Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
MeTaL_WaR

Caixa e acoplamento em sistema 5 vias...

Recommended Posts

Antes de mais nada informe os valores para o formulário do link:

 

http://autosom.net/a.../box_design.htm

 

E depois escolha qual o tipo de caixa que deseja:

=> Calculando o tamanho das chapas de madeira

 

Trapezoidal ou retangular.

 

Como será numa pick up, creio que a retnagular, terá mais estabilidade do que o outro, mas só que deve fazer uns corta cantos na caixa, para com combater as ondas estacionárias.

 

Corta-cantos, depois posto o meu projeto, quanto ao projeto dos Eros, estou sem tempo para calcular.

 

Valeu pelo Link...

 

Calculei pelo programa e ela esta com 320L totais, estou fazendo ela retangular ja cortei as chapas agora é soh alinhar os cortes e depois começar a montar... Se possível me mostre seu projeto para eu ver os corta cantos...

 

Segui as indicaçoes do Link que me passou, e para trio elétrico se eu nao realizei nada errado eu devo sintonizar a caixa em 60hz, mantendo assim -3db até 55hz e mantendo o pico entre 75 e 80hz com +7db

 

Porém quando vou inserir os dados para calcular o tamanho do duto ele da que o duto deve ter 0,81cm.

 

Nao sei o que estou fazendo errado, alguma ajuda ???

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cortas-cantos estão em outro tópico. Resolvi aproveitar, já que eu comentei lá e ajudar você nesse seu, rs rs.

http://autoforum.com...howtopic=182514

 

Quanto ao projeto, veja se você não confundiu com as medidas internas ou externas, no momento do cálculo do volume e outra coisa é se alguma unidade está informada erroneamente no softrware de cálculo da caixa baseada nos parâmetros T&S.

 

Está muito estranho esse valor e outra, não recomendo fazer caixas sem divisória. Pa ra esse falante pode até ser que dê, mas para falantes de maior potência, pode ficar complicado, o que pode gerar perdas de SPL, por vibração das paredes.

 

Umas das maiores características que uma boa caixa deve ter é rigidez e em paralelo, é estar livre de "vazamentos".

 

Isso faz um grande diferença.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando, essa caixa tem as medidas bem parecidas com a minha com excessao da profundidade que no caso dos streets como tds sabem pede muito, no caso pela minha que tem 80cm de profundidade eu posso manter essas medidas do corta-cantos com 10cm de altura e 14 de diagonal ? E mais um detalhe o corta canto é oco entre a parede da caixa ou voce fez ele maçiço ? Vc colou e parafusou correto ? Vou tentar mais uma vez fazer a simulacao da caixa e tentar me adentrar nesses detalhes que passou, baixei o winisd e estou simulando aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao encontrei o erro quanto ao calculo dos dutos, no winisd coloquei 4 dutos de 4" para os dois falantes e ele saiu com 0,90cm de comprimento...

 

No link em que me mandou eu coloquei Fb-60 , Vb-320 , dia-10.3 , dutos 4 e o resultado saiu 1,14cm.

 

Onde estou errando ??? Inclusive conferi os dados que coloquei no programa e nao encontrei nada errado ainda fiz questao de conferir os tipos das medidas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...