Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
João Viellas

Som está horrível! Tornado 2200 e taramps 2.7

Recommended Posts

Boa noite.

 

Pessoal sou novo aqui ! me cadastrei porque sempre leio os tópicos e estou com muita dúvida !

 

Vamos lá:

 

Tenho um DVD 2 Din pioneer AVH-2480BT e estou usando as 3 saídas RCA dele ! front, rear e sub. Estou usando cabos rca taramps blindados. a saída rear e front vão para o taramps t400x4 no qual uso um kit 2 vias bravox e um par da bomber nas portas de trás. a saída rear deixei ligado para colocar as cornetas que ainda vou comprar.

 

Na saída Sub liguei o taramps TA 2700 2ohms no qual uso um JBL tornado 15 2200 (1100rms) 4ohms. No manual do módulo diz que a 4ohms ele manda aprox 1600 rms. a 12v.

 

Tenho uma bateria de gel alphacell gxl220 e um mega capacitor SSL 3,5. minha caixa tem aprox. 118L internos e 2 dutos de 4" com uns 7cm cada. o mega capacitor marca 12.9v com o carro desligado e 14.5v com o carro ligado.

 

Meu problema é que o tornado está horrível !!!! muito ruim mesmo o grave é feio e eu não acho nem um pouco forte !! regulei o rádio flat, loud em hi somente subwoofer on com level +3 e bass booster +3. o som dos alto falantes de dentro está ótimo ! muito alto e sem distorção. coloquei capacitores em todos eles. meu problema é o tornado mesmo.

 

Coloquei o volume do rádio em 20 e fui regulando o taramps 2700 todo até não clipar nada ! coloquei uma música com muito grave a mais forte que eu tinha e fui regulando até não clipar nunca. Ficou assim: level na metade. hi pass na metade e low pass um pouco a baixo da metade. Bass Bost uns 2 pontos acima do zero. (quase nada). se aumento um pouquinho que seja além disso já clipa. e os graves estão feios. não sai voz nenhuma no tornado nem mesmo se almentar todo o hi pass ou low pass.

 

 

Meu maior problema são os graves feios e fracos. meu irmão tem um bravox 1200 rms 12" e bate muiitooo mais bonito de mala aberto que o meu tornado. e outra! coloquei a mão pelo duto e encostei no imã do tornado e estava muito quente mesmo !! nem dava para ficar com a mão nele! é normal isso? usei por menos de 1 hora e meia tentando ajustar.

 

 

Desde já agradeço a todos.

 

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

será só a caixa o problema? eu regulei até não clipar. alguma sugestão de regulagem?? sou novo com esse negócio de som e o que eu fiz foi pesquisando na net mas não achei nada voltado para meu caso. por isso criei o tópico.

 

obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vários problemas...

 

Caixa muito grande, Tornado 15" rende bem com caixa pequena, o loud tem que estar DESLIGADO, o bass boost zerado, e o bass zerado.

 

Somente o ganho do amplificador e olho no clip.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso amanhã cedo e posto o resultado. medi minha caixa e ficou assim: medidas por fora: largura 52cm, altura 45cm, profundidade superior 25cm, profundidade inferior 34cm. tirando 2cm da grossura do compensado de cada lado ficou assim a medida interna: largura 48cm altura 41cm. profundidade superior 21cm e profundidade inferior 30cm. total da litragem 100L e não 118 como tinha falado. será que faz tanta diferença assim 90L para 100L; e estou usando um duto a menos do que pede.

 

 

Vou postar o resultado dos seus ajustes amanhã.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você diz bass bost e bass no dvd correto? e o hi pass e low pass do módulo? deixo como está ou zero tudo e mecho apenas no ganho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tua caixa ta com 50 litros (e nao 100), sintonizada acima de 80hz.

deve ter um pico enorme e grave muito seco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E outra coisa..você está usando a saida sub.. não vai sair voz nunca no tornado.. (e nem é pra sair tbn) rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não quero que saia voz mesmo não, só falei para saberem como estava. Como assim 50L ? 48x41x(21+30) / 1000 = + ou - 100.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Regulei como o Lucas falou: loud off bass booster do rádio 0 na regulagem do subwoofer do rádio ficou assim: level 0 phase normal. tem uma config na subwoofer que eu botei 80hz. equalização está flat. coloquei a música com grave mais potente que eu tenho (a que faz clipar mais rápido) botei no volume 20 e fui ao módulo.

