Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rafa Beraldo

[Ajuda] Novo set - Caixa para um Alpine SWX-1043D

Recommended Posts

Olá pessoal

gostaria de saber se alguém pudesse me ajudar a montar uma caixa para subgrave, eu comprei um Sub Alpine SWX-1043D.

Eu fiz alguns cálculos no WinISD, mas eu confesso que não manjo muito mexer nele.

 

Manual do Sub: http://support.alpine-usa.com/products/documents/OM_SWX-1043D.PDF

 

Não sei se eu coloquei os parâmetros corretamente, segue na imagem.

http://img687.imageshack.us/img687/3660/parametrosdosub.jpg

 

Como eu estou buscando uma caixa para tocar bons subgraves, eu sintonizei ela em 38Hz (Vocês acham mto alto ou mto baixo?)

Segue imagem de como eu fiz.

http://img526.imageshack.us/img526/5508/projetodecaixa.jpg

 

Por favor galera, me ajudem a montar uma caixa bacana, gastei muita grana em um sub, não quero me decepcionar com ele. Hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

procura o Viepper (Guilherme)

ele simula pra vc!!! eu q nao tenho as moral's dos graficos!!!

 

tbm pode procurar o "Palassi" q ele ja teve um Type X de 12", e tem bastante noçao do Sub!!!

 

e segundo.... se tu quer uma caixa q toque Subgraves.... vai de 45L +ou- e sintoniza ela em no MIN 34Hz!!!! o ideal seria uns 32Hz, se o intuito eh so Subgrave!!! se quiser tocar umas musiquinhas alem de Hip Hop, sintonize em 34Hz!!!

 

Abs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
procura o Viepper (Guilherme) ele simula pra vc!!! eu q nao tenho as moral's dos graficos!!! tbm pode procurar o "Palassi" q ele ja teve um Type X de 12", e tem bastante noçao do Sub!!! e segundo.... se tu quer uma caixa q toque Subgraves.... vai de 45L +ou- e sintoniza ela em no MIN 34Hz!!!! o ideal seria uns 32Hz, se o intuito eh so Subgrave!!! se quiser tocar umas musiquinhas alem de Hip Hop, sintonize em 34Hz!!! Abs!!!

 

Opa, então amigo como o Leo disse, sintonia 38hz é alta, sintonia legal pra render bons subgraves é de 34hz pra baixo,

 

Se você for ouvir SÓ subgrave, da pra fazer uma caixa grande no limite de excursão do sub (levando em conta a potência aplicada) e uma sintonia baixa !

 

Vou dar umas simuladas aqui :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, então amigo como o Leo disse, sintonia 38hz é alta, sintonia legal pra render bons subgraves é de 34hz pra baixo,

 

Se você for ouvir SÓ subgrave, da pra fazer uma caixa grande no limite de excursão do sub (levando em conta a potência aplicada) e uma sintonia baixa !

 

Vou dar umas simuladas aqui :)

 

Olá Viepper, legal cara, mto obrigado pela ajuda, eu ja estava me descabelando aqui. hehe

 

Eu não manjo muito de simular e tal, dai eu fiquei com receio de colocar parâmetros errados no WinISD e a caixa ficar totalmente errada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow subzinho show !

 

Caixa 60L sintonia em 28hz, F3 de 23hz pico de 3,8db entre 29 a 31hz, e a excursão fica dentro do xmax alto (de 22mm), ainda aplicando 2000w,

 

Mas com uma caixa dessa com certeza acima de 45hz vai perder muito rendimento, mas no MEU gosto faria sem medo !

 

Gostei da de 48L sintonia em 31hz, pico de 34hz F3 de 25hz, podendo aplicar até 3000w na excursão mas claro que o sub não conseguiria dissipar essa potência toda !

 

Show de bola mesmo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Viepper, legal cara, mto obrigado pela ajuda, eu ja estava me descabelando aqui. hehe Eu não manjo muito de simular e tal, dai eu fiquei com receio de colocar parâmetros errados no WinISD e a caixa ficar totalmente errada.

Opa, então simulei no bass box no caso (por preferência mesmo),

 

Mas no caso você vai aplicar quanto de potência, outra ouve só subgrave mesmo, ou outros estilos com frequências mais altas, pois vendo na simulação esse sub foi feito pra amantes de baixas frequências hehe !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, então simulei no bass box no caso (por preferência mesmo),

 

Mas no caso você vai aplicar quanto de potência, outra ouve só subgrave mesmo, ou outros estilos com frequências mais altas, pois vendo na simulação esse sub foi feito pra amantes de baixas frequências hehe !

