Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
monnerat

IMPEDÂNCIA & RESISTÊNCIA OHMICA em alto falantes

Recommended Posts

Opa bom dia galera,

liguei 4 pioneer de 4 ohms em paralelo dai divide né 4/4 = 1 ohms, porem peguei o multímetro e fui ver tava dando 1.8 ohms dai fui tentar outro tipo de ligação porem também em paralelo dai peguei novamente o multimetro e fui testar e estava marcando 2.1 kkkkk

alguem pode dar uma luz de como se chega em 1 ohms ou nao tem como chegar certinho em 1 ohms

Obs: acho que na segunda tentativa aumentou por que tive que fica cortando e remendando os fios dai atrapalhou um pouco.

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom sei que é normal os sub aumenta ou diminui uns 0,2 ohms, ou seja acho que você teve a sorte de todos esta com OHMS aumentado...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que esqueceste de descontar a resistencia da ponta de prova do multimetro....

dica, coloque a medição numa escala acima da que voce quer medir, e depois diminua, assim fica mais facil....

ou então teus subs tao com bobina alterada, já foi reparado algum deles?

uma boa pesquisada no google resolvia teu problema com o multimetro...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Existem : Impedância e Resistência.

O que voce está medindo aí é Resistência .

O que interessa para o amplificador no caso é Impedância , a qual será de 01 ohm na ligação dos 4 subs de 04 ohms cada , todos em PARALELO.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu procurei tutorial sobre multimetro e talz, mas enfim vou tirar de novo os sub's da caixa e vou sair medindo a impedância de cada 1

pra ver mas os sub sao novos, essa parada de descontar tipo eu troco um fio no outro do multmetro dai desconto no valor que ta dando??

tipo la na caixa ta dando sem descontar 1.9 a 2.1

trisquei no multimetro positivo com negativo e ta dando 1. 2 + -

tipo no multimetro tem que tar em 200 né na parte de impedância?

Compartilhar este post

Link para o post

sim ué ( Opa bom dia galera,

liguei 4 pioneer de 4 ohms em paralelo dai divide né 4/4 = 1 ohms, )

bobina simples 4 ohms

Compartilhar este post

Link para o post

sim ué ( Opa bom dia galera,

liguei 4 pioneer de 4 ohms em paralelo dai divide né 4/4 = 1 ohms, )

bobina simples 4 ohms

Então está tudo certo .....

Multimetro NÃO faz leitura de Impedância , ele faz leitura de resistência.

São duas coisas completamente diferentes.

Só tenha o cuidado de verificar se algum sub seu está apresentando uma variação de resistência muito diferente dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

mas dai entao estou tocando a 1 ohms mesmo?

Sim ! (se todos os subs forem verificados e mostrarem a mesma resistência , e com isso saberemos que eles estão ok).

Olha em qualquer site de alto falantes , vai ver a impedância nominal e também vai encontrar Re = resistência ohmica.

Lembrando que TUDO no caminho da medição que voce fez com o multimetro , gera resistencia, os cabos , as emendas dos cabos indo pra cada sub, a resistencia das pontas do multi , etc, etc, etc

Compartilhar este post

Link para o post

poisé to achando que pelo fato de ter feito muitas emendas nos fios pode ter aumentado a RESISTÊNCIA mas ta + - isso mesmo

baixei manual da taramps vou comprar mais cabos paralelos amanha fazer bem direitinho

=)

vlw ae

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pruma resistência ser alterada numa emenda, tem que ser uma emenda MUUUITO porca! kkkkkkkkkkkkkk

Assim como fio! Prum fio alterar a resistência de forma significativa, tem que ter no mínimo uns 20 mts de fio, ou fio MUITO subdimensionado!

Em resumo, é isso mesmo! Tu tá medindo a resistência da bobina em si. Mas musicalmente falando, a resistência varia de acordo com a frequência, o que acaba gerando uma certa divergência!

EDIT: Sugestão enviada à moderação: Alterar o título do tópico pra servir de futuras referências em pesquisas! (inclusive no google)

Editado por blOom
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tomei a liberdade de editar o título , pois acredito que podemos ter boas discussões sobre este assunto.

Grato

EDIT: Ainda acho mais interessante este tópico lá no GERAL DO SOM AUTOMOTIVO.

Movendo pra lá...........

Compartilhar este post

Link para o post

ara, pruma resistência ser alterada numa emenda, tem que ser uma emenda MUUUITO porca! kkkkkkkkkkkkkk

kkkkkk até que nao, mais nao sabia que era desprezível a resistências dessas gambiarras rsrs

entao no caso nao tem muita '' Putaria'' Basta ligar em paralelo e Acabo né rs

outra coisa que me gerou um duvida é besteira porem queria aproveitar pra perguntar

tipo da pra ligar em paralelo assim:http://www.somsc.com.br/Dicas/4falantes_4_1.gif

e eu tava vendo no site da taramps no manual tem um modo de ligar que da no mesmo porem é diferente

vou por o link dai está na pagina 10 do manual

segue link para baixa o manual : http://www.taramps.com.br/produtos.php?cat2=403&prod=1341

Compartilhar este post

Link para o post

Tomei a liberdade de editar o título , pois acredito que podemos ter boas discussões sobre este assunto.

Grato

EDIT: Ainda acho mais interessante este tópico lá no GERAL DO SOM AUTOMOTIVO.

Movendo pra lá...........

