Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ViTiNhU

[DIY] Mini Trio ABzão - 2xSub+2xMG+1xDR+1ST

Recommended Posts

Fala rapaziada Trio/DIY. Após tantos anos de fórum, mtos sets, sempre incompletos, resolvi montar meu som de ponta a ponta, além da instalação, as caixas também feitas por mim. Meu intuito era de um som misto, mini-mini-mini trio pro churras e usando o SPL pro dia a dia sem nada muito caro. Além de que o topico pode ficar para referencia de quem quer um trio bem light ou pra quem nunca meteu a mão na massa como eu tomar coragem e fazer, parece um bixo de 7 cabeças, mas só precisa de um pouco de paciencia e ter o minimo de noção. Não sei se o tópico pode ficar na area do trio mas gostaria que pelo menos o pessoal do trio desse alguma opiniões do que acham antes de ir pro DIY, só naum adianta mandar eu colocar um woofer pq no momento não dá. Gosto de ouvir minha musica com sub mesmo no dia a dia, e o upgrade naum chega a ser um absurdo, até pq naum to colocando 3922 cornetas e 1800 super tweeter, é só um parzinho : ) e ainda vai ter médio grave.

O carro é pequeno mas é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um. Olhem ai.

 

dsc01696go.jpg

dsc01693e.jpg

 

images.jpg

Carro: Corsa Hatch Premium Preto 1.4 (Tatu bola de jardim kkk)

 

Meus equipamentos atuais são:

Bateria: ACDelco 60Ah

Alternador: 90A

Cabo de 25mm residencial alimentando os 2 amplificadores

HU: Sony XAV-W60 2Din 4.1 (3 pares de RCA Front + Rear + Subwoofer) Cortes de Frequencia: HP e LP (50hz, 60hz, 80hz, 100hz e 120hz)

Amplificadores: 1x Banda Voxer 4.8

1x Buster 3600GL SS1

Kit 2 Vias: 1x Bravox CS60D

Outros: 1x 6x9 Selenium 69QD4TA

Driver: 1x Selenium D250-X

Super Tweeter:1x Selenium ST302

Subwoofer: 2x Bomber Upgrade 12” 350WRMS bobina simples de 4ohms

Caixa do Upgrade:1x 100L brutos e 2 dutos de 4”x29cm, separados (50L+50L)

 

Ainda pretendo:

Trocar a D250-X por uma D200 (O som da D250-X me irrita, quero algo mais suave)

Trocar ST302 por um ST200 (Ainda naum consegui opiniões se é necessário ou não)

Tirar o 6x9 Selenium 69QD4TA (Naum gosto de 6x9, só to com eles pq veio no carro qndo comprei usado)

Bateria Auxiliar de 60A pra mais no porta malas

Distribuidor e porta fusíveis

Utilizar o cabo de 25mm que está alimentando os amplificadores para interligar as baterias e da bateria auxiliar sair 1 cabo de 25mm para o BBuster 3600GL e um de 16mm ou 25mm para o banda 4.8

Comprar 2x 10PW3 ou similar pois tenho um bridge do banda 4.8 pra fazer a ligação, então o limite é 240W a 4ohms para médio grave.

Fonte Automotiva para desencanar e deixar a somzera ligada na tomada (Último item a ser comprado)

 

Ligações:

Banda 4.8: (4x120W a 2ohms/2x240W a 4ohms)

Canal 1 e 2: Kit 2 vias CS60D 4ohms (dia a dia) / Em bridge, Driver 8ohms + ST 8ohms (Trio). Vai ficar chaveado pra facilitar.

Canal 3 e 4: Em bridge, 2x 10PW3 8ohms fechando em 4ohms ou algo similar.

BBuster 3600GL: (4x300W a 2ohms/ 2x 600W a 4ohms)

Canal 1 e 2: Em bridge, 1x Bomber Upgrade 12” 350W bobina simples 4ohms

Canal 3 e 4: Em bridge, 1x Bomber Upgrade 12” 350W bobina simples 4ohms

 

O carro estava assim:

dsc01685vc.jpg

O primeiro Bbuster chegou com defeito e mandei de volta para o Lucas (chapahalls88), que foi muito atencioso e fez a troca. Recomendo a compra com ele, já comprei 2 com ele, só que 1 era pra um amigo meu.