 

Então Vipper, eu ouço mais em frequencias baixas mesmo, mas eu as vezes ouço um pouco de eletronica, então eu tenho que deixar ele tocar bem com umas batidas mais rapidas. perder muito rendimento em graves mais altos, acaba nao sendo muito viavel pra mim, mas pouca perda de rendimento e mantendo o sub sem embolar, já fico satisfeito. :)

vc acha que essa de 48L vai perder mto rendimento?

 

EDIT: Será que o duto não vai ficar muito longo?

Editado por Rafa Beraldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Vipper, eu ouço mais em frequencias baixas mesmo, mas eu as vezes ouço um pouco de eletronica, então eu tenho que deixar ele tocar bem com umas batidas mais rapidas. perder muito rendimento em graves mais altos, acaba nao sendo muito viavel pra mim, mas pouca perda de rendimento e mantendo o sub sem embolar, já fico satisfeito. :)

vc acha que essa de 48L vai perder mto rendimento?

 

EDIT: Será que o duto não vai ficar muito longo?

Se vai perder rendimento nas altas ?

 

Teoricamente sim, esse sub é feito pra subgrave, se você olhar o delay dele fica absurdamente alto, coisa de 30ms pra cima, ou seja pode ter tendência a embolar em graves rápidos !

 

Caixa padrão pra um de 10" no caso 35L, com sintonia em 36hz, ainda sim fica um F3 de 28hz e pico de 40hz !

 

Penso eu que pra tentar ter um rendimento legal em eletrônica, vai perder todo o potencial do sub que ele tem pro subgrave !

 

No caso só testando na prática mesmo, e vendo seu gosto pra ver se vai ter um rendimento satisfatório em eletrônica !

 

Ah se fosse eu com um sub desse, faria coisa de 60~65L sintonia em 28hz (pro de 10" mesmo), aplicando 1000~1500w na criança, fo**-se SPL

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vai perder rendimento nas altas ?

 

Teoricamente sim, esse sub é feito pra subgrave, se você olhar o delay dele fica absurdamente alto, coisa de 30ms pra cima, ou seja pode ter tendência a embolar em graves rápidos !

 

Caixa padrão pra um de 10" no caso 35L, com sintonia em 36hz, ainda sim fica um F3 de 28hz e pico de 40hz !

 

Penso eu que pra tentar ter um rendimento legal em eletrônica, vai perder todo o potencial do sub que ele tem pro subgrave !

 

No caso só testando na prática mesmo, e vendo seu gosto pra ver se vai ter um rendimento satisfatório em eletrônica !

 

Ah se fosse eu com um sub desse, faria coisa de 60~65L sintonia em 28hz (pro de 10" mesmo), aplicando 1000~1500w na criança, fo**-se SPL

 

 

HAuahuAhAUhAU... Fo**-se SPL.

 

Legal, eu vou ver se consigo tempo, coisa que ultimamente anda difícil, mas vou tentar testa-lo em uma caixa para teste, vou ver se compro um MDF nao mto grosso e bastante manta de um cara que reforma sofás aqui perto, só para montar uma caixa provisória e ir testando. :P

 

mas eu acho que uma caixa na faixa dos 45/50Litros vai ficar legal.

vou empurrar com um SD1500, com uma má alimentação feita por uma bateria de 70A + alternador 70A :P

 

É o que tem pra hoje. :P

Espero que eu arrume tempo para montar o som do meu carro, e não fique igual meu home theater que está parado sem montar as caixas faz quase 1 ano. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza então, boa sorte ai, poste aqui qualquer atualização hein, principalmente quando montar !

 

PS: sub lindo bagarai !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falei com vc q o Guilherme ia te ajudar!!!

 

mas eu sou parecido com vc no gosto.... gosto de Subgraves sim!!! mas ouço umas musiquinhas eletronicas... ae tenho q sintonizar a caixa um pouco mais alto!!!

 

se eu fosse vc, no seu estilo de musica, faria uma caixa com 45L (diminuir um pouco o Delay) sintonizada em 33Hz, pois ae vai dar pra vc escutar um Subgrave massa, e tbm dara pra curtir nas eletronicas!!! hahaha

 

Abs!!!

 

ps.: a minha prox. aquisiçao (se nada acontecer de errado) vai ser um Protech Competition de 15" com uma caixa de 90L sintonizada em 34Hz!!!! quero verem aki na cidade falarem q Protech nao toca!!! hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falei com vc q o Guilherme ia te ajudar!!!

 

mas eu sou parecido com vc no gosto.... gosto de Subgraves sim!!! mas ouço umas musiquinhas eletronicas... ae tenho q sintonizar a caixa um pouco mais alto!!!

