Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LucasGYN

Qual tweeter Vifa?

Recommended Posts

pertinente ao tópico pois apesar de não ser vifa, pode ser uma boa(ou não)

 

alguém conhece ou já ouviu, etc?!?!?!!

 

http://www.madisoundspeakerstore.com/auto-tweeters/seas-prestige-27tffnc/g-h1396-1-textile-dome-tweeter/

 

Abs

Eu montei um h1283 no carro de um amigo meu, que acho bem superior ao 1396. Eu pessoalmente não gosto muito do timbre do 1396

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tava com um par desses seas que postei,,, instalei pra testes com meu 3 vias mbquart e achei bem suave, pra quem quer tw suave que não cause fadiga é muito bom e pelo preço acho uma boa...

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei olhando vários tweeter e os que me agradaram na resposta de frequência foram estes:

 

- Vifa NE25VTS-04: http://www.madisoundspeakerstore.com/vifa-soft-dome-tweeters/vifa-ne25vts-04-1-silk-dome-tweeter/

- Vifa DQ25SC16-04: http://www.madisoundspeakerstore.com/hard-dome-tweeter/vifa-dq25sc16-04-1-titanium-dome-tweeter/

- SB Acoustics SB26STCN-C000-4: http://www.madisoundspeakerstore.com/sb-acoustics-soft-dome-tweeters/sb-acoustics-sb26stcn-c000-4-tweeter-4-ohms/

- Vifa NE19VTS-04: http://www.madisoundspeakerstore.com/vifa-soft-dome-tweeters/vifa-ne19vts-04-3/4-silk-dome-tweeter-4-ohms/

 

Alguém já ouviu algum destes quatro modelos?

 

 

Gostei do NE25VTS por causa da sua ótima resposta das altas frequências quando em on axis, tem tamanho externo (66mm) e sensibilidade (88dB) razoáveis e além de suportar boa potência (80w).

Já o DQ25DC16 eu gostei pela boa sensibilidade e boa resposta nas alta frequências, e o custo é muito baixo ($ 23). Só que seu domo é de titânio, não sei se isso é vantagem ou não...

O SB26STCN é extremamente plano, tem boa sensibilidade e suporta boa potência. O preço é bem razoável ($ 35). Só é um pouquinho maior que os outros (72mm externos), mas ainda está dentro do limite de tamanho que eu quero.

Eu gostei muito do NE19VTS também, responde muito bem nas altas, é bem pequeno (52 mm externos) e suporta boa potência (100w). Mas sua sensibilidade é extremamente baixa, apenas 83dB, fazendo com que o mid acabasse se sobressaindo em relação ao tweeter. Ou se eu utilizasse duas unidades em cada coluna (para compensar essa baixa sensibilidade) o custo ficaria bem maior que os outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

destes eu optaria pelo NE25VTS

ótima restosta off axis 30°, daria até pra fazer colunas sem ser on axis, se esteticamente tu preferir, lógico

se a opção for por fazer colunas on, aí pegaria o NE19

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, eu gosto bastante deste tweeter (tenho tb), mas deixo aqui o aviso que se for comprar ele o uso TEM que ser on axis

Absolutamente on-axis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera,

Desculpe a total ignorancia, mas poderiam recomendar algum link para leitura sobre esse assunto de posicionamento de tws?? Leio vocês dizendo sobre on axis e penso (não sei o quão correto estou) em "direcionado" ao ouvinte. Mas e os 30°?

 

Já frequento há alguns anos o HTForum e aprecio os residenciais, no som automotivo comecei recentemente e tem incomodado-me o som dos tw do meu kit NAR 650CS3. Como não entendo nada de instalação, mandei instalarem e não faço idéia de como foram posicionados (veículo Sentra 2012 tem o local do tw no final do painel bem rente ao para-brisa).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao lembro de um topico que fale somente de direcionamento de tweeters, mas ON AXIS eh eles direcionados diretamente para os ouvidos do ouvinte, qualquer coisa fora disso passa a ser OFF AXIS

alguns tweeters (como esse que eu e o bocote comentamos) soam muito bem on, mas off perdem toda a extensao, todo o rendimento

ja outros nao, se consegue em 30º uma resposta muito proxima do on axis, o que possibilita a construcao de colunas simetricas

exiate tb a influencia do gosto pessoal vinculado ao tipo de sonoridade particular de cada tweeter, neste caso um mesmo tweeter que pra mim pode ser exelente on, pra ti fica gritao e tu prefere off

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava tendendo para o XT25SC90 mesmo, mas não sei ainda se vou usar os tweeter on axis. Por isso acredito que vou comprar algum que reproduza bem as alta frequências mesmo sendo usado off axis.

 

O que vocês acham dos tweeters com domo de titânio? Em geral o som chega a ser muito metálico?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei os XT25SC90 que chegaram semana passada pra tocar de novo.

Tirei do guarda roupas as colunas que eu tenho pra eles. Alias, obrigado ao Barroso por não ter comprado elas de mim quando eu vendi as tuitas.

A briga com os Focal TNB vai ser boa. Esse tópico e o outro do Alpine SPX me deram saudades do meu ultimo set antes de me render aos kits Focal.

Realmente, são tweeters maravilhosos.antes de amaciar, já mostram um timbre muito natural, e uma extensão fora do comum para um tweeter soft dome. Poucos tem um timbre como esses...

Depois de amaciados eu volto os TNB para o review que merecem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive o NE25VTS, bom tweeter pelo preço, mas apesar do fs baixo, é bom cortar la pelos 3,5khz, abaixo disso se aplicar muita potencia ele vai abrir o bico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa linha de tweeters da Vifa é bom ser usada pra 3 vias, tu corta mais alto, mas o detalhamento que fica é absurdo!

até deu saudades das colunas 3 vias que eu tinha, se bobear, chegando us caps e indutores q estão pra vir eu remonto elas, mas aí não com os full Tang Band, mas com os Fostex

e esse NE25VTS eu tb tenho curiosidade em usar, em OFF parece que rende muito bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou usar corte alto mesmo, entre 5 e 7kHz. Só não sei se estes NAR de 4" sobem bem até isso, será que sobem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou usar corte alto mesmo, entre 5 e 7kHz. Só não sei se estes NAR de 4" sobem bem até isso, será que sobem?

Sobem de boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual menos corte pra esses tws? será que em uns 2.5k em 12db/8° tocam bem??

abs

Toca. Bem. Mas se for usar 3 vias fica melhor ainda, como o bicho sobe até a ionosfera, pode cortar 9 -10 k que fica com uma ambiência impressionante pelo baixo custo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toca. Bem. Mas se for usar 3 vias fica melhor ainda, como o bicho sobe até a ionosfera, pode cortar 9 -10 k que fica com uma ambiência impressionante pelo baixo custo.

Toca. Bem. Mas se for usar 3 vias fica melhor ainda, como o bicho sobe até a ionosfera, pode cortar 9 -10 k que fica com uma ambiência impressionante pelo baixo custo.

 

O problema é que estou usando o cross ativo do kit e os cortes são em 350hz e2.5khz, ambos em 12db/8°... e não quero deixar de ussar o cross original pelo menso por eenqto... acho que vou de morel elate pro tw...rsrs

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que estou usando o cross ativo do kit e os cortes são em 350hz e2.5khz, ambos em 12db/8°... e não quero deixar de ussar o cross original pelo menso por eenqto... acho que vou de morel elate pro tw...rsrs

 

abs

Passa aqui na farma e pega meus Xt pra testar no seu set.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...