Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
andreson

Dúvidas e dicas sobre utilização de processador em trio automotivo

Recommended Posts

 

E num comparativo entre o Pro e o 260. Para quem já acha bom o DriverRack PA, imagine um 260 e não é um dos que possui maiores recursos.

 

O que brinquei foi o PA+ , a sonoridade me parece muito melhor , complicado num primeiro momento , mais depois que pega a manha vai fino , como é 3 vias a obrigação da Ti me chateia , mais se eu comprar um vou estar com dinheiro então iria numas unidades de Dti9950 ou D4400ti pra fechar..

Afinal o que é um peido para quem ta cagado ?? :vts

 

Bom falar da linha 260 ,480 "ahh eu com um 480 OpO OpO OpO" e etc , DCX vira brinquedinho, mais o custo :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkk,... verdade,... no paraguay vende,... o dbx PA+ =menos de 490U$ ,.. o dbx 260= por menos um poco de 790U$ ,. e o 4800,. nao lembro o preço bem nao mais era entre uns 1500 a 2500 U$ , oque esta uuultra barato os preços... preços em dolares!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uma pequena parte sobre ele no manual, vou digitar no tradutor e postar aqui mais pra frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz isso ai ..tenho desconfiança que o suposto limiter desse cross trabalha por diferença de sinal, agora como é a config fica ruim de descobrir sem um em mãos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se quiser o meu rs

 

esta em cima do guarda roupas guardado na caixa....

Editado por kruik

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o tópico tá rendendo e tá ótimo, pena que hoje ainda não pude participar mas pelo que li a tendencia é melhorar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom o delay faz com que todas as vias cheguem ao mesmo tempo , a partir da hora que os graves estão num lugar , os mg mais recuados e drivers e St mais afrente , tem uma diferença no alinhamento de tempo " o famoso T.A do pessoal do HI-Fi" , com essas vias sem alinhamento o som de algumas vias chega atrazado ao ouvido em relação a que está mais perto , com o alinhamento e todas as vias chegando ao mesmo tempo o SPL final é maior, mais a grade diferença mesmo é na sensação de SPL que aumenta muito .

 

O delay é calculado usando como referencia a via mais distante "mais dentro do carro" nessa via não se meche , apenas atrasa as outras para que chegem ao mesmo tempo junto dela.

 

Uma coisa que é muito condiravel no delay é a temperatura ambiente , pois modifica a velocidade propagação do som , mais é só fazer um ajuste generico com a media de temperatura ambienta da cidade.

 

 

Vamos ao basico , o delay depende da velocidade do som e essa velocidade está ligada diretamente a temperatura ambiente.

 

O calculo é feito atrasando as vias mais a frente em relação a ultima via traseira , usando como ponto de referencia para medição a ponta do diafragma do transdutores. "diafragma=bobina"

 

Formula pra calculo da velocidade por temperatuda. Lembrando que a 0ºcelsius a velocidado som é 331,4m/s .

 

Vsom = 331,4 + 0,61*T, onde T é a temperatura em graus Celsius.

 

Agora vamos ao calculo do delay em milisegundos."considerando 21ºc e uma diferença de 1metro ente vias"

 

Delay>Velocidade do Som = Espaço (distancia) DIVIDIDO pelo Tempo, logo TEMPO = Distancia / Velocidade do som.

 

Assim TEMPO = 1 metro / 344 m/s => ou seja : Tempo = 0.2901 SEGUNDOS ou 29.10 milisegundos "este é o valor do delay a ser aplicado na via"

 

O basico é isso , só adequar a sua necessidade .

 

Uma trena e calculadora na mão 5minutos voce mata isso.

 

 

EDIT, ta ai o texto que eu escrevi no topico do cris rms , ensina a calcular o delay em milisegundo que é o padrão usado pelo Booster bc60x e Banda PX1

 

Arthur, tentei fazer os calculos aqui e não consegui, não entendi como vc achou o valor de 344 m/s, na primeira formula aquele asteristico é indicador de multiplicar? exemplo Vsom= 331,4 + 0,61 x Temperatura?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Arthur, tentei fazer os calculos aqui e não consegui, não entendi como vc achou o valor de 344 m/s, na primeira formula aquele asteristico é indicador de multiplicar? exemplo Vsom= 331,4 + 0,61 x Temperatura?

