Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme Severo

Trio custo x benefício (RICSOM 3000 Dig. + Bbuster 3600GL)

Recommended Posts

Surgiu a possibilidade de pegar dois woofers PEAVEY 18" 400wrms 8 ohms modelo DL18MT. O par por R$600. Segue os parâmetros:

 

fS : .............................................................................................. 24 Hz

VAS: ...................................................................... 580.5 liters (20.5 ft3)

QES: .............................................................................................0.269

OMS: ............................................................................................... 6.59

QTS: .............................................................................................0.259

RE: ......................................................................................... 6.0 ohms

!0: .............................................................................................. 2.9 %

SD: .......................................................................... 0.130 m2 (201 in.2)

MMD: ...................................................................... 0.151 kg (0.333 lb)

LE : ........................................................................................... 2.7 mH

CMS: ................................................................................. .0.246 mm/N

RMS: ................................................................. 4.08 mechanical ohms

PE(max) (per ANSI/EIA RS-426-A 1980): ........................... 400 watts

XMAX

1: ...................................................................... 5.59 mm (0.22 in.)

Xlim

2: ....................................................................... 12.7 mm (0.50 in.)

VD (SD x XMAX): ................................................ 0.725 liters (0.0256 ft3)

 

 

O que acham? Sei que é um woofer de PA...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei uma simuladinha aqui no PEAVEY 18 com bassbox, esse woofers pediram caixa enorme ...200L pra manter o grafico em -3dB a 50Hz, mas tem xlim bom.... mas deve render legal com seus 150L e mexendo nos dutos... da uma brincada ai e poste uns graficos. falow

Editado por Miquim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava bem afim de pegar os REX 15" 400wrms, porém a versão de 8 ohms está em falta na maioria tanto no portal do som como na premier shop, faz alguns dias já e sem previsão de chegada. Sairia R$800 4 unidades desses woofers.

 

Agora to na dúvida se eras pegar 4 woofers Alpha Khromus Voicer 15" de 300wrms e 8 ohms, pois vai sair apenas R$650 já com o frete, e pelos comentários que lí eles são ótimos falantes (custo X benefício). Tenho 3000wrms de módulo, mas sou cuidadoso com os equipamentos e com o clip.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, mais como dizem que os tornados de 15 são xoxos comparados com os de 18, mesmo eles não sendo essas maravilhas dão um pau de fazer inveja nos alphas.

Uma curiosidade que sempre tive será que os over sub800 chegam perto dos tornados???

Os SDS800 dão pau em tornado???

Os SW1P dão pau em tornado???

Pq vejo sempre uns que dizem que tornado não "presta" mais já vi muitos sons com tornados e dando show.

 

fica aí a duvida.

 

acho muito dificil os tornados mesmo sendo de 18 humilharem tanto assim os alphas,concerteza o gravao do seleniun engole os alpha mas em questao de grave de ataque os alpha leva fora que a caixa e bem menor, os alpha perdem pros tornados mas nao e tanta a diferença se a caixa dos alpha for bem feita, se os falantes estiverem bem alimentados,etc isso posso garantir, tirando o preço que e muito em conta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho muito dificil os tornados mesmo sendo de 18 humilharem tanto assim os alphas,concerteza o gravao do seleniun engole os alpha mas em questao de grave de ataque os alpha leva fora que a caixa e bem menor, os alpha perdem pros tornados mas nao e tanta a diferença se a caixa dos alpha for bem feita, se os falantes estiverem bem alimentados,etc isso posso garantir, tirando o preço que e muito em conta

 

Tá pra chegar hoje 4 Khromus Voicer 350Wrms a 8 ohms.

Que tamanho de caixa tu utilizou para esses woofers? E sintonia? Lí em um tópico que tu tinha uns Khromus...

Detalhe que paguei R$650 os 4 com frete e tudo, ou seja, é o valor de um tornado de 18" de 1100wrms. Duvido que os 4 de 15" toquem menos do que um de 18".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá pra chegar hoje 4 Khromus Voicer 350Wrms a 8 ohms.

Que tamanho de caixa tu utilizou para esses woofers? E sintonia? Lí em um tópico que tu tinha uns Khromus...

Detalhe que paguei R$650 os 4 com frete e tudo, ou seja, é o valor de um tornado de 18" de 1100wrms. Duvido que os 4 de 15" toquem menos do que um de 18".

 

os de 15 de 300 e 350 eu nao sei eu tinha os de 18 de 1000 caixa com 130 litros 2 dutos de 4 polegadas por 15 e tocava muito, subgrave bem firme, gostei bastante dos falantes, nao tem 1000 wrms mas toca muito bem acredito que fique na faixa de 600 a 800 w max

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá pra chegar hoje 4 Khromus Voicer 350Wrms a 8 ohms.

Que tamanho de caixa tu utilizou para esses woofers? E sintonia? Lí em um tópico que tu tinha uns Khromus...

Detalhe que paguei R$650 os 4 com frete e tudo, ou seja, é o valor de um tornado de 18" de 1100wrms. Duvido que os 4 de 15" toquem menos do que um de 18".

 

e ai amigo como ficou o projeto, ta pronto, fico tocando bem? posta fotos e videos ai p nos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai amigo como ficou o projeto, ta pronto, fico tocando bem? posta fotos e videos ai p nos

 

 

Ocorreu um problema na entrega dos woofers e falta de tempo para montar o projeto.

 

Na verdade estou montando as caixas. Serão duas caixas, sendo que uma é a que está nas fotos.

As caixas possuem volume bruto de ~159L para cada par de woofers e 3 dutos de 4"x10cm.

