Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GIII lêndea_sc

Ajuda: Carro esquenta o motor com o ar ligado

Recommended Posts

Galera preciso de umas opiniões.

 

Como decidi não trocar mais meu Gol Atlanta AP 1.6 1996 por enquanto resolvi investir um pouquinho nele.

 

Tinha 02 problemas q me encomodavam:

 

01) Tava queimando óleo. Sendo assim mandei trocar o q era necessário na parte de cima do motor e retificar o cabeçote. Ok ficou excelente.

 

02) O motor do carro esquentava com o ar-condicionado ligado. Sem ar a temperatura se mantém normal, com ar ligado em transito pesado ou com o carro parado se deixar a temperatura aumenta até ferver.

 

Passo 1) Levei em uma empresa de ar-condicionado o cara testou e verificou a pressão do gás. Se a pressão estiver mto alta o compressor fica pesado e pode sobrecarregar o motor. PRESSÃO DO GAS = NORMAL. Fez o teste no compressor pra ver se ele não estava meio travado. COMPRESSOR = NORMAL. Teste na ventoinha pra ver se ele se mantém ligada enquanto o ar-condicionado está ligado = NORMAL.

 

Conclusão = O fluxo de água do sistema de refrigeração está abaixo do que deveria estar e me mandou para o meu mecânico.

 

Passo 2) Na mecânica verificamos q meu radiador já estava mto ruim e as mangueiras todas ressecadas, inclusive o sensor de temperatura e a válvula termostática ainda eram originais e após novo teste concluímos q realmente o fluxo de água não esta normal.

 

Passo 3) Mandei colocar tudo novo, radiador, sensor, válvula e mangueiras. Resultado = o carro continua esquentando com o ar ligado.

 

Passo 4) Se é tudo novo e mesmo assim não está dando o fluxo suficiente só pode ser a bomba d'água. Ainda era a original com as pás de metal e estava toda corroída. Colocamos uma nova = o carro continua esquentando com o ar ligado.

 

Passo 5) Talvez esta bomba e a vávula nova estejam com defeito, mandamos vir outras novas para fazer o teste = o carro continua esquentando com o ar ligado

 

Passo 6) O cara fez alguma mer** qdo retificou o cabeçote, como estava na garantia o cara mandou um cabeçote 0km pra mim = o carro continua esquentando com o ar ligado

 

Passo 7) Não sei mais o q fazer e o meu mecânico tá transtornado q não conseguiu achar o defeito.

 

 

Essa semana eu preciso do carro e nao tenho como encosta na oficina. Semana q vem ele fará todos os testes novamente nas mangueiras e componentes pra ver se acha o problema e segundo ele só restará uma alternativa.

 

- Verificar se não tem algum duto na parte de baixo do motor obstruído e limitando o fluxo de água em todo o sistema.

 

O vcs acham será q esquecemos algo???? Pode ser isso memso????? Ele terá q demontar o motor eu acho pra fazer será q compensa?????/

Editado por GIII lêndea_sc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca a ventoinha! E a tampa do reservatorio de agua.

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Possibilidades: Ventoinha montada invertida. Sim... tem chance, mas isto só prejudicará o carro quando estiver em movimento, pois perde o fluxo de ar na colméia do radiador. Com o carro parado não faz sentido.

 

Mete o scanner uma vez com o ar desligado, até acionar a ventoinha. Anote os valores de ponto e temperatura.

 

Espere um tempo com ele desligado, ligue, ligue o ar e veja se a injeção acusa o ar ligado, se o ponto se altera (sempre altera, mas é coisa pouca, uns 3 graus dependendo do motor), e se as indicações de temperatura vão mudar.

 

O que eu acredito aí é que sua injeção não está sabendo trabalhar com o compressor ligado. Pode ser o caso de um ar não original ou mal instalado, um chicote defeituoso, ou defeito no próprio módulo, que passa a ignorar a temperatura com o compressor ligado.

 

Outra possibilidade é que, ao ligar o compressor, o sensor de temperatura perca leitura, podendo ser culpa de um aterramento ruim, por exemplo.

