Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
goletadomal

Baterias Auxiliares - Qual a ligação correta e segura?

Recommended Posts

Boa noite amigos do Autoforum.

 

Estou com um projeto de som que precisará de mais ou menos 300A de bateria.

Gostaria de saber qual a forma correta e segura de ligar as mesmas , visto que um conhecido passou a sentir cheiro de queimado (inclusive fumaçando a fiação original do carro) logo após ligar 200A de baterias em seu carro.

Sei que este assunto já foi debatido por aqui, porém nunca houve um consenso sobre qual seria a forma correta e mais segura, portanto decidi abrir este tópico.

Espero bom senso por parte da moderação.

Editado por goletadomal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para constar:

 

A ligação do carro do meu amigo foi a mais comum possível:

 

Positivo ligado ao positivo com cabo de 50mm² e negativo aterrado a lataria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um detalhe importante que muita gente esquece é o fusível.. quem sabe assim nao aconteceria o que aconteceu com seu amigo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

curto só pode, sei la né, mas a forma correta é positivo/positivo, negativo/negativo/terra não tem erro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

curto só pode, sei la né, mas a forma correta é positivo/positivo, negativo/negativo/terra não tem erro

 

E um fusível ou disjuntor em cada borne de bateria! Só a do capô que vc pode deixar direto (a fiação que vai pro motor/original do carro). Mas o fio que vai da original pra mala, fuse/disjuntor tb!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal, se eu usar uma bateria para o som, e deixar uma fonte de pc "c3 tech dsa 500ve" para deixar junto com ah bateria da certo?

Editado por LuKInHaa1997

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fusivel tem que ter capacidade pouco inferior a bateria. Se a bateria tiver 90 o fusivel tem que ter o mais proximo possivel, só que abaixo (80A por exemplo). Caso contrario, se um cabo tocar a lataria por acidente e o fusivel for de maior capacidade, possivelmente nao irá romper. Se tiver duas baterias, um fuse para cada uma no polo positvo em até 30cm de distancia do mesmo. Terra ou negativo nao precisa de fuse.

Lembre-se que fusiveis e disjuntores são para proteger a fiação, e não o som. Se não houver fusivel e ocorrer um curto circuito com essa capacidade de corrente em DC, um incendio ocorrerá colocando em risco a segurança de todos, além do prejuízo material.

 

Segurança acima de tudo!

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fusivel tem que ter capacidade pouco inferior a bateria. Se a bateria tiver 90 o fusivel tem que ter o mais proximo possivel, só que abaixo (80A por exemplo). Caso contrario, se um cabo tocar a lataria por acidente e o fusivel for de maior capacidade, possivelmente nao irá romper. Se tiver duas baterias, um fuse para cada uma no polo positvo em até 30cm de distancia do mesmo. Terra ou negativo nao precisa de fuse.

Lembre-se que fusiveis e disjuntores são para proteger a fiação, e não o som. Se não houver fusivel e ocorrer um curto circuito com essa capacidade de corrente em DC, um incendio ocorrerá colocando em risco a segurança de todos, além do prejuízo material.

 

Segurança acima de tudo!

 

Abraços.

 

Discordo em relação ao fusível.

Em um bateria de 90AH por exemplo, a corrente em um curto-circuito pode passar fácil do dobro disso, o que seria muito maior que a corrente de partida.

Pode colocar um fusível maior que a capacidade nominal da bateria sem problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo em relação ao fusível.

Em um bateria de 90AH por exemplo, a corrente em um curto-circuito pode passar fácil do dobro disso, o que seria muito maior que a corrente de partida.

Pode colocar um fusível maior que a capacidade nominal da bateria sem problemas.

Concordo,

Eu usaria um fator se segurança de 120~140%

se a bateria tem 100A, um disjuntor de 140A (140%), lembrando que durante a utilização temos picos, baterias especificas para som automotivo podem aguentar até 3x ou mais a corrente nominal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...