Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
O JAPA

Kit 3 vias "frankenstein"

Recommended Posts

Pessoal,

 

Boa tarde.

 

Após 5 anos de equipamentos comprados (e até então nunca utilizados), finalmente com a ajuda do Paganini, em meu carro (Jetta mod. antigo), foi montado um set 3 vias "frankenstein" (por motivo de custo), mas não estou muito satisfeito com ele.

 

O kit 3 é composto por um PCE-216 (MB Quart "old School") + mid NAR 4" 400CX-3, montado da seguine forma:

- mid NAR + tweeter ligados no crossover passivo do MBQuart (HP a 200 HZ pela HU - CDA-9855)

- midbass 6,5" do PCE-216 (LP pelo amp a 200 HZ)

- Falantes colocados nos locais originais

 

 

A minha impressão é que o palco está um pouco difuso e falta profundidade.

 

Pergunta:

Qual o possivel motivo da falta de presença sonora:

- tweeter direcionado?

- Kit inadequado?

 

Fico no aguardo da ajuda de vcs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha eu não posso afirmar categoricamente, mas isso pode ser problema de fase e/ou de slope decorrente do crossover mb quart utilizado para tocar o kit NAR. adicionalmente, instalação no local original não garante uma boa formação de palco e imagem em função do posicionamento do tweeter.

 

tem fotos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleberlpa,

 

O carro e um jetta, mod antigo.

 

Os falantes estao todos em locais originais, inclusive tweeter.

 

 

Fabio,

Vi com o Paganini as fotos da sua Variant. Ficou show de bola hein!

O Leandro ainda esta me devendo as fotos do processo de instalacao.

No entanto, vou tirar umas fotos e posto por aqui.

Todo o set e old-school, sendo o restante do set composto por um amp

Soundstream Tarantula TR800/5 e um sub IDQ12 em caixa dutada.

 

Cheguei a cogitar a ideia de substituir o mid NAR e o tweeter por um kit de 4" MbQuart QSC210 ou o Focal 100VRX, porem acho q o mid do PCE216 nao esta aguentando o tranco do amp... O corte LP esta em 63hz e pede agua.

Vcs acham q seria conveniente pensar em uma substituicao geral, tipo... Um 3 vias JL C5-653?

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que seria conveniente sim. Explica melhor esse lance do corte low pass em 63hz no mid da porta... Se for isso nao tem midbass que aguente

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que seria conveniente sim. Explica melhor esse lance do corte low pass em 63hz no mid da porta... Se for isso nao tem midbass que aguente

 

Abs

 

kkk, acho q ele quis dizer HPF em 63Hz né!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabio,

 

Houve um equivoco de minha parte.

 

E isso msm q o Alex disse... HP em 63 Hz... O LP esta a 200 Hz, 12db/8a.

 

(Alex, valeuv

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Vcs acham q seria conveniente pensar em uma substituicao geral, tipo... Um 3 vias JL C5-653?

 

[]'s

 

 

quanto custa esse kit? pode ter opções melhores no mesmo valor tem que ver. No final das contas fica mais facil acertar um kit monomarca meu amigo sem muita firula, pois posso falar por experiência propria , ja testei muito mid com tw com range diferentes e fui tropeçando até acertar e quando acertei vi que não era aquilo.Resumindo, gastei dinheiro e na verdade aprendi uma coisa : como montar errado um kit 3 vias frank asuhasuhashuasuhasuhasuh. Logico que as experiências foram benéficas foi um aprendizado legal , mas não passou nem perto por custo beneficio. Penso que sera melhor pegar um kit 3 vias pronto e instalar sendo muito feliz!!!!!!! Tem diversas opções no mercado e no forum também, tudo depende do seu bolso.

 

ps: um 3 vias frank que gostava bastante era mid peerless sls, range tang band, tw seas prestige, tudo ativo !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleberlpa,

 

O carro e um jetta, mod antigo.

 

Os falantes estao todos em locais originais, inclusive tweeter.

 

 

Fabio,

Vi com o Paganini as fotos da sua Variant. Ficou show de bola hein!

O Leandro ainda esta me devendo as fotos do processo de instalacao.

No entanto, vou tirar umas fotos e posto por aqui.

