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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Tratamentos Acústicos

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neste FDS passado, em viagem, pude notar o quanto é alto o ruido de rodagem na spacefox.

 

já tenho portas dianteiras e traseiras tratadas (dianteira manta asfáltica + feltro betumado, traseiras apenas feltro betumado na folha de porta)

 

qual seria os próximos passos para ter ruido de rodagem e exterior quase zero no interior do carro? tratar o teto? colunas? furos de comunicação (mecanismo do retorvisor)?

 

talvez os membros pró possam sugerir alguns pontos do carro que podem ser tratados e obter um ganho expressivo na atenuação...

 

ou não tem jeito... o correto é fazer um tratamento acústico completo.. ou investir em um carro com isolamento melhor?

Editado por GARAGAOZ

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neste FDS passado, em viagem, pude notar o quanto é alto o ruido de rodagem na spacefox.

 

já tenho portas dianteiras e traseiras tratadas (dianteira manta asfáltica + feltro betumado, traseiras apenas feltro betumado na folha de porta)

 

qual seria os próximos passos para ter ruido de rodagem e exterior quase zero no interior do carro? tratar o teto? colunas? furos de comunicação (mecanismo do retorvisor)?

 

talvez os membros pró possam sugerir alguns pontos do carro que podem ser tratados e obter um ganho expressivo na atenuação...

 

ou não tem jeito... o correto é fazer um tratamento acústico completo.. ou investir em um carro com isolamento melhor?

 

Piso e parede corta-fogo já aliviam BASTANTE. Não tem como reduzir 100%... pelo menos não a ponto de manter utilizável... hehehehehehe.

 

No piso e parede corta-fogo vai bastante manta e feltro betumado. E no capu, pode-se usar manta na lata também, e abaixo dela uma camada de feltro betumado, como acontece em carros de luxo. Alivia muito o ruído do motor.

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durante essa semana fiz um teste simples.

 

estacionado em uma rua movimentada, com os vidros fechados e som desligado, pude reparar, com o passar de carros e motos ao lado... de onde vem o som

 

- borrachas de vedação das portas - em carros não-luxo o formato é destinado para conter água, possui apenas um "tubo" de borracha que entra em contado com a porta... e o formato do acoplamento da porta deixa um vão para invasaõ do ruido externo...(fiz o teste depois em casa, fazendo ruido com o celular e a invasão de ruido neste ponto é enorme)

 

- Furos de comunicação externo/interno - os furos por onde passam o mecanismo do retrovisor é um ponto critico... e irei verificar furos por onde passa cabos e fios ex. furo por onde passa cabo de aço da abertura do capô, o furo por onde passam os fios que vão para as portas...

 

- parede corta-fogo - dei uma olhada por baixo do carpete e realmente o feltro que está lá é pouco denso

 

- piso e teto - vou verificar em breve durante algumas modificações em meu set

 

Conforme eu identificar mais pontos criticos posto aki...

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eu ja vi umas que aguentavam ate 1 tiro de calibre 22

 

Quanto custa pra fazer um sedã, laterais e vidro traseiro?

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Uma dúvida, falando em teto e porta malas, então tratar as quatro portas mesmo que só tenha falante nas duas dianteiras e o teto vai ajudar a melhorar o mid bass?

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tratar o teto e portas sem falantes não muda o rendimento do midbass, mas reduz ruídos externos, melhorando as condições de audição

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O teto melhora o desempenho do sub, pois sua vibração causa cancelamentos. Mas não sei dizer ao certo o quanto isso melhora.

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O teto melhora o desempenho do sub, pois sua vibração causa cancelamentos. Mas não sei dizer ao certo o quanto isso melhora.

 

Luciano a aplicação de mantas de verdade no teto melhorar muito, mas tem um porem você altera a temperatura interna do veiculo.

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Luciano a aplicação de mantas de verdade no teto melhorar muito, mas tem um porem você altera a temperatura interna do veiculo.

 

Para mais ou para menos?

