Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leao

Review Amplificador Clarion APX 4241

Recommended Posts

Segue um pequeno teste que fiz com um amp Clarion APX 4241:

2012-09-12%252008.33.50.jpg

2012-09-12%252008.35.25.jpg

2012-09-12%252008.35.44.jpg

2012-09-12%252008.35.53.jpg

A tampa superior é presa por 6 parafusos allen, e sai facilmente podendo ser coloca de ambos os lados, bem prático se quiser mudar a posição dos cabos de entrada e saída e não deixar a marca de ponta cabeça.

2012-09-12%252008.35.15.jpg

Foto interna, acabamento razoável.

2012-09-16%252013.07.52.jpg

Alguma informações desencontradas:

- No início do manual diz que sensibilidade de entrada é de 200mV a 2,5V, e na tabela de especificações do manual diz que vai de 200mV a 5,5V;

- No manual diz que o crossover é variável de 50Hz a 300Hz e na serigrafica do amp mostra de 30Hz a 300Hz;

Teste de potência:

Usando como fonte o player Alpine IDA X305SBT com arquivo de 60Hz 192Kbps no pen drive.

Especificações do fabricante:

2012-09-12%252008.33.34.jpg

2012-09-16%252013.54.08.jpg

2012-09-16%252013.55.47.jpg

2012-09-16%252013.59.03.jpg

2012-09-16%252013.58.56.jpg

Som desligado e carro desligado

Multímetro da esquerda está medindo o sinal de saída (VAC) e da direita a tensão da bateria (VCC).

2012-09-16%252014.27.17.jpg

Carro desligado:

tocando apenas 1 canal em modo estéreo carga de 4 ohms

tensão de saída 22V x 0,707 = 15,5V

potência => 60Wrms

2012-09-16%252014.31.54.jpg

Carro ligado

tocando apenas 1 canal em modo estéreo carga de 4 ohms

tensão de saída 25,3V x 0,707 = 17,8V

potência => 80Wrms

2012-09-16%252014.32.43.jpg

Carro desligado (VCC = 11V)

tocando 1 bridge carga de 4 ohms

tensão de saída 32,2V x 0,707 = 22,7V

potência => 130Wrms

2012-09-16%252014.29.05.jpg

Carro ligado

tocando 1 bridge carga de 4 ohms

tensão de saída 36,4V x 0,707 = 25,7V

potência => 165Wrms

2012-09-16%252014.33.55.jpg

Obs:

- Não tive condições de testar todos os canais ligados ao mesmo tempo por não ter resistência para todos. Claro, se ligar todos os canais certamente a potência será inferir, mas pelos testes a potência de mostrou bem superior a declarada. Não me preocupei muito com distorção, então dá para deixar uma margem de potência para menor em relação as medições.

- Medindo a bridge, tanto com o carro ligado quanto desligado o amp acendeu o led de proteção quando aumentei muito o ganho de entrada, porém não cortou a tensão de saída em nenhum momento.

edit:

- Minhas medições de potência foram muito acima das especificadas pelo fabricante, porém, o fabricante declara a potência com todos os canais operando de 20 a 20Khz com 0,1% THD em 14,4V e no meu teste testei apenas 1 canal ligado em 60Hz sem considerar a THD e com a minha bateria não segurando a tensão muito estável. Logo, creio que ambas as medições estão corretas.

Impressões tocando:

Retirei o Fosgate 4.6 que tocava o kit Focal Acess em 2 canais e coloquei o Clarion também em 2 canais. O som me pareceu mais flat que o Fosgate, casando melhor com os tweeter do Acess. O APX tem um som muito limpo, dinâmico e detalhado, com graves levemente inferiores ao o Fosgate. Boa sensibilidade, mesmo o meu player tendo 2V na saída RCA não precisei de muito ganho para dar mais volume que o 4.6x. ( a potência do Clarion é nitidamente maior).

Depois liguei o Clarion em dual bridge no kit 2 vias (uma bridge para cada canal). Potência bem maior, porém perdeu em qualidade. Médios e agudos se sobresairam, perdendo ainda mais os graves. Parece que o amp ficou mais sensível a ruídos elétricos, tendo que controlar bem o ganho, até porque a potência estava bem alta para o kit.

Estou sem subwoofer, então não tive como testar o APX com o sub. Essa semana vou ver se pego um sub emprestado para fazer um teste com ele tocando todo o set.

Conclusões até aqui:

- Amp bonito e fácil de ligar e ajustar;

- Ótimo custo benefício para para um SQ simples e eficiente;

- Ótimo para ser usado em 1 ou 2 kits duas vias, ou 1 kit duas vias em bi-amp. Pelo que vi não recomendo ligar kit 2 vias em bridge e pelo que parece não sei se vai se comportar bem com um subwoofer na sua bridge.

Minha intenção é usá-lo em bi-amp no kit 2 vias e usar outro amplificador para o sub, mas será em upgrade futuro. Primeiro vou ligar o sub nele e ver como fica.

Por enquanto é isso. Mais novidades eu vou postando aqui.

Abs.

edit: medições de potência estavam erradas. Refeito os cálculos com a ajuda do user Robson Andrade.

Editado por Leao
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens , belo review ..

Preço dele???

R$240,00 no ML

vc fez o teste com o scope?

?????? não entendi. O que ou quem é scope ? (osciloscópio ????) Não.

Editado por Leao

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom a impressão sobre o ampli, fotos internas e tudo mais, show ! Só que acho o teste de potência foi inválido ! Sem osciloscópio, é complicado !

Mas mesmo assim parabéns, agregou conteúdo ao fórum !