Estou fazendo a vedação interna da caixa com cola e serragem. Será utilizado um conector daquele modelo da foto para cada par de woofers. A caixinha menor que aparece abaixo é a caixa para a bateria e será fixada atrás da caixa dos woofers a fim que a bateria não fique "passeando" pelo carro.

 

Comprei massa plástica e tinta batida de pedra (emborrachada) para dar acabamento.

 

Pretendo instalar neste final de semana ainda.

 

dsc04871y.jpg

dsc04872a.jpg

dsc04873wc.jpg

dsc04874h.jpg

dsc04875l.jpg

dsc04876nh.jpg

dsc04877p.jpg

dsc04878d.jpg

dsc04879qy.jpg

dsc04880q.jpg

dsc04881l.jpg

dsc04882qc.jpg

dsc04883zb.jpg

dsc04884q.jpg

dsc04885yr.jpg

Editado por Guilherme Severo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. Para acertar o comprimento dos dutos de acordo com a frequência de sintonia? Para ver se sopra?

Vocês acharam pouca área de duto? O fabricante indica 1 duto de 3" (isto mesmo!!)...

 

E devido a altura das caixas e pelo fato de que quero utilizar estes tipos de dutos (tubulares), não caberiam dutos maiores e nem em outra posição.

Editado por Guilherme Severo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duto depende muito do af , como são de baixa potencia 3x4" ta baum..

 

Area de duto é o tamanho da boca , a profundidade não tem inportancia , apenas faz a sintonia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, to tendo que diminuir um pouco a altura das caixas e com isso estou transformando os dutos cilindricos em dutos retangulares, porém mesmo aumentando a área de duto (mantendo a mesma sintonia) o vent mach aumentou, isso no WINSD mais simples. Achei estranho.

Lí que pode haver uma diferença no cálculo do comprimento do duto de um programa para outro. Alguém sabe dizer qual é o correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu dou preferencia sempre ao Bassbox , tenho dificuldade apenas ao inserir um novo AF , mais antes não tinha , acho que pode ser um Bug no Link que baixei.

 

Os graficos são melhores e interface mais interativa.

 

 

Sobre o Vent é so não deixar passar dos 20m/s nos picos dentro da faixa de uso que o Af vai ter "entre o HP e o LP", mais quanto mais baixo melhor sempre tento manter na casa dos 10m/s pois segura mais o cone..

 

Para aumentar a area de duto da uma olhada na solução que fizemos no Topico do user Cris RMS e veja a caixa de graves dele .SNME é "Partindo para o trio em definitivo" o nome do topic ou algo assim.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu simulei com os 3 dutos 4"x10cm (cilíndricos) e o vent mach ficou em cerca de 3 m/s. Após, aumentei o duto para cerca de 36x11 (retangular, mantendo a mesma sintonia) e ficou em torno de 7 m/s, enquanto na verdade ele deveria baixar. Inseri a potência que será aplicada também, só nao cheguei a colocar os filtros.

Vou fazer o download do Bassbox mesmo. No meu PC tenho os dois WINSD, o Alpha e o Beta. Vou simular em todos para ver a diferença.

 

Artsompb, obrigado pelas dicas. Sei que tu entende muito de som e, como frequento diariamente o fórum, vejo que está sempre tentando ajudar o pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado , que o duto grande de mais traz o efeito contrario "mais acho que não é isso", porque despressuriza a camará , melhor deixar acima dos 5m/s para garantir.

 

"verifique ai , se o vent não subiu porque aplicou mais potencia hehehehe"

 

Ajudo no que posso e a quem merece , que vejo que tem interesse em aprender e não como muitos usar o forum como SAC que vem tira duvida, quer projeto pronto e depois some .

 

Agora vou ser bem rígido quanto a isso , sei que não irei fazer amizades mais é o único jeito de arrumar essa bagunça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica, ja que ta fazendo caixa com camara unica pra cada 2, e as paredes trazeiras da caixa sao de aglomerado, faz uns reforços internos, pra tentar deixar mais rigido isso ae... quanto mais conseguir evitar qualqer tipo de vibração sob a caixa, melhor...

outra observação

fizestes aqeles cortes nos cantos da caixa pra nao pegar em algum canto da mala né?

faça na outra caixa os mesmos cortes, para todas ficarem com as camaras iguais, tanto na litragem, quando na forma que o ar vai circular dentro dela..

no mais axo que vai ficar legal, ricsom 3k toca bem, tive um igualzinho..

precissando de um grito...

acompanhando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica, ja que ta fazendo caixa com camara unica pra cada 2, e as paredes trazeiras da caixa sao de aglomerado, faz uns reforços internos, pra tentar deixar mais rigido isso ae... quanto mais conseguir evitar qualqer tipo de vibração sob a caixa, melhor...

outra observação

fizestes aqeles cortes nos cantos da caixa pra nao pegar em algum canto da mala né?

faça na outra caixa os mesmos cortes, para todas ficarem com as camaras iguais, tanto na litragem, quando na forma que o ar vai circular dentro dela..

no mais axo que vai ficar legal, ricsom 3k toca bem, tive um igualzinho..

precissando de um grito...

acompanhando

 

 

O aglomerado é 20mm e as caixas ficaram muito rigidas. Há um reforço interno na vertical no centro da caixa. Aquele corte na caixa superior é por causa do teto do carro. A inferior e a superior possuem uma diferença na profundidade, sendo que calculei para que o volume fique idêntico nas duas.

Estou substituindo os dutos cilindricos por dutos retangulares. Até este final de semana deve estar pronto.

 

Simulei no BASSBOX e utilizei as medidas do duto baseado nele. As caixas ficaram com 138L livres e um duto de 360x90mm cada. Profundidade 70mm, sintonizada em 60hz.

 

Obrigado

Editado por Guilherme Severo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...