Agora que chegou o BBuster 3600GL funcionando, bonitão, vamos botar a mão na massa.

dsc01662n.jpg

No periodo de espera do bbuster, meu amigo fez o favor de fazer isso em um dos meus upgrades de 12

dsc01704il.jpg

Mas já foi solucionado de acordo com o tópico que tinha criado: http://autoforum.com...howtopic=183578

Agora que está tudo bem, vamos a ferramenta. Comprei uma Serra tico-tico Dewalt DW300 na Dutra Máquinas. Ótima máquina, ajuste angular, corte orbital, led, 7 velocidades, além da marca neh.

dsc01700fh.jpg

Depois da máquina, o projeto feito no Autocad, sim, eu prefiro fazer nele kkk. Na verdade eu peguei as medidas maximas do meu carro onde pudesse colocar a caixa mantendo em torno de 50L para cada sub e ainda sobrar um espaço pra uma bateria auxiliar no porta malas, por isso a caixa é meio alta mas no limite dakele plastico maldito que segura o tampão. O porta-som do corsa, é minusculo!

caixasubwoofercad.jpg

Simulação no WinISD para 1 Upgrade em caixa de 50L, pico de 3.3db a 58Hz e Sintonia de 36Hz. Caixa recomendada pela Bomber e pelos usuários do forum.

50litrosduto300cmsinton.png

De acordo com as contas a caixa ficou com os 49,9L brutos pra cada Sub pois fiz com divisão. Vamos ao material essencial, MADEIRAAAA!!

O rascunho para já trazer a madeira com a maioria dos cortes retos já que ainda naum tenho uma serra circular ou de bancada. A madeira que sobrar fica pra fazer o tampão/caixa pro medio grave.

dsc01710l.jpg

Olha o material ai:

-Chapa de mdf cru 15mm;

-Cola de madeira

-Muitos parafusos. Caixa com 500 na medida 4,0x30

-Esquadro

-Grampo G

-Serra (Tico-tico)

-Lixa

-Lima (Acabamento do carpete)

-Chave philips decente

-Dimmer ou potenciometro (Pra que isso???????) Gambiarra mode on. Coloquei em série com a extensao da furadeira pra transforma-la em parafusadeira kkkk e funciona viu : ) fika a dica. (Faça por sua conta e risco, sempre recomendo utilizar ferramentas adequadas para o fim)

dsc01712oc.jpg

Aproveitei que estava com um tempinho no dia e já fui logo riscando os cortes da madeira.

dsc01714k.jpg

Já já posto as fotos fazendo a caixa.

Editado por ViTiNhU

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está caixa foi com a ajuda do meu amigo Logan. O pai dele também deu uma força lá pra gente.

Vamos ao que interessa.

Primeiro começamos montar a caixa como um lego, fizemos os cortes restantes, menos o fundo, parte de tras da caixa. e montamos para verificar se estava tudo ok?

dsc01716h.jpg

Olha a furadeira na gambiarra mode on, começamos a montagem, basicamente é cola nas juntas e parafuso sem dó. Ainda mais que a minha madeira é de 15mm, então o travamento é importante pra evitar as vibrações.

dsc01717p.jpg

Por outro angulo pra visualizarem melhor o processo, aproveitem que este momento o excesso de cola sai e vc pode espalhar na junta e remover o excesso.

dsc01718dv.jpg

Óh que belezinha, ja tomando forma, vejam que tem que meter cola, lembrem do tempo de escola, quem não cola, não passa na escola.

dsc01719po.jpg

Até aqui foi fácinho, agora vem a parte mais chata, que é o corte chanfrado com a tico-tico, mas tbm num eh nenhum absurdo, eu já tinha até o angulo calculado entaum peguei um pedaço de madeira e fiz o corte pra ver se o angulo tava certinho. Olha uma fotinho ae da gambiarra da furadeira, parafusadeira pipipitchu!!!!

dsc01720z.jpg

Agora com a parte de cima e dalhe parafuso, cola e gambiarra. Atenção: Esta gambiarra foi feita por minha conta e risco, não recomendo. Utilize sempre as ferramentas adequadas hein. : )

dsc01722j.jpg

Caixona prontinha. Para vedação interna, utilizamos a mesma cola com o pó de serra. Funciona muito bem, faça uma pasta até ficar com uma boa consistencia, vai parecer uma argamassa só que mais clarinha.

O mané aqui tirou a foto de tras e num tiro da frente, mas ta ai.

dsc01723zo.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Incarpetei a caixa já e aproveitei um tempinho que sobrou, fiz o suporte dos drivers.