 

exato, 344 e a velocidade do som a temperatura 21 graus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida o Delay é so uma vez que se aplica ou tem que aplicar em cada via separadamente ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RETIRADO de audiolist

 

http://audiolist.org...pa_teoria_2.htm

 

O tempo de atraso deve ser calculado de acordo com a distância (na horizontal) entre o plano da bobina do(s) falante(s) de graves e o(s) de medio-grave(s). Veja no desenho:

 

alinhamento_pa.gif

Sabendo que o som viaja a aproximadamente 340m/s (não é necessário grande exatidão aqui) calcule quantos ms de atraso voce precisa. O valor em milisegundos (ms) será igual a d/34 (d = distância em centímetros).

 

Exemplo: se a distância entre os planos for de 50cm, o atraso a ser programado no delay (para a via de graves, que no seu caso ficará com os falantes mais a frente) será de 50/34 = 1,47ms (ou aprox. 1,5ms). Veja então que é necessário um aparelho razoavelmente preciso.

 

Edu Silva

 

 

Outro texto sobre equalizaçao

 

Sobre o equalizador e seu uso:

 

Cada controle tem sua função, sugiro que faça a seguinte experiência: deixe todos os controles no "zero dB" (flat) e ponha um bom CD para tocar - bem gravado e que tenha boa variedade de instrumentos, de preferência acústicos. Enquanto a música toca, vá levantando um a um cada controle até o maximo e observe bem o resultado. Agora faça o oposto: baixe-os até o minimo, um de cada vez, e ouça (ponha de volta ao zero cada controle antes de mexer no seguinte). Assim, voce terá alguma idéia de como cada um atua.

 

Veja abaixo uma tabela de faixas de frequências e suas características. Serve como uma pequena introdução ao uso do equalizador. É uma tabela onde dividimos o espectro sonoro em faixas mais ou menos abrangentes, de acordo com suas caracteristicas. Veja que nao é um guia de "como equalizar", pois isso não existe. Use como um ponto de partida.

  • Faixa: abaixo de 40 Hz
    • Características: Quase nenhum instrumento trabalha nessa regiao.
    • Falta: Em PA, corte todas as frequencias abaixo disso (25, e 31,5Hz). Ajuda a proteger seus falantes de graves. Se suas caixas sao pequenas, corte um pouco em 40 e 50 Hz tambem.
    • Excesso: Reforcar nessa faixa pode destruir os falantes de graves. Devem ser usados subwoofers, se houver necessidade.

    [*]Faixa: 40 a 150 Hz (sub-graves e graves)

    • Características: Onde os sons sao mais sentidos que ouvidos, da' a sensacao de "peso". A principal componente do bumbo da bateria fica entre 60 e 80 Hz.
    • Falta: Som fraco, sem peso. Em alguns casos, como som ambiente, palestras, voz e violao, convem cortar tudo abaixo de 80 Hz (musica) ou 100/150 Hz (voz).
    • Excesso: Forca seu sistema e tira definicao. Aumenta a distorcao quando em altos volumes.

    [*]Faixa: 150 a 300 Hz (graves e médio-graves)

    • Características: A maior parte da secao ritmica da musica (bateria, percussao e baixo) tem suas fundamentais aqui.
    • Falta: Tirar um pouco dessas frequencias ajuda a dar mais clareza (quando necessario); tirar demais da' a sensacao de "faltar algo".
    • Excesso: O som "embola" e perde definicao. E' a area mais critica em salas com acustica ruim.

    [*]Faixa: 300 a 2kHz (médio-graves e medios)

    • Características: E' a faixa de frequencias mais importante, e onde se situam a maioria dos harmonicos dos instrumentos e vozes. Muitos problemas de microfonia em ambientes fechados se dao no fim dessa faixa (entre 1 e 2 kHz).
    • Falta: Em alguns sistemas, retirar um pouco aqui, pode ajudar a equilibrar sonofletores mal projetados. Se retirar demais, pode estragar todo o evento, pois e' a regiao do espectro onde "tudo" acontece.
    • Excesso: Entre 300 e 500 Hz, aquele som de "caixa de papelao"; de 500 a 1K, sensacao anasalada; de 1 a 2 kHz, aquele "som de telefone"

    [*]Faixa: 2k a 5khz (médios e médios-altos)

    • Características: Regiao superior das vozes. E' a regiao do ouvido humano de maior sensibilidade.
    • Falta: Tirar um pouco nessa regiao (em aprox. 3 k) torna o som menos agressivo, em especial em ambientes pequenos; tirar demais faz perder a inteligibilidade.
    • Excesso: Cria aspereza nas vozes e instrumentos, irritando os ouvidos e facilitando microfonia em palcos.