Compartilhar este post

Link para o post

Unica coisa que não gostei foram os bornes de alimentação e saida pros falantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom a impressão sobre o ampli, fotos internas e tudo mais, show ! Só que acho o teste de potência foi inválido ! Sem osciloscópio, é complicado !

Mas mesmo assim parabéns, agregou conteúdo ao fórum !

Fiz o teste com o que eu tinha em mãos. Também achei os números muitos berrantes, devia ter + de 10% de THD aqui, sem dúvida, e foi a primeira vez que fiz medição de potência. Amanhã durante o dia vou tentar mais uma medição na bridge, mas com o kit 2 vias ligados nos outros 2 canais.

Compartilhar este post

Link para o post

Unica coisa que não gostei foram os bornes de alimentação e saida pros falantes...

Eu adorei. Gosto de bornes assim. Os bornes onde se prende diretamente o fio/cabo de alimentação só são melhores pois aceitam fios de maior bitola, mas prender o cabo direto acaba rompendo os filamentos aos poucos, e estanhar a ponta dos fios é coisa que eu não faço, só piora o contato e não dá um aperto legal.

Compartilhar este post

Link para o post

250 usado ne ?

Por isso que eu falei que é um bom custo/benefíco. R$240,00 novo + o frete ficou para mim em R$260,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o teste com o que eu tinha em mãos. Também achei os números muitos berrantes, devia ter + de 10% de THD aqui, sem dúvida, e foi a primeira vez que fiz medição de potência. Amanhã durante o dia vou tentar mais uma medição na bridge, mas com o kit 2 vias ligados nos outros 2 canais.

Parabens pelo review amigo, muito bom...

Sobre a discrepancia de potencia, o multimetro era trueRMS?se nao era, tens que multiplicar a voltagem obtida por 0,707 ai teremos o valor correto da potencia obtida, que segundo meus calculos aqui fica mais proxima do manual..

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo review amigo, muito bom...

Sobre a discrepancia de potencia, o multimetro era trueRMS?se nao era, tens que multiplicar a voltagem obtida por 0,707 ai teremos o valor correto da potencia obtida, que segundo meus calculos aqui fica mais proxima do manual..

abs

Agora sim, alguém achou o erro. Realmente, meu multímetro não é true rms, e eu não sabia desse lance. Refazendo os cálculos bate com o declarado no manual.

Vou corrigir no primeiro post.

Valeu Robson.

Compartilhar este post

Link para o post

olha eu fiz aqui 2 testes um com o apx 2181 e o bbuster 1600 os 2 deram a potencia o 2181 deu 90rms p canal, e o bbuster deu 220rms até onde sabia esaa regra era p os classe D (foi usado osciloscopio)

obs. vc fez o teste com a resistencia em um balde dagua?

vc deu sorte de nao ter queimado fusivel, tenta comprar um osciloscopio pc aqueles de 50tão no Ml ja ajuda, pois o amp depois do limiar da distorção vai entregar mto mais potencia

Compartilhar este post

Link para o post

tava achando a potência muito fora mesmo, o ampli tem led clip ???

e o ampli é linear, tem alguma coloração em alguma faixa ???

pelo preço é bem interessante...

Compartilhar este post

Link para o post

olha eu fiz aqui 2 testes um com o apx 2181 e o bbuster 1600 os 2 deram a potencia o 2181 deu 90rms p canal, e o bbuster deu 220rms até onde sabia esaa regra era p os classe D (foi usado osciloscopio)

obs. vc fez o teste com a resistencia em um balde dagua?

vc deu sorte de nao ter queimado fusivel, tenta comprar um osciloscopio pc aqueles de 50tão no Ml ja ajuda, pois o amp depois do limiar da distorção vai entregar mto mais potencia

Sim, coloquei a resistência dentro de um balde com água.

Não vou fazer isso sempre, senão eu procurava um osciloscópio.

tava achando a potência muito fora mesmo, o ampli tem led clip ???

e o ampli é linear, tem alguma coloração em alguma faixa ???

pelo preço é bem interessante...

Não tem led cip não. Tem apenas um led que acende em azul quando está OK e fica vermelho com a proteção acionada.

Não notei nenhum pico em nenhuma frequências, achei até mais flat que o Fosgate 4.6x no meu set, mas meus ouvidos não são tão bons assim, não tenho muita experiência com amplificadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Manda o endereço de onde comprou!! [-]

Comprei no ML.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, coloquei a resistência dentro de um balde com água.

Não vou fazer isso sempre, senão eu procurava um osciloscópio.

Não tem led cip não. Tem apenas um led que acende em azul quando está OK e fica vermelho com a proteção acionada.

Não notei nenhum pico em nenhuma frequências, achei até mais flat que o Fosgate 4.6x no meu set, mas meus ouvidos não são tão bons assim, não tenho muita experiência com amplificadores.

legal mesmo a iniciativa de testar o ampli, me parece uma boa opção...

Compartilhar este post

Link para o post

Pena que esse ae agora só Usado ou do Paraguay, pois no BR não existe mais! os estoques esgotaram.

Você pagou barato DEMAIS esse amplificador, o preço de custo dele não chega nesse valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser que eu tenha dado sorte mesmo. Vendi meu 4.6x sem saber qual amp eu iria colocar, e achei esse por acaso e resolvi comprar apostando na marca e nos comentários que ouvi sobre o APX 4361.

Gostei do resultado.

Segue a tela da compra.

compra%20clarion_zps8fc443ec.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

tem uns vendedores de Goiânia sem noção mesmo... lá nessa loja a Pyramid 800 é 290,00

quase comprei um Clarion desse, mas ja tem amp d++++ aqui parado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...