Vendo o título do post, logo lembrei de algumas pérolas, como por exemplo na ligação de super tweeter onde se coloca o capacitor e simplesmente não mostra a resistência resultante da ligação, daí já ouvi muita gente falando que pode ligar ae 3, 4, 8, 10, 30, 10000 super TW de 8ohms em paralelo que não tem problema, pois com o capacitor na jogada "a resistência desaparece" uahahahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Impedância e Resistência Ohmica (DUV234) printButton.png emailButton.png

Escrito por Newton C. Braga

Fui medir a impedância de um alto-falante de 8 ohms com meu multímetro e encontrei um valor muito mais baixo, menos de 1 ohms. O alto-falante funciona normalmente. O que está errado?

Quando usamos um multímetro na escala de ohms para medir um alto-falante, estamos medindo a sua resistência ôhmica, ou seja, a resistência que sua bobina apresenta à circulação de uma corrente contínua. A impedância, por outro lado, é a oposição apresentada à passagem de uma corrente alternada, ou seja, um sinal. Como tanto a impedância como a resistência são medidas em ohms, isso resulta na confusão que normalmente ocorre nestes casos. Não medimos a impedância com o multímetro e os valores de resistência ôhmica encontrados para dispositivos com bobinas como transformadores, alto-falantes e fones de ouvido é muito menor que sua impedância real.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, uma vez fui medir com um multímetro meus 2 paini d4 ligados em série depois paralelo dando 4ohms, deu mais ou menos 4,8ohms, fiquei até preocupado, pesquisei bastante, falaram que acontecia isso mesmo e tals, mas esse tópico explica tudo. E sempre quando testei em outros falantes dava resultado acima ou abaixo do normal mesmo, nunca o resultado correto.

Bem interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

essa parada de variar nao é perigoso nao ? por tipo trabalhar em baixa impendancia é tenso como 0,5 e 1 ohms

quanto mais perto de 0 ''zero'' ohm mais facil de queimar zero ohm = queima

é isso mesmo? vi isso aqui pelo forum!

caso seja entao seria mais seguro comprar modulos bem acima do que se precisa e ligar em impedancias mais altas como 2 e 4 ohms pra evitar que a variaçao queime o som.

Compartilhar este post

Link para o post

zero ohm = queima?

Eeeeita po***.... kkkkkkk

O que acontece, é que alguns fabricantes (espertinhos), produzem alto-falantes de 8 ohms porém com RE de 4 ohms, ai o amp é obrigado a trabalhar abaixo da impedância, liberando mais potência ou vai queimar. (mais provável)

Reparem na RE dos falantes de "pancadão", Eros Hummer e derivados http://www.eros.com.br/produtos_descricao.php?cod=160, falante de 8 ohms com 4,2 de RE, falante de 4 ohms com 2,3, e ainda falam que o produto toca mais... Lógico, forçam os amps a trabalharem abaixo da impedância nominal...

E sempre, SEMPRE, haverá variação na bobina, se o sub é D4, quando medir com um multímetro cada bobina, vai ficar perto de 4 ohms, porém NÃO EXATOS 4 ohms (3,6~4,4), isso é normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mede as bobinas de cada sub, depois vc divide por 4, liga e mede, se bater a medida cam a calculada quer dizer que está certo, não vai ser o valor de impedância, e sim de resistência, mas vai servir de referência para vc ver se acertou a ligação em série e/ou paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

essa parada de variar nao é perigoso nao ? por tipo trabalhar em baixa impendancia é tenso como 0,5 e 1 ohms

quanto mais perto de 0 ''zero'' ohm mais facil de queimar zero ohm = queima

é isso mesmo? vi isso aqui pelo forum!

caso seja entao seria mais seguro comprar modulos bem acima do que se precisa e ligar em impedancias mais altas como 2 e 4 ohms pra evitar que a variaçao queime o som.

0 ohm = curto... infinitos ohms = "aberto", sem contato!

Quanto mais tende ao zero, mais simula um "curto"!

mas não significa queima! Tive um SD1000 que vc podia curto-circuitar a saída dele a hora que for, ele desarmava e rearmava!

Compartilhar este post

Link para o post

ara, pruma resistência ser alterada numa emenda, tem que ser uma emenda MUUUITO porca! kkkkkkkkkkkkkk

kkkkkk até que nao, mais nao sabia que era desprezível a resistências dessas gambiarras rsrs

entao no caso nao tem muita '' Putaria'' Basta ligar em paralelo e Acabo né rs

outra coisa que me gerou um duvida é besteira porem queria aproveitar pra perguntar

tipo da pra ligar em paralelo assim:http://www.somsc.com...alantes_4_1.gif

e eu tava vendo no site da taramps no manual tem um modo de ligar que da no mesmo porem é diferente

vou por o link dai está na pagina 10 do manual

segue link para baixa o manual : http://www.taramps.c...2=403&prod=1341

As ligações que citou não são diferentes ... apenas estão desenhadas diferentes.

Se observar melhor, verá que ligação em paralelo significa (+) com (+) e (-) com (-), então as duas ligações são idênticas, mas foram desenhadas com todos os falantes lado-a-lado na imagem e um par de falantes em cada lado no manual, portanto, o resultado é o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

esse 1.8 que vc mediu é erro de calibração do multímetro, tem que dar menos de 1 ohm

Compartilhar este post

Link para o post

Outro fator muito importante e que estão esquecendo de mencionar , é que resistências ohmicas muito baixas (01 ohm é baixa ) SÃO dificilimas de serem aferidas com multimetros comuns .

Exceto pelos Multimetros com PONTE DE WHEATSTONE, estes sim conseguem aferir tais valores baixos e com precisão.

Compartilhar este post

Link para o post

pra ver como esse resistencia/impedancia e irregular

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/763-curva-de-impedancia-de-um-alto-falante.html

isso pra um falante ao ar livre.na caixa as coisas sao um pouco diferentes. a depender da frequencia.nesse caso, entre 60 e 70hz, mais de 30 ohms e a minima entre 500 e 1khz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...