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para mais

 

meu carro so não tem mantas nas portas traseiras e ficou mais quente depois da aplicação de manta no teto

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Certo, outra questão, vi o vídeo na primeira página do tópico (postado pelo ejfrederico) explicando a aplicação da manta acústica Focal Bam, e reparei que na instalação da parte interna da porta a manta foi aplicada somente em uma pequena área atrás do mid bass, isso gera um rendimento menor ou não tem problema com relação a aplicação de toda a parte interna da porta?

Visto que aplicando somente nessa área do mid bass a economia de material viria a calhar, sendo que não é um material barato.

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não msm

 

 

MATERIAL DE AMORTECIMENTO EM FAVO DE MEL

 

 

Tal como a espuma acústica no interior de uma coluna, o material de amortecimento em favo de mel atenua a onda traseira da coluna e, de seguida, aumenta a coluna performance. Chapa de alumínio Componente fundamental para a realização do efeito sandwich. Este processo permite aumentar a performance do complexo viscoelástico. Complexo viscoelástico Auto-adesivo, o complexo de butilo absorve as vibrações da superfície com a qual está em contacto. Atenua substancialmente o ruído exterior que entra no interior da viatura. Menos ruído é sinónimo de mais música.

 

http://www.focal.com/pt/63-isolamento-acustico-bam

 

kkkkkkk

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não msm

 

 

MATERIAL DE AMORTECIMENTO EM FAVO DE MEL

 

 

Tal como a espuma acústica no interior de uma coluna, o material de amortecimento em favo de mel atenua a onda traseira da coluna e, de seguida, aumenta a coluna performance. Chapa de alumínio Componente fundamental para a realização do efeito sandwich. Este processo permite aumentar a performance do complexo viscoelástico. Complexo viscoelástico Auto-adesivo, o complexo de butilo absorve as vibrações da superfície com a qual está em contacto. Atenua substancialmente o ruído exterior que entra no interior da viatura. Menos ruído é sinónimo de mais música.

 

http://www.focal.com...to-acustico-bam

 

kkkkkkk

 

Reginaldo ela tem 3 funções...e portanto é uma manta acustica tbm.....

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Bam não é manta acústica

Certo, e a questão da aplicação do kit de tratamento acústico como é descrito na embalagem, somente atrás do mid bass e não na porta inteira, é errado, certo, vai do gosto, não faz diferença...

Editado por Gleisão

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Certo, e a questão da aplicação do kit de tratamento acústico somente atrás do mid bass e não na porta inteira, é errado, certo, vai do gosto, não faz diferença...

 

O uso da manta apenas atras do mid é para obter ganho na primeira reflexão do mid....mas manta na porta inteira sem duvidas q melhora muito mais..........

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Reginaldo ela tem 3 funções...e portanto é uma manta acustica tbm.....

 

Na boa não resolve, isso é mais do que fato, não proporciona o que uma manta como Dynamatic, STP, Silent Cout traz de isolamento acustico no carro

Sabe o BT da Focal eu bate nas laterais e no teto, nem de longe parece que tem um tratamento acusto,

 

na verdade durante o Workshop da Focal o Reinaldo havia comentado que a proposta mesmo seria eliminar a reflexão atraz dos falantes,

 

mas para aplicação no carro como tratamento não era aconselhada pois ela não tem a mesma propriedade das mantas citadas,

Eu fui no Workshop da STP, cara não tem nada haver com BAM, a STP tem um produto similar que eles aplicam por cima da manta Bomb ou Gold para evitar a msm reflexão

 

um tratamento acusto de verdade tem de ser algo muito mais completo, o próprio material da BAM, ja mostra isso,

me lembra muito EVA adesiva, não desmerecendo o produto, mas a real finalidade não um tratamento acústico

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Certo com mais um pouco de pesquisa cheguei a um ponto onde achei coerente com oque li por aqui até o momento, que a focal bam xl ou similar teria maior eficácia (isso agregaria melhor absorção de ruídos do veículo) junto a um componente de isolamento como por exemplo junto do stp ou até mesmo manta asfáltica ou adesiva, e dai sim o tratamento acústico daria o resultado que tanto se espera, diminuição dos ruídos e melhora no mid bass.

Não sei se o caminho é esse, mas pelo que li me pareceu bem sensato.