Todo o set e old-school, sendo o restante do set composto por um amp

Soundstream Tarantula TR800/5 e um sub IDQ12 em caixa dutada.

 

Cheguei a cogitar a ideia de substituir o mid NAR e o tweeter por um kit de 4" MbQuart QSC210 ou o Focal 100VRX, porem acho q o mid do PCE216 nao esta aguentando o tranco do amp... O corte LP esta em 63hz e pede agua.

Vcs acham q seria conveniente pensar em uma substituicao geral, tipo... Um 3 vias JL C5-653?

 

[]'s

 

Os mids da MBQ não suportam muita potência em portas não. Se abusar, ele reclama, perde o controle. Em pezinhos dá pra abusar. Eu subiria este corte, pode ser que resolva em um primeiro momento.

 

Pra tocar até 200Hz eu faria uma caixa embaixo de cada banco e instalaria esses mids. Com uns 7 litros você estará muito bem servido. Os midranges podem ficar no lugar original (não é o ideal, mas funciona) e os tweeters, poderiam ao menos ser montados direcionados, nas colunas, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto custa esse kit? pode ter opções melhores no mesmo valor tem que ver. No final das contas fica mais facil acertar um kit monomarca meu amigo sem muita firula, pois posso falar por experiência propria , ja testei muito mid com tw com range diferentes e fui tropeçando até acertar e quando acertei vi que não era aquilo.Resumindo, gastei dinheiro e na verdade aprendi uma coisa : como montar errado um kit 3 vias frank asuhasuhashuasuhasuhasuh. Logico que as experiências foram benéficas foi um aprendizado legal , mas não passou nem perto por custo beneficio. Penso que sera melhor pegar um kit 3 vias pronto e instalar sendo muito feliz!!!!!!! Tem diversas opções no mercado e no forum também, tudo depende do seu bolso.

 

ps: um 3 vias frank que gostava bastante era mid peerless sls, range tang band, tw seas prestige, tudo ativo !!!!

 

 

Clayton,

 

Essa de tomar na cabeça com um kit frankensein é um medo que eu tenho.

 

Esse o kit JL C5-653 esta em torno de 500 dolares nos EUA e foi uma das opções que me interessou.

 

Será que há uma opção melhor nesse valor?

 

Penso em posteriormente fazer um upgrade para tri-amp, com cross ativo (utilizando um Bit-One ou o PXA-H800).

 

 

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os mids da MBQ não suportam muita potência em portas não. Se abusar, ele reclama, perde o controle. Em pezinhos dá pra abusar. Eu subiria este corte, pode ser que resolva em um primeiro momento.

 

Pra tocar até 200Hz eu faria uma caixa embaixo de cada banco e instalaria esses mids. Com uns 7 litros você estará muito bem servido. Os midranges podem ficar no lugar original (não é o ideal, mas funciona) e os tweeters, poderiam ao menos ser montados direcionados, nas colunas, não?

 

 

Kleber,

 

Inicialmente o corte HP do midbass estava em 63 Hz a -12db.

 

Percebia que muitas vezes o midbass perdia o controle em músicas que exigiam graves.

 

Uma forma de solucionar o problema momentaneamente foi deixar o corte HP do midbass em -18db, mas não senti muita "harmonia" dessa forma.

 

Farei o teste com corte mais alto, como vc sugeriu.

 

Obrigado.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabio,

 

Vou tirar umas fotos esse FDS e posto aqui.

 

 

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então amigo,existem diversas opções como você deve saber, dificil te dar uma dica de kit, pois cada um tem um gosto. Eu particularmente gosto de apostar, uma marca que queria muito testar é a CDT AUDIO que dizem fazer otimos falantes. Existem kits bem em conta e de boa procedencia no ebay.

Nessa faixa encontra HERTZ ESK 3 WAY, FOCAL POLYGLASS, entre outros !!!!!

