Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guto-Black belt

Posicionamento de Tweeters..

Recommended Posts

Ué em alta fidelidade não tem gosto pessoal?

 

Então porque diabos os fabricantes (TOPS) fabricam tweeters (por exemplo) com características diferentes, como por exemplo, soft dome e hard dome em drivers de referência?

 

Legal, um exemplo entaum eu gosto de excesso de graves, dai eu tenho tudo top hi-fi, mas com excesso de graves pq eu gosto, isso é alta fidelidade onde?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer com meu comentário:

 

 

Não sou músico, não entendo grande coisa de instrumentos. Mas já ouvi alguns ao vivo, que soaram um pouco agressivos, bem pouco, mas ainda agradáveis. Eu não consigo imaginar um tweeter morel ou DLS tocando daquele jeito.

Então Luciano...É aí que entra um processo bem complicado de gravação.

 

Um microfone, um compressor, um plug-in, a Daw onde roda o plug in tem sua assinatura sônica e ainda por cima tem o engenheiro de mixagem que vai fuçar em tudo pra entregar pra outro cara, o engenheiro de masterização, que vai fuçar mais ainda no que o outro cara mexeu, comprimir o sinal pra aumentar o volume e mandar pro Cd...

 

Então raramente (muito mas muito raramente) você vai ouvir no cd o que você ouviu ao vivo, acho em poucas gravações audófilas como as da Decca (usando uma configuração de microfones em "Decca-tree, que consiste em 3 microfones idênticos formando uma "árvore" sobre a orquestra), imagina essa cadeia toda acima passando por outra cadeia, Hu, cabos, amps, cabos e drivers...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, um exemplo entaum eu gosto de excesso de graves, dai eu tenho tudo top hi-fi, mas com excesso de graves pq eu gosto, isso é alta fidelidade onde?

Em nenhum momento eu me referi a excessos. E sim em assinatura sônica mais agressiva ou suave!

 

Tocando equilibradamente, não vejo motivos pra um lado mais smooth foder com tudo, como da mesma maneira um toque agressivo estragar tudo. Tudo tem limite, e excessos são limites pra alta fidelidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Luciano...É aí que entra um processo bem complicado de gravação.

 

Um microfone, um compressor, um plug-in, a Daw onde roda o plug in tem sua assinatura sônica e ainda por cima tem o engenheiro de mixagem que vai fuçar em tudo pra entregar pra outro cara, o engenheiro de masterização, que vai fuçar mais ainda no que o outro cara mexeu, comprimir o sinal pra aumentar o volume e mandar pro Cd...

 

Então raramente (muito mas muito raramente) você vai ouvir no cd o que você ouviu ao vivo, acho em poucas gravações audófilas como as da Decca (usando uma configuração de microfones em "Decca-tree, que consiste em 3 microfones idênticos formando uma "árvore" sobre a orquestra), imagina essa cadeia toda acima passando por outra cadeia, Hu, cabos, amps, cabos e drivers...

Então Luciano...É aí que entra um processo bem complicado de gravação.

 

Um microfone, um compressor, um plug-in, a Daw onde roda o plug in tem sua assinatura sônica e ainda por cima tem o engenheiro de mixagem que vai fuçar em tudo pra entregar pra outro cara, o engenheiro de masterização, que vai fuçar mais ainda no que o outro cara mexeu, comprimir o sinal pra aumentar o volume e mandar pro Cd...

 

Então raramente (muito mas muito raramente) você vai ouvir no cd o que você ouviu ao vivo, acho em poucas gravações audófilas como as da Decca (usando uma configuração de microfones em "Decca-tree, que consiste em 3 microfones idênticos formando uma "árvore" sobre a orquestra), imagina essa cadeia toda acima passando por outra cadeia, Hu, cabos, amps, cabos e drivers...

 

Tá, mas se tivéssemos esse instrumento pouco agressivo, bem gravado como essas raras gravações da Decca, tocando num sistema top de linha com tweeters DLS Scandinavia ou morel supreme. Será que vai ter esse toque de agressividade?

 

Foi o que eu disse que gostaria de ter a chance de testar, mas não sei quais são minhas chances reais. Até pq eu teria que conhecer a assinatura daquele instrumento especificamente (marca e modelo iguais).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá, mas se tivéssemos esse instrumento pouco agressivo, bem gravado como essas raras gravações da Decca, tocando num sistema top de linha com tweeters DLS Scandinavia ou morel supreme. Será que vai ter esse toque de agressividade?

 

Foi o que eu disse que gostaria de ter a chance de testar, mas não sei quais são minhas chances reais. Até pq eu teria que conhecer a assinatura daquele instrumento especificamente (marca e modelo iguais).

