Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
offtime

O que é audiofilia? Como encarar essa questão?

Recommended Posts

A todos, pedi o fechamento do tópico sobre preferências musicais porque ele desviou demasiadamente do seu objetivo inicial.

Acredito que o forum precisa mais nesse momento é de uma definição da sua identidade.

Não estou me achando em posição de DETERMINAR isso, nem tenho autoridade para isso.

Só acho que se nós fazemos parte do "HIFI" do forum nós procuramos algo a mais do que simplesmente "ouvir música".

Penso que podemos definir melhor o que buscamos na verdade, do que deveríamos dialogar sobre para ganhar conhecimento e não perder tempo apenas discutindo por uma diferença de interpretação das coisas. Percebi que tivemos alguns tópicos/reviews muito bons que perderam o sentido da discussão porque as pessoas perdiam mais tempo tentando denegrir do que acrescentar.

Acho que um tópico como esse pode ajudar muito aos que estão indo para o lado mais "sério" da brincadeira (e por isso entraram no "HIFI"). Pelo menos para dar um norte do que é a busca pela fidelidade, de como encarar essa coisa de upgrades sem perder o gosto pela música.

Uma grande preocupação que vi nos últimos dias é a busca por se afastar do estereótipo do "audiota". Aquele indivíduo que não consegue mais conversar sobre música sem citar qual música e qual parte dessa música deve tocar de qual forma em um sistema pra ele se sentir bem. Qualquer um pode sim BUSCAR esse detalhe, mas não deveria de forma alguma impor essa necessidade aos outros, sob o risco de ficar conhecido como o "cara da herbalife dos equipamentos de áudio".

Você gosta de um equipamento ou de uma marca? Ótimo, vamos falar sobre isso. Eu mesmo adoro o resultado que eu tive com o amplificador DAT no meu carro e sempre o recomendo aos outros. Eu mesmo sou fã da marca Mcintosh e fiz questão de montar meu set residencial com eles. Agora, espero que ninguém entenda isso como "o offtime acha que só o dat é bom, ou que só a mcintosh é boa". Levem a minha experiência como um norte, mas busquem ter a sua própria experiência, a sua referência que é o que importa.

Como eu disse no outro tópico, todos aqui são audiófilos. Ninguém aqui PRECISA ter a autoridade de um técnico de som. Os enófilos / cinéfilos se veem como um grupo, independente da experiência de cada um.

O que acham?

Vamos discutir sobre equipamentos? Vocês acham válido os relatos escritos por aqui ou a avaliação deveria ser feita por cada um isoladamente?

Vamos buscar fazer reviews? Falar com termos que possa fazer sentido para os outros, mesmo que seja uma referência pessoal e subjetiva?

Vamos abrir um tópico para falar sobre o HI END? Ou seja, onde realmente está a procura pelo pêlo do ovo? Onde budget não é um empecilho?

Vamos falar sobre gosto musical? Ainda assim, sobre o que as pessoas acham que define o seu gosto, ou somente o que elas estão ouvindo hoje? Ou de vanguarda? Grandes obras?

Vamos falar sobre shows? Queria muito um tópico onde as pessoas colocassem locais e datas de shows que parecem promissores. Eu por exemplo acha Curitiba-PR muito fraca pra ouvir qualquer coisa com maior seriedade. A Pedreira era fantástica e fecharam, hoje temos o Teatro Positivo que tem um sistema de som MEDONHO, ou o Guaíra onde os preços são extratosféricos.

Vamos alertar os novatos sobre as armadilhas da indústria da propaganda?

Sobre os preços praticados no Brasil?

Gente, acrescentem mais, tem tanta coisa pra se falar aqui no HIFI e pouquíssimos contribuem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para iniciar, tópico do dia.

O que significa o termo "audiófilo" pra você? Devemos usar esse termo ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que muitas pessoas que tem autoridade e credibilidade p/falar desse assunto, simplesmente não participam do fórum. Aí acaba sobrando p/turma do achismo. Nesse tipo de discussão eu sou um que só assisto msm, mas nesses anos de fórum, só agora em 2012 que vi essas discussões voltarem por aqui.

