Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
thinistro

Aumentar bitola da bobina

Recommended Posts

Bom dia galera do forum. Como todos sabem a bobina dos af sao feitos com bitola extremamente fina. Facilitando a queima. Eu trabalho com enrolamento de motores e transformadores, tenho varias bobinadeiras e tal. Sera que aumentando a bitola dos fios, mantendo a impedancia do projeto, e dar um passe ali na ranhura que entra a bobina, sera que funciona? Ou ate mesmo isolar os fios com espaguete classe H, tornando muito dificil de dar um curto entre espiras ou pra massa. Sera que rola? Acredito que eles fazem os fios deste jeito para justamente trocar reparo. alguem da uma luz pra mim começar o projeto rs. Obrigado pela oportunidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aumenta a massa, aumenta a indutância, diminui a sensibilidade e aumenta o Qts do falante.

 

O resultado não é dos melhores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Traduz pra mim amigo... rs quer dizer que nao vai render mais? Sera que alguem ja tentou fazer isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Traduz pra mim amigo... rs quer dizer que nao vai render mais? Sera que alguem ja tentou fazer isso?

 

vc vai diminuir a força mecanica.. e vai tornar o conjunto movel mais pesado..

provavelmente ele soh vai dar algum resultado com altas potencias..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PODE SER QUE tenha que aplicar muito mais potencia para ter o mesmo resultado que tem hoje, tendo uma grande alteração nas características do falante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Traduz pra mim amigo... rs quer dizer que nao vai render mais? Sera que alguem ja tentou fazer isso?

 

Se você quer começar um projeto, então precisa estudar sobre alto-falantes, bobinas, eletromagnetismo...

 

Se tentaram? Claro. Existem falantes pra 2000, 3000 watts no mercado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera do forum. Como todos sabem a bobina dos af sao feitos com bitola extremamente fina. Facilitando a queima. Eu trabalho com enrolamento de motores e transformadores, tenho varias bobinadeiras e tal. Sera que aumentando a bitola dos fios, mantendo a impedancia do projeto, e dar um passe ali na ranhura que entra a bobina, sera que funciona? Ou ate mesmo isolar os fios com espaguete classe H, tornando muito dificil de dar um curto entre espiras ou pra massa. Sera que rola? Acredito que eles fazem os fios deste jeito para justamente trocar reparo. alguem da uma luz pra mim começar o projeto rs. Obrigado pela oportunidade.

 

 

De forma mais resumida, quanto mais mexe mais fede, se o falante é bom, nem mexa, se é ruim vai piorar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você quer começar um projeto, então precisa estudar sobre alto-falantes, bobinas, eletromagnetismo...

 

Se tentaram? Claro. Existem falantes pra 2000, 3000 watts no mercado.

 

Melhor resposta!

 

Afinal: Se pensa em mexer, vai estudar como se faz um falante, o que altera os parametros, PRA QUE SERVE cada parametro, etc!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa tarde , obg pelas respostas ! Atualmente uso 2 jbl 2500 rms, e ja queimaram, eu mesmo fiz 2 reparos identicos aos originais, os doutores da empresa (os caras intendem muito de eletrica e eletromagnetismo) falaram p aumentar a bitola, e deixar mais ou menos o mesmo peso, que nao ira alterar em nada ! Eles disseram que o passe sera minimo, e aplicando 3 x mais potencia nao ira nem esquentar... to pensando seriamente rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra dar passe, tem que desmontar o falante e levar na mãe-de-santo desmagnetizar o conjunto, DESMONTAR o conjunto, descolando a arruela superior, pra poder fazer a usinagem, montar de volta centralizadinho...

 

Ou seja, sai mais barato fazer falantes novos. E não tem como aumentar a bitola mantendo o mesmo peso, a não ser que seja pra reduzir a impedância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eles disseram isso, pq sua bobina ia ficar mais dificil de queimar! Mas o falante ia tocar menos, e perder timbre!

 

 

É o famoso "Lençol curto" kkkkkkkkkkkkkkkk Ia queimar menos... mas ia tocar beem menos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato disseram para diminuir a impedancia para 1 ohms talvez. Acha mesmo que jogando 10.000 wrms em 1 jbl 2500 nao ira render mais do que aplicando os teoricos 5000 w , e tomando muito cuidado , porque o led come solto. Esse senhor ele mesmo montou um gerador em casa, ele faz alteracao e adaptacoes em motores , em quase tudo, e tudo calculado. Ele gosta de som, falou que meu alto falante vai aguentar 10wrms durante horas, e falou que o maximo que pode acontecer e esquentar muito pouco. Ele fez um calculos e disse que colocando em 1,77 hms, ira ficar com o mesmo peso. No caso irei usar os jbl mesmo, por isso to achando que PODE dar certo apesar de desafiar todos os impecilhos. rs obg gente !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato disseram para diminuir a impedancia para 1 ohms talvez. Acha mesmo que jogando 10.000 wrms em 1 jbl 2500 nao ira render mais do que aplicando os teoricos 5000 w , e tomando muito cuidado , porque o led come solto. Esse senhor ele mesmo montou um gerador em casa, ele faz alteracao e adaptacoes em motores , em quase tudo, e tudo calculado. Ele gosta de som, falou que meu alto falante vai aguentar 10wrms durante horas, e falou que o maximo que pode acontecer e esquentar muito pouco. Ele fez um calculos e disse que colocando em 1,77 hms, ira ficar com o mesmo peso. No caso irei usar os jbl mesmo, por isso to achando que PODE dar certo apesar de desafiar todos os impecilhos. rs obg gente !

