Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
brou

Isolamento Acústico com Manta Asfáltica Comum - Passo a Passo

Recommended Posts

Boa noite, pessoal.

 

Hoje fiz o tratamento das portas do meu Golzinho utilizando manta asfáltica comum aplicada à quente. Muitos dizem ser mais difícil desta forma, mas eu achei até que simples o processo. É mais demorado, claro, mas no final valeu a pena. Tentei tirar algumas fotos, mas no fim das contas foram só 3. Acho que mesmo assim dá pra entender bem.

 

Bom, vamos lá.

 

1) Material Utilizado

 

a) Manta Asfáltica Viapol com 3 mm de espessura (Comprei 10 m² pois vou aplicar no carro todo, mas para as portas acho que 2 m² dá e sobra);

b) Feltro sem betume (2 m²);

c) Soprador Térmico (R$ 50,00 no ML);

d) Tesoura grande;

e) Estilete;

f) Trena;

e) Cabo de vassoura (para fazer um corte reto com o estilete).

 

http://imageshack.us/a/img708/5381/20120929235137.jpg

 

 

2) Procedimento

 

a) Medir e cortar tiras de Manta Asfáltica na medida que preferir (eu cortei tiras de 15 cm por 1 metro);

 

http://imageshack.us/a/img826/6324/20120929235905.jpg

 

b) Esquentar cada tira de manta asfáltica com o soprador térmico (esquenta-se até o filme do asfalto derreter e ele ficar brilhante) e aderir a manta ao feltro;

 

c) Cortar o feltro de forma que fique uma tira de feltro + manta asfáltica;

 

http://imageshack.us/a/img821/6932/20120930010335.jpg

 

d) Dividir as tiras de 1 metro em tamanhos menores, para ajudar na aplicação;

 

e) Para aplicação na lataria, repetir o processo b), só que desta vez esquenta-se a manta e aplica-se na parte interna da porta do veículo. Tomar cuidado para não queimar os dedos, o que é bem fácil de acontecer. rs

 

 

Bom, este é o processo, pessoal. É realmente muito simples, porém bem trabalhoso. Eu perdi umas 2 horas em cada porta. Mas gostei demais do resultado. Fiz um vídeo comparativo depois que terminei a primeira.

 

 

Com relação à gastos, posso dizer que é muito mais barato do que comprar a manta auto-adesiva. A manta comum já vem com 3 mm ou até 4 mm, sendo uma camada suficiente para aplicação. Custa R$ 100,00 o rolo com 10 m² (isso cobre o carro todo). O feltro custa R$ 11,00 por metro quadrado. E o soprador custa barato também. Então só vejo vantagens nesse ponto. O único problema é que demora mais, mas aí é questão de custo x paciência. hehe

 

 

Desculpem não ter mais fotos pra mostrar, mas espero ter ajudado mesmo assim.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, queria entender o por que do feltro...

 

alias, voce coloua a manta na porta, e depois colocou ao feltro na parte de aluminio? como colou isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, ScuLt. Tudo bom?

 

É o seguinte, a manta asfáltica ajuda no isolamento acústico, mas a função dela mesmo é diminuir a vibração da lataria. Ela não é um isolante propriamente dito. O feltro sim, trabalha como isolante, abafando o som tanto de dentro pra fora como de fora pra dentro.

 

Essa manta asfáltica comum não tem alumínio. É asfalto dos dois lados. Aí primeiro vc esquenta um lado, pra colar o asfalto no feltro. Esquente até ver que o asfalto ficou brilhante e levemente pastoso, derretido. Aí vem com o feltro e cola por cima. Feito isso vc vai ficar com um pedaço de asfalto+feltro. Aí depois, na hora de colar na lataria, vc esquenta o outro lado do asfalto, até derreter um pouco, e gruda na porta.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola cara!

 

eu fiz um processo com manta aluminizada e cola da sapateiro... super rápido...

 

eu tinha curiosidade sobre essa manta que vc usou... depois vou arrumar um pedaço e fazer um teste em uma lata de leite ninho !!!