    [*]Faixa: 5 a 10kHz (médios-altos e agudos)

    • Características: Harmonicos superiores dos instrumentos. E' essa faixa que da' a sensacao de presenca e clareza no som.
    • Falta: Som apagado e distante, "abafado". Instrumentos de sopro e percussao nao "aparecem".
    • Excesso: Som metalico e artificial. Aumenta a probabilidade de microfonia em ambientes abertos.

    [*]Faixa: 10 a 15kHz (agudos)

    • Características: Ultimos harmonicos audiveis. Da' a sensacao de brilho.
    • Falta: Na verdade, convem reduzir suave e gradualmente essas frequencias, principalmente em locais fechados, reproduzindo assim a resposta normal de um ambiente.
    • Excesso: Sibilancia nas vozes e excesso de ataque na percussao.

    [*]Faixa: acima de 15kHz

    • Características: Pouco ou nada se ouve em eventos ao vivo e mesmo em gravacoes, pois sao raros aqueles que podem ouvir acima disso. (consideracoes audiofilas a parte).
    • Falta: O corte dessas frequencias em sistemas de PA evita esforcos inuteis nos drivers e tweeters, alem de oscilacoes de RF.
    • Excesso: Pode levar a oscilacoes (apitos) em sistemas instaveis e destruicao de tweeters.

Editado por kruik

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui mexer na regulagem do delay do PX1, ele já vem com os atrasos pre-determinados, então ele vem com as seguintes opções:

 

1ª opção - 1 ms - 34cm

2ª opção - 2 ms - 68cm

3ª opção - 3 ms - 1,02cm

4ª opção - 4 ms - 1,37cm

5ª opção - 5 ms - 1,70cm

6ª opção - 6 ms - 2,04cm

7ª opção - 7 ms - 2,38cm

8ª opção - 8 ms - 2,72cm

9ª opção - 9 ms - 3,06

10ª opção - 10 ms - 3,40

Editado por Otaviopfn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RETIRADO de audiolist

 

http://audiolist.org...pa_teoria_2.htm

 

O tempo de atraso deve ser calculado de acordo com a distância (na horizontal) entre o plano da bobina do(s) falante(s) de graves e o(s) de medio-grave(s). Veja no desenho:

 

alinhamento_pa.gif

Sabendo que o som viaja a aproximadamente 340m/s (não é necessário grande exatidão aqui) calcule quantos ms de atraso voce precisa. O valor em milisegundos (ms) será igual a d/34 (d = distância em centímetros).

 

Exemplo: se a distância entre os planos for de 50cm, o atraso a ser programado no delay (para a via de graves, que no seu caso ficará com os falantes mais a frente) será de 50/34 = 1,47ms (ou aprox. 1,5ms). Veja então que é necessário um aparelho razoavelmente preciso.

 

Edu Silva

 

 

Outro texto sobre equalizaçao

 

Sobre o equalizador e seu uso:

 

Cada controle tem sua função, sugiro que faça a seguinte experiência: deixe todos os controles no "zero dB" (flat) e ponha um bom CD para tocar - bem gravado e que tenha boa variedade de instrumentos, de preferência acústicos. Enquanto a música toca, vá levantando um a um cada controle até o maximo e observe bem o resultado. Agora faça o oposto: baixe-os até o minimo, um de cada vez, e ouça (ponha de volta ao zero cada controle antes de mexer no seguinte). Assim, voce terá alguma idéia de como cada um atua.

 

Veja abaixo uma tabela de faixas de frequências e suas características. Serve como uma pequena introdução ao uso do equalizador. É uma tabela onde dividimos o espectro sonoro em faixas mais ou menos abrangentes, de acordo com suas caracteristicas. Veja que nao é um guia de "como equalizar", pois isso não existe. Use como um ponto de partida.

  • Faixa: abaixo de 40 Hz
    • Características: Quase nenhum instrumento trabalha nessa regiao.
    • Falta: Em PA, corte todas as frequencias abaixo disso (25, e 31,5Hz). Ajuda a proteger seus falantes de graves. Se suas caixas sao pequenas, corte um pouco em 40 e 50 Hz tambem.
    • Excesso: Reforcar nessa faixa pode destruir os falantes de graves. Devem ser usados subwoofers, se houver necessidade.

