Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Ainda não comprei os cabos. Tava pensando em comprar os dos falantes em casa de elétrica residencial, não seria o melhor ? Alimentação vou fazer toda com cabos de elétrica de 35 mm , acho que é suficiente, pra ligar módulos e baterias não é ?

Só não sei quais terminais usar, não sei qual são os melhores, me dão uma luz quanto a isso ai hehe.

Editado por Giovani A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa pode sim usar residencial , só é ruim porque são bem ruims para manuzear mais vai de boa , usei por muito tempo.

 

BAT Cofre para as auxiliar e das auxiliar para o Sd5000 use 35mm 750v " não compre o 1000v pois é muito duro" , Sd1500 e P.one 25mm 750v ,

 

Pucha todos os negativos direto da bateria auxiliar para os amplificadores e um cabo 35mm do negativo da auxiliar aterrado na lata "parafuso do cinto ou do banco é bom, mais tem que lixar a tinta até ficar na lata crua" .

 

Terminais é so pedir TERMINAL DE PRESSÃO "igual esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454074700-terminal-de-presso-para-cabo-120-mm-_JM " ,tem em toda loja de material eletrico , pois como voce não tem um alicate para prensar o do tipo olhal de inox não fica bem fixado e não pode usar solda.

 

ATENÇÃO nunca use solda "estanho" em nenhum cabo de energia isso pode causar mau contato e cria resistencia o que prejudica a passagem de energia.

 

Para fazer o acabamento pode comprar o Conduite corrugado preto , fica bem bonito e protege os cabos.

 

 

Para os af vai usar Cabo PP. " pode pedir assim na loja que eles entendem"

 

SDS2.7 , Cabo PP 2x 6mm "vai um para cada AF" ou PP 4x 6mm que ai ja serve para os 2 afs e fica mais organizado. "cabo PP é aquele com os cabos dentro de uma mangueira de borracha preta"

 

Medios , pode usar Cabo PP 4x 3 ou 4mm que ta bom .

 

Driver e St pode Usar 2 cabos PP 4x 2.5 ou 3mm que ta bom.

 

"se não achar o PP pode usar o chamado paralelo que é aquele fio duplo simples , ai é so comprar conduite corrugado para proteção e acabamento"

 

Segue um link para vocer ver como é o Cabo PP http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450979870-cabo-speaker-comando-pp-4x250mm-extra-flexivel-p-caixas-_JM

 

Sempre usar fios individuais para cada Af , driver e ST , mesmo que seja ligado em paralelo ou serie, o certo é fazer as ligações em paralelo ou seria na entrada do amplifcador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Artsompb, qual a espessura do cabo que você indica pra ligar a bateria do carro 60amp na auxiliar de 150amp?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais grosso melhor , mais apartir de 21mm ja vai de boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cabeamento de força eu prefiro nivelar por cima, ou seja se algum amp do sistema exigir 35mm então é preferível utilizar em todas ligações entre baterias e amp o de 35mm, exceto naqueles que por ventura não aceitem essa bitola dai pode usar um menor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais considerando que somando o alternador mais bateria do uno a corrente nunca vai passar dos 80-120a o 21mm vai tranquilamente sem medo de ser feliz , mais como falei quanto mais grosso melhor .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta e os terminais pra mim fazer uma caixa digamos que removível tem algum bom pra isso ou não é recomendado fazer elas serem removíveis ?

 

Arthur eu comprei o SD 8k e um SD 2.5K , não faz diferença quanto aos cabos ?

Queria fazer em todas caixas assim que possam ser removíveis pois é melhor caso queira tirar né. Disjuntor também seria uma boa colocar pelo menos um pra cada módulo não ?

De começo vou usar duas baterias de 180 AH mais a fonte TA-100 AH, creio que irá ficar fraco mas não pretendo tocar por horas e horas.

Vou esconder tudo com o corrugado Arthur até porque só tenho como passar os cabos por debaixo da caçamba e ai vão subir por dentro da lata e sair em dois furos que tem na caçamba bem em cima, um lado vou deixar pra alimentação das baterias e outro lado vai ser só os cabos dos falantes. Então vou protege-los bem pra não dar problemas e os cabos ficarem em bom estado.

 

Como não vou usar ST posso pedir um cabo diferente só para os drivers ou tem que ser o mesmo ?

