Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Mogar

Topico dos programas uteis

Recommended Posts

Oi pessoal,

 

 

 

Achei interessante montar um topico sobre programas uteis que nao estao na pagina da Autosom (ou seja, os programas de sub ou crossover que estao lah nao eh pra colocar aqui) em carater informal (i.e, sem suporte oficial da diretoria do forum pra nao dar encrenca), sendo que o que cada um posta aqui eh de inteira responsabilidade da propria pessoa e mais ninguem.

 

 

1- Google

 

www.google.com

 

conversao de unidades (pes cubicos pra litros, pes pra metros, hp em watt, etc..) basta digitar por exemplo "1 cubic foot in liters" no campo de busca sem as aspas. tem que ser em ingles, mas tem uma pancada de unidades, e ele jah faz a conta pra vc... alem eh claro de ser um dos melhores buscadores (se nao for o melhor)

 

 

2- Dvd Audio Ripper

 

 

Dvd Audio Ripper, produzido pela ImTOO. Extrai a trilha de audio de um DVD para mp3 ou wav. Soh nao sei como fazer depois de posse do wav para gravar em cd. Ele faz conversao de 48kHz pra 44.1kHz, grava mp3 com um monte de bit rate (e vc pode colocar ou nao high pass e low pass no audio).

 

http://www.imtoo.com/dvd-audio-ripper.html

 

Link para a versao demo que eh gratuita... Tem suas limitacoes... mas vc pode usa-la sem nenhum problema legal.

 

Dica: no item que fala sobre volume, deixe em 1. Se vc colocar ganho, dependendo da gravacao pode dar clipping (nao nocivo quanto clipping de amplificador, pois dah uma frequencia de no maximo 22.1kHz, mas eh audivel os ruidos produzidos).

 

 

 

3- Pspice Student

 

Versao para estudantes (ou seja, limitada mas eh gratuita) do software de simulacao de circuitos eletricos que eh bastante poderoso.

 

http://www.orcad.com/downloads/demo/91pspstu.exe

 

 

 

4- NaTCH SigJenny - Gerador de sinais de audio

 

 

Para vc ouvir "que som as frequencias produzem", e assim ter uma melhor nocao de dimensionamento de cortes, bem como que tipo de frequencia os instrumentos tocam.

 

A versao mais nova tem funcionalidades que o aproxima de um osciloscopio, claro que tem limitacoes especialmente quanto a sua placa de som e falantes / fones de ouvido / microfones que vc usa. Ainda nao testei essa versao nova mas parece interessante pra ateh fazer um "RTA nas coxas"

 

 

http://www.natch.co.uk/Downloads/SigJenny/...y/SigJenny.html

 

 

Jah mostrei minhas cartas, agora eh a vez de vcs....

 

 

Obs: listei links para programas que vc pode fazer download sem quebra de licencas, desde que seja para uso pessoal. Nao me responsabilizo aqui se alguem postar link para programas "extra-oficiais" ou coisas do genero

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa iniciativa, gostei do topico :)

 

pena q naum tenho nada pra ajudar :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema eh que caso alguem coloque programas nao oficiais, o Marcelo pode ser acusado de pirataria..... e eu nao queria que isso acontecesse...

 

 

Isso pois, por exemplo, por mais que vc tenha o DVD original pra extrair a trilha sonora, geralmente os copyrights dos DVDs nao te permitem fazer isso. Em tese, se vc quer ter o DVD e a trilha sonora em um cd, vc tem que comprar o DVD e o cd..... Nao poderia comprar um soh.... O que sempre eh permitido eh vc fazer uma copia de backup para uso proprio....

 

 

Algumas obras podem ateh permitirem a extracao da trilha de audio, mas quem nao permite poderia processar o Marcelo por apologia a pirataria ou coisa do genero.....

Editado por Mogar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, soh mais uma recomendacao, se vc quiser usar o DVD Audio Ripper pra que saia wav, tenha bastante memoria ram no seu micro, ou um swap file bem grande, senao fica bem lento...

 

 

E outra, pra gravar wav como cd de audio, o Nero Express faz isso numa boa, soh nao sei agora se a gravacao que fiz (botando o nome das musicas no nome dos arquivos) ficou compativel com o padrao cd-text.... soh vou saber isso quando testar no meu carro (que vou fazer amanha de manha)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, soh mais uma recomendacao, se vc quiser usar o DVD Audio Ripper pra que saia wav, tenha bastante memoria ram no seu micro, ou um swap file bem grande, senao fica bem lento...

 

 

E outra, pra gravar wav como cd de audio, o Nero Express faz isso numa boa, soh nao sei agora se a gravacao que fiz (botando o nome das musicas no nome dos arquivos) ficou compativel com o padrao cd-text.... soh vou saber isso quando testar no meu carro (que vou fazer amanha de manha)

Bom... se o seu som for SONY, o CD-TEXT vai funfar sim! heehhehehe Eu gravo mto no Nero colocando o nome das musicas e funfa! :vts

 

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, soh mais uma recomendacao, se vc quiser usar o DVD Audio Ripper pra que saia wav, tenha bastante memoria ram no seu micro, ou um swap file bem grande, senao fica bem lento...