    [*]Faixa: 40 a 150 Hz (sub-graves e graves)

    • Características: Onde os sons sao mais sentidos que ouvidos, da' a sensacao de "peso". A principal componente do bumbo da bateria fica entre 60 e 80 Hz.
    • Falta: Som fraco, sem peso. Em alguns casos, como som ambiente, palestras, voz e violao, convem cortar tudo abaixo de 80 Hz (musica) ou 100/150 Hz (voz).
    • Excesso: Forca seu sistema e tira definicao. Aumenta a distorcao quando em altos volumes.

    [*]Faixa: 150 a 300 Hz (graves e médio-graves)

    • Características: A maior parte da secao ritmica da musica (bateria, percussao e baixo) tem suas fundamentais aqui.
    • Falta: Tirar um pouco dessas frequencias ajuda a dar mais clareza (quando necessario); tirar demais da' a sensacao de "faltar algo".
    • Excesso: O som "embola" e perde definicao. E' a area mais critica em salas com acustica ruim.

    [*]Faixa: 300 a 2kHz (médio-graves e medios)

    • Características: E' a faixa de frequencias mais importante, e onde se situam a maioria dos harmonicos dos instrumentos e vozes. Muitos problemas de microfonia em ambientes fechados se dao no fim dessa faixa (entre 1 e 2 kHz).
    • Falta: Em alguns sistemas, retirar um pouco aqui, pode ajudar a equilibrar sonofletores mal projetados. Se retirar demais, pode estragar todo o evento, pois e' a regiao do espectro onde "tudo" acontece.
    • Excesso: Entre 300 e 500 Hz, aquele som de "caixa de papelao"; de 500 a 1K, sensacao anasalada; de 1 a 2 kHz, aquele "som de telefone"

    [*]Faixa: 2k a 5khz (médios e médios-altos)

    • Características: Regiao superior das vozes. E' a regiao do ouvido humano de maior sensibilidade.
    • Falta: Tirar um pouco nessa regiao (em aprox. 3 k) torna o som menos agressivo, em especial em ambientes pequenos; tirar demais faz perder a inteligibilidade.
    • Excesso: Cria aspereza nas vozes e instrumentos, irritando os ouvidos e facilitando microfonia em palcos.

    [*]Faixa: 5 a 10kHz (médios-altos e agudos)

    • Características: Harmonicos superiores dos instrumentos. E' essa faixa que da' a sensacao de presenca e clareza no som.
    • Falta: Som apagado e distante, "abafado". Instrumentos de sopro e percussao nao "aparecem".
    • Excesso: Som metalico e artificial. Aumenta a probabilidade de microfonia em ambientes abertos.

    [*]Faixa: 10 a 15kHz (agudos)

    • Características: Ultimos harmonicos audiveis. Da' a sensacao de brilho.
    • Falta: Na verdade, convem reduzir suave e gradualmente essas frequencias, principalmente em locais fechados, reproduzindo assim a resposta normal de um ambiente.
    • Excesso: Sibilancia nas vozes e excesso de ataque na percussao.

    [*]Faixa: acima de 15kHz

    • Características: Pouco ou nada se ouve em eventos ao vivo e mesmo em gravacoes, pois sao raros aqueles que podem ouvir acima disso. (consideracoes audiofilas a parte).
    • Falta: O corte dessas frequencias em sistemas de PA evita esforcos inuteis nos drivers e tweeters, alem de oscilacoes de RF.
    • Excesso: Pode levar a oscilacoes (apitos) em sistemas instaveis e destruicao de tweeters.

 

Kruik , no caso So muda os cm,sempre sera dividido por /34 certo ?

 

o Mg tem Certa de 25cm de distancia do meu falante de Grave, entao seria 25/34 ?(mais ai a conta nao daria negativa?)

 

 

e quando o "processador" so tem 1 Delay e nao 1 para cada via ? como é o caso do Px-1

 

Fui mexer na regulagem do delay do PX1, ele já vem com os atrasos pre-determinados, então ele vem com as seguintes opções:

 

1ª opção - 1 ms - 34cm

2ª opção - 2 ms - 68cm

3ª opção - 3 ms - 1,02cm

4ª opção - 4 ms - 1,37cm

5ª opção - 5 ms - 1,70cm

6ª opção - 6 ms - 2,04cm

7ª opção - 7 ms - 2,38cm

8ª opção - 8 ms - 2,72cm

9ª opção - 9 ms - 3,06

10ª opção - 10 ms - 3,40

 

 

Poderia dar mais informações sobre esse aparelho e as funções dele amigo ? To super interresado em comprar um !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kruik , no caso So muda os cm,sempre sera dividido por /34 certo ?

