Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
defaveri

Alguem me ajude! Stetsom 2K5 com LED prot Aceso! [RESOLVIDO&#3

Recommended Posts

Alo pessoal!

 

Desculpem moderadores postar aqui, pois na area de eletronica a frequencia de pessoas é bem menor e preciso de ajuda!!

 

Estou com um problema que nao consigo resolver. O meu 2K5 apresentou um problema e foi assim:

 

Resolvi fazer a besteira de fixar o amplificador na caixa e devido a grande vibração, acabou quebrando os terminais dos transistores da fonte (IRF1404). Só descobri porque o som parou do nada e ficou piscando o led clip e ai apos desligar e ligar ele voltou e parou de novo. Abri e encontrei alguns terminais quebrados e preenchi com solda. Montei tudo e acabou quebrando de novo. Eu fui dar um tapinha nele ligado e acabou saindo fumaça. Resolvi fazer o serviço direito e desmontei tudo. Encontrei tres transistores em curto e resolvi trocar todos os oito. Os diodos NF845 estavam tambem com terminais quebrados, mas nao achei para comprar e tive que reaproveita-los. Então montei tudo certinho tomando cuidado para nao fechar curto em nada. Medi tudo depois de montado, isolação ok.

 

Resolvi ligar e aí o LED prot. acende na mesma hora que o power. Já verifiquei tudo, não encontrei nada. Todos os FET´s estão bons, saídas, diodos.. tudo ok! Então penso na possibilidade de ser o PIC que controla o led prot, pois pelo que sei, quando há um curto na saida por exemplo o led prot so acende aproximadamente um segundo apos o power, pois é como se o sistema fizesse uma varredura para só depois acusar o problema.

 

Alguem me ajuda, pois gastei 100 reais so de transistores fora a trabalheira de montar tudo e nao resolver =/

 

Valeu amigos!

 

[RESOLVIDO]

 

Fui até Cascadura aqui no Rio e levei o aparelho para o Henrique da Auto Som. Ele fez alguns testes e conferiu a parte de préamp e bastou trocar o PIC que o problema foi resolvido. Infelizmente ele queimou e somente na autorizada ou na propria fabrica teria disponivel. Custo de R$ 200,00. Foi caro, mas não tinha outra saída se quisesse continuar com ele.

 

Agora começarei a montagem do novo sistema com esse amplificador que gosto muito. Obrigado aos que ajudaram.

 

Um abraço!

Editado por defaveri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo.. desculpe minha pergunta..

mas vc testou ligar o amp com algum falante na saida?

ate onde me foi passado, os stetsom queimam se ligados sem resistencia na saida..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo.. desculpe minha pergunta..

mas vc testou ligar o amp com algum falante na saida?

ate onde me foi passado, os stetsom queimam se ligados sem resistencia na saida..

 

Desconheço esse negocio de ligar sem falantes na saida e nao li nada parecido no manual. Mas de qualquer maneira ele queimou tocando, então nao seria o meu caso. pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desconheço esse negocio de ligar sem falantes na saida e nao li nada parecido no manual. Mas de qualquer maneira ele queimou tocando, então nao seria o meu caso. pasmafaute

 

isso foi informação da propria stetsom.. pois a 14k2 que tive queimou por esse motivo..

vou acompanhar o desfecho de seu caso e torcer pra voltar a funcionar.

abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente de carga ou nao na saída, o amp nao pode queimar por isso! verifique se o amp está mandando DC na saída, caso sim, algum fet da saída foi p saco. Se for isso (DC), eh o sujeito que está mantendo a proteção armada.

 

Momento esporro: me desculpe, mas vc foi não fou muito inteligente, ne?! Se abriu o amp, viu que os componentes haviam sido quebrados por culpa do local de instalação, refez a solda e manteve no lugar, é o q? Burrice? Ne?

 

Abcs e boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu deu uma bronca assim, foi um tal de controlador, algo assim! É meio como se fosse o "cérebro" do amp... e como ele vem raspado, a assistência foi quem resolveu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente de carga ou nao na saída, o amp nao pode queimar por isso!

 

infelizmente foi isso amigo e pior, nao deram garantia.. 400 reais o conserto.

depois disso jurei nunca mais usar stetsom..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

infelizmente foi isso amigo e pior, nao deram garantia.. 400 reais o conserto.

depois disso jurei nunca mais usar stetsom..

 

Uia, e eu achando q era um caso isolado!

 

O meu ficou em 250 pila pra arrumar, pq o cara q conserta (da autorizada) é meu brother, nem fez O.S..... pegou direto, consertou e cobrou o preço de custo!