 

Parabéns pela iniciativa... !!!! é disso que o forum precisa! sair do feijão com arroz !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, sou novo aqui no forum e tbm no mundo do som automotivo SQ. Tenho um Cruze sedan 12/12 R7D, que quero instalar um som NAR. Minha dúvida é apenas no tratamento das portas. Eu quero um tratamento que, além de melhorar a acústica, tbm diminua o ruído dentro do carro (que felizmente já é muito pequeno). Tem um tópico sobre isso em outra pasta, mas não posso postar lá ainda pelas regras do forum.

 

Estou em dúvida entre usar a manta Focal BAM XL ou a combinação Dynamat + Dynaliner; Quero forrar as 4 portas e o teto e, se sobrar, alguma coisinha da porta corta-fogo.

 

Então, eu gostaria de saber qual o melhor tipo de revestimento, um desses dois que eu citei ou algum STP, que descobri depois de conhecer esse forum...

Editado por paulohcm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, sou novo aqui no forum e tbm no mundo do som automotivo SQ. Tenho um Cruze sedan 12/12 R7D, que quero instalar um som NAR. Minha dúvida é apenas no tratamento das portas. Eu quero um tratamento que, além de melhorar a acústica, tbm diminua o ruído dentro do carro (que felizmente já é muito pequeno). Tem um tópico sobre isso em outra pasta, mas não posso postar lá ainda pelas regras do forum.

 

Estou em dúvida entre usar a manta Focal BAM XL ou a combinação Dynamat + Dynaliner; Quero forrar as 4 portas e o teto e, se sobrar, alguma coisinha da porta corta-fogo.

 

Então, eu gostaria de saber qual o melhor tipo de revestimento, um desses dois que eu citei ou algum STP, que descobri depois de conhecer esse forum...

 

Cara, essas que você citou são muito boas. O desempenho delas é superior a qualquer produto nacional. O problema é o preço. São caríssimas. Dynamat usam direto naquele programa Overhaulin', então a qualidade é garantida. Mas já li bastante coisa boa sobre a Focal BAM. Aí fica a seu critério.

 

Espero ter ajudado.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola cara!

 

eu fiz um processo com manta aluminizada e cola da sapateiro... super rápido...

 

eu tinha curiosidade sobre essa manta que vc usou... depois vou arrumar um pedaço e fazer um teste em uma lata de leite ninho !!!

 

Parabéns pela iniciativa... !!!! é disso que o forum precisa! sair do feijão com arroz !

 

Opa! Obrigado Marcelo!

 

Eu ainda não cumpri minha meta, que é fazer esse trabalho no carro todo. Ainda falta o assoalho, painel corta-fogo e as laterais traseiras. Se encontrar alguma solução diferente eu posto aqui.

 

Você fez o trabalho com cola de sapateiro? Ficou firme depois de seco?

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, essas que você citou são muito boas. O desempenho delas é superior a qualquer produto nacional. O problema é o preço. São caríssimas. Dynamat usam direto naquele programa Overhaulin', então a qualidade é garantida. Mas já li bastante coisa boa sobre a Focal BAM. Aí fica a seu critério.

 

Espero ter ajudado.

Abraço.

 

E ae brou, hehehe, dinheiro não vai ser problema quanto a isso, pois estou disposto a gastar até mil reais para a forração. Antes eu só conhecia a manta asfáltica, mas quando li mais sobre o assunto ví que a única vantagem é o preço, e tem muita gente que diz que só é melhor do que o plástico da porta, rsrsrs.

 

Já ví alguns projetos escrotos, com dynamat e dynalyner, usando 4 camadas em cada porta (duas de cada), que creio que seja exagero, e depois eu encontrei a Focal BAM XL, que é bem mais barata que a dupla que citei, sendo que fica quase a metade do preço, tendo gente que fala bem e outros nem tanto, e agora descobri algumas da STP, que ví nesse forum.

 

A única coisa chata no Cruze são uns ruídos aerodinâmicos que aparecem nos vidros e no teto, quando de passa dos 120, e incomoda aos 140mk/h (velocidade comum em viagens), incomoda pouco, mas incomoda (mas pode-se manter o volume do som normal e manter uma conversa em volume e tom normal com outras pessoas dentro do carro, diferentemente do que o Éber do noticiasautomotivas falou na avaliação);

 

Então, dentro desse orçamento de 1000 reais exclusivo para forração, qual a melhor opção???

