Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Novas crianças, um novo set.

Recommended Posts

Bom, depois de muito estudar sobre alto-falantes DECENTES, iniciei a construção de um par de woofers de 6". A alguns meses comprei componentes, e vim montando SEM PRESSA, seguindo muitas informações que coletei, em grande parte, do mestre Homero Sette. Questões como posicionamento da bobina, variação do BL com o deslocamento, linearidade... Tudo foi considerado nesta construção, inclusive o uso de anel de curto.

 

p1010002av.jpg

 

Aí estão. Bonitos? Não, estão feios mesmo. A borda foi invertida "na mão", não existe borda invertida no nosso mercado. Cone de papel leve, calota de tecido (mais leve que as de papel que consegui), bobina de de 38mm, e o maior conjunto magnético possível. Sem falar na aranha, que foi amolecida na lixa 120, o que provocou a morte de várias delas, até que um par ficasse perfeito.

 

Ficou monstruosamente grande. Maior que muito subwoofer de 6" do mercado. Usei bobina de 8 ohms por ter enrolamento maior que a de 4 ohms, o que me deu 2mm de x-max após todo o processo de posicionamento de bobina.

 

Tirei hoje alguns parâmetros. Não estão amaciados, apenas testados. Mas já dá pra ter uma ideia do que veio:

 

Curva de impedância:

 

curvaimpedancia.png

 

Fs 60,00 Hertz

Qms 0,81

Qes 0,15

Qts 0,12

 

Depois de amaciado, essa Fs deve cair pra cerca de 50Hz ou menos. E o Qts deve cair um pouco também... o que já é MUITO baixo.

 

AGORA falta um lugar pra instalá-los. Em peitões, com certeza, mas as medidas assustaram nos testes. Terá que ficar apontado para o parabrisa, com os tweeters direcionados, o que devo começar na semana que vem. Devo usar os ribbon que já me acompanham em tantos projetos.

 

É isto, inicia-se mais um DIY no meu carro.

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre foram!

 

Mas não até o fim.. rs

 

Como estão se comportando esses franksteins woofers? De começo, se saíram melhores ou piores que o esperado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa cara, show de bola!

Parabéns! [-]

Acompanhando! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou bocó de postar "acompanhando", mas QTS de .12 meu caneco. Hahahah

 

E o xmax ?

Editado por Felzero

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas não até o fim.. rs

 

Como estão se comportando esses franksteins woofers? De começo, se saíram melhores ou piores que o esperado?

 

Fiz um teste rápido, sem calota ainda pois o meu "anel de curto" não tava colado no lugar. Descem muito, sobem relativamente bem. Depois do anel de curto e da calota, não testei, apenas esperei tudo secar e puxei a curva de impedância.

 

O tw será cortado alto (o corte mínimo dele é 6.3KHz/2a ordem). Creio que, com este Qts, linearidade não seja problema. Ainda devo medir o VAS dele pra poder estimar o BL. Acusticamente, o médio tocou meio "quente", mas estava sem calota ainda e sem nenhum amaciamento... tenho que ver depois de amaciado.

 

Infelizmente não cabe nem nos pezinhos que tenho no carro hoje. Vou providenciar um box pra concluir as medições, e aí sim, fazer testes de audição enquanto as peitolas não ficam prontas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não cabe nem nos pezinhos que tenho no carro hoje. Vou providenciar um box pra concluir as medições, e aí sim, fazer testes de audição enquanto as peitolas não ficam prontas.

Podem ser vistos com uma opção pra residencial?

E a sensibilidade? já tem algum parecer quanto a isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante!

 

A sensibilidade deve ser admirável. Mas qual seria a vantagem da borda invertida?

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito show mesmo, curti ! Tenho vontade de no futuro construir alto falantes ! Parabéns !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podem ser vistos com uma opção pra residencial?

E a sensibilidade? já tem algum parecer quanto a isso?

 

Sim, são falantes de nível residencial mesmo. Basicamente o problema dos automotivos é não poder ter todo o tamanho que seria necessário. Eu optei por não limitar nada, e depois me virar pra instalar.

 

São BEM sensíveis... mais de 50% da bobina fica no GAP.

