Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Allan Farias

Trio, quanto mais vias melhor a qualidade do som? Ou não?

Recommended Posts

Olá colegas...

 

Me surgiu essa questão.

 

Vejo que a grande maioria dos trios usa 3 vias, tipo, woofer + drivers + tweeters, ou woofer + mg + driver ti. E fazendo uma simulação e comparação de valores, notei que em certos casos, o custo de um trio de 3 vias na configuração woofer + mg + driver ti sai praticamente igual ao de um trio 4 vias com woofer + mg+ driver fenolico + tweeter. Então nesse caso, não seria melhor fazer 4 vias?

 

Dividir o som em mais vias proporciona mais definição, qualidade etc?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os alto falantes devem responder em todas as frequências para não ter "buracos" no som, um exemplo um trio tocando woofer 18" 45-150hz driver de 1" tocando 1200-5000hz e ST 5000-20000hz nao vai tocar nada na faixa de 150 até 1200hz, mais nao basta apenas ter falantes cobrindo toda essa faixa de frequência( 20-20000hz ) para o som ter qualidade ele precisa ser flat, tocar todas as frequências na mesma proporção, sem picos exagerados...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os alto falantes devem responder em todas as frequências para não ter "buracos" no som, um exemplo um trio tocando woofer 18" 45-150hz driver de 1" tocando 1200-5000hz e ST 5000-20000hz nao vai tocar nada na faixa de 150 até 1200hz, mais nao basta apenas ter falantes cobrindo toda essa faixa de frequência( 20-20000hz ) para o som ter qualidade ele precisa ser flat, tocar todas as frequências na mesma proporção, sem picos exagerados...

 

Sim, exatamente. Mas faço essa comparação levando em consideração dois sistemas (um de 3 vias e outro de 4 vias) bem montados e regulados, ambos cobrindo toda a faixa de frequência. Me sinto inclinado a acreditar que o de 4 vias levaria alguma vantagem, pelo fato de cada uma das vias estar "trabalhando menos" que em um sistema 3 vias. Exemplo: tenho um caminhão com 12 caixas, posso descarrega-lo com uma equipe de 3 ou então 4 carregadores, qual equipe faria o serviço mais rápido e com menos esforço? Exemplo tosco hehe... Mas então, falantes que lidam com uma faixa de frequência mais reduzida tornam-se mais eficientes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, exatamente. Mas faço essa comparação levando em consideração dois sistemas (um de 3 vias e outro de 4 vias) bem montados e regulados, ambos cobrindo toda a faixa de frequência. Me sinto inclinado a acreditar que o de 4 vias levaria alguma vantagem, pelo fato de cada uma das vias estar "trabalhando menos" que em um sistema 3 vias. Exemplo: tenho um caminhão com 12 caixas, posso descarrega-lo com uma equipe de 3 ou então 4 carregadores, qual equipe faria o serviço mais rápido e com menos esforço? Exemplo tosco hehe... Mas então, falantes que lidam com uma faixa de frequência mais reduzida tornam-se mais eficientes?

no caso ai dependeria de como os falantes iriam responder na faixa de frequência

como no seu exemplo woofer+driver+ ST, veja bem nao tem um woofer q responda de 40hz até 1200hz satisfatoriamente, ou um exemplo usando um driver tocando a partir de 500hz mesmo assim vc não vai encontrar um falante q responda de 40hz até 500hz com um timbre agradável e um desempenho satisfatório, mas posso te dar um exemplo:

SDS818

312LC

EDT7200

um trio com falantes da mesma marca, no caso é um driver Ti, já usando Driver fenólico + ST sem MG não conheço uma combinação satisfatória

Editado por mksound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu como uso so um sub 15``, percebi que ele trabalha mais flat de 45 a 100Hz e com um timbre melhor, ante estava de 50 a 250Hz por causa dos 8pw3 que nao aceitavam corte mais baixo, no caso estaria ``trabalhando menos e mais folgado`` como comentaste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem vi os outros comentários.

 

mas na minha opinião o melhor custo x beneficio é um trio 3 vias.

 

2 Woofer +2 MG + 1 Ti 2"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor custo benefício é o trio d funkeiro, woofer+drive fenolico +st. So q dependendo do woofer e do drive o buraco nao fica grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor custo benefício é o trio d funkeiro, woofer+drive fenolico +st. So q dependendo do woofer e do drive o buraco nao fica grande.

 

As vezes fica bom sim...depende da aparelhagem...

mais quando se coloca perto de um que tenha mg ai vc nota a diferença na hora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

As vezes fica bom sim...depende da aparelhagem...

mais quando se coloca perto de um que tenha mg ai vc nota a diferença na hora...

Nao é bem assim nao , vc so v essa diferença na hora quando o corte do driver ta alto agora se Ele tiver com corte em 500hz e o falante de grave em 250hz q é oq a maioria usa essa diferença fica muito pouca e é por isso q vc ve a maioria nao usando MG.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TUDO depende dos produtos ultilizados af's, mg,driver e etc;

 

Ja ouvi um som com 6x over bruthus1600 15" '50-500hz' ,4x D405 e 2xSt 302.

 

Rapaz como aquilo toca forte ,quase flat "pegada nervosa em 60hz' e com MUITA qualidade , projeto simples ,caixas dutadinhas e driver em Hl14-50.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais do que 4 vias em trio automotivo é inutil por 3 motivos.

 

1 espaço

2 acoplamento com numero de falantes.

3 custo

 

se for usar Mg + Ti. 3 vias só é suficiente

 

nunca vi ninguem usando caixa de sub-grave, SUB mesmo, logo porque se for pra colocar por ex. SÓ 4 subgraves nunca compensa o resultado!!

 

mas o raciocinio esta CORRETO, quanto mais equipamentos atuando em ranges distintos melhor, éssa é minha opnião!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 vias ? 4 vias ? Joga no google ai Dakota pitbull af 21'' -af15"-af12"-af8"-Driver fenolico-Driver Ti. hehehehe o Nicolas é louco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pense num fiasco que foram os "genéricos" de 21'... power vox, tomahawk... nenhum vingou!

 

Se for usar 21', pelo menos pense nos 18sound, RCF, JBL (Não selenium/JBL).... ali sim pode ter coisa boa!

 

No mais, haja via pra pouca música! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...