Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rui

Crossover

Recommended Posts

Fala Galerinha...

 

To com umas duvidas aqui...

 

Eu tirei o cross das minhas caixas e tentei passar pro papel o esquema dele... Fiz isso tres vezes, e cheguei no mesmo esquema, que me intrigou bastante... Até porque ainda não entendo muito disso.

 

O dos mids é tranquilo, bem simples e está tudo certo, agora o do tweeter eu não entendi não... Será que alguem pode me ajudar a entender que tipo de cross é esse?

 

O que me deixou mais curioso foi aquele cap de 3,6 uf interligando os dois circuitos...

 

Como vou fazer apenas a troca dos componentes, não preciso saber exatamente a topologia, basta apenas eu troca-los... Mas gostaria muito de entender o esquema deste bixinho!!!

 

Segue imagem:

 

digitalizar059.jpg

 

 

Alguem consegue enxergar algum erro neste esquema (de repente eu "li" de forma errada a placa do circuito impresso, que como disse no começo, fiz 3 vezes e e deu 3 esquemas iguais)

 

Valeu :legal:

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso aí tá parecendo os circuitos malucos que o Tony Gee posta lá no humble homemade hifi...

 

é um design não ortodoxo este aí, baseado em circuito amplificador oscilante misturado com circuito acelerador de dinâmica. cross e atenuação, tudo junto reunido... sobre a frequencia de corte não vou opinar pq é bem complexo de calcular

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Leo,

 

Estas caixas tem como ponto forte a dinamica mesmo...

 

O site do fabricante diz apenas que "high frequency crossover" é em 1.500 Hz... É a única informação que sita o cross das caixas...

 

Eu não pretendo alterar nada, nem em corte nem em slope.... Apenas trocar os componentes.

 

Este então, é um circuito possivel? Daria pra especular algum erro nesta minha "leitura" da placa impressa?

 

Valeu pela força! :legal:

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ligação do tw não é feita entre o resistor e a bobina não?

 

Pq do jeito que está, não faz o menor sentido. Simplesmente inexiste corte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ligação do tw não é feita entre o resistor e a bobina não?

 

Pq do jeito que está, não faz o menor sentido. Simplesmente inexiste corte.

 

A uma primeira vista é isso mesmo, pq não tem nada a ver com os crossovers que estamos acostumados a ver, passei algumas semanas queimando pestana tentando entender esse tipo de design no passado... Ele funciona, e como eu já disse, é bem complicado de calcular e visa a dinâmica.

 

Rui, só trocar componentes mantendo valores não tem problema algum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, com aquele resistor ali não tem como funcionar não.

 

É a mesma coisa de pegar um kit 2 vias, ligar em paralelo com um fullrange, e esperar que o fullrange também seja cortado. Ele está fora da rede. Quem está atuando como carga ali é o resistor, por isto mesmo ele deve estar fora de lugar no esquema.

 

Se a ligação estiver entre o resistor e a bobina mesmo, então temos um filtro notch, e o indutor faz um corte HP em 1a ordem (um corte BEM estranho, pois abaixo do corte ele representa uma carga de 2 ohms pro amplificador). Se o corte for de 2a ordem, então o capacitor de 3,6uF está fora do lugar no esquema. Aí só olhando o circuito, mas passa a fazer mais sentido.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ligação do tw não é feita entre o resistor e a bobina não?

 

Não, pelo menos eu acho que não... Mas de qualquer forma, eu trouxe o cross aqui pro trampo (hoje fico aqui até as 24:00), e vou dar uma olhada novamente...

 

 

Klipsch? Tweeter Horn?

 

Engraçadão vc, hein!? o-o-

 

Já conhece o meu set lá do forum...

 

Mas é isso mesmo, é uma Klipsch RF-62II

 

Eu já procurei em tudo que foi canto o esquema deste cross, e não achei... Já até mandei um e-mail pra Klipsch e não obtive resposta...

 

 

A uma primeira vista é isso mesmo, pq não tem nada a ver com os crossovers que estamos acostumados a ver, passei algumas semanas queimando pestana tentando entender esse tipo de design no passado... Ele funciona, e como eu já disse, é bem complicado de calcular e visa a dinâmica.

 

Rui, só trocar componentes mantendo valores não tem problema algum

 

Pra mim, tb não faz o menor sentido... Mas tn não sou um profundo conhecedor no assunto...

 

O circuito que vc fala que "acelera" a dinamica seria aquele mais a esquerda (com um resitor, uma bobina e um cap, todos em paralelo)? Ou seria a interação de todos os componentes do sistema?

