Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
hhinke

[TUTORIAL] Qual tamanho de bateria utilizar?

Recommended Posts

Fala Galera, encontrei um tutorial na internet sobre como estimar o valor da bateria para tocar o som do carro!

 

Lembrando que não sou nenhum profissional da área e o tutorial também não é meu. No fim do post coloco o link do autor para maiores detalhes, aqui é um resumo do essencial.

 

Bom, é simples e ajuda muito. O passo-a-passo é o seguinte.

 

Passo 1)

Determinar a eficiência e a potencia RMS do seu amplificador.

 

Passo 2)

Encontrar a potencia necessária para que o módulo "toque" em potencia máxima. Para encontrar é só dividir a potencia RMS pela eficiência.

 

Passo 3)

Dividir essa potencia necessária encontrada no passo anterior por um valor razoável de tensão para um alternador, aqui adotei 13.5v.

Fazendo essa divisão temos a corrente que o módulo consumirá em potência máxima.

 

Passo 4)

Calcular o quanto o alternador fornecerá de energia para o som do carro. Aqui adotei um valor genérico de 60%, ou seja, 60% da energia do alternador é consumida pelo som e o restante pelos equipamentos (ar, farol, injeção eletrônica, etc) do veículo.

 

Passo 5)

Estimar o valor da bateria ou das baterias para que o som toque ao máximo sem passar "fome".

 

Agora vou dar exemplo pra ficar mais claro:

 

Exemplo:

 

Supondo que temos um amplificador Audiophonic 800.4 e queremos estimar a bateria para que ele toque no máximo da sua potência. Lembrando que todos os cálculos levam em conta que o carro está ligar e o alternador funcionando e gerando energia.

 

Passo 1)

Eficiência: Como é um amplificador da classe AB, vou ser otimista e assumir uma eficiência de 70%.

Potência RMS: 800 watts.

 

Passo 2)

Potência necessária para tocar ao máximo: 800/0.7 = 1143 watts. Ou seja, como existem perdas em forma de calor devido a classe do amplificador, é necessário essa potência extra para que ele toque no seu máximo. Assim, para o amplificador gerar os seus 800watts ele consumira 1143watts.

 

Passo 3)

A corrente que o módulo consumirá quando estiver tocando na potência máxima será de: 1143/13.5 = 85A.

 

Passo 4)

Supondo que o alternador seja de 60A, então 60x0.6 = 36A.

 

Passo 5)

Se precisamos de 85A para o amplificador tocar em seu máximo e nosso alternador fornece 36A, assim, 85A-36A = 49A. Agora sabemos que a nossa bateria ou baterias, precisam ter no minimo 49A para que o amplificador toque na potência máxima! Fácil não???

 

 

Espero que tenha ajudado alguém!!! Qualquer duvida estamos ai =p

 

Link original:

!

 

Abraço galera!

Editado por hhinke
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  1. acho que ao invés de calcular o consumo utilizando a eficiência é só ver o consumo que o fabricante anuncia.

valeu boa iniciativa. [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, essa eh uma de minhas maiores preocupações... to tentando montar um uxp+cs50d num honda fit e to quebrando a cabeça prs escolher um amp - e esse é um dos grandes problemas, pois não quero ter de usar uma segunda bateria

 

muito boa a iniciativa; qndo chegar em casa vou fazer as contas com os amps que tenho considerado

 

abcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra se calcular só com base no consumo dos amps e equipamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a conta pro meu Audiophonic 5.1. Usando 2 canais stereo em 4ohms = 85wrms cada e o mono tb em 4ohms = 250wrms. Tensão em 12v e alternador de 70a. Deu que o módulo precisaria de 42a pra tocar full e o alternador de 70a com 60% da carga indo pro som tb deu 42a. Significa que não precisarei mexer na bateria original de 48a?? Aproveitando, precisaria de quantos Ampére no portafuse??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  1. acho que ao invés de calcular o consumo utilizando a eficiência é só ver o consumo que o fabricante anuncia.

valeu boa iniciativa. [-]

 

Com certeza tbm é possível. Porém é necessário saber o consumo do amplificador quando o mesmo toca na potencia máxima!

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a conta pro meu Audiophonic 5.1. Usando 2 canais stereo em 4ohms = 85wrms cada e o mono tb em 4ohms = 250wrms. Tensão em 12v e alternador de 70a. Deu que o módulo precisaria de 42a pra tocar full e o alternador de 70a com 60% da carga indo pro som tb deu 42a. Significa que não precisarei mexer na bateria original de 48a?? Aproveitando, precisaria de quantos Ampére no portafuse??

 

Veja bem, a potencia total ai creio que é a seguinte:

 

- dois canais de 85 wrms + o mono de 250 wrms, totalizando 420wrms. Porém é necessário levar em conta a eficiência, assim para ele gerar esse 420wrms ele ira consumir 600wrms (420/0.7), sacou?