 

Sem scanner nem adianta ficar futricando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Possibilidades: Ventoinha montada invertida. Sim... tem chance, mas isto só prejudicará o carro quando estiver em movimento, pois perde o fluxo de ar na colméia do radiador. Com o carro parado não faz sentido.

 

Mete o scanner uma vez com o ar desligado, até acionar a ventoinha. Anote os valores de ponto e temperatura.

 

Espere um tempo com ele desligado, ligue, ligue o ar e veja se a injeção acusa o ar ligado, se o ponto se altera (sempre altera, mas é coisa pouca, uns 3 graus dependendo do motor), e se as indicações de temperatura vão mudar.

 

O que eu acredito aí é que sua injeção não está sabendo trabalhar com o compressor ligado. Pode ser o caso de um ar não original ou mal instalado, um chicote defeituoso, ou defeito no próprio módulo, que passa a ignorar a temperatura com o compressor ligado.

 

Outra possibilidade é que, ao ligar o compressor, o sensor de temperatura perca leitura, podendo ser culpa de um aterramento ruim, por exemplo.

 

Sem scanner nem adianta ficar futricando.

 

Aterramento creio q não é pq foi colocado no Scanner já e realmente a temperatura aumenta e se deixar ferve.

 

A ventoinha coitada trabalha como louca e não está invertida.

 

Porém qto a injeção eu não entendi a ligação com o sistema de arrefecimento. Esse sistema é independente da injeção e trabalha apenas pelo sensor e pela vávula termostática não é?????

 

Vc fala da injeção e do módulo se caso a temperatura não estivesse realmente aumentando e apresentasse alteração apenas no painel é isso?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca a ventoinha! E a tampa do reservatorio de agua.

 

Ventoinha trabalha feito louca e a tampa troquei faz pouco tempo pq tinha perdido pressão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Aterramento creio q não é pq foi colocado no Scanner já e realmente a temperatura aumenta e se deixar ferve.

 

É isto que tem que ser verificado!

 

Porém qto a injeção eu não entendi a ligação com o sistema de arrefecimento. Esse sistema é independente da injeção e trabalha apenas pelo sensor e pela vávula termostática não é?????

 

Não. Em carros carburados e em alguns injetados (os primeiros, apenas) existia o famoso Cebolão. Ele acionava diretamente a ventoinha, e ia no bloco. Um carro que eu tive e que tinha cebolão era o Corsa GL 1.4 94. Mas é um raro caso.

 

A injeção depende da temperatura do bloco para calcular o avanço do ponto e compensar o tempo de injeção, caso exista uma curva mais rica para motor quente. Então ela mesma aciona o eletroventilador. No Endura de 95 do Fiesta já era assim.

 

Por isto que eu te disse, tem que observar como a injeção vai compensar a nova carga do motor (e qual a influência dela no ponto) e se a injeção não está acionando a ventoinha muito tarde.

 

Muita coisa pode influenciar, mas eu apostaria que sua injeção é quem não está sabendo trabalhar com o ar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ventoinha trabalha feito louca e a tampa troquei faz pouco tempo pq tinha perdido pressão.

 

Se me lembro bem, a ventoinha do ar liga, e a do motor aciona um segundo estágio... veja se existe esse segundo estágio e se ele aciona...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juro q já vi problema igual, mas faz muito tempo e ñ lembro o q era. :banghead

Vc tá tentando resolver com um mecânico... leva numa auto-elétrica! ;)

Veja tb se ñ instalou a válvula errada e qual a temperatura do cebolão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Se me lembro bem, a ventoinha do ar liga, e a do motor aciona um segundo estágio... veja se existe esse segundo estágio e se ele aciona...

 

Ao ligar o ar, a ventoinha liga no primeiro estagio (como vc disse), dps, entra o 2° estagio (barulhento p caramba) para refrigerar o motor. Poremmmmmmmmm!!!! Isso so ocorre em carro com ar de fabrica! (que o radiador, alternador e ventoinhas sao bem mais dimensionados), esse eh o problema de se instalar fora! O sistema de arrefecimento nao eh alterado! Ai da mer**!