 

Bah to só por receber os módulos e executar de uma vez esse projeto ali na caçamba hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é trio na fiação dos falantes é melhor usar cabo pp como artsom disse, tem de 2 vias tbm e mais fino ai vc pode pegar um mais fino com menos vias pra os drivers de acordo com o projeto, aqui geralmente a galera usa um cabo PP pra o grave de 2 vias e mais grosso ou então 4 vias mais fino quando não encontra a venda o de 2 vias mais grosso, e outro cabo PP mais fino pra parte do médio, e outro pro médio e outro pro agudo, no seu caso que deve ser TI um cabo pp de 4 vias resolve pq dai vc usa uma via pro médio grave e outra pros drivers isso se for ligar num bridge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ficar prático, eu indicaria o que o cara fez aqui na caixa dele. Eu já tenho esse tipo e fica legal.

 

 

Ele montou um rebaixo, ou seja, um buraco no painel traseira (Figura 13) e atrás do buraco pregamos um pedaço de madeira para colocar o painel com o speakon

http://dicasdozebio....na-mas-decente/

 

A aparência fica igual à Figura 9 e montagem na Figura 25

 

Vê como são as coisas, pesquisei para ajudar e acabei encontrando um página bem interessante( vejam as referências no rodapé do link citado).

 

Os conectores no mínimo os modelos speakon santo angelo ou speakon neutrik (mais caro, mas são melhores).

 

Para montagem dos falantes nas caixas, compre porca-garra 3/16 e evidentemente os respectivos parafusos (aqui na minha cidade eu não acho nem a pau porca-garra 3/16) e inclusive vou até pedir para algum colega comprar e mandar para mim.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terminal para essa potencia toda ,acho que Speakon de boa qualidade da marca santo angelo vai tranquilo , pesquisa no google ai que vai ver ele ..

 

Disjuntor para a Sd8k complica eu só conheço até 250a e para a SD8k precisa de um de 800a , eu usaria só um na bateria do cofre para desligar quando for usar o som não ter perigo de ficar sem bateria para dar partida, o resto faz uma instalção bem feita que não tem bronca.

 

E comprou a Sd8k foi ?? vixx então esquece , tem que ser 50mm para a SD8k, 35mm para o 2.5k e 25mm para o P.one

 

Cara vou te falar uma coisa , é melhor achar um lugar da cabine para a caçamba que o cabo entre os amplificadores e a bateria fique á no maximo 1metro dos amplificadores "os amps vão ficar atras do banco neh ?" , mesmo que precise furar é o jeito , só colocar um passa fio de borracha que custa 3reau para dar acabamento, se não o cabo vai ficar muito grande da bateria para os amplificadores e isso prejudica MUITO o rendimento , ou coloca as baterias tambem atras do banco.

 

Cabos passando por debaixo do carro não rola mesmo , nem adianta, da para fazer , mais eu não recomendo e ja aviso vai ficar ruim.

 

Lembre de fazer um rack de madeira para colocar atras do banco para servir de suporte para parafusar os amplificadores , fonte , crossover e etc.

 

Perai , como é ?????????? voce não vai usar Tweter ?? SERIO ? nem rola mano , pode colocar pelo menos um par de St200 ou st400 pra ficar TOP ai do contrario vai estragar o som. .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxa vida eu não queria mesmo furar minha gabine, vou ter que ver o que fazer então. Mas acho que daria 1,5 m de cabo dos módulos pras baterias.

 

Comprei a SD 8 k sim então vou ter que comprar esses cabos de 50 mm também.

 

Já tenho o rack do meu som atual, só vou colocar mais uma parte pra colocar os outros módulos pois o crossover eu não vou colocar agora porque a grana ficou curta.

 

É que falaram aqui mesmo que com esse driver não precisa colocar ST que ele faz o som dos dois, agora se tiver que colocar também vou colocar mais tarde porque a grana ficou curta mesmo rsrsrs.

No mais vou começar a instalação assim que os módulos chegarem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabos passando por debaixo do carro não rola mesmo , nem adianta, da para fazer , mais eu não recomendo e ja aviso vai ficar ruim.

 

Qual impedimento se bem feito? Acho que rola sim tudo bem pode até ficar muito comprido, mas pra isso basta dimensionar os cabos de acordo com o comprimento, passar um entre as baterias e das bateria auxiliar usar um distribuidor ou algo do tipo pra ir dividindo pros amps. O lance é se for passar por baixo fixar muito bem os cabos e proteger com aquele enrugado igual na instalação original, até pq em picapes como D20 e F1000 geralmente o chicote principal do carro passa por baixo junto a longarina do chassi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual impedimento se bem feito? Acho que rola sim tudo bem pode até ficar muito comprido, mas pra isso basta dimensionar os cabos de acordo com o comprimento, passar um entre as baterias e das bateria auxiliar usar um distribuidor ou algo do tipo pra ir dividindo pros amps. O lance é se for passar por baixo fixar muito bem os cabos e proteger com aquele enrugado igual na instalação original, até pq em picapes como D20 e F1000 geralmente o chicote principal do carro passa por baixo junto a longarina do chassi.