 

Ficou assim no módulo: level 3 ponto a cima do meio. Hi pass um pouco a baixo da metade - low pass um pouco a cima da metade. e o bass booster (ganho) ficou na metade! não está clipando nada. (ainda dava para almentar o low pass e um pouquinho do ganho mas fiquei com medo) acham que estou forçando muito com o ganho na metade? o módulo é de 2700 mas esta a 4 ohms caindo apra 1600 com a voltagem alta que marca tá em uns 2000rms de módulo de acordo com o manual.

 

a batida ainda está feia e nas outras músicas fica fraca. pensei em regular usando outra musica mas se rolar de começar a tocar uma música com grave pesado pode ferrar o sub por isso não fiz.

 

e minha caixa está ou não com 50L?? é normal a bobina esquentar tanto?

 

mas alguma sugestão?

 

 

Muito Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

apos a devida correção na fórmula fica assim: 48 x 41 x {(21+30) / 2} / 1000 = 50,18

a saída sub do player pode subir pra 125hz (ou 160 se tiver e não embolar). cortando em 80hz tu ta matando o som (pela sintonia da caixa muito alta).

a bobina não deve esquentar assim não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rs. Até no manual não vi isso.. blz vou por 125hz e testar o 160hz para ver se melhora e para de esquentar o imã.

 

Acham que tem algum risco de queimar o sub pelo ganho está no meio o level acima do meio e a caixa com 50L apenas com dois dutos de 4" o clip não acende nunca.

 

 

Quando eu mudar para 125hz posto o resultado.

 

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc ta cortando no player deixa o low pass do modulo todo aberto!, testa mudar o phase para ver se melhora... tenta regular o hi-pass mais ou menos onde de 50hz, vc pode regular com senoide pra descobrir onde corta, mass jamais use senoide em volume alto, vai queimar teu sub... essa tua caixa ta matando o som...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou cortando em 125hz no rádio.. não senti nenhuma diferença.. deixo em 125 ou 160? vou fazer o que o mksound disse e posto os resultados: abrir o low pass todo e regular o hi pass. o que é senoide? (desculpa a ignorância sou novo neste ramo de configuração).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa semana vou comprar a chapa de mdf de 20mm e vou fazer uma caixa com as seguintes especificações: 50cm de altura - 48cm de largura e profundidade de 48cm com 3 dutos de 4" com 6cm cada. de acordo com o site da bravox a caixa ficou com 89.056L. fiz estreita pois pretendo mês que vem comprar outro tornado e já vou deixar outra caixa igualzinha pronta. sendo assim as duas encaixam perfeito na minha mala que é muito grande mas como é sedan é baixa e não entra qualquer caixa.

 

O que acham? vai ficar boa? o que deveria mudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Regulei o low pass todo para a direita o hi pass um pouco a baixo da metade e o rádio cortando em 125hz. ficou um pouco melhor do que estava ontem. o tornado excursiona um pouco. agora acho q só trocando a caixa mesmo né? só estou preocupado com a temperatura do tornado que está muito alto.. o que pode ser? só a caixa pequena? Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu comprar outro tornado posso liga-los em série caindo assim para 2ohms e ligando no meu módulo que tb é de 2 omhs normalmente certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive que mudar o projeto da caixa, vai ficar assim: altura 46cm - profundidade 46cm - largura 50cm total: 81.144L com mdf 2cm e 3 dutos de 4" com 6 cm. assim posso fazer duas destas para dar na mala do meu carro.

 

 

Alguma sugestão? vai ficar bom? abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galeraa preciso de ajuda para a caixa? qual recomendam para graves longos e potentes de baixa frequenciaa?? lembrando que vou fazer duas separadas e elas não pode passar de 1m de largura e 47 cm de altura. a profundidade pode ser qualquer uma. e dutos? quantos e de qual tamanho?

 

 

Obrigado

Editado por João Viellas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procurar ajuda profissional e economizar 2 subs queimados não rola??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala ae galera. Comprei outro tornado. e fiz as duas caixas trapeizodais com 67 litros cada tendo 2 dutos de 4" por 6cm. ( só o duto sem alongar pois só ele já tem 6cm).O rádio deixei o lound off, bass booster 0 na config de subwoofer está level 0 e cortei em 80hz. no módulo o level está acima do meio o hi pass a baixo do meio o low pass no meio e o ganho no meio. não clipa nunca. ficou bem melhor e o sub está batendo bem mais bonito. Alguma opnião para ficar melhor? Obrigado a todos. fiz 2 caixas de mdf 18mm e selei ela toda por dentro e por fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém para me ajudarr?

 

Vlw

 

Po cara, a caixa pros Tornados JBL de 15 polegadas e 1100 wrms, é de 90 Litros pra gravão. A caixa tá errada !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentou usar outra caixa no lugar da sua para se certificar se o problema é realmente a caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...