 

Vc tem ideia de qual corte está sendo usado? Pq, quando vi a 1ª vez, vi dois caps, dois indutores e dois resistores, e logo pensei que era um 24Db/8ª com um Lpad, mas quando examinei a placa impressa não entendi nada.. Daí resolvi tira-lo do caixa e desenhar o esquema... E continuo não entendendo nada!!! :(

 

Eu só vou trocar os componentes, e sei que não tem problema, mas como vou trocar quase todos (exceto os do mid), e os que comprei são bem maiores, estava pensando em montar um novo, numa placa de mdf mesmo, assim manteria o original (só removeria 2 componentes)...

 

 

Cara, com aquele resistor ali não tem como funcionar não.

 

É a mesma coisa de pegar um kit 2 vias, ligar em paralelo com um fullrange, e esperar que o fullrange também seja cortado. Ele está fora da rede. Quem está atuando como carga ali é o resistor, por isto mesmo ele deve estar fora de lugar no esquema.

 

Se a ligação estiver entre o resistor e a bobina mesmo, então temos um filtro notch, e o indutor faz um corte HP em 1a ordem (um corte BEM estranho, pois abaixo do corte ele representa uma carga de 2 ohms pro amplificador). Se o corte for de 2a ordem, então o capacitor de 3,6uF está fora do lugar no esquema. Aí só olhando o circuito, mas passa a fazer mais sentido.

 

Vc fala o resistor de 2 ohms?

 

Cara, eu até tenho as fotos do cross, mas acho que só serviria se eu identificasse cada ponto de solda na placa para vcs poderem ter uma ideia da ligação... Ou não?

 

De qualquer forma, aí vai:

 

 

img5868.jpg

 

 

img5871l.jpg

 

 

Pelos fios em cima, dá pra entender do que forma eu fiz a rotação do cross para bater as fotos... Como se eu mantivesse a direita do cross fixa e virasse ele da esquerda pra direita...

 

Em cima é a entrada dos fios que vem doa falantes... Verde / preto são + e - do tweeter e os vermelhos / pretos são os + e - dos mids (ligados em paralelo)

 

Em baixo, claro, as saidas pros bournes das caixas (que aceitam bi-ampli) e por isso são separados...

 

 

Valeu Galera!!!

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, pelo menos eu acho que não... Mas de qualquer forma, eu trouxe o cross aqui pro trampo (hoje fico aqui até as 24:00), e vou dar uma olhada novamente...

 

 

Tá na padoca hoje?

 

Engraçadão vc, hein!? o-o-

 

Já conhece o meu set lá do forum...

 

Mas é isso mesmo, é uma Klipsch RF-62II

 

Eu já procurei em tudo que foi canto o esquema deste cross, e não achei... Já até mandei um e-mail pra Klipsch e não obtive resposta...

 

:vts :vts eu tentei, né?

 

 

 

Pra mim, tb não faz o menor sentido... Mas tn não sou um profundo conhecedor no assunto...

 

O circuito que vc fala que "acelera" a dinamica seria aquele mais a esquerda (com um resitor, uma bobina e um cap, todos em paralelo)? Ou seria a interação de todos os componentes do sistema?

 

Acredito que ele se referiu à isso sim.

 

Vc tem ideia de qual corte está sendo usado? Pq, quando vi a 1ª vez, vi dois caps, dois indutores e dois resistores, e logo pensei que era um 24Db/8ª com um Lpad, mas quando examinei a placa impressa não entendi nada.. Daí resolvi tira-lo do caixa e desenhar o esquema... E continuo não entendendo nada!!! :(

 

Eu não manjo muito de X overs...mas é bem doido isso aê!

 

Eu só vou trocar os componentes, e sei que não tem problema, mas como vou trocar quase todos (exceto os do mid), e os que comprei são bem maiores, estava pensando em montar um novo, numa placa de mdf mesmo, assim manteria o original (só removeria 2 componentes)...

 

 

 

 

Vc fala o resistor de 2 ohms?

 

Cara, eu até tenho as fotos do cross, mas acho que só serviria se eu identificasse cada ponto de solda na placa para vcs poderem ter uma ideia da ligação... Ou não?

 

De qualquer forma, aí vai:

 

 

img5868.jpg

 

 

img5871l.jpg

 

 

Pelos fios em cima, dá pra entender do que forma eu fiz a rotação do cross para bater as fotos... Como se eu mantivesse a direita do cross fixa e virasse ele da esquerda pra direita...

 

Em cima é a entrada dos fios que vem doa falantes... Verde / preto são + e - do tweeter e os vermelhos / pretos são os + e - dos mids (ligados em paralelo)

 

Em baixo, claro, as saidas pros bournes das caixas (que aceitam bi-ampli) e por isso são separados...

 

 

Valeu Galera!!!

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhhh... AGORA SIM essa trapizonga fez sentido!