 

Estou tentado em montar um 3 vias com midbass de 8 polegadas e fazer pods decentes nas portas , mas isso é outro assunto !!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu só tenho vontade de arranjar um full rage que realmente seja plano de 250 até 20K, sem "surpresas" de picos indesejados e respostas que não vão até 20K

3 vias é legal, adorei ter passado por esta experiência (meu "primeiro set e meio" já foi um 3 vias), mas agora quero simplificar, mas mantendo o palco alto rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usa tang né,e não esta satisfeito? ele sobe bem esse range. Acho que superior a ele só o FOUNTEK , OS HYBRID ,SCAN 12M,OU12MU , DYN ESOTAR . Os Tang são um belo custo beneficio, ja usei um par desses!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha eu não posso afirmar categoricamente, mas isso pode ser problema de fase e/ou de slope decorrente do crossover mb quart utilizado para tocar o kit NAR. adicionalmente, instalação no local original não garante uma boa formação de palco e imagem em função do posicionamento do tweeter.

 

tem fotos?

 

 

Fabio,

 

Segue as fotos do set "old school" que fiquei devendo:

 

 

MB Quart PCE-216 - Crossover

http://imageshack.us/f/812/pce216crossover.jpg/

 

Soundstream Tarantula TR800/5

http://imageshack.us/a/img15/350/tr80051.jpg

http://imageshack.us/a/img833/419/tr80052.jpg

http://imageshack.us/f/99/tr80053.jpg/

 

Image Dynamics 10" IDQD2V2

http://imageshack.us/f/545/idq10v2d2.jpg/

 

 

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu só tenho vontade de arranjar um full rage que realmente seja plano de 250 até 20K, sem "surpresas" de picos indesejados e respostas que não vão até 20K

3 vias é legal, adorei ter passado por esta experiência (meu "primeiro set e meio" já foi um 3 vias), mas agora quero simplificar, mas mantendo o palco alto rsrsrs

 

Vc não vai achar.

 

Se vc é o tipo do cara que curte um brilho nos agudos, vai ficar incomodado em não tê-los. Eu mesmo, por melhor que fosse o full, não consegui ficar sem. E olha que montei aquele celta com TB, gostei da resposta no geral, consegui bons agudos, mas não tem jeito nem milagre, fullrange é feito pra cobrir uma ampla faixa de resposta, não pra tocar perfeitamente um agudo, um médio e um médio-grave. Se puxar embaixo perde em cima.

 

Eu tô voltando pra 2 vias acima do painel, um falante de 6" DIY "sem economia", e um tweeter. O falante tá em testes já, e esta semana começo os novos peitinhos, ainda maiores que os anteriores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usa tang né,e não esta satisfeito? ele sobe bem esse range. Acho que superior a ele só o FOUNTEK , OS HYBRID ,SCAN 12M,OU12MU , DYN ESOTAR . Os Tang são um belo custo beneficio, ja usei um par desses!!!!!

pois é, estava em vista e uns Fountek, eles tem boa curva de impedância, o que promete um agudo melhor que os TB

tem dois a venda aqui no fórum, fiz proposta, mas não tive resposta, nem contra-proposta recebi

outro que já li reviews muito bons sobre os agudos são os Fostex FF85

 

Vc não vai achar.

 

Se vc é o tipo do cara que curte um brilho nos agudos, vai ficar incomodado em não tê-los. Eu mesmo, por melhor que fosse o full, não consegui ficar sem. E olha que montei aquele celta com TB, gostei da resposta no geral, consegui bons agudos, mas não tem jeito nem milagre, fullrange é feito pra cobrir uma ampla faixa de resposta, não pra tocar perfeitamente um agudo, um médio e um médio-grave. Se puxar embaixo perde em cima.

 

Eu tô voltando pra 2 vias acima do painel, um falante de 6" DIY "sem economia", e um tweeter. O falante tá em testes já, e esta semana começo os novos peitinhos, ainda maiores que os anteriores.

a resposta que eu tenho hoje é um pouco anazalada com o TB, ele até sobe legal, mas oscila muito em algumas frequências

estou querendo simplificar o set, tirei as colunas, coloquei os full no lugar dos tweeters originais do carro, virados para o vidro (perdi foco, mas ganhei espacialidade e agradei a mulher, que odiava as colunas e não tinha tanto prazer em escutar música), o que ajuda a ter os agudos um pouco mais distribuídos, mas ainda não está como pode ficar

ainda quero fazer um zobel nos full, pra ver como ele vai se comportar, já fiz um, mas não rendeu, com 8,2ohm e 16nF, vou trocar o capacitor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...