Pessoas que acrescentariam mto ao forum:

- Paganini

- Sakata

- Mauro Castro

- Sérgio Kobayachi

Compartilhar este post

Link para o post

Por que vira e mexe tudo quanto é tópico é fechado "a pedido do autor"?

Não dá pra saber qual caminho seguir no mesmo, deixa rolar!

Compartilhar este post

Link para o post

O cara que é referência em audiofilia pra mim é o Fernando Andrette.

O que esse cara ouviu de equipamento em mais de 20 anos da revista "Audio e Vídeo", não dá nem pra contar.

E ele não se considera audófilo...

Compartilhar este post

Link para o post

O cara que é referência em audiofilia pra mim é o Fernando Andrette.

O que esse cara ouviu de equipamento em mais de 20 anos da revista "Audio e Vídeo", não dá nem pra contar.

E ele não se considera audófilo...

Então, é um termo tão f*** que poucos tem coragem de se auto-intitular. Passa um ar de arrogância parece, kkk.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu me considero audiófilo sim.

Melômano é o cara entusiasta por músicas. Audiófilo é o cara entusiasta pela reprodução eletrônica do som.

É mais que ter um equipamento, ou gostar de ouvir música em casa. É o entusiasmo a chave da coisa toda. É o fã do processo.

Audiota pra mim é o cara que extrapola, fica over. Meio que como o quadrinho abaixo, do Allan Sieber:

peidfilos.png

Ou seja, quando toda a experiência se resume a descrever sensações, como forma de elitizar o ato. Declarar que só quem tem "bagagem" para descrever o ato é capaz de realmente ser um apreciador.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para iniciar, tópico do dia.

O que significa o termo "audiófilo" pra você? Devemos usar esse termo ou não?

Porque não usar o termo audiófilo? Se esse é o termo correto usado em todo e qualquer forum ou publicação do meio !!!! Acho o termo correto , apesar de não me considerar um e ter a certeza de que me falta muito aprendizado pra tal nomenclatura.

Compartilhar este post

Link para o post

- Paganini

- Sakata

- Mauro Castro

- Sérgio Kobayachi

Discordo... Não vou dar os motivos pois não quero entrar em discussão.

Compartilhar este post

Link para o post

mas o legal mesmo, é voce ter um set de x, e entrar em um carro que custou 10x escuta-lo e pensar com vc mesmo: "uai mas não tem nada demais é so marca"

pra mim isso não tem preço

e que as vezes só tocam bem musicas de teste, ou musicas sem dinamica, quero ver colocar a prova em um bom metal o que as vezes enche os olhos não enchem os ouvidos

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que muitas pessoas que tem autoridade e credibilidade p/falar desse assunto, simplesmente não participam do fórum. Aí acaba sobrando p/turma do achismo. Nesse tipo de discussão eu sou um que só assisto msm, mas nesses anos de fórum, só agora em 2012 que vi essas discussões voltarem por aqui.

- Paganini

- Sakata

- Mauro Castro

- Sérgio Kobayachi

Concordo, se tivessem vontade de ajudar... masss eles vivem disso, se ajudarem todo mundo, quem pagaria pelo serviço deles?? e sim acho que estão certos, se vivem disso, se estudaram pra isso, se se empenharam nisso pra serem bons, não devem dar de mão beijada não... é o ganha pão deles, quem quizer que corra atrás(é difrente dos entusiastas que querem e devem trocar informações)... mas que manjam mais que 99% desse fórum, isso pode ter certeza...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Estes muitas informações a serem compartilhadas poderíamos dividir em varias partes como exemplo: Kits componentes, Amplificadores, Subs e etc. Sabemos que cada produto tem uma assinatura e o compartilhamento da opinião dos usuários pode ser de grande valia (agora opiniões livres, sem qualquer tipo de beneficiamento).

Compartilhar este post

Link para o post

mas o legal mesmo, é voce ter um set de x, e entrar em um carro que custou 10x escuta-lo e pensar com vc mesmo: "uai mas não tem nada demais é so marca"

pra mim isso não tem preço

e que as vezes só tocam bem musicas de teste, ou musicas sem dinamica, quero ver colocar a prova em um bom metal o que as vezes enche os olhos não enchem os ouvidos

nunca entrei em um carro com um set realmente top que não tocasse bem tudo oq gosto... acho dificil um carro bem montado com equipos tops não ter dinãmica (veja que eu disso bem montado)...

isso de produto caro, na real os mais caros são melhores sim que os mais baratos... agora gosto pessoal é diferente, tem quem goste de mais coloração, tem quem goste mais flat, tem quem queira mais graves, tem quem de preferencia nos médios, etc...

quer um exemplo, são os kits focal utopia e morel supremo, ambos excelentes, mas cada um com suas caracteristicas, e a escolha de um ou outro nada mais é que gosto pessoal...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, se tivessem vontade de ajudar... masss eles vivem disso, se ajudarem todo mundo, quem pagaria pelo serviço deles?? e sim acho que estão certos, se vivem disso, se estudaram pra isso, se se empenharam nisso pra serem bons, não devem dar de mão beijada não... é o ganha pão deles, quem quizer que corra atrás(é difrente dos entusiastas que querem e devem trocar informações)... mas que manjam mais que 99% desse fórum, isso pode ter certeza...

abs

Discordo novamente.....

Acho este assunto irrelevante para este tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Estes muitas informações a serem compartilhadas poderíamos dividir em varias partes como exemplo: Kits componentes, Amplificadores, Subs e etc. Sabemos que cada produto tem uma assinatura e o compartilhamento da opinião dos usuários pode ser de grande valia (agora opiniões livres, sem qualquer tipo de beneficiamento).

É por isso que eu respondi que os caras se quisessem ajudar seriam de grande valia, mas como vivem disso, claro que vão e devem puxar sardinha pro seu lado... ou alguém que trabalha com venda vai dizer compre do vizinho, que meu produto é pior e mais caro?rsrs

mas que eles manjam, eles manjam, isso não há dúvidas...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

nunca entrei em um carro com um set realmente top que não tocasse bem tudo oq gosto... acho dificil um carro bem montado com equipos tops não ter dinãmica (veja que eu disso bem montado)...

isso de produto caro, na real os mais caros são melhores sim que os mais baratos... agora gosto pessoal é diferente, tem quem goste de mais coloração, tem quem goste mais flat, tem quem queira mais graves, tem quem de preferencia nos médios, etc...

quer um exemplo, são os kits focal utopia e morel supremo, ambos excelentes, mas cada um com suas caracteristicas, e a escolha de um ou outro nada mais é que gosto pessoal...

abs

na verdade eu não quiz comparar um kit de entrada com um TOP end nunca! seria leviano estou falando de custoxbeneficio com bons equipos

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo novamente.....

Acho este assunto irrelevante para este tópico.

Mesmo sendo irrelevante em sua opnião, gostaria de saber ao menos sobre oq vc discorda, só pra entender seu ponto de vista..

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu me considero audiófilo sim.

Melômano é o cara entusiasta por músicas. Audiófilo é o cara entusiasta pela reprodução eletrônica do som.

É mais que ter um equipamento, ou gostar de ouvir música em casa. É o entusiasmo a chave da coisa toda. É o fã do processo.

Audiota pra mim é o cara que extrapola, fica over. Meio que como o quadrinho abaixo, do Allan Sieber:

Ou seja, quando toda a experiência se resume a descrever sensações, como forma de elitizar o ato. Declarar que só quem tem "bagagem" para descrever o ato é capaz de realmente ser um apreciador.