Seria um teste bacana...Mas aposto uma queijadinha que soaria agressivo também!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um esclarecimento: posicionamento se refere ao local da instalação do tweeter (em cima do painel, nas colunas, junto aos retrovisores, nas portas, nos pezinhos). Se está on ou off axis é uma questão de direcionamento em relação ao ponto de referência (seja o ouvinte ou o centro do carro).

Eu, particularmente, prefiro instalados junto ao retrovisor, quase colados nos vidros laterais (palco mais largo) e variar em torno de "esquerdo off e direito on" deixando simétricos, ou seja: o esquerdo on-axis pro ouvido esquerdo do carona e o direito on-axis pro ouvido direito do motorista. Perde-se um pouquinho de um lado e ganha-se em estética.

 

Foi assim que obtive os resultados mais interessantes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um esclarecimento: posicionamento se refere ao local da instalação do tweeter (em cima do painel, nas colunas, junto aos retrovisores, nas portas, nos pezinhos). Se está on ou off axis é uma questão de direcionamento em relação ao ponto de referência (seja o ouvinte ou o centro do carro).

Eu, particularmente, prefiro instalados junto ao retrovisor, quase colados nos vidros laterais (palco mais largo) e variar em torno de "esquerdo off e direito on" deixando simétricos, ou seja: o esquerdo on-axis pro ouvido esquerdo do carona e o direito on-axis pro ouvido direito do motorista. Perde-se um pouquinho de um lado e ganha-se em estética.

 

Foi assim que obtive os resultados mais interessantes...

 

Olha quem apareceu!!!

 

A gente acaba chamando tudo de posicionamento, por vício mesmo. É claro que posicionamento e direcionamento são coisas bem distintas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um esclarecimento: posicionamento se refere ao local da instalação do tweeter (em cima do painel, nas colunas, junto aos retrovisores, nas portas, nos pezinhos). Se está on ou off axis é uma questão de direcionamento em relação ao ponto de referência (seja o ouvinte ou o centro do carro).

Eu, particularmente, prefiro instalados junto ao retrovisor, quase colados nos vidros laterais (palco mais largo) e variar em torno de "esquerdo off e direito on" deixando simétricos, ou seja: o esquerdo on-axis pro ouvido esquerdo do carona e o direito on-axis pro ouvido direito do motorista. Perde-se um pouquinho de um lado e ganha-se em estética.

 

Foi assim que obtive os resultados mais interessantes...

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus tweeters de referência foram os da morel, já tive, elate MT-23, supremo(apenas testes) e supremo piccolo(foi o que fiquei mais tempo).

Com tweters gostei da totalmente direcionados para o motorista e o posicionamento pela facilidade sempre os coloquei na base do retrovisor, pois a peça de acabamento é facilmente construída e barata de se comprar.

 

Minha posição ao dirigir é bem afastada do volante, então sinto o som vindo da frente do carro, pois os tweeters ficam angulados levemente para trás.

 

att,

marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que varia de carro pra carro, o mesmo tweeter em carros distintos podem soar diferente, principalmente alterando a eletronica e o cabeamento!

Mas a propria construção do tweeter define muita coisa:

- Os de seda tendem a ser mais suaves pela deformação que o material sofre durante a vibração.

- Os de metal pela maior rigidez provavelmente serão mais precisos, porém tendem a ser mais agressivos.

Ai que a eletronica conta, vc tem q compensar isto pra soar mais agradável...

Uma solução:

- Os de Metal ligar off-axis

- Os de Seda ligar on-axis

Ajuda, mas não sana todos os problemas, pois ai vem os cancelamentos, dificuldade de posicionamento do palco etc

Portanto vale apena realizar testes antes de instalar definitivamente...

Estou com dois sets um DLS iridium (Principal) e um Audison voce (Secundário) e estou satisfeito com satisfeito com ambos... Na hora da escolha do kit o critério principal era nao ser metalizado, pois em alto volume incomoda bastante...

Mas caso pegasse um focal, que era a idéia inicial antes de comprar o Audison, eu provavelmente iria instalar off!

 

Edit: Pequenos ajustes de português e concordância.

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus tweeters de referência foram os da morel, já tive, elate MT-23, supremo(apenas testes) e supremo piccolo(foi o que fiquei mais tempo).

Com tweters gostei da totalmente direcionados para o motorista e o posicionamento pela facilidade sempre os coloquei na base do retrovisor, pois a peça de acabamento é facilmente construída e barata de se comprar.

 

Minha posição ao dirigir é bem afastada do volante, então sinto o som vindo da frente do carro, pois os tweeters ficam angulados levemente para trás.

 

att,

marcelo

 

Pois é, eu já prefiro mesclar as marcas pra num viciar os ouvidos e ter um parâmetro de referência bom...

E bom até pra ampliar o leque de conhecimento!

Eu to fazendo testes com sub...

Possuo pra teste Crossfire, Eclipse, Diamond e Focal...

Ja ouvi sets com Hertz, JL, Morel, ARC e por ai vai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...