 

o Mg tem Certa de 25cm de distancia do meu falante de Grave, entao seria 25/34 ?(mais ai a conta nao daria negativa?)

 

----Sim daria 0,7 milisegundos

 

e quando o "processador" so tem 1 Delay e nao 1 para cada via ? como é o caso do Px-1

 

Deveria ser 1 delay por canal... senao nao teria utilidade

 

a ideia e que se faça as fontes terem o mesmo "tempo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Px1 tem regulagem de delay independente para cada via, só que os atrasos já vem pre-definidos como citei acima.

Editado por Otaviopfn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, apesar de entrar todos os dias quase não posto mais aki, mas fico felizão quando vejo tópicos como esse!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra você ter noção nesse momento eu to bebendo e to até meio bebado e to online pra ver as atualizações kkkk e desce mais uma dose awe!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eitapowrra , negada na cachaça e On ? parabens voce foi infectado pelo virus do som.

 

Prepare-se , pois esta fodido , sua carteira , cartões e contas podem sofrer danos colaterais graves durante a pratica desse vicio.

 

#To bebum tb shuahsauhsuahsa cheguei mau e to esperando o mundo parar de girar, zoiando o forum até conseguir dormir, Trio hoje tocou muito , ta cada dia melhor , abafou com qualidade som grande .

 

#Felizão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o bc 60x

vc ajusta cada canal

de 0/0,2/0,4/0,6/.../14,0

Tendeu ?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz isso ai ..tenho desconfiança que o suposto limiter desse cross trabalha por diferença de sinal, agora como é a config fica ruim de descobrir sem um em mãos.

 

Esqueci onde tá o manual rapaz, vou passar o que lembro. O limiter é relacionado com a tensão do sinal de entrada (RCA do player) no meu caso 4v, quando o cross recebe um valor próximo à isso ele mostra no display um losango vasado,

quando atinje os 4v na entrada ele mostra o tal losango todo prenchido. Conseguiu entender ae?

 

O do bc60x já é pré programado ou não? E um delator para cada via?

 

Não é pré programado, ele é feito a cada 0,2ms como falaram acima. O ajuste é independente nos seis canais.

 

 

Sobre o cálculo do ajuste do delay para o meu caso os MGs ficam mais recuados, os autofalantes do grave ficam 22cm à frente e os Driver 35cm à frente. Nos meus cálculos os ajustes ficam assim:

 

Sub(22cm) à 25°C delay=6,29ms, à 30°C delay=6,29ms

Drive(35cm) à 25°C delay=10,09ms, à 30°C delay=10,00ms

 

Alguém pode revisar o cálculo? No caso de a temperatura ambiente váriar ao ponto de mudar 0,2ms no cálculo é necessário esse ajuste fino?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

22cm , 25º 6,34ms 30º 6,29ms

35cm 25º 10,09ms 30º 10,00ms

 

Acho que errou na hora de preencher neh ?? o primeiro ali de 6,34??

 

Diferença infima , pode fazer uma media e Boa.

 

 

Arthur, tentei fazer os calculos aqui e não consegui, não entendi como vc achou o valor de 344 m/s, na primeira formula aquele asteristico é indicador de multiplicar? exemplo Vsom= 331,4 + 0,61 x Temperatura?

Sim o asteristico é multiplicador. EXEMPLO a 25º C Vsom= 331,4 + 0,61 X 25 -- Vsom 331,4+ 15,25 ---Vsom= 346,65

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu ja falei , usar como base a via mais para dentro do carro , a que fica mais atraz , não importa que via seja ela " via base não aplica nenhum delay nela"

 

Depois é só fazer o delay individual em cada via a sua frente , calculando da calota ou ponta da bobina para a da outra via.

 

É facilimo , faz uma media pegando um meio termo entre as temperaturas ambiente da sua cidade e só preenche as formulas , coisa primaria mesmo , é so pegar as manhas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

22cm , 25º 6,34ms 30º 6,29ms

35cm 25º 10,09ms 30º 10,00ms

 

Acho que errou na hora de preencher neh ?? o primeiro ali de 6,34??

 

Diferença infima , pode fazer uma media e Boa.

 

 

 

Sim o asteristico é multiplicador. EXEMPLO a 25º C Vsom= 331,4 + 0,61 X 25 -- Vsom 331,4+ 15,25 ---Vsom= 346,65

 

Isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...