor comercial = 3,9Ω)

Capacitor= 39,83µF (Usarei dois capacitores em paralelo: 33µF + 6,8µF= 39,8µF)

 

Sei que todos estes componentes tem tolerâncias, assim como as próprias medições, mas estes componentes iniciais servirão de base para os acertos posteriores.

 

Vou trabalhar os valores dos resistores e dos capacitores, para encontrar, talvez, uma curva mais estável. Daí vem as medições de resposta e a escolha de um ponto de corte (crossover).

 

A potência usada será baixa e estou considerando um crossover simples, sem a introdução de muitos componentes, distorções e defasagens.

 

Até mais!

 

Demitrius.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá novamente!

 

Hoje pude comprar alguns resistores e capacitores e testar o resultado da rede Zobel nos alto falantes.

 

No mids, a curva ficou assim:

 

zobelmid.jpg

 

A linha azul é a curva de impedância sem adição da rede Zobel e a verde (logo abaixo), com o circuito.

 

A melhor resposta foi obtida com o valor do capacitor em 37,7µF (33µF em paralelo com 4,7µF) e o resistor de 4,7Ω (um pouco maior que os 3,9Ω iniciais).

 

O tweeter ainda estou testando. Com a rede Zobel o resultado não agradou inicialmente, mas pode melhorar.

 

Vou medir a resposta do mid e depois posto os resultados.

 

Até!

 

Demitrius.

 

Edit: Complementando as informações.

Editado por djimi
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal o trabalho, os mid ficaram muito bonitos, acompanhando.

 

Ps: vc poderia detalhar um pouco mais como vc mediu os parametros dos falantes (com imagens se possivel), fiquei interessado hehhehehehhe

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz! tive positivar seu tópico...

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

A todos, obrigado! Fico muito feliz que as informações interessem e quem sabe, ajude o pessoal!

 

Bom, sobre o pedido do ebert, acredito que seja interessante pra todos, então, segue uma foto:

 

wt3v.jpg

 

Este é o Woofer Tester, na versão 3 (por isso WT3...), da Dayton Audio. Aqui no Brasil desconheço quem venda, mas nos EUA pode ser encontrado na Parts Express (que também faz parte da Dayton Audio):

 

http://www.parts-exp...tnumber=390-806

 

O software atual é o Dats, não mais o WT3. Logo atualizo o meu...

 

Uma das funções é a medição da curva de impedância e é possível gerar várias curvas, com diferentes configurações e ir sobrepondo elas, de forma a comparar os resultados. As garras são ligadas nos terminais do alto falante... Quando eu for medir novamente algum alto falante, posto uma imagem do setup...

 

A tela do software que tenho (WT3) é essa:

 

screenwt3.jpg

 

A interface na verdade é uma placa de som USB, com um resistor padrão acoplado. tem alguns artigos na net com diferentes versões e um dos que acho interessantes é este:

 

http://www.avsforum....measurement-jig

 

Tem outros, no mesmo esquema:

 

http://tomkocur.yw.s...ranietspen.html

 

http://www.artalabs.hr/

 

Já montei vários destes jigs, usando dos mais variados tipos de resistores e placas de som. Alguns são bem estáveis, mas os softwares normalmente não ajudam.

 

E é aí que o conjunto da Dayton se difere, tem um conjunto (placa + software) que resulta em boas medições.

 

Já comparei vários alto falantes e em muitas vezes os resultados são bem próximos dos parâmetros de fábrica, dentro da tolerância natural.

 

Para medições de resposta, uso o Holm Impulse (MLS) e um microfone diy, com uma cápsula de eletreto Panasonic.

 

Funciona bem, mas não tolera muito SPL. Serve mais para medir a resposta mesmo...

 

Bom, em breve, meço a resposta do mid e posto por aqui!!!

 

Abraço a todos!

 

Demitrius.

 

Edit: Complementando informações.

Editado por djimi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela explicaçao Djimi, nao conhecia tal aparelho para mediçao, muito interessante, parece ser pratico;

 

abraço

Editado por ebert

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dimitrius, chegou a tomar algum cuidado quanto aos capacitores e resistores dessa rede zobel?

Um tempo atrás fiz pros full do meu 3 vias e tb não gostei, as usei componentes de eletrônica

Hoje eu compraria coisas mais top

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dimitrius, chegou a tomar algum cuidado quanto aos capacitores e resistores dessa rede zobel?

Um tempo atrás fiz pros full do meu 3 vias e tb não gostei, as usei componentes de eletrônica

Hoje eu compraria coisas mais top

 

Bom dia!

 

Cristiano,

 

Já testei com componentes bem vagabundos e com componentes mais "top". Na minha opinião, não mudou muita coisa.

 

Particularmente, pelo que já usei de redes de equalização de impedância, principalmente em full ranges, posso dizer que o resultado está mais condicionado à resposta do alto falante e ao conjunto (caixa + amplificador), do que à qualidade dos componentes da rede Zobel.

 

Claro que componentes muito instáveis, tais como muitos eletrolíticos de origem duvidosa e resistores com deriva térmica absurda acabam por destruir a estabilidade e acabam mais inserindo problemas que equalizando a impedância.

 

Porém, com componentes de qualidade razoável (Epcos, Phillips, Panasonic...) já se obtém o efeito desejado sem necessidade usar componentes de dezenas ou centenas de dólares...

 

Tive o cuidado de testar os componentes e verificar as tolerâncias, para evitar falsos resultados, do mais, o resultado agradou. No tweeter, onde a rede Zobel não havia agradado nas medições, preferi fazer o teste subjetivo, de ouvido.

 

Assim como em muitos casos (amplificadores single ended, por exemplo), o ouvido gostou muito mais do som que os olhos gostaram do gráfico!!!! O resultado ficou bom sim, mas no gráfico a curva ficou diferente, dependendo de certa interpretação...

 

Abraço,

 

Demitrius.

 

Edit: erro de digitação.

Editado por djimi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela explicaçao Djimi, nao conhecia tal aparelho para mediçao, muito interessante, parece ser pratico;

 

abraço

 

Opa ebert! É bem prático sim! Com certa prática, os resultados ficam bem estáveis...

 

Estou tentando comprar a atualização do software, pra poder testar se melhorou a estabilidade.

 

Abraço,

 

Demitrius.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...