 

Lembrando que, apesar de ter um tópico mais adequado, me nego a fazer flood só para chegar logo nos 20 posts para poder postar na área.

 

Ah, e uma perguntinha dentro do tópico: realmente é necessário o soprador térmico para instalar a manta asfáltica, se não for usar feltro? O secador da patroa serve??? rsrsrs

Editado por paulohcm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente Parabéns,

cansativo , demorado, mas depois de pronto, vc sente que ficou legal o trampo,

 

 

Quanto ao amigo do cruze, se vc for montar um sq basico, uma camada sera suficiente, e acho interessante vc levar em uma loja especializada,

vendo que vc nao tem nenhuma experiencia, e levando em consideração seu carro ser novo. e tem cash pelo q vc falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

 

Muito bom o tópico. Baixo custo e o resultado deve ser muito satisfatório.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, sensacional essa ideia além de abaixar os custos.

 

Mas me responda uma coisa, não tem algum problema do feltro molhar ? Ou ele pode molhar sem problemas ?

 

Caso haja algum problema com água, há outras alternativas para anexar a manta (algum outro produto) ?

E a aplicação direta dessa manta com o soprador, também é possível ?

 

Desculpa pelo número de perguntas, mas achei interessante a ideia e pretendo faze-la tbm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae brou, hehehe, dinheiro não vai ser problema quanto a isso, pois estou disposto a gastar até mil reais para a forração. Antes eu só conhecia a manta asfáltica, mas quando li mais sobre o assunto ví que a única vantagem é o preço, e tem muita gente que diz que só é melhor do que o plástico da porta, rsrsrs.

 

Já ví alguns projetos escrotos, com dynamat e dynalyner, usando 4 camadas em cada porta (duas de cada), que creio que seja exagero, e depois eu encontrei a Focal BAM XL, que é bem mais barata que a dupla que citei, sendo que fica quase a metade do preço, tendo gente que fala bem e outros nem tanto, e agora descobri algumas da STP, que ví nesse forum.

 

A única coisa chata no Cruze são uns ruídos aerodinâmicos que aparecem nos vidros e no teto, quando de passa dos 120, e incomoda aos 140mk/h (velocidade comum em viagens), incomoda pouco, mas incomoda (mas pode-se manter o volume do som normal e manter uma conversa em volume e tom normal com outras pessoas dentro do carro, diferentemente do que o Éber do noticiasautomotivas falou na avaliação);

 

Então, dentro desse orçamento de 1000 reais exclusivo para forração, qual a melhor opção???

 

Lembrando que, apesar de ter um tópico mais adequado, me nego a fazer flood só para chegar logo nos 20 posts para poder postar na área.

 

Ah, e uma perguntinha dentro do tópico: realmente é necessário o soprador térmico para instalar a manta asfáltica, se não for usar feltro? O secador da patroa serve??? rsrsrs

 

Cara, com R$ 1000,00 dá pra fazer bastante coisa. rs

Onde você vai comprar isso? eBay? Vai pagar frete? Eu vi lá um produto que chama FatMat. É tipo o DynaMat, acredito que o desempenho seja bom também. O rolo com 75 sqft (quase 7 m²) está $150. Se você comprar 2 desse, dá pra forrar o carro todo com uma camada. Mas o que é mais importante é forrar o porta malas e as 4 portas.

Não sei quanto tá custando a BAM, mas dá uma olhada na BAM XXXL. Parece que a quantidade por caixa é maior.

Agora, eu acho que os dois produtos são ótimos e vão te satisfazer. São próprios pra isso (Sound Deadening), diferentemente das mantas asfálticas, que são feitas para impermeabilizar telhados e pisos. hehe

Pense também em como vai fazer o serviço, pois a mão-de-obra profissional não costuma ser barata. Eu acho legal o DIY, a satisfação de ver que ficou bom e pensar 'Eu que fiz.' é muito grande. Conforme for, dá pra você pedir para alguém desmontar as portas (paga-se um pouco, mas pelo menos não tem essa dor de cabeça) e montar depois de pronto.