 

Menos de um mês depois, o Stetsom 2k5 do meu sobrinho deu a mesma bronca... já dei o toque a ele: arruma e VENDE.. que é bomba! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom e gledson,

 

Nunca vi isso, tenta descobrir qual eh esse contolador ai!!! Muito estranho essa de vc ligar sem carga e esse controlador ir pro saco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente de carga ou nao na saída, o amp nao pode queimar por isso! verifique se o amp está mandando DC na saída, caso sim, algum fet da saída foi p saco. Se for isso (DC), eh o sujeito que está mantendo a proteção armada.

 

Momento esporro: me desculpe, mas vc foi não fou muito inteligente, ne?! Se abriu o amp, viu que os componentes haviam sido quebrados por culpa do local de instalação, refez a solda e manteve no lugar, é o q? Burrice? Ne?

 

Abcs e boa sorte

 

Véi, Burrice pode ser, mas a situação que estava era bem simples. Aparentemente era apenas um rompimento nos terminais, mas nada de tão sério. Não há FET´s de saída em curto, já conferi cem vezes, pois o problema foi na fonte onde ficam os FET´s IFR1404. O que fez queimar foi o "tapa" que eu dei nele ligado com a solda quebrada. Ele estava fixado na caixa porque ainda não estavam finalizados os suportes, e sei que não é o local adequado, porém a questão aqui não é onde fixei, e sim onde está o problema. Se voce conhece o aparelho e pode me ajudar eu agradeceria, mas não adianta vir aqui para me chamar de burro pelo fato de estar fixado na caixa. Tem sistemas muito piores que o meu e eu creio que minha experiencia não é tão pequena assim e tambem não acredito que voce só tenha montado sistemas perfeitos sem erros. Se o tópico fosse para saber onde fixar o modulo, o título seria outro. Mas valeu sua opinião, que serviu para confirmar o que eu já sabia. Não acrescentou, mas confirmou.

 

O meu deu uma bronca assim, foi um tal de controlador, algo assim! É meio como se fosse o "cérebro" do amp... e como ele vem raspado, a assistência foi quem resolveu!

 

Realmente tem uns CI´s pequenos raspados na placa, mas o led prot vai direto no controlador PIC. Acho que vou ter que mandar para AT mesmo. Este problema parecia ser muito simples, pq somente os transistores da fonte deram pau aparentemente. Um saco isso! :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, amigo, como vc disse que havia fets da fonte em curto,,com certeza o driver da fonte tambem foi pro saco,,,confere o ci ir4427,,,pois sempre que da pau na fonte ele vai junto,,,,,valew,,,,,,,Ricardosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uia, e eu achando q era um caso isolado!

 

O meu ficou em 250 pila pra arrumar, pq o cara q conserta (da autorizada) é meu brother, nem fez O.S..... pegou direto, consertou e cobrou o preço de custo!

 

Menos de um mês depois, o Stetsom 2k5 do meu sobrinho deu a mesma bronca... já dei o toque a ele: arruma e VENDE.. que é bomba! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

 

realmente cara.. é uma pena..

ficamos bem chateados na epoca.. mas fazer o que?

só depois que fui ver que constava no manual isso.. faz parte..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, releia o que falei, se vc sabe que a culpa de ter havido o rompimento dos componentes da placa, fora o local de instalacao, entao, vc deveria mudar de local! Ja que vc ja havia reparado o aparelho, deixasse-o preso ao banco, jogado no assoalho, enfim, removesse o aparelho do lugar. Mas vc acha que nao, que está certo, agora está sem som.

 

De qualquer forma, ja ajudei no que pude.

 

Mande-o para a Stetsom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, amigo, como vc disse que havia fets da fonte em curto,,com certeza o driver da fonte tambem foi pro saco,,,confere o ci ir4427,,,pois sempre que da pau na fonte ele vai junto,,,,,valew,,,,,,,Ricardosom

 

Muito obrigado! Vou dar uma olhada nele e se for retorno com resultado.

Cara, releia o que falei, se vc sabe que a culpa de ter havido o rompimento dos componentes da placa, fora o local de instalacao, entao, vc deveria mudar de local! Ja que vc ja havia reparado o aparelho, deixasse-o preso ao banco, jogado no assoalho, enfim, removesse o aparelho do lugar. Mas vc acha que nao, que está certo, agora está sem som.

 

De qualquer forma, ja ajudei no que pude.

 

Mande-o para a Stetsom.

 

Irmão, eu sei que a culpa foi minha mesmo, e eu afirmei isso no primeiro post da mesma forma que sei que está errado fixar na caixa, basta reler tambem o que escrevi bem explicado. Eu apenas estou pedindo ajuda porque sei que muitos profissionais conhecem o aparelho e podem dar uma força economizando tempo, pq para mim é complicado enviar o produto para fabrica, mas se não conseguir, será o que vou fazer. Além do mais, quando voce aprende a resolver um problema, o proximo colega que tiver o mesmo problema poderá ser orientado e o tópico também vira referencia para ele.