 

Assim, 600/12 = 50A. Subtraindo dos 42A do alternador lhe faltam 8A pro seu som tocar na potencia FULL.

 

Em relação ao fusivel, tem um ótimo artigo na pagina do autosom sobre isso!

 

Abraço.

Editado por hhinke

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra se calcular só com base no consumo dos amps e equipamentos.

 

Desde que seja o consumo em carga máxima da sim! Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa, muito bacana o tuto!!!

Parabéns! [-] [-]

 

Valew, espero ter ajudado.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estimar a capacidade em Ah assim não tem sentido algum.

 

Temos que conceituar duas coisas. Capacidade total e capacidade de entrega de corrente.

 

Você pode ter uma caixa d'agua de 1000 litros com um cano de 20mm na saída. E pode ter uma de 500 litros com um cano de 50mm na saída.

 

A primeira tem 1000 litros, mas entrega muito menos água que a segunda. É a relação entre a capacidade (em Ah na bateria) e a capacidade de entrega de água (corrente no caso da bateria).

 

Logo, não tem sentido algum usar Ah em quase nenhum aspecto do som automotivo, exceto em caso de um trio (neste caso, a medida em Ah é apenas UMA das medidas a levar em conta).

 

Ah significa AMPÉRES - HORA.

 

Uma bateria tem uma medida chamada cranking amps (CA), Hot Crancking Amps (HCA) ou, na pior das hipóteses, Cold Crancking Amps (CCA). A primeira é a quantidade ÚTIL de corrente que ela entrega (sem grande queda de tensão), a segunda especifica que é a 25 graus, a terceira é no frio, onde a bateria entrega menos corrente (uns 20%, logo, dá pra estimar quanto dá a quente se não tiver esta indicação).

 

Segundo ponto: A corrente máxima consumida pelo set deve ser no máximo igual a 1/3 do CA/HCA. Quanto menor, melhor, pois menor será a queda de tensão.

 

Não coloquem o alternador na conta, pois ele opera acima da tensão da bateria, e a corrente nominal dele é especificada em alta rotação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, essa eh uma de minhas maiores preocupações... to tentando montar um uxp+cs50d num honda fit e to quebrando a cabeça prs escolher um amp - e esse é um dos grandes problemas, pois não quero ter de usar uma segunda bateria

 

muito boa a iniciativa; qndo chegar em casa vou fazer as contas com os amps que tenho considerado

 

abcs

 

Legal amigo, calcula lá e qualquer duvida estamos aqui! haha...

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estimar a capacidade em Ah assim não tem sentido algum.

 

Temos que conceituar duas coisas. Capacidade total e capacidade de entrega de corrente.

 

Você pode ter uma caixa d'agua de 1000 litros com um cano de 20mm na saída. E pode ter uma de 500 litros com um cano de 50mm na saída.

 

A primeira tem 1000 litros, mas entrega muito menos água que a segunda. É a relação entre a capacidade (em Ah na bateria) e a capacidade de entrega de água (corrente no caso da bateria).

 

Logo, não tem sentido algum usar Ah em quase nenhum aspecto do som automotivo, exceto em caso de um trio (neste caso, a medida em Ah é apenas UMA das medidas a levar em conta).

 

Ah significa AMPÉRES - HORA.

 

Uma bateria tem uma medida chamada cranking amps (CA), Hot Crancking Amps (HCA) ou, na pior das hipóteses, Cold Crancking Amps (CCA). A primeira é a quantidade ÚTIL de corrente que ela entrega (sem grande queda de tensão), a segunda especifica que é a 25 graus, a terceira é no frio, onde a bateria entrega menos corrente (uns 20%, logo, dá pra estimar quanto dá a quente se não tiver esta indicação).

 

Segundo ponto: A corrente máxima consumida pelo set deve ser no máximo igual a 1/3 do CA/HCA. Quanto menor, melhor, pois menor será a queda de tensão.

 

Não coloquem o alternador na conta, pois ele opera acima da tensão da bateria, e a corrente nominal dele é especificada em alta rotação.

 

Como eu disse, não sou autor do tutorial. De uma olhada no vídeo do link, foi feito por profissionais da área. Quem esta certo e quem esta errado??? Não sei!

 

Se essas informações forem completamente erradas e não servirem como BASE para pelo menos termos uma ideia, mesmo que superficial, trancamos o tópico.

 

Me surgiu uma duvida:

 

A capacidade total e a capacidade de entrega não são quase a mesma coisa ? Por exemplo:

 

Uma bateria de 60Ah tem a capacidade de 60A e a capacidade de entrega da mesma é de fornecer 60A durante 1 hora ou 30A em 2 horas, ai depende da especificação da bateria. Ou não???

 

Abraço.

Editado por hhinke

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

foi feito por profissionais da área

 

Tranca! :vts

 

Tem um FORTE erro conceitual, como expliquei acima.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa trancar o tópico afinal fórum é pra isso mesmo, debater e argumentar.

 

Enviado de meu Xperia Neo V usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...