sempre fui uma pessoa aficcionada por musica desde os tempos que era só musico de instrumentos que não exigiam amplificação ou eram somente testados ao vivo, depois que conheci um estudio de gravação outros horizontes se abriram e com esse passo comecei a dar importancia de como soa cada amplificador cada pre amplificador , cada dac, equalização e extensão de frequencias como um todo. Gosto muito dos emuladore exitentes nos estudios no qual te colocam em xeque e fazem vc realmente distinguir um timbre de amplificação diferente de outro ,( isso é muito comum nos que tocam guitarra). Pra mim o musico tem um dom natural pra se tornar um audiofilo , mas quase nunca isso acontece até porque o estudo em seu instrumento requer tanta dedicação que se torna inviavel o aprimoramento em eletronica e fica só na questão de audição. Gostei da definição do KLEBER . Estou num patamar que meus reviews sobre equipamentos são meramente meus e não divido com ninguem pois posso estar falando besteira (estou aprendendo) e não quero influenciar ninguem com respostas muitas vezes erroneas sobre , o que mais vejo são opiniões bem escritas , mas que pra mim não traduzem o que relmente são os equipamentos. Tem um user aí do forum que tem em seu rodapé escrito: TEM QUE OUVIR!!!!!! E acho que essa atitude é a mais correta!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a testes de amplificadores uma grande dúvida para mim que fica é: Seria correto fazer os testes em book fora de um ambiente automotivo, ou o mais correto seria testa-los em um carro ou não faz nenhuma diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a testes de amplificadores uma grande dúvida para mim que fica é: Seria correto fazer os testes em book fora de um ambiente automotivo, ou o mais correto seria testa-los em um carro ou não faz nenhuma diferença?

Um amplificador é sempre um amplificador.

Não existem diferenças entre amplificadores automotivos e residenciais. Tudo o que um tem, o outro também tem, só muda a alimentação.

Por isto tanto faz se em book ou em set automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo sendo irrelevante em sua opnião, gostaria de saber ao menos sobre oq vc discorda, só pra entender seu ponto de vista..

abs

Se quisessem ajudar poderiam, muitos deles vendem qualquer equipamento e clientes que buscam um HiFi já tem pontos de vista e equipamentos definidos, suas justificativas para mim não procedem.

Compartilhar este post

Link para o post

Clayton:

Vc é um audicto é diferente kkkkk po vc tem que postar sua instalaçao ta mto fera se ja tiver manda o link po Mp

Enviado de meu LG-P500h usando o Tapatalk 2

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

Um amplificador é sempre um amplificador.

Não existem diferenças entre amplificadores automotivos e residenciais. Tudo o que um tem, o outro também tem, só muda a alimentação.

Por isto tanto faz se em book ou em set automotivo.

Mas não existem pontos em que um ambiente automotivo pode se destacar mais do uma configuração residencial...

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade eu não quiz comparar um kit de entrada com um TOP end nunca! seria leviano estou falando de custoxbeneficio com bons equipos

Sim, eu tbm olho muito pro CxB, mas pra vc ver, meu set paguei bem barato, com equipos relativamente bons(pra não dizer excelentes) e comprando usado, pra mim CxB é isso, achar equipos tops por preço de equipos ruins..

exemplos doque encontrei barato foram;

Hu alpine cda 9855 + kca 420i = 650,00 (Só troco se for por um f1, odr, p99prs, drz, etc)

kit focal v30 =700,00 (pra mim segundo melhor kit da focal perdendo só pro utopia)

ampli audison vrx 2.150 = 900,00 ( ampli top, dispensa apresentações)

ampli excelon xr1s (novo) = 350,00 (excelente ampli de 700rms)

sub focal polyglass 33v2 = 600,00 (segundo o Paganini top 3, e segundo Tatu é melhor que sub utopia)

ai eu pergunto, com oq gastei nesse set, oq compraria pelo mesmo preço se fosse produtos novos? eu acredito e tenho 99% de certeza que nada se compararia...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Se quisessem ajudar poderiam, muitos deles vendem qualquer equipamento e clientes que buscam um HiFi já tem pontos de vista e equipamentos definidos, suas justificativas para mim não procedem.

Engraçado, porque conversando com o Sakata pessoalmente, ele me deu várias dicas e em nenhum momento tentou me empurrar algo, inclusive apontou um ampli ao qual não tem ligação para eu procurar pela net e comprar... Outro que manja muito e da umas dicas legais é o Tatu... o Foca nunca conversei pessoalmente então não sei... mas acho que eles devem sim puxar sardinha pro lado deles, afinal ninguém paga as contas deles no fim do mês... até pq nunca vi eles empurrarem nada ruim, até hoje só vi instalações tops, produtos bons e etc, nos carros que eles montam...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...