 

 

E outra, pra gravar wav como cd de audio, o Nero Express faz isso numa boa, soh nao sei agora se a gravacao que fiz (botando o nome das musicas no nome dos arquivos) ficou compativel com o padrao cd-text.... soh vou saber isso quando testar no meu carro (que vou fazer amanha de manha)

Bom... se o seu som for SONY, o CD-TEXT vai funfar sim! heehhehehe Eu gravo mto no Nero colocando o nome das musicas e funfa! :vts

 

Rodrigo

O meu eh Alpine, mas padrao eh padrao, entao funciona...... Eh que em casa nao tenho nenhum player compativel com cd-text, e nao vou ao meu carro soh pra testar isso hj (meu carro nao fica na garagem do predio, mas sim num estacionamento proximo, jah que no meu predio nao tem vaga pra alugar, e eu nao ligo o som no estacionamento nem sonhando, nao quero saber dos caras do estacionamento ficarem secando meu som, ou deixarem vazar pra algum "amigo" )

 

 

[edit]

 

como nao foi postado o endereço do programa q mais se fala nesse forum???

 

 

Esse jah tem link na pagina www.autosom.net. E como especifiquei inicialmente, os programas que tem lah nao ha necessidade de postar no forum....

Editado por Mogar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem tb o Sound Forge q agora é da sony q permite fazer quase tudo com as músicas inclusive cortes low-pass, hi-pass, band-pass de até 48dB/8ª......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem tb o Sound Forge q agora é da sony q permite fazer quase tudo com as músicas inclusive cortes low-pass, hi-pass, band-pass de até 48dB/8ª......

o sound forge e o melhor programa para audio que existe.

tem esse manual de iniciante dele ''401 pg'' ja que o profissional tem ''3000 pg'' :blink:

 

salvar destino...

http://www.tomasfriaca.uaivip.com.br/Server/sony.pdf

Editado por capa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Programas, planilhas.......... ou oque existir para cálcular PA, Transmission Line............ alguém têm ae...................

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Programas, planilhas.......... ou oque existir para cálcular PA, Transmission Line............ alguém têm ae...................

isso vc pega no audiolist, aqui eh som automotivo!

 

no faq deles tem tudinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs sabem me dizer qual a versão mais atualizada do sound forge que rode em windows 98?(a versão 7.0 é para o xp e o 2000)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vcs sabem me dizer qual a versão mais atualizada do sound forge que rode em windows 98?(a versão 7.0 é para o xp e o 2000)

acho que e o sound forge 6.0 msm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, vai uma dica ai.....

Tem um Programinha no www.superdownloads.com.br que pega o nome da musica que você tem e transforma o nome em ID3V1 e ID3V2, o que faz qualquer cd player ou dvd de ksa, emfim, qualquer aparelho que ler mp3 ler o nome correto.

E uma, é Freeware.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exact Audio Copy (EAC)

 

para extração de audio de CDs, com a maxima fidelidade possivel

Freeware

www.exactaudiocopy.de

 

Monkey Audio (APE)

 

Compactação Lossless (sem perdas). Diferente do MP3/WMA nao perde qualidade na compactacao (embora a taxa de compactacao seja somente entre 2/1 e 3/1)

Freeware

www.monkeysaudio.com

 

FLAC (Free Lossless Audio Codec)

 

Apesar de ser Lossless, dizem os audiofilos q ele nao eh taao lossless assim... vai entender...

Freeware

flac.sourceforge.net

 

MP3 Gain

 

Ao pessoal q gosta de mp3 e tem mania de normalizar, use esse programa ao inves de normalizar.... O mp3 possui um campo de "volume" ou ganho relativo q nao precisa alterar o arquivo inteiro... por isso nao altera a qualidade do mp3... alem do mais te ajuda a nao distorcer/comprimir o audio q ta no mp3...

Freeware

mp3gain.sourceforge.net

 

CueListTool

 

Programa para alterar os .cue das imagens que acompanham alguns .wav para poder alterar/colocar os tags CD-Text

Freeware

www.stefanbion.de/cueltool

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adobe Audition, antigo CoolEdit 2000...

Muito bom, faz tudo o que se imagina com a música ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kra, nao sei se tem utilidade para vcs, mas o melhor programa (e mais caro) da face do universo da terra eh o CakeWalk Sonar. Eh multifaixa, etc... melhor programa para fazer mixagem, montagem, filtro, etc etc...

Tem a versao mais light, q eh o Cakewalk HomeStudio.

www.cakewalk.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe como coloco algo pra download na net ?

 

EDT:

já consegui onde hospedar algo pra download

 

e ai vai um link do meu tópico onde pode se achar planilhas de cálculos em excell e tal,.....

 

...aqui...

Editado por LApower

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

P/ galera que usa o PC como osciloscopio tabajara, não tem como usar o PC como decibelimetro tabajara...uma vez o yamane falou algo a respeito, alguém se lembra?

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

duas perguntas..

m indiqem uma boa placa de som..pra q eu possa usar os programas e pah!..

pergunta 2.. algum freeware pra mixar musicas? algem sabe?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...