Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
CRIS RMS

Partindo para o Trio em Definitivo / (2xSuB800+2x550W12+2xDTi7653) OFF

Recommended Posts

 

Normal, to cheio de vontade de deixar assim

 

Então toca ficha, manda pra assistência só se parar mesmo.

 

Enviado do meu S3 brabu usando Tapatalk.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego,

 

Então só devemos inverter a polaridade em caso de cortes de diferentes ordens?

 

Enviado do meu S3 brabu usando Tapatalk.

 

Diferentes ordens ou classificação.

 

Por exemplo:

 

1ª situação: Passa alta na via de graves : butterworch 12db/8 ou 24db/8 / Passa baixa na via de médio-graves: L-R 24db/8

 

Há necessidade de inversão? Sim

 

2ª situação:Passa alta na via de graves : L-R 24db/8 / Passa baixa na via de médio-graves: L-R 24db/8

 

Há necessidade de inversão: Não

 

Fiz os testes durante o f.d.s. e na prática é exatamente isso que ocorre!!

 

O que mais me agradou foi a configuração da primeira situação!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cris , qual tua opinião sobre os 7653 ? da pra comparar em timbre e força com a 405 ? sei que sao drivers de categorias diferentes mas...

Estou pensando em um par de 7653 , porem nunca ouvi um ti em som automotivo , só o classico 405 + st400 e normalmente estao sendo empurradas por amplificadores digitais e de aprox 600rms so para as 405 . Aqui pro nordeste a galera gosta de botar corneta pra gritar e de muito mg , tenho amigos com eros 3k 15" com 6 mg1200 e 6 hdc3000 com processador e tudo que se tem direito ... na hora de gritar nao tem ninguem pra tocar com ele mas em termo de ouvir musica meu som cobre legal mesmo ( sub800 + mg10-300 ) gravão forte cortados de 40hz a 150hz com um cross stx84 + sd3000 , mg 10-300 150hz a 1,2khz . Estou esperando chegar o PX1 e queria um par de drivers pra receber uns 250rms ( sd250 ou algum ABzao nessa mesma faixa de potencia ) e HPF em 1k .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso nas 7653 o Banda da assinatura com teóricos 360W, HPF em 1.2Khz e uso com ganho do cross em -4.4(-6 @ 6) pq já acompranha o set, toca forte como tá regulado. Tenho curiozidade de dar um tapinha nesse ganho só pra ver como toca, mas como ligo o som na maioria das vezes em lugares que não permitem essas "brincadeiras" ainda não fiz. Esses driver tocam mto médio, se descer o corte pra 1Khz fica melhor mas não arrisco com essa potência.

Mesmo nunca ter tido jogado mta potência nos 7653 arrisco dizer que não toca forte como as D405, ficaria perto mas não tão forte, 10-300 + 7653 tu não deve sentir falta de médios, qualquer coisa pode cruzar as vias dos MGs e Ti pra dar um granho na faixa dos 1Khz.

Finalizando, um par de 7653 com um aplificador AB bom, com +/- 300W acompanha um set com 4xSub800 na minha opnião.

 

 

Off: tu já viu por ae um Xsara VTs prata com rodas Enkei 18"?

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixei desconectado falante e RCA uma semana, na sexta pasada religuei pra usar assim msm e a bendita luzinha não ligou mais, deixa assim então e que nunca mais acenda. Como falei antes to usando a via Sub de 45Hz a 120Hz e MG de 100Hz a 1200Hz, antes com os MGs de 10" usava eles até 2000Hz e invertia a fase das Ti, não sei se é só por ser MG de 12" mas desconfio sériamente que por ter a calota pintada esses falantes da linha 4ohms da Over não sobem muito não.

Se não sobem, não me adiante deixar tão alto o corte da via de MG, só vai me dificultar outras regulagens e gerar cancelamento se não souber fazer. Sábado a noite fui na casa de um amigo e só consegui ouvir sertanejo, ow musiquina ruim de se tirar um grave em volume médio e baixo, as que não tem mixagem nessa faixa fica mto apagada, cuzandos as vias entre 100 e 120hz então?! Subgrave praticamente inesistente, usando dessa maneira vou fazer assim: sub 45/120Hz e MG 120/1200Hz, baixar o HP dos médios só quando precisar mais pressão sonora, e daí também inverter a faze da via de grave, oqu acham?

 

 

Não tem como , com esse volume todo vai ultrapassar o Xmax muito facil . e a 55hz não vai ficar nada "SECO" como voce imagina fica bem flat apenas com um pico menor que 3db na região 60-70hz que é onde vem o gravão na maioria das musicas.

 

Delay ?? agora a coisa fica seriamente seria pica das galaxia ao².

 

Vamos ao basico , o delay depende da velocidade do som e essa velocidade está ligada diretamente a temperatura ambiente.

 

O calculo é feito atrasando as vias mais a frente em relação a ultima via traseira , usando como ponto de referencia para medição a ponta do diafragma do transdutores. "diafragma=bobina"

 

Formula pra calculo da velocidade por temperatuda. Lembrando que a 0ºcelsius a velocidado som é 331,4m/s .

 

Vsom = 331,4 + 0,61*T, onde T é a temperatura em graus Celsius.

 

Agora vamos ao calculo do delay em milisegundos."considerando 21ºc e uma diferença de 1metro ente vias"

 

Delay>Velocidade do Som = Espaço (distancia) DIVIDIDO pelo Tempo, logo TEMPO = Distancia / Velocidade do som.

 

Assim TEMPO = 1 metro / 344 m/s => ou seja : Tempo = 0.2901 SEGUNDOS ou 29.10 milisegundos "este é o valor do delay a ser aplicado na via"

 

O basico é isso , só adequar a sua necessidade .

 

Uma trena e calculadora na mão 5minutos voce mata isso.

 

Recapitulando essa parte, a via de MG no meu caso é a mais recuada, o Sub fica 13cm à frente e as Ti 19cm, a velocidade do som ficou em 346,65m/s calculei a 25°C, nessa época do ano não baixa disso nem à noite.

Tempo = distância/346.65 certo? Para 19cm delay de 5,48ms e para 13cm 3,75ms? Arredonda pra mais ou pra menos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta certo e arredonda sempre para o valor mais próximo , seja maior ou menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realizando um escavação aqui no tópico para registrar as mudanças que farei no set. O carro continua o mesmo, o som também, apenas será aumentado e colocado em um reboque. Segue abaixo a lista dos equips:

 

Banda Viking 5000

Banda ICE3500

BandaVoxpert 2 canais

Expert PX2

Booster BC 60X

3xSub800

2xDTi7653

4xHL-1450

4x ESV620 (faltam dois)

 

O reboque será do tipo fazendinha com 140x200x53, o som tem que ficar tudo abaixo desses 53cm de altura, farei uma tampa com compensado naval + encerado. A essa altura já devia ter comprado ele, mas por falta de vaga de estacionamento aqui no condomínio ainda não. Caixa do grave será o projeto do Matheus, do tópico dos Target.Corsa_zpsbszafxgw.jpgDSC03286_zpsmu6z8ewd.jpgDSC03284_zpskaeena0v.jpg

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...