Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
spnSpawn*

No meu caso é melhor Pioneer 304 ou 309?

Recommended Posts

Bom amigos, o novo 304 está aí, muitas lojas já o têm à venda e etc. Ele aparenta ser mais compacto que o sucessor 309 e a Pioneer recomenda a mesma caixa. Ou seja: uma mesma caixa terá uma litragem final um pouco maior utilizando o 304 do que o 309.

 

Nunca vi um 304 tocando ainda, nem sei portanto como ele tá e tal. Mas de fato achei ele MUITO mais bonito que o 309, rs. Tô querendo montar uma caixa básica pra mim com um sub e um módulo apenas pra encorpar o som do carro, coisa básica, pra tocar com 2 pares de coaxiais bravox. O projeto inicial era:

 

- Pioneer 309D4+4 400w 94dB

 

- SounDigital SD250.1D

 

Eu montaria isso numa caixa de 50L internos, com um duto de 30cm. Gosto de graves profundos, subgrave e blábláblá.

 

Mas agora eu fiquei realmente em dúvida do qual falante usar... o novo 304 tem apenas 300w mas tem 95dB de sensibilidade (isso renderia um total de 119,7dB de SPL com 300w FIXOS aplicados). Já é comprovado de fato que o SD250 tanto stereo como mono mandam bem mais de 300w a 14v, portanto o sub iria trabalhar no limite, afinal essa é a potência máxima dele. Dependendo do ganho do módulo eu ia mandar até mais potência pra ele poderia queimá-lo ou excursioanr demais. Já se eu pegar o 309 que tem 94dB de sensibilidade, com os mesmos 300w aplicados renderia 118,7dB de SPL, porém com uma margem de 1/4 da potência de segurança (mandando apenas 300w pra um falante de 400w. Ou seja: sem distorção esse sub ia durar pra sempre).

 

Aí fica minha dúvida: levando em vista o meu projeto (caixa e módulo, 4 coaxiais pra fazer as vozes e os agudos) o que vocês me recomendam?! Ir de 304 com uma aparência muito mais bonita e trabalhar com um pouquinho mais de SPL até 300w porém com o sub no limite ou ir de 309, ter um pouco menos de SPL até 300w e ter uma boa margem de segurança pro falante?

 

OBS 1: O 309 a 330w (que é o que o SD250 vai mandar a um pouquinho mais de 14v) vai rendar 119dB de SPL também.

 

OBS 2: Levar em conta o custo x benefício. No paraguai consegue-se um 309 por R$120,00. O 304 vai estar por uns R$180,00 ou mais.

 

 

Abraço e agradeço desde já ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa, essa sensibilidade que pioneer especifica é a 2,83v, ou seja não é real e comum !

 

A sensibilidade de verdade do 309 é 85db, ou seja o 304 acho que não é diferente também !

 

Realmente 304 é mais bonito, quem já pegou nele e analisou os parametros vê que ele não foi feito para graves fortes !

 

Ele tem uma fs mais baixa, suspensão molinha e talz, um sub mais musical do que 309 !

 

Só que ele tem baixíssima excursão (4,5mm) que até pra um sub de 8" seria baixa pra ter uma ideia ! Ou seja não é recomendado aplicar muita potência por causa desse xmax !

 

Ou seja, 309 é mais graves fortes, já o 304 é mais musicalidade mesmo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa, essa sensibilidade que pioneer especifica é a 2,83v, ou seja não é real e comum !

 

A sensibilidade de verdade do 309 é 85db, ou seja o 304 acho que não é diferente também !

 

Realmente 304 é mais bonito, quem já pegou nele e analisou os parametros vê que ele não foi feito para graves fortes !

 

Ele tem uma fs mais baixa, suspensão molinha e talz, um sub mais musical do que 309 !

 

Só que ele tem baixíssima excursão (4,5mm) que até pra um sub de 8" seria baixa pra ter uma ideia ! Ou seja não é recomendado aplicar muita potência por causa desse xmax !

 

Ou seja, 309 é mais graves fortes, já o 304 é mais musicalidade mesmo !

 

Em outras palavras você quis dizer que o 304 é pra reforçar os graves do carro e deixar com uma batidinha legal e suave e o 309 é pra fazer mais barulho? Mais subgrave e tal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em outras palavras você quis dizer que o 304 é pra reforçar os graves do carro e deixar com uma batidinha legal e suave e o 309 é pra fazer mais barulho? Mais subgrave e tal?