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Em carros carburados e em alguns injetados (os primeiros, apenas) existia o famoso Cebolão. Ele acionava diretamente a ventoinha, e ia no bloco. Um carro que eu tive e que tinha cebolão era o Corsa GL 1.4 94. Mas é um raro caso.

 

A injeção depende da temperatura do bloco para calcular o avanço do ponto e compensar o tempo de injeção, caso exista uma curva mais rica para motor quente. Então ela mesma aciona o eletroventilador. No Endura de 95 do Fiesta já era assim.

 

Por isto que eu te disse, tem que observar como a injeção vai compensar a nova carga do motor (e qual a influência dela no ponto) e se a injeção não está acionando a ventoinha muito tarde.

 

Muita coisa pode influenciar, mas eu apostaria que sua injeção é quem não está sabendo trabalhar com o ar.

 

Hum entendi. Boa dica Kleber não sei se isso foi verificado, vou questionar com o mecânico.

 

Se me lembro bem, a ventoinha do ar liga, e a do motor aciona um segundo estágio... veja se existe esse segundo estágio e se ele aciona...

 

Nem sabia q existia duas ventoinhas hehehe. Tem certeza??? Eu sei q qdo liga o ar a ventoinha do radiador liga junto sempre com a mesma intensidade pelo q reparei.

 

Juro q já vi problema igual, mas faz muito tempo e ñ lembro o q era. :banghead

Vc tá tentando resolver com um mecânico... leva numa auto-elétrica! ;)

Veja tb se ñ instalou a válvula errada e qual a temperatura do cebolão.

 

Tanto o cebolão como a válvula foram colocadas novas, se não me engano estava escrito na cebola 95-102º.

 

Ao ligar o ar, a ventoinha liga no primeiro estagio (como vc disse), dps, entra o 2° estagio (barulhento p caramba) para refrigerar o motor. Poremmmmmmmmm!!!! Isso so ocorre em carro com ar de fabrica! (que o radiador, alternador e ventoinhas sao bem mais dimensionados), esse eh o problema de se instalar fora! O sistema de arrefecimento nao eh alterado! Ai da mer**!

 

Esse gol é uma versão comemorativa Rapha é o Atlanta 1996. Vinha de fábrica com, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, espelhos elétricos, trava e alarme, luz interna com temporizador, ajuste de altura do banco do motorista, interior com forração do gol GLI, antena no teto, desembaçador e limpador traseiro, rodas 14' e faróis de gol GTI.

 

Como falei acima nunca percebi esse 2º estágio pra mim a ventoinha se mantém sempre com a mesma intensidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja descobriu o possivel problema , não esta acionando o 2º estagio da ventoinha . pode ser a resistencia do 2º que queimou ou ventoinha de carro sem ar .

 

Teu carro é 1bico ou 4bico já? se for monoponto injeção rochester usa cebolão para acionamento a injeção faz correção de ponto por sensor mais não controla o arrefecimento ,se for multi ponto Mi bosch a temperatura é controlada pela central de injeção "ai entra o que o kebler falou"

 

Outra coisa cebolão 95º-102º ?? isso é para carro carburado a alcool . pode ser esse o problema quando a ventoinha ativa ja esta muito quente e não da mais jeito isso junto a ventoinha sem 2º estagio faz ferver.

 

Testa ai liga o carro , liga o ar acionou o 1º estagio , espera o motor esquentar até acionar o 2º estagio e fica de olho , se passar dos 100º e não almentar o barulho "2º estagio" ja matou a charada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja descobriu o possivel problema , não esta acionando o 2º estagio da ventoinha . pode ser a resistencia do 2º que queimou ou ventoinha de carro sem ar .

 

Teu carro é 1bico ou 4bico já? se for monoponto injeção rochester usa cebolão para acionamento a injeção faz correção de ponto por sensor mais não controla o arrefecimento ,se for multi ponto Mi bosch a temperatura é controlada pela central de injeção "ai entra o que o kebler falou"

 

Outra coisa cebolão 95º-102º ?? isso é para carro carburado a alcool . pode ser esse o problema quando a ventoinha ativa ja esta muito quente e não da mais jeito isso junto a ventoinha sem 2º estagio faz ferver.