 

Kleber, e aquele sub DIY que você estava fazendo também, que fim levou?

 

Parei um tempo. O projeto chegou num nível que precisa de investimento pesado. Até tentei algumas coisas "na mão", mas não durou muito.

 

Ano que vem quero retomar.

 

Muito interessante!

 

A sensibilidade deve ser admirável. Mas qual seria a vantagem da borda invertida?

 

A borda é mais "mole" quando o falante se move "para dentro". É uma forma de compensar a não-linearidade do motor, que é mais fraco nos movimentos "para fora"

 

quais tweeters ribbon vc usa?

 

Uso um Foster. Não é "ribbon puro" não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito show mesmo, curti ! Tenho vontade de no futuro construir alto falantes ! Parabéns !

 

Construir é fácil. Pega uns falantes velhos e reforma pra ir pegando a prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou bocó de postar "acompanhando", mas QTS de .12 meu caneco. Hahahah

 

E o xmax ?

 

 

Esse QTS não é nada. O QMS de 0,81 é que me assusta. Mas vai tocar com pouca potência né, então é isso mesmo.

 

Xmax tá lá, 2mm, é bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma novela sem final? As "do lar" piram hahahahaha :vts

 

Kleber, a gente torce por vc! Desta vez vê se termina!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é ribbon puro? Explica melhor isso aí... tem foto?

 

É ribbon, mas não é aqueles modelos com fita de alumínio, e sim uma fita de mylar e alumínio. Neste caso, a tira de alumínio dá voltas pela fita, formando uma bobina. Mas todo o princípio é exatamente o mesmo, só muda o tipo de diafragma.

 

O meu é este modelo aí:

 

DSCN0466.jpg

 

Comprei do Arisa a uns... sei lá... 6 anos ou mais. É um tweeter complicado, a bem da verdade. Muita gente não gosta por não ter tentado gastar um tempo com ele. É tw pra cortar alto, não tem jeito. Se tentar cortar baixo ele reclama, soa áspero. Sempre usei cortado em 9KHz/1a ordem, é daí pra cima. E nesta situação, chega rindo a 20Khz com presença, porém ainda suave. Nunca o vi sibilando!

 

É um tw feio e grande. O meu eu pintei de preto brilhante, deu um ar melhor aos plates.

 

Ó uma aplicação gringa dele:

 

3waylogosribbonfoster.jpg

 

Tenho que procurar fotos dos 3 sets em que o usei.

 

 

Esse QTS não é nada. O QMS de 0,81 é que me assusta. Mas vai tocar com pouca potência né, então é isso mesmo.

 

Xmax tá lá, 2mm, é bom.

 

Vou medir o VAS ainda, mas vem algum valor interessante. Ainda não sei, provavelmente vá tocar em free air, tudo vai depender dos testes.

 

O interessante é que, apesar de bem "mole", a suspensão está bem elástica. Não ficou bobalhona não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As specs dos tweeters:

 

fosterribbon.gif

 

Ando cogitando em substituir os faceplates deles por algo mais bonito e discreto, sem a cornetinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rick, foto do penúltimo set com esses tweeters. O último foi com um par de 6" em peitos.

 

p5160157.jpg

 

p5160153.jpg

 

Exatamente atrás do tweeter tinha 2 fullranges de 2x3". Por isto as laterais vazadas.

 

Tocava bem legal. Perdia-se muito com o tweeter na frente, claro, mas os médios eram incríveis, considerando que, basicamente, não tinha sequer 40 reais em fullranges ali. O médio-grave estava nas portas, posteriormente usei pezinhos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rick, foto do penúltimo set com esses tweeters. O último foi com um par de 6" em peitos.

Exatamente atrás do tweeter tinha 2 fullranges de 2x3". Por isto as laterais vazadas.

Tocava bem legal. Perdia-se muito com o tweeter na frente, claro, mas os médios eram incríveis, considerando que, basicamente, não tinha sequer 40 reais em fullranges ali. O médio-grave estava nas portas, posteriormente usei pezinhos.

 

Como assim 2 full de 3", tipo aqueles de home-theater ou caixinhas de PC ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...