Isso mesmo , o Chicote original é por ai mesmo e a distância entre onde vai ficar os Ampli's e a caçamba é só o trabalho do fio descer dos Ampli's e subir na caçamba, no máximo dos máximos 1,5 m de distância, com um cabo grosso acho que não tem muita perda não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem se for apenas 1,5 não tem nenhum problema pode usar os cabos que falei , passa o corrugado e prende ele firme com aqueles enforca gato "cinta de nylon", é que fiz isso numa fontier e foi quase 4 metros de cabo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que falaram aqui mesmo que com esse driver não precisa colocar ST que ele faz o som dos dois, agora se tiver que colocar também vou colocar mais tarde porque a grana ficou curta mesmo rsrsrs.

No mais vou começar a instalação assim que os módulos chegarem.

 

Como falei agora na MP , tem que usar sim , a D405 é um driver fenolico e precisa sim de twiter , que te passou essa informaçãou passou errado , ou voce confundiu com driver de titantio .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A F1000 é cheia de buraquinhos disponiveis pra saida de cabos embaixo dela. Entao vai dar certinho a pouca distancia de cabos. Assim, vou fazer as caixas dos médios com as cornetas e os twetters juntos. vou fazer uma caixa bacana que comsiga usar tanto de capota fechada e capota aberta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dependendo dos preços , da uma olhada nos cabos Technoise , coisa fina por preço acessivel e muito mais maleavel para trabalhar , os rca da linha cz e tz custam barato é são muito boms "coisa fina ,top"

 

Uso e recomendo de olhos fechados .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TODOS , rca ,alimentação e espeaker .

 

O 2x3mm da tecnhoise é mais grosso que o corfio 5mm residencial [""] .

 

Tenho 6 metros guardados aqui só esperando a hora, mais no trio ja ta bem servido , vou usar no SQPL interno que preciso urgente .."to sem nada de som interno" <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa fugir do assunto do tópico mas é que fiquei mto contente com as medidas da caçamba que tu passou, a algum tempo atrás queria muito ter uma F1000 desse modelo, hoje em dia estou mais pra Silverado, como sei que a Silver tem 22cm à mais de largura externa, se tiver 22cm à mais de largura na parte interna da caçamba vão ser 188cm.

E 188/4 são 47cm, tô aqui pensando em 4x18" na altura da caçamba visssh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem se anime , na silverado não cabe 4x18 ... ja montei 4x 15 e não me lembro de sobrar espaço.

 

Fora que da ponta para a caixa de roda é pequeno o espaço , o que limita o tipo de caixa "sei dos seus planos malako"hehhe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas eu passei a medida interna da caçamba, 166 é da borda INTERNA até a outra borda INTERNA . externa a caçamba total deve ter uns 180 se não me engano, porque a caçamba da F1000 é uma das maiores que existe no mercado nacional. Se for fazer as contas, pelos meus eros o diametro dele na caixa é de 42 cm e 42*4 são 168 cm. Até daria pra colocar mas teria que ganhar litragem na profundidade pra tirar da largura, mesmo assim teria que modificar as caixas das que iriam nas pontas pra fazer digamos que um X com eles não é ? De um jeito ou de outro eu acho que cabe porque a caçamba é enorme,vou colocar minha caixa dos 2 de 18 e vai sobrar uns 70 cm pela parte interna de cada lado, vai dar pra fazer os médios e colocar as baterias ainda.

 

A e eu busquei diminuir altura da minha caixa, e ganhei na largura, portanto da pra ganhar na profundidade.

Editado por Giovani A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou procurar a fonte, lá tinha as seguintes medidas, F1000 Largura(sem retrovisor) 200mm, Silverado 222mm, snmg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que Af 18" tem 45,7cm de diametro externo "a borda de aluminio", daria 181,4cm um colado no outro lado a lado.

 

Teria que no minimo ter 182cm ,e ainda ia dar um tampinho legal.

 

amanhã eu vejo quanto tem a minha F250 , é bem grandinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico já que quero montar algo parecido, será q cabe dois eros e18 2.7k de 18" na mala de um palio fire 2007 ? a caixa gostaria de dutada tbm com a resposta mais plana possivel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...