 

E sobre o soprador térmico, ele é necessário sim. Parece igual, mas é bem diferente do secador de cabelo comum. Ele sopra o ar de 300 a 600 graus. O secador comum não consegue derreter a manta asfáltica.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

 

Muito bom o tópico. Baixo custo e o resultado deve ser muito satisfatório.

 

Obrigado, ARS! Realmente, gostei muito do resultado. Ficou melhor do que eu esperava. Espero poder terminar o resto logo e postar aqui os resultado.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, sensacional essa ideia além de abaixar os custos.

 

Mas me responda uma coisa, não tem algum problema do feltro molhar ? Ou ele pode molhar sem problemas ?

 

Caso haja algum problema com água, há outras alternativas para anexar a manta (algum outro produto) ?

E a aplicação direta dessa manta com o soprador, também é possível ?

 

Desculpa pelo número de perguntas, mas achei interessante a ideia e pretendo faze-la tbm.

 

Fala net_fire. Tudo bom?

 

Sobre o feltro molhar, tem esse problema sim. E ele demora pra secar, essa é a parte mais chata. O que eu penso em fazer é o seguinte: comprar umas folhas de papel contact transparente (ou preto, se preferir). e colar nas bordas que sobraram da lataria, de forma a cobrir totalmente o feltro. Aí nas partes extremas do contact, colocar uma camada de cola de sapateiro, pra fixar bem e ajudar na impermeabilização. O papel contact acho que é melhor, pois ele grudaria no feltro, ficando aderido nele. Essa é a minha idéia. Vou tentar executar nesse fim de semana e depois digo se funcionou.

 

Se você quiser algum material que não molha, tenta a Folha de Cortiça. Isso mesmo, o material de que é feita a rolha. É um dos melhores isolantes que existe, tanto acústico como térmico. É mais caro que o feltro, mas é impermeável. Veja este link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440440155-folha-de-cortica-autoadesiva-60x90-3-mm-de-espssura-_JM

 

Aplicar diretamente a manta é possível. Tem que ter paciência e ir esquentando e colando de pouco em pouco, mas dá certo. Só que dá certo nas partes que o soprador térmico alcança. Nas partes mais interiores, o soprador não alcança. Aí a solução é esquentar a manta do lado de fora e em seguida aplicar lá dentro. O problema é como segurar a manta, pois é muito quente (muito mesmo). O feltro ajudou nisso, pois eu esquentava a manta e segurava pelo feltro na hora de aplicar.

 

Qualquer dúvida pode perguntar. Ajudarei no que puder.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

brou, esse feltro q vc usou é o famoso "cobertor de mendigo"?!

 

to afim de fazer isso em uma caixa de 6x9" q tem aqui em casa, ela é bem fina, tipo 9mm só... será q tem algum produto pra dar mais rigidez nela? alguma espécie de selador, verniz e tal... pq ela vibra bastante.

 

abração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

brou, esse feltro q vc usou é o famoso "cobertor de mendigo"?!

 

to afim de fazer isso em uma caixa de 6x9" q tem aqui em casa, ela é bem fina, tipo 9mm só... será q tem algum produto pra dar mais rigidez nela? alguma espécie de selador, verniz e tal... pq ela vibra bastante.

 

abração!

 

Fala, Cosme. Tudo bom?

 

Cara, eu dei uma pesquisada aqui sobre o que vc falou e achei um link que pode te ajudar bastante: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=18

Dê uma lida, principalmente nas partes 'Amortecimento dos Painéis' e 'Absorção Interna'. Tem uma situação parecida com a sua, inclusive o painel do exemplo tem 9 mm de espessura. Ele fala bastante de massa betuminosa, manta asfáltica, e da lã de rocha e lã de vidro.

 

Espero ter ajudado.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa! ajudou bem...

 

pelo que li, creio que um eva grosso e bem colado surta o mesmo efeito... pois esse guarda pó traseiro de caminhão nem imagino onde encontrar... na verdade, nunca ouvi falar nisso!

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...