Comprei 2 metros de carpete de uma cor proxima do acabamento do carro e cola de sapateiro.

apliquei a cola na caixa e um pouco no carpete e fui colando aos poucos, base, depois a parte de tras, cima, frente e depois fiz as duas laterais.

Os cortes foram feitos com estilete depois de colado na caixa. Assim não haverá erros. Por fim, passei a lima nos cantos para unir melhor os cantos do carpete.

Não fique com dó, passe bastante cola. Pena que esqueci de tirar as fotos enquanto encarpetava a caixa.

Mas tirei dos suportes, dá pra ter uma noção.

dsc01724ah.jpg

Primeiro fiz na parte da curva

dsc01725d.jpg

Agora tirei o excesso e colei a frente

dsc01726h.jpg

Resultado

D250-X :banghead e ST302

dsc01727ka.jpg

Como está hoje o carro:

dsc01729e.jpg

Aquele espaço ao lado esquerdo no porta malas, é onde ficará uma bateria auxiliar.

Primeiras impressões:

A caixa ficou muito boa, está firme, aparentemente sem vazamentos, o grave interno ficou forte e bem redondo, estes upgrades realmente surpreendem, só num testei ainda pra fora kkk :banghead

Prometo que depois testo em um lugar que naum incomode ninguém.

Tenho que definir o médio grave e fazer um tampão/caixa.

Espero que gostem ai.

Abração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo DIY o trampo ficou muito bom; Gostei da ideia da furadeira hehehheheh eu usava uma 220 ligada em 110 pra fazer esse serviço;

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ficando show , tbm to afim de fazer um mini trio

 

as suas impressoes com os upgrades podem me ajudar ein!!

 

e depois manda uns videos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw galera, farei em breve videos do upgrade tocando pra dentro e pra fora, e ai falo minhas impressões.

Ja tinha rascunhado o tampao/caixa semana passada. Não são as medidas definitivas mas só pra terem a ideia do que eu quero fazer. Com as medidas a caixa do mg vai fikar mais baixa e mais cumprida pra frente, provavelmente fique quadrada se o volume for suficiente. Só naum quero perder minha visão total. Nada de camera de ré, gosto de olhar no retrovisor dirigindo mesmo, costume. Neste rascunho, a caixa cobre um pouco menos que a metade da visão do vidro traseiro.

caixamgcad.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se arrancasse o tampão e fizesse a caixa de médios em cima da dos subs?

Ficaria mais baixa.!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela caixa, muito bem acabada.

 

Depois se tiver como joga um jet preto no fundo da caixa e nos dutos.

 

"Gambi" da furadeira show de bola, depois da a planta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se arrancasse o tampão e fizesse a caixa de médios em cima da dos subs?

Ficaria mais baixa.!

 

É isso mesmo que vou fazer, acho q naum ta tão claro no desenho pq eu deixei um espaço entre um e outro mas na verdade naum existe tanto espaço assim e também naum fiz o chanfro do plastico no desenho, mas estava esperando finalizar a caixa pra poder medir, provavelmente a caixa vai descer mais uns centimetros. O nível do tampão em cima é elevado em relação ao encaixe dele. Olha nessa foto o plastico que apoia o tampão:

dsc01687jp.jpg

Aquele degrau no plastico é a altura da elevação do tampão original. Tem uns 3cm ali, mas uns 4cm de altura do plastico até a parte de baixo e ainda tem mais 1 ou 2 cm de diferença entre o chanfrado do plastico. A caixa encaixa perfeitamente na quina mais baixa do plastico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal parabéns ! No ST, pega logo um ST400 tem mais qualidade !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela caixa, muito bem acabada.

 

Depois se tiver como joga um jet preto no fundo da caixa e nos dutos.

 

"Gambi" da furadeira show de bola, depois da a planta...

 

Na verdade ainda naum pintei pq esqueci de pegar o spray preto com um amigo meu, num vo comprar uma lata pra pintar só os dutos, mas mto bem lembrado, vlw!

 

Legal parabéns ! No ST, pega logo um ST400 tem mais qualidade !

 

Um ST400 naum é muito pra uma D200? Eu vou vender/trocar essa D250-X, grita muito. Gosto de algo mais suave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra quem quer o esquema da gambiarra ta ai. Quando eu faço eu testo direitinho pra ver se naum da problema.

