Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
offtime

Matéria Site Inovação Tecnológica

Recommended Posts

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bolas-som-ambiente-acustico-3d&id=010150121226

Só pra ver se alguém mais já ouviu falar desse conceito!

Eu sei que se está no Inovação Tecnológica deve ser algo bem fora da casinha e, principalmente, bem longe de se tornar acessível ao grande público, mas é muito interessante.

Me passa a ideia de um sistema de som onde o "palco" não muda não importa onde você se encontre no ambiente.

Abraços a todos

Luís

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um set 5.1 é um 3D sonoro.

Até onde eu entendi, mantém-se o conceito de múltiplas fontes (lá fala em 64 falantes, por exemplo). A matéria está muito mal explicada, misturando conceitos velhos com o conceito do equipamento, mas ao que entendi, provavelmente cada bola tenha vários falantes por toda a sua face, e sua emissão é calculada com base na posição do ouvinte.

Honestamente, me parece muito abstrato ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma mistura de alguns conceitos . Teve um gaúcho que fez essas tais bolas de som em um trabalho de conclusão. Não chega a ter tantos falantes por bola, nem perto, mas a idéia e é que a emissão sonora seja de fato 3D, como o é no mundo real, e não direcional como nos sistemas de som eletrônicos. Alia-se a isso algoritmos para definir padrões de emissão (mais forte pra um lado, menos forte pra outro lado) e tem-se, de fato, a sensação de palco realista que se procura. Em um sistema de gravação mais surrealista, onde a mídia gravada levasse consigo informações de posicionamento real de cada instrumento (ao custo de ter que reproduzir N faixas ao mesmo temo, talvez), pronto, a sensação de um show no sofá de casa está feita, com um grau de acuidade que até hoje não seria possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade de acordo com o que eles apresentaram nessa ideia os falantes são apenas aqueles posicionados na parede abaixo da tv mesmo, e nao em cada "bola de som" azul que aparece na imagem. Essas bolas pelo que eu entendi seriam espaços virtuais da onde pareceria estar saindo o som.

Mas não seria a mesma coisa que o posicionamento do cantor nos nossos sistemas estereo. Hoje apesar de nos conseguirmos apontar o ponto onde esta saindo a voz esse ponto muda conforme nos saimos da nossa posição.Ao que me parece no conceito deles vc consegue ajustar o sistema de forma que de duas posições distantes vc consiga apontar para o som tendo o mesmo lugar como origem. Ou seja, seria o sonho dos que competem nas categorias 2-seat, ter palco perfeito dos dois lados do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Numa busca rapida achei isso, que se enquadra no que eu disse, sp que me enganei na nacionalidade, o cara não é gaúcho, é brasileiro mesmo

http://www.inovacaot...id=010110100401

O link que o off postou está tão mal explicado que nem dá pra saber se tem a ver com este.

Compartilhar este post

Link para o post

" Os efeitos resultam da manipulação da percepção do ouvinte por meio da colocação de fontes sonoras virtuais no espaço 3D para alterar o modo como o som é produzido. "

que diabos seriam fontes sonoras VIRTUAIS ?

Compartilhar este post

Link para o post

Um jeito de falar bonito e não dizer nada. As fontes sonoras são sempre reais, a percepção é virtual. Até aí não muda muito de um estéreo convencional.

Compartilhar este post

Link para o post

Um jeito de falar bonito e não dizer nada. As fontes sonoras são sempre reais, a percepção é virtual. Até aí não muda muito de um estéreo convencional.

me parece que alguém que não tem a mínima noção sobre som, o mais básico que seja escreveu isso tentando traduzir alguma coisa do ingles...

Compartilhar este post

Link para o post

Linguagem de jornalista que acha que entendeu o que ouviu e escreveu do jeito dele, talvez em inglês já esteja zuado assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte sonora que não está lá, mas que parece estar lá, não estando lá mas estando sem estar... :vts

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...