Sim, mais ou menos isso, Pioneer 309 é um sub lerdo, todo mundo diz isso, ou seja ele tem menos velocidade, embolando mais fácil, um subwoofer com uma musicalidade mais baixa, ou seja ele se destaca mais em força no SPL e Subgrave

 

Musicalidade, digo na troca de notas, dos instrumentos, com um sub bastante musical, você consegue distinguir cada instrumento de baixa frequência, um sub mais lerdo, de menas musicalidade, toca mais fazendo barulho ,além de embolar nos graves rápidos (bumbos duplos, mais encontrados em metalica)

 

Então simplificando o 304 e 309, o 304 tem mais qualidade mas menos força e o 309 menos qualidade só que mais força !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem o que o viepper falou mesmo. Vai também do seu gosto musical e do propósito do som.

 

Se vc não ouve rock (metal) pesado (onde se encontram os bumbos duplos e tal), e quer mais SPL, mais força, é melhor ir de 309.

 

Agora, se vc ouve rock, musicas com batida muito rapida (como pedais duplos), e não quer tanta força do subwoofer, é melhor ir no 304.

 

Essa é minha opinião!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem o que o viepper falou mesmo. Vai também do seu gosto musical e do propósito do som.

 

Se vc não ouve rock (metal) pesado (onde se encontram os bumbos duplos e tal), e quer mais SPL, mais força, é melhor ir de 309.

 

Agora, se vc ouve rock, musicas com batida muito rapida (como pedais duplos), e não quer tanta força do subwoofer, é melhor ir no 304.

 

Essa é minha opinião!

 

Entendi ;) Eu ouço basicamente 80% de rock, e o restante de sertanejo e eletrônica. Só que eu escuto bandas como AC/DC e Guns. Algumas outras mas de mesmo ritmo, então acho que pedal duplo como Avenged e Metallica usam e tal não será meu problema. :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi ;) Eu ouço basicamente 80% de rock, e o restante de sertanejo e eletrônica. Só que eu escuto bandas como AC/DC e Guns. Algumas outras mas de mesmo ritmo, então acho que pedal duplo como Avenged e Metallica usam e tal não será meu problema. :blink:

Eu iria de outro subwoofer, um subwoofer de referência de qualidade, tipo NAR 1004-SW2 em selada ficaria legal !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria de outro subwoofer, um subwoofer de referência de qualidade, tipo NAR 1004-SW2 em selada ficaria legal !

 

Hmm, por qual motivo, amigo? :huh:

 

Sempre vejo Upgrades e 309 tocando por aí e me agrada.. não sou um usuário tãão exigente assim (pode perceber pelo módulo que eu alimentaria o 309).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm, por qual motivo, amigo? :huh:

 

Sempre vejo Upgrades e 309 tocando por aí e me agrada.. não sou um usuário tãão exigente assim (pode perceber pelo módulo que eu alimentaria o 309).

Se não for tão exigente, assim um Upgrade ficaria legal, tem muito relato positivo, não é atoa que comprei um !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na dúvida eu iria de 309. É mais fácil de vender caso você quera mudar o projeto depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou obrigado a discordar em certo ponto. Ontem mesmo finalizei minha caixa com 46l brutos, 2 dutos de 23x3" com um 309D4 ligado em um Boss CW1000 e te digo: a primeira coisa a ouvir foi Satiricon com seus pedais duplos e não embolou nada.

 

Para um amp xing ling ate me surpreendeu, com um bom controle de cone, uma boa resposta (nada perto de low bass) mas para o conjunto em sí, ficou bacana.

 

Tem é que saber calcular e sintonizar a caixa de acordo com teu gosto.

 

Outra coisa. Ja ouviu falar em headroom ? então... esse sd250 vai tocar o 304 mas não vai tirar todo suco dele.

 

Fica a dica !!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse boss ai é fraqin pra carai kkkk

Já testamos uma vez e usando os 4 canais fica muito mais fraco ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele promete por bridge @ 4ohms 800 rms.

 

Se ele me der 400w a 2ohms como esta ligado, ja to satisfeito.

 

Mas o tamanho da bagaça impressiona. Um dia ainda faço 1 teste d potencia nele.

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tamanho não é documento,abre ele pra tu ver oq tem dentro so uma placa comprida sem componentes.....

um sd1000 é mais forte de traz pra frente

Outro modulo que da um coro nesse ai é o buster 3600gl

Outro que eu acho fraco também é o boos branco aquele cx1000 - 2400watts, usando 1 brige fica forte usando as 2 o amplificador divide a potencia em 2x ahuahauh

e olha que quando testamos tinha 200ah de bateria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja usei os 2 e pude perceber que os sub-graves do 304r sao um tanto significativo baixo em relaçao ao 309

espero ter ajudado

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...