OBS. Faça por sua conta e risco. Não me responsabilizo pelo resultado. Se não tiver conhecimento minimo em elétrica não arrisque. Efetuei testes antes de utilizar, verifiquei se os fios e o dimmer não estavam esquentando, isolei devidamente os fios e ainda liguei na saida de um disjuntor pra que se algo acontecesse, entrasse em proteção. Recomendo utilizar sempre as ferramentas de forma correta.

 

esquemagambiarra.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom, esta de parabéns agora os médio graves quando for fazer a caixa procura uma maneira que quando estiver tocando pra fora ele fica com os cone de frente e não apontado pra lua.ok

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom, esta de parabéns agora os médio graves quando for fazer a caixa procura uma maneira que quando estiver tocando pra fora ele fica com os cone de frente e não apontado pra lua.ok

 

Obrigado, ok, na verdade ali é a posição que vai ficar no dia a dia pra naum atrapalhar minha visao, mas pra ouvir pra fora a caixa vai deitar, no desenho tem uma base embaixo dela pra colocar umas dobradiças, vo tentar um esquema de levantar a mala e levantar a caixa, mais preciso bolar um contra peso, um reforço grande na corda, quem sabe até um cabinho de aço kkk. enfim, num sei se to viajando mais eu gosto de tentar antes de dizer que naum dá kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc q eh criativo, pode fazer uma caixa de médio igual ao do user anjonegro p n perder a visão.

http://autoforum.com...pic=110923&st=0

 

Mto legal esse projeto do anjonegro, gostei dakele motor pra levantar a caixa. Meu porta malas é bem menor que o do astra, mas vo tentar fazer o melhor na medida do possivel. vlw pela dica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tocar o som com o carro ligado de boa,por experiencia propria o BB3600 é otimo mas COME,ENGOLE muita bateria o bicho é fo**,se fosse voce adicionaria uma de 100ah,mas se a grana tiver curta coloca essa mesmo e ve como se comporta ;D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tocar o som com o carro ligado de boa,por experiencia propria o BB3600 é otimo mas COME,ENGOLE muita bateria o bicho é fo**,se fosse voce adicionaria uma de 100ah,mas se a grana tiver curta coloca essa mesmo e ve como se comporta ;D

 

Eh, provavelmente vou tocar com o carro ligado mesmo e quando eu encontrar uma boa oportunidade pego uma bateria auxiliar que caiba no bolso, melhor investir menos em bateria e mais em uma fonte.vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh, provavelmente vou tocar com o carro ligado mesmo e quando eu encontrar uma boa oportunidade pego uma bateria auxiliar que caiba no bolso, melhor investir menos em bateria e mais em uma fonte.vlw!

 

Sim sim,mas fonte da voltagem e nao amperagem,bateria nunca é demais ;/ infelizmente né

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim sim,mas fonte da voltagem e nao amperagem,bateria nunca é demais ;/ infelizmente né

 

Duas baterias de 60A = 120A + fonte acho que ja é suficiente. Eu espero que seja kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show hein cara, parafusadeira ROX, eu to montando meu tbm, vou colocar 4 upgrade de 10" hehehe sera q vai bater legal?

ia por 2 de 12 mas sempre quis 4 entao vou nos de 10 mesmo....

parabens ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show hein cara, parafusadeira ROX, eu to montando meu tbm, vou colocar 4 upgrade de 10" hehehe sera q vai bater legal?

ia por 2 de 12 mas sempre quis 4 entao vou nos de 10 mesmo....

parabens ai.

Obrigado! Seu set vai fikar estupido! Boa sorte e posta ae quando tiver pronto.Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoa, estou para ir na santa ifigenia aqui em São Paulo para comprar meus 2x 10pw3 pra tocar junto com meus 2x upgrade. Só que estava pesquisando aqui nos sites, mercado livre e afins e já está em falta ou esta sendo substituido pelo novo 10pw7 assim como discutido no topico http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=182247. Não queria comprar pela internet pois além de ter a surpresa de chegar um 10pw7, tem o risco de danificar no transporte, fora o frete que encarece. Dei uma simulada e realmente não tem a mesma resposta, ao menos no Winisd naum. Tem menor SPL, desce um pokinho mais mas tem menor ganho de 100hz pra cima. Se eu naum achar, o que eu faço? Compro esse 10pw7 mesmo ou tento pegar outro woofer? A caixa que to pra fazer será selada com de 36L a 40L pros 2, sem divisoria, naum mais que isso por razões de espaço. Por isso ia utiliza-los. Pessoal de São Paulo, tem comprado onde os 10pw3?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...