 

se eu fosse vc, no seu estilo de musica, faria uma caixa com 45L (diminuir um pouco o Delay) sintonizada em 33Hz, pois ae vai dar pra vc escutar um Subgrave massa, e tbm dara pra curtir nas eletronicas!!! hahaha

 

Abs!!!

 

ps.: a minha prox. aquisiçao (se nada acontecer de errado) vai ser um Protech Competition de 15" com uma caixa de 90L sintonizada em 34Hz!!!! quero verem aki na cidade falarem q Protech nao toca!!! hahahaha

E os 4 UP ? :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahaha acho q vai ficar pra proxima viu Guilherme!!!!

 

ahh nao ser q o Saulito vender o Comp q eu quero comprar!!! se ele vender, o projeto dos Ups ta na Ativa denovo!!! hahahaaha

 

Abs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahaha acho q vai ficar pra proxima viu Guilherme!!!!

 

ahh nao ser q o Saulito vender o Comp q eu quero comprar!!! se ele vender, o projeto dos Ups ta na Ativa denovo!!! hahahaaha

 

Abs!!!

Você tem coragem de comprar raspatech O.O , cuidado ! Mesmo com a garantia e assistência técnica excelente do saulo, pode voltar com outro problema igual aconteceu com o Luiz Henrique e o gavlak_banshee,

 

Brincadeira, é questão de sorte como o saulo disse é 1 a cada 1000 que da mer** então a chance de tu ser o azarado é de 1/1000 ! eaheuahe

Editado por Viepper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao cara, o negocio eh q eu nao vou pegar o RASPATECH, pq oq eu to pegando eh usado!!!

eh do prorpio Saulo!!! aqueles q ele usou na SD12K!!! hsausahusahasuashu

 

ow seja, vai vim bem amaciado, alem disso ja sei q ele nao vai dar problema!!!! hasusahasuashu

se ele aguentou um SD12K.... oq vai ser um modulozinho de 1500wrms nele!!! kkkkkkk

 

Abs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao cara, o negocio eh q eu nao vou pegar o RASPATECH, pq oq eu to pegando eh usado!!!

eh do prorpio Saulo!!! aqueles q ele usou na SD12K!!! hsausahusahasuashu

 

ow seja, vai vim bem amaciado, alem disso ja sei q ele nao vai dar problema!!!! hasusahasuashu

se ele aguentou um SD12K.... oq vai ser um modulozinho de 1500wrms nele!!! kkkkkkk

 

Abs!!!

Tendi, então ta blz !

 

Mas sei não hein só 1500w, esse sub tem um conjunto duro e pesado, baixa sensibilidade e alto BL !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu deus faz o favor de gravar isso ae tocando q quero ver em, boa sorte no projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falei com vc q o Guilherme ia te ajudar!!!

 

mas eu sou parecido com vc no gosto.... gosto de Subgraves sim!!! mas ouço umas musiquinhas eletronicas... ae tenho q sintonizar a caixa um pouco mais alto!!!

 

se eu fosse vc, no seu estilo de musica, faria uma caixa com 45L (diminuir um pouco o Delay) sintonizada em 33Hz, pois ae vai dar pra vc escutar um Subgrave massa, e tbm dara pra curtir nas eletronicas!!! hahaha

 

Abs!!!

 

ps.: a minha prox. aquisiçao (se nada acontecer de errado) vai ser um Protech Competition de 15" com uma caixa de 90L sintonizada em 34Hz!!!! quero verem aki na cidade falarem q Protech nao toca!!! hahahaha

 

 

Faria o mesmo, O type X pede pouca caixa para tocar subgrave, ainda mais de 10 ! eu colocaria em 45 max max max 50litros !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal, infelizmente ainda estou com o projeto parado :(

o unico lado bom, é que já está praticamente definido que a caixa será com 45L.

Acabei viajando neste feriado, e o próximo fds eu vou ter que trabalhar pra compensar o carnaval. Acho que esse projeto só vai rolar para o meio de fevereiro.

 

Obs: Será que é interessante eu montar uma caixa com mdf de quantos milímetros? Eu fui em uma marcenaria, e o cara só tinha chapas de 18mm, será que é pouco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Desculpe estar ressucitando esse tópico, mas estou com algumas dúvidas sobre a caixa para o TypeX. Como disseram acima tem que ter no minimo 45 litros. Gostaria de saber a litragem, a expessura do mdf e o tipo de tudo? Escuto Black/Hip-hop, eletrônica e funk. Muito obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...