Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
samarone

[Resolvido][LIGAÇÕES] Bateria 60A + RF 4600x + Helix B62C

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Em mais um capítulo do faça você mesmo, estou agora no ponto de fazer a ligação dos amplificadores e dos falantes. Porém estou com algumas dúvidas:

 

SET:

 

Amp 1 - Helix DB TWO, 1x 200 Watts @ 4ohms

Amp2 - RF 4600x, 2 x 180 Watts @ 4ohms, 14,4v

Kit - Helix B62C, 2x 50 a 150 watts @ 4ohms, Pergunta: qual a potência real do kit?

Sub - NAR 1204 @ 4 ohms

Bateria - Moura 60A

 

 

DBTWO_RF4600x.png

 

1 - As amperagens dos fusíveis estão corretas?

 

Pelos meus calculos o DB TWO e o RF devem puxar no máximo 30A cada, considerando um rendimento de 65% e 60% respectivamente. OBS: Eu não encontrei fusíveis de 30A de vidro na cidade.

 

2 - Como ligar o kit nas duas bridges do RF?

 

No artigo: http://autosom.net/artigos/bridge.htm se diz: "Em alguns amplificadores como o 4.6x da Rockford Fosgate é necessário inverter a polaridade do SubWoofer em relação à polaridade de saída do amplificador caso esteja utilizando crossover passa-alta para os falantes da frente e passa-baixa para o SubWoofer." Como o meu é muito parecido com o 4.6x....

 

Eu não pretendo configurar o crossover do RF, ainda sim, fui ler o manual do RF, ele trás duas imagens que me deixaram confuso, páginas 5 e 10. Manual: https://dl.dropbox.c...es1Amps_MAN.pdf

 

4600x_01.png

Página 5 - Polaridade do primeiro bridge invertida

 

4600x_02.png

Já na página 10 ele mostra a ligação de dois subs nas bridges, com o LP configurados nos dois canais, e com a polaridade batendo corretamente com a inscrição que tem nos terminais.

 

Então, se em FULL liga invertido?

 

E se em LP liga corretamente?

 

Sendo que o problema está apenas na primeira bridge.

 

 

Agradeço a quem ajudar, queria fazer ainda hoje a ligação, mas vou esperar os amigos responderem para que eu não queime o kit ou o RF.

 

Abraço!

Editado por samarone

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, como não obtive resposta eu acabei testando de fato as configurações.

 

Sobre a bateria, está ligado como descrito na imagem. Vou ver se compro dois fusíveis de vidro de 30A para por no lugar dos de quarente.

 

Quando ao 4600x está ligado nas duas bridges seguinte a referência do manual página 10, ou seja, + __ - - __ +.

 

Em comparação com meu set antigo, Hurricane 4.120 e CS60D, achei o agudo tão presente quanto, sendo que o pessoa diz que o 4600x não é bom de agudos. Ai não sei dizer se o que não "é bom" significa dar agudo demais ou agudo abafado. No player coloquei Eq 0 0 -2, o resto tudo desligado. Minha HU é uma 1450UB, curioso é que a graduação de volume dela é bem diferete da anterior, que em 35 já estava quase nó máximo do som. Já nesta chego aos 45 tranquilarmente. Minha HU anteiror era outra pionneer, que não lembro o código. Ela tinha 2 pares RCA, essa só tem 1. Bem o sub ainda não coloquei pra testar. Pois passei várias horas instalando o som, fazendo mil gambiarras para resolver os problemas encontrados. O mais grave deles - onde colocar os módulos? - o hurricane ficava debaixo do tampão da mala - Corsa Sedan - o cara que instalou era fera, deixou o som de forma que eu não me preocupava com trepidação e nem com o porta malas.

 

Mas agora que são dois módulos ficou difícil de arrumar eles naquele lugar. Terminei deixando em dois lugares horríveis.

 

O DB TWO coloquei em cima do tampão de trás e nem parafusado está. Apenas furei o tampão e passei abraçadeiras, ficou firme, todavia é plástico segurando né. O 4600x coloquei parafusado do lado da caixa do sub, não ficou nada bonito, ainda mais que o 4600x tem os conectores horríveis.

 

Tomei essa medida porque provavelmente vou mudar de carro ainda no começo do ano, e para não ficar sem o som fiz assim, nó próximo vou arrumar coisas. Vou tirar umas fotos e posto amanhã.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...