 

desculpa amigo.. mas nao existe esse milagre..

o fio pode aguentar.. mas dependendo do material usado para fixação do fio (cola) ou ate mesmo se usar fibra ou kapton vai fazer diferença..

sem ser de competição, não lembro de ter visto um falante que aguentasse tanta potencia (continua, de competição é por alguns segundos e só).

outro detalhe é a refrigeração.. precisa ser dimensionada para dissipar todo o calor gerado.. entre muitos outros porens..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Suportar potência não significa tocar mais!

 

 

Se tu quiser, posso fazer um falante que suporte 20.000wrms... mas certamente um de 800wrms vai tocar mais que ele!

 

 

Larga de viagem, bota um reparo original, e toca teu som com moderação! Se quer tocar mais alto, aumenta o equipamento, e não o volume!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justamente Bloom

 

Bobina maior, precisaria de um conjunto magnético mais potente pra manter a sensibilidade, além de vários outros fatores que seriam alterado.

Eu enrolo bobinas pra alto falantes não é de hoje, sei bem os resultados de uma modificação. Claro que tudo vai depender de como se vai usar o falante, o resultado pode ser pra melhor ou pra pior, mas colocar um bobinão pesado num falante com motor fraco não trará benefício algum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato disseram para diminuir a impedancia para 1 ohms talvez. Acha mesmo que jogando 10.000 wrms em 1 jbl 2500 nao ira render mais do que aplicando os teoricos 5000 w , e tomando muito cuidado , porque o led come solto. Esse senhor ele mesmo montou um gerador em casa, ele faz alteracao e adaptacoes em motores , em quase tudo, e tudo calculado. Ele gosta de som, falou que meu alto falante vai aguentar 10wrms durante horas, e falou que o maximo que pode acontecer e esquentar muito pouco. Ele fez um calculos e disse que colocando em 1,77 hms, ira ficar com o mesmo peso. No caso irei usar os jbl mesmo, por isso to achando que PODE dar certo apesar de desafiar todos os impecilhos. rs obg gente !

 

Sinto muito, mas enrolamento de motor elétrico não depende de timbre nem sensibilidade como acontece nos alto falantes, o único fundamento semelhante nos dois é a utilização de energia elétrica e magnetismo, mas o funcionamento em sí é bem diferente.

Como o foi falado aqui, essa modificação no falante é o famoso "Lençol curto", ao cobrir a cabeça, vc descobre os pés.

O falante vai suportar mais potência sim, mas um milímetro que vc abra o gap e coloque uma bobina com mais peso, já perderá uns 30% do rendimento do falante, além de baixar a FS dele ao extremo, Resultado: O falante ficará bobo, perderá os graves firmes e médios, excursionará demasiadamente em altos regimes de potência, o que colocará em fadiga sua suspensão, além de vários outros problemas. Pra não ocorrer isso, você teria que trocar praticamente todo o conjunto motor por um com ferrite maior e redimensionar toda a ferragem à fim de otimizar o campo em cima da bobina maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eee, eu acho que vou esquecer essa ideia, aumentar a ferragem vai ser complicado... pelo menos tem como fazer um reparo mais forte ? obg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eee, eu acho que vou esquecer essa ideia, aumentar a ferragem vai ser complicado... pelo menos tem como fazer um reparo mais forte ? obg

 

A opção seria uma melhora nos materiais da bobina, tipo fio, material da fôrma e adesivos, mas mantendo as características e medidas semelhantes à original.

Me passe o modelo do falante, medidas e se possível fotos do reparo desmontado pra eu dar uma olhada, daí te falo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justamente Bloom

 

Bobina maior, precisaria de um conjunto magnético mais potente pra manter a sensibilidade, além de vários outros fatores que seriam alterado.

Eu enrolo bobinas pra alto falantes não é de hoje, sei bem os resultados de uma modificação. Claro que tudo vai depender de como se vai usar o falante, o resultado pode ser pra melhor ou pra pior, mas colocar um bobinão pesado num falante com motor fraco não trará benefício algum.

 

....e eu acho que foi justamente essa a solução que acharam pro colega! Bobina reforçada, toca menos... mas suporta a potência que ele quer "socar" no falante! Famoso engana-trouxa! rsrsrs o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele fez um calculos e disse que colocando em 1,77 hms, ira ficar com o mesmo peso.

 

E vai perder no BL, que é a força do conjunto...

 

Vai trocar 6 por menos de meia dúzia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...