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Na boa não resolve, isso é mais do que fato, não proporciona o que uma manta como Dynamatic, STP, Silent Cout traz de isolamento acustico no carro

Sabe o BT da Focal eu bate nas laterais e no teto, nem de longe parece que tem um tratamento acusto,

 

na verdade durante o Workshop da Focal o Reinaldo havia comentado que a proposta mesmo seria eliminar a reflexão atraz dos falantes,

 

mas para aplicação no carro como tratamento não era aconselhada pois ela não tem a mesma propriedade das mantas citadas,

Eu fui no Workshop da STP, cara não tem nada haver com BAM, a STP tem um produto similar que eles aplicam por cima da manta Bomb ou Gold para evitar a msm reflexão

 

um tratamento acusto de verdade tem de ser algo muito mais completo, o próprio material da BAM, ja mostra isso,

me lembra muito EVA adesiva, não desmerecendo o produto, mas a real finalidade não um tratamento acústico

 

O próprio Foca veio com essa conversa d q a BAM é um mix de materiais e blá blá blá...não m convenceu, comprei Dynamat Xtreme, aq no forum, p/reforçar a chapa externa da porta e o local onde o baffle vai ser fixado.

Decidi o seguinte:

 

Chapa externa

 

- Dynamat Extreme

- Focal BAM por cima da Dynamat

 

Chapa interna

 

- P/tapar os furos maiores: STP ALUM ou, se demorar mto p/chegar, usarei chapa de alumínio e moldo (usando martelinho de borracha) em cima do furo e colo as abas com silicone.

- Por cima do alumínio, vai ser usado Vedacit auto-adesiva

- No furo onde vai ser fixado o baffle, vou reforçar com Dynamat também.

 

Forro de porta

 

- Vedacit auto-adesiva

- Feltro betumado por cima da manta.

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Bom eu uso somente BAM na porta.....foi um Rolo da BAM XL por porta,.....e teve um tal New Beetle da Koyama tbm usava / usa no carro inteiro.... .....e o carro era ruim né........ no meu carro mudou pacas.......sinceramente duvido q a Dynamat ou outra qqr faria alguma diferença......e tbm me foi indicada por um cara q conhece pouco de Focal, tanto q foi chamado pra desenvolver falante e crossover na Focal da França, ele me falou esta manta tem mais funções....... mas blz.... Eu estou satisfeito...e ate onde ouvi carros tratados com outra mantas não vejo nada a dever, no produto de alguns fabricantes pelo contrario vejo ate vantagem da BAM..... e vou mais além o Reinaldo falando de som, me desculpe nem da pra ter algum consideração...... venhamos e convenhamos.......ta longe de ser alguém para referenciar algo......

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Com várias camadas ela engrossa, ganha massa e vira uma manta.

 

Não tem jeito: Damping exige massa.

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Laercio eu entendo que a BAM ate faz uma propagando de forma a ser uma opção de tratamento acústico,

 

os materiais utilizados na composição das mantas é muito diferente das BAM,

 

não surte o efeito desejado de forma nenhuma, pois o material não tem as propriedades necessárias para um devido tratamento acústico

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Pessoal, para tratar o teto é recomendável apenas manta asfáltica?? O propósito não é apenas melhorar o som do sub, mas principalmente diminuir o barulho em dia de chuva e tb a passagem de calor pra dentro. Li o Reginaldo comentando que a Temperatura aumenta, mas em carros pretos também?? O Sentra não deve ter nada entre o forro e a lata, sem brincadeira, 1/2 hora de sol e fica um forno. Acredito que o calor gerado dentro do automóvel fique retido (pessoas, cigarros, fogueiras.. ahhahaha) mas o de fora seja mais dificil de entrar.... ou estou viajando???

 

Minha idéia inicial era usar manta asfaltica no teto e sobre o forro feltro betumado.

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Minha idéia inicial era usar manta asfaltica no teto e sobre o forro feltro betumado.\

 

 

Eu iria nessa. Manta p/reforçar a chapa e feltro p/isolamento acústico.

 

Se tiver + grana disponível tem mais N maneiras de fzr isso.

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