 

Testa ai liga o carro , liga o ar acionou o 1º estagio , espera o motor esquentar até acionar o 2º estagio e fica de olho , se passar dos 100º e não almentar o barulho "2º estagio" ja matou a charada.

 

É de 1 bico só. Tem mta lógica mesmo. O cebolão normal pra esse motor (Ap 1.6 gasolina) seria de qto???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentou ver a válvula termostática? Se ela tiver emperrada, não resolve MESMO! Ela fecha e não deixa a água quente do cabeçote passar pro radiador!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentou ver a válvula termostática? Se ela tiver emperrada, não resolve MESMO! Ela fecha e não deixa a água quente do cabeçote passar pro radiador!

 

Não eh a valvula pq o carro sem ar não aquece.

 

Eh quase certo que eh a ventoinha ou o que faz com q ela não ligue o 2° estágio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentou ver a válvula termostática? Se ela tiver emperrada, não resolve MESMO! Ela fecha e não deixa a água quente do cabeçote passar pro radiador!

 

Sim foi testado. Inclusive colocado uma nova. Valew......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não eh a valvula pq o carro sem ar não aquece.

 

Eh quase certo que eh a ventoinha ou o que faz com q ela não ligue o 2° estágio.

 

É... acho que deve concentrar os esforços ai mesmo... e levar numa elétrica... se tiver um ventilador desses BEM fortes, dá para fazer um teste simples...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido graças a Deus.

 

Segunda encostei o carro na oficina novamente e foi feito o teste na última possibilidade = entupimento de algum duto do bloco do motor.

 

Os caras meteram ar comprimido em alta pressão (600 libras) nos dutos e o bloco guspiu porcaria que a gente nem imaginava q poderia exitir dentro do bloco de um motor. Parecia aqueles cano de esgoto entupido.

 

O bloco do motor como é de ferro e ao longo do tempo foi soltando um pó de ferrugem q foi acumulando nos dutos.

 

Ar gelando pacas e motor em temperatura normal. Amem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não tiver ar comprimido nesse caso é só esgotar toda a agua e meter Coca cola e funcionar 3vezes até acionar a ventuinha , depois esgota a coca e coloca depois esgota 2 aguas pra limpar a coca..

 

Fica NOVO ,esse po*** de coca come tudo .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Fica NOVO ,esse po*** de coca come tudo .

 

 

Imagina nosso estomago!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

imagina o meu que tomo mais essa po*** do que agua.

 

 

Gastrites cabulosas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Imagina nosso estomago!

 

Engracado que coca eh bom pra tudo! Limpar marmore, motor, dor de barriga, etc, so nao faz bem pra gente! Hehehehhe

 

To comecando a achar que coca tem mais utilidade que bombril e wd! Hehehehhee

 

 

Sent from my iPhone 4S pica das galáxias using Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido graças a Deus.

 

Segunda encostei o carro na oficina novamente e foi feito o teste na última possibilidade = entupimento de algum duto do bloco do motor.

 

Os caras meteram ar comprimido em alta pressão (600 libras) nos dutos e o bloco guspiu porcaria que a gente nem imaginava q poderia exitir dentro do bloco de um motor. Parecia aqueles cano de esgoto entupido.

 

O bloco do motor como é de ferro e ao longo do tempo foi soltando um pó de ferrugem q foi acumulando nos dutos.

 

Ar gelando pacas e motor em temperatura normal. Amem.

 

Amém.

 

Aleluia.

 

Uhuuuuu....

 

Isso aí, o importante é que resolveu, esses problemas que não se sabe porque raios acontecem nos tiram o sono.

 

Pior é quando é aquele problema aleatório, quando você deixa com o mecânico nunca aparece. Você pega o carro e roda um pouco, pronto, lá está ele.

Editado por avukte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...