 

Não estou chateado que me chamou de burro, fique tranquilo. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, amigo, como vc disse que havia fets da fonte em curto,,com certeza o driver da fonte tambem foi pro saco,,,confere o ci ir4427,,,pois sempre que da pau na fonte ele vai junto,,,,,valew,,,,,,,Ricardosom

 

Meu amigo, troquei o 4427 mas nao resolveu. Encontrei uma resistencia baixa no PIC e é a unica coisa que pode ser agora, visto que deixei o modulo ligado durante alguns minutos e ele esquentou um pouquinho. Esse "curto" está na linha de 5V do 7805. Eu não sei exatamente o que esse PIC faz nessa placa, mas se não for ele, não tenho mais o que fazer. Fui com muita calma olhando todos os pontos e não encontri nada.

Sabe como consigo esse CI? parece que tem um programa gravado, pois tem uma etiqueta em cima dele.

 

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pic é software proprietario, só com o fabricante mesmo. Retira o Pic do Soquete, e verifica se a tensão sobre na saida do regulador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pic é software proprietario, só com o fabricante mesmo. Retira o Pic do Soquete, e verifica se a tensão sobre na saida do regulador.

 

legal vc ajudar mesmo sendo de empresa concorrente Carlos.

parabens pela iniciativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pic é software proprietario, só com o fabricante mesmo. Retira o Pic do Soquete, e verifica se a tensão sobre na saida do regulador.

 

Grande Carlos, obrigado pela força! A tensão está redonda nos 5V, regulador ok. Acho que o Pic que tem mesmo problema. Tem tambem um regulador 7815 e um 7915, mas nao sei a função deles e não tem nada de tensão neles. Parece ser algum tipo de limitador, mas nao tenho certeza.

 

No caso do Pic ruim, somente uma autorizada poderia conseguir??

 

Vou te falar, assim que conseguir consertar vou torcar por um SD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É defaveri realmente esse pic só na autorizada,,,ele tem um programa gravado, que só eles fazem,,,ele faz a leitura das proteções,,,,o que me estranhou é esses reguladores 7815 e 7915, nao darem tensao nenhuma,,,eles teriam que ter +15 no 7815 e -15 no 7915 que é tensao negativa,,,alguma coisa está matando essa tensao,,,outra coisa,,,vc conferiu os IR2010, e os HEF4011,,,se tiver algum a disposição substitua-os,,ou entao se puder compre-os, sao baratinhos,,,,,,valew,,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É defaveri realmente esse pic só na autorizada,,,ele tem um programa gravado, que só eles fazem,,,ele faz a leitura das proteções,,,,o que me estranhou é esses reguladores 7815 e 7915, nao darem tensao nenhuma,,,eles teriam que ter +15 no 7815 e -15 no 7915 que é tensao negativa,,,alguma coisa está matando essa tensao,,,outra coisa,,,vc conferiu os IR2010, e os HEF4011,,,se tiver algum a disposição substitua-os,,ou entao se puder compre-os, sao baratinhos,,,,,,valew,,,

 

Na verdade não tem tensão na saída destes reguladores pois a fonte do amp não está armando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem alguma coisa em curto... REZE pra nao ser a placa...

 

 

amigo meu tem um 2k5 e um mtx 7512 o 2k5 fixado na tampa do vectra ele pula e vibra muito....ate o momento sem problemas Oo

 

 

 

estranho isso... rsrs

 

 

se eu fosse voce.... dava uma lida do manual ve se tinha alguma recomendaçao de ONDE instalar...

 

 

se nao tivesse falando nada a respeito de lugares com vibraçao eu mandava pra fabrica...rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

tem alguma coisa em curto... REZE pra nao ser a placa...

 

 

 

 

RIPAA :vts

 

 

Agora falando sério, pode ser algum fet em curto... o correto é remover um a um né.. e testa-los.

 

se deu Zica no PIC, só com o fabricante mesmo..

 

pois é quem detém o código da bagaça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem alguma coisa em curto... REZE pra nao ser a placa...

 

 

Não tem nada em curto, isso eu garanto. Só o pic que está apresentando baixa resistencia no +5 e gnd. pasmafaute

 

Agora falando sério, pode ser algum fet em curto... o correto é remover um a um né.. e testa-los.

 

Os Fet´s foram todos trocados e foi a primeira coisa que verifiquei. Até porque eles estavam com terminais rompidos, que foi a causa do problema.

 

Na verdade não tem tensão na saída destes reguladores pois a fonte do amp não está armando.

 

Exatamente Diego. Com a prot armada, boa parte da placa está "desligada". Estou tentando uma AT por aqui para conseguir esse Pic. Vou mandar um email para fabrica para tentar algo tambem.

 

[]-[] Vamos bebendo umas para nao ficar triste equanto isso.... hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui consertar e postei na primeira pagina. Quem for do Rio e precisar manda msg!

 

abraços e obrigado galera! Agora vamos dar continuidade ao projeto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...