 

qscan08292012155425.jpg

 

Resumindo, é um crossover de 2a ordem, com o tw atenuado com um resistor (não sei pq está diretamente em série com a carga, aí é decisão do projetista) com um filtro notch pra domar alguma anomalia na resposta do tw.

 

Se quiser trocar algo, troque os capacitores mesmo, e reforce aquela trilha do terra do tw com solda.

 

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhhh... AGORA SIM essa trapizonga fez sentido!

 

qscan08292012155425.jpg

 

Resumindo, é um crossover de 2a ordem, com o tw atenuado com um resistor (não sei pq está diretamente em série com a carga, aí é decisão do projetista) com um filtro notch pra domar alguma anomalia na resposta do tw.

 

Se quiser trocar algo, troque os capacitores mesmo, e reforce aquela trilha do terra do tw com solda.

 

 

Kleber,

 

Valeu Cara! Desta forma realmente faz muito mais sentido

 

Eu cheguei a pensar em nestes tres primeiros componentes (cap 6,2, bobina 0,2 e resistor 6,8) da forma como vc postou, só que não consegui enxergar na trilha um outro contato com o + do tweeter... Porque aí o cap ia pro signal pass e a ligação dele (na outra ponta) continua entre o resistor e a bobina...

 

Mas não consegui enxergar... De jeito nenhum!

 

E não sei é uma tremenda ignorancia minha, mas estou com o cross na mão e ainda não consigo ver... :banghead

 

 

 

Vou postar uma outra foto... Vamos ver se consigo mostrar exatamente onde tá a minha duvida...

 

Mais uma vez obrigado!!! :legal:

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só seguir a trilha. No + do tw tem um resistor ligado, apenas. Nele se ligam um capacitor e uma bobina, por meio daquela trilha diagonal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu não tive tempo de olhar o circuito com calma antes, e agora não to com saco pra revisar as trilhas, além de que o kleber já fez o esquema e tenho certeza q ele não se passou...

 

dá pra fazer um upgrade bem interessante de caps e de bobinas nesse cross, mas não caberia nesta placa realmente.... acho q vc ia gostar ainda mais das tuas torres depois dessa troca de componentes... ah, e fiação tb...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber,

 

Eu vou fazer uma pergunta de cabação, blz?

 

Pra ter um esquema como vc desenhou aí em cima, uma pontas dos tres componentes não teriam que estar no + do tweeter, e as outras pontas deles tres tb no + do tweeter?

 

Eu olhando aqui, vejo eles ligados de um lado no + do tw e do outro lado ligados apenas todos juntos no cap de 3,6... Que por sua vez tem a sua outra perna ligado entre a boina e o resitor (assim como eu e vc desenhamos).

 

Veja na foto abaixo, no + do tweeter tem apenas um resistor (em cima) assim como vc falou e na outra trilha do + do tweeter tem os tres componentes + o cap de 3,6... O outro lado dos tres componentes estão ligados no quadrante de cima (junto com o de 3,6 uf que eu falei acima...

 

 

foto3de.jpg

 

 

 

 

Leo,

 

Eu já tenho todos os componentes comprados... Vou trocar todos os componentes do tweeter... Veja aí o que acha:

 

 

foto26sj.jpg

 

Vou de Mundorf Supreme nos Caps, Copper Foil da Goertz de 14AWG nos indutores e comprei dois resistores, os mais simples são os Mundorf MOX (os verdinhos) e comprei tb os Mundorf M-Resist (os brancos)... Só que este ultimo é de 20W, tem algum problema, sendo que os originais são de 10W? Eu acho que não, mas como nunca mexi com estes resistores, fico na duvida...

 

A fiação eu, por enquanto, não vou mexer... Mas já está nos planos... Só preciso achar uma com bom custo beneficio, pois são 3 drivers, e vai bastante fio...

 

 

[]s a todos

 

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber,

 

Eu vou fazer uma pergunta de cabação, blz?

 

Pra ter um esquema como vc desenhou aí em cima, uma pontas dos tres componentes não teriam que estar no + do tweeter, e as outras pontas deles tres tb no + do tweeter?

 

Não. Pelo esquema, só o resistor vai ligado ao capacitor e ao indutor. Pelo que você descreveu, ali na parte de cima é onde estão as saídas para os falantes, certo?

 

Se olhar por este seu desenho, na entrada temos os 3 terminais dos componentes que formam o seu notch.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou de Mundorf Supreme nos Caps, Copper Foil da Goertz de 14AWG nos indutores e comprei dois resistores, os mais simples são os Mundorf MOX (os verdinhos) e comprei tb os Mundorf M-Resist (os brancos)... Só que este ultimo é de 20W, tem algum problema, sendo que os originais são de 10W? Eu acho que não, mas como nunca mexi com estes resistores, fico na duvida...

 

Melhor guardar esse cross aí e fazer um novo então. Compre indutores prontos também. Esse de 0,2mH você pode substituir por um de fio chato, ou mesmo um litz. Faça esse novo cross numa placa universal e fixe bem os componentes.

 

Digo isto pq essa sua não vai comportar muito bem os capacitores, vai virar uma zona de coisas penduradas. Não vai aumentar em praticamente nada o nível de dificuldade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha o velho rlc em açao aee. Recomendo tb fazer uma placa e ligar fio a fio. Fica mto bom, no mesmo esquema que montei o cross do corolla campeao da koyama hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Pelo esquema, só o resistor vai ligado ao capacitor e ao indutor.

 

Certo... Uma ponta do resistor tá lá em cima, e na outra ponta dele estão ligados o cap e a bobina (a trilha diagonal que vc falou)...

 

Pelo que você descreveu, ali na parte de cima é onde estão as saídas para os falantes, certo?

 

Certo... A parte de cima é a saida pros falantes (onde tem 6 fios).

 

 

Se olhar por este seu desenho, na entrada temos os 3 terminais dos componentes que formam o seu notch.

 

Tem... Mas o que eu não entendo é o fato de a outra ponta destes componentes que vc ta falando que formam o notch, estarem ligados apenas no outro cap (no quadrante bem acima desta da entrada que vc citou). E este cap está ligado entre o outro resistor e a outra bobina...

 

Melhor guardar esse cross aí e fazer um novo então. Compre indutores prontos também. Esse de 0,2mH você pode substituir por um de fio chato, ou mesmo um litz. Faça esse novo cross numa placa universal e fixe bem os componentes.

 

Digo isto pq essa sua não vai comportar muito bem os capacitores, vai virar uma zona de coisas penduradas. Não vai aumentar em praticamente nada o nível de dificuldade.

 

A intenção é esta mesmo... Fazer uma placa nova, e justamente por isso gostaria de ter certeza do esquema... Porque se fosse apenas trocar e manter a mesma placa, eu não precisaria do esquema certinho...

 

Os componentes estão comprados... São os da foto... As bobinas são de fio chato de 14 AWG

 

 

Valeu! :legal:

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kleber, ele já comprou as bobinas de fio chato pro cross novo.

 

Rui, com esses componentes eu te recomendo guardar a placa original e fazer a placa nova. capacitores mundorf supremme, bobinas goertz, resistores mundorf, tem de tudo pra ser ótimo... claro, existem componentes melhores, mas vc está no limite que eu compraria hoje, talvez trocar os supremme por silver/oil pro tweeter e trocar as bobinas pelas jantzen wax coil pro tweeter tb.

acredito que vc vá gostar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem... Mas o que eu não entendo é o fato de a outra ponta destes componentes que vc ta falando que formam o notch, estarem ligados apenas no outro cap (no quadrante bem acima desta da entrada que vc citou). E este cap está ligado entre o outro resistor e a outra bobina...

 

Isto, exatamente como no esquema.

 

Os 3 componentes formam um notch, que é sucedido por um filto HP de 2a ordem (ou seja, um capacitor em série e uma bobina em paralelo com o falante). Após este filtro, há um resistor, que provavelmente está ali para melhorar o rolloff nas altas, garantindo um pouco a mais de força em altas frequências.

 

São 3 etapas distintas em série.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kleber, ele já comprou as bobinas de fio chato pro cross novo.

 

Rui, com esses componentes eu te recomendo guardar a placa original e fazer a placa nova. capacitores mundorf supremme, bobinas goertz, resistores mundorf, tem de tudo pra ser ótimo... claro, existem componentes melhores, mas vc está no limite que eu compraria hoje, talvez trocar os supremme por silver/oil pro tweeter e trocar as bobinas pelas jantzen wax coil pro tweeter tb.

acredito que vc vá gostar

 

Valeu...

 

Vou montar um novo cross mesmo.

 

Eu escolhi os componentes depois de estipular um limite... Achei que para investir em caps mais caros (como os silver/oil ou os silver/gold/oil), teria que ser pra caixas de melhor nivel do que as minhas... Acredito que as melhoras seriam marginais, se comparadas ao maior investimento que teria que fazer...

 

Mas nada impede de, mais pra frente, se eu gostar das melhoras que terei, de trocar novamente os caps e indutores por outros melhores...

 

Os resistores, na verdade, eu queria os Duelund de Graphite, mas na Madisound não tinha, e como um amigo meu que trouxe dos EUA, eu acabei não encontrando uma loja lá que vendesse, só encontrei na Parