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Teste: Cornetão EC-7200 x cornetinha hl 14-50

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Teste: Cornetão EC-7200 x cornetinha hl 14-50

Nunca botei fé nessas ''cornetinhas'' frente aos ''cornetões", mas fui ver hoje se meu pensamento estava correto.

 

Uso 2 drivers d405 em cornetas da eros EC 7200, e tirei uma delas e coloquei a corneta da selenium hl 14-50 para poder compará-las, ficando uma d405 + 1450 de um lado e uma d405 + EC 7200 do outro.

 

Com corte high pass em 800 Hz, pra minha surpresa, fiquei na dúvida se a d405 com ec7200 estava tocando mais alto, mas se tocou, foi com uma diferença mínima. Até o timbre foi parecido. Quando trouxe o driver com a hl14-50 para frente, para poder alinhar a frente das duas cornetas, a hl14-50 se sobressaiu, ficando mais alta. O que eu imaginava era que o som da 14-50 iria "sumir" diante' da EC 7200, mas passou foi longe, muito longe mesmo, disso acontecer.

 

Desci o corte HP pra 500 Hz, e aí sim, o som da EC 7200 era muito mais presente, ou seja, o cornetão ganhou da cornetinha nas frequências que não são usadas. Acredito que a EC7200 tenha uma dispersão melhor para o acoplamento vertical, mas pra uso em trios de pequeno porte, principalmente em porta-malas, me pareceu muito mais vantajoso usar as hl14-50, já que no corte HP que usamos (800-1200 Hz), praticamente não vi diferença e sobra mais espaço para colocar mais drivers. Lembrando que a hl14-50 é de alumínio e a EC 7200 é de fibra.

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uso uma gradus gr2024 tbm de aluminio, estou muito na duvida para trocar por hl1450 pelo espaço...

 

em um teste qeu fiz a grande diferença mesmo foi entre 500 e 1200hz, com um timbre bem melhor pra boca grande nas frenquencias mais baixas (500a 1200hz) a gradus é muito forte com otima qualidade de voz, de 1200 pra cima as 2 são parecidas com leve vantagem para a 1450!!!!

 

estou seriamente pensando em trocar as minhas e adicionar 02 over 10-300, mas como estou sem medio grave, estou usando a grandona com corte em 500hz mesmo!!!!

 

abraço!!!

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Por todos os gráficos que vi, por todos relatos sobre horns, quanto mair a boca, mais desce a frequência, quanto menor, mais sobe,

A HL14-50 tem uma resposta plana a partir de 1,3khz,

uma HM 39-50 começa a ter uma resposta satisfatória apartir de 600hz, porem apartir de 5khz começa a morrer...

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Boca maior, desce mais.

 

Boca mais larga, maior dispersão, logo, menor SPL num ponto específico.

 

Nada diferente do esperado mesmo.

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Boca maior, desce mais.

 

Boca mais larga, maior dispersão, logo, menor SPL num ponto específico.

 

Nada diferente do esperado mesmo.

a questao de descer tb nao envolveria a profundidade da corneta? por parte de comprimento da onda e etc...

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No manual das cornetas da selenium dá pra ter uma noção de como o ângulo de dispersão pode modificar o SPL. É uma comparação meio injusta porque usam drivers diferentes e bandas de frequência diferentes.

 

HL 14-50 45°x45 - 110dB (Measured with D3300Ti driver, 2,000 - 17,000 Hz average)

HL 4750 40°x20° - 112 dB ( Measured with D4400Ti driver, 800 - 3,000 Hz average)

HM 4750 90°x40° - 107 dB ( Measured with D405TI driver, 800 - 3,000 Hz average)

HM 3950 60°x30° - 107 dB (Measured with D405TI driver, 800 - 3,000 Hz average/)

 

HL 14-25 45°x45° - 108 dB (Measured with D210TI driver, 1,200 - 5,000 Hz average.)

HM 25-25 90°x60° - 106 dB (Measured with D205TI driver, 1,200 - 3,000 Hz average.)

 

EC 7200 40°x30°

 

Um driver está para sua corneta assim como um alto-falante está para sua caixa?

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a questao de descer tb nao envolveria a profundidade da corneta? por parte de comprimento da onda e etc...

 

Em frontais não. Só em cornetas traseiras.

 

O comprimento dela só determina o quão direcional ela é.

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Em frontais não. Só em cornetas traseiras.

 

O comprimento dela só determina o quão direcional ela é.

 

Quanto maoir o comprimento joga o som mais longe?

Editado por guitobox

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+/- isso.

geralmente, qto maior o comprimento menor o ângulo.

qto menor o ângulo, mais direcional a corneta.

qto mais direcional, mais longe "joga" o som.

 

e, devido esse ângulo reduzido, o spl tende a ser maior em frente a corneta.

mas tem perda maior fora do eixo frontal.

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Após usar as d405 somente em cornetas hl14-50 pude perceber que realmente o rendimento é menor do que na EC-7200, já que tive que aumentar o ganho pra poder acompanhar o resto do som. O que contraria o que havia dito anteriormente, pois com uma hl14-50 de um lado e uma EC-7200 do outro praticamente nao houve diferença de spl, a não ser nas frequências de 500-800 Hz.

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Depende muito do uso do som, uma hl1450 preenche muito bem até 10-15 metros depois vai morrendo , com o cornetão com maior direcional o som tem a mesma intensidade mais vai mais longe 20-25metros , se usar o som mais afastado "cornetão" é mais vantajoso .

 

Se for escutar a 20-25metros vai precisar sim dar um ganho a mais na via.

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Mesmo de perto a perda de spl foi sentida. De longe tb, quando me afasto do som percebo que ele está menos "cornetado" que quando tinha as EC-7200.

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acho vantagem usar a hl14-50 pois quanto menos corneta aparecer mais bonito fica o som pelo menos ao meu gosto. Como diz o entendido : corneta xia kkkk

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acho vantagem usar a hl14-50 pois quanto menos corneta aparecer mais bonito fica o som pelo menos ao meu gosto. Como diz o entendido : corneta xia kkkk

Nem venha era minha assinatura , a original é TUITA ?? praque TUITA XIIIAA.

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Mesmo de perto a perda de spl foi sentida. De longe tb, quando me afasto do som percebo que ele está menos "cornetado" que quando tinha as EC-7200.

 

Como falei , direcionabilidade , fica atras de uma HL1450 , da pra escutar legalzinho , fica atras do cornetão não escuta nada.

 

Hl é muito musical , casamento D405 e HL 14-50 em até 2 unidade para mim é perfeito.

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Depende muito do uso do som, uma hl1450 preenche muito bem até 10-15 metros depois vai morrendo , com o cornetão com maior direcional o som tem a mesma intensidade mais vai mais longe 20-25metros , se usar o som mais afastado "cornetão" é mais vantajoso .

 

Se for escutar a 20-25metros vai precisar sim dar um ganho a mais na via.

Lembrei de uma situação que ocorreu em 2003. No meu som tinha só um driver com corneta longa, e no do concorrente 2, com corneta curta, e com menos potência estavam mais altas que a minha, com um som ao lado do outro. Eis que surge um primo e diz "não se preoucupa não, q do ouuuto lado da praça quem tá ganhando é a gente".

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Como falei , direcionabilidade , fica atras de uma HL1450 , da pra escutar legalzinho , fica atras do cornetão não escuta nada.

 

Hl é muito musical , casamento D405 e HL 14-50 em até 2 unidade para mim é perfeito.

E pq não mais q 2? Não dá pra acoplar por conta da diretividade cônica?

Editado por guitobox

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HAHAHHAHAHAHHA Exatamente , aonde a Hl14-50 morre os cornetão começa tão torando tudo

 

E pq não mais q 2? Nãi dá pra acoplar por conta da diretividade cônica?

Exatamento , 2 uma do lado da outra com 80cm +ou- de distancia o cancelamento é toleravel , mais que 2 fica complica , teria que ter 1 metros para cima e para os lados de distancia e mesmo assim uns 10metros a frente o cancelamento seria monstro.

 

Nesse caso o melhor ainda é a HM24-50 "oval ou boca de ovo " uma em cima da outra no meio do som.

Editado por artsompb

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HAHAHHAHAHAHHA Exatamente , aonde a Hl14-50 morre os cornetão começa tão torando tudo

 

 

Exatamento , 2 uma do lado da outra com 80cm +ou- de distancia o cancelamento é toleravel , mais que 2 fica complica , teria que ter 1 metros para cima e para os lados de distancia e mesmo assim uns 10metros a frente o cancelamento seria monstro.

 

Nesse caso o melhor ainda é a HM24-50 "oval ou boca de ovo " uma em cima da outra no meio do som.

 

Eu queria aprender mais sobre o cancelamento com diferentes cornetas e suas devidas dispersões, você recomenda algum material especifico que eu possa ler na internet?

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Som center , da um olhada na audio list ,deve estar como assunto de line array, mais saiba que é bem facil , questão fisica-matematica mesmo .

 

É som fazer os calculos , levando em conta o angulo de dispensão H e V, ai vai encontrar a distancia onde as ondas vão se chocar e cancelar .

 

Olhando alguns graficos que a selenium disponibiliza no site sobre os seus expansores da para entender bem .

 

Retirar 100% dos cancelamento não é "financeiramente-humanamente" possivel ou viavel ,mais da para elevar muito a eficiencia do equipamento com pequenos calculos e cuidados na hora de fazer o projeto do arranjo.

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Ce é besta moss , intendido nada , ando estou engatinhando no assunto som.

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Após usar as d405 somente em cornetas hl14-50 pude perceber que realmente o rendimento é menor do que na EC-7200, já que tive que aumentar o ganho pra poder acompanhar o resto do som. O que contraria o que havia dito anteriormente, pois com uma hl14-50 de um lado e uma EC-7200 do outro praticamente nao houve diferença de spl, a não ser nas frequências de 500-800 Hz.

 

Após ter feito mais alguns ajustes, venho aqui contradizer o que disse por último!

Disse primeiro que dava na mesma, depois que era diferente pra pior e agora venho pra falar que fico com a primeira opnião [^] . Tanto é que coloquei mais 4 d405 em cornetas hl14-50. O problema foi que havia ajustado o som pra tocar o maximo em um volume menor do que tocava antes, quando usava as cornetas EC7200, o que justificou a necessidade de aumentar o ganho da via das cornetas pra ter o mesmo rendimento de antes. Antes usava no 46, aí depois passei pro 35. Voltei a usar novamente no 46 e testando bem vi que o que muda mesmo, genericamente falando, é o fato de uma descer mais, jogar o som mais longe ou se acoplar melhor com outras (no caso, a EC7200). Vi tb que pôr uma penca de cornetas "do jeito que dá pra botar" não significa que vou ter o dobro de dBs quando se dobra a quantidade de drivers. É isso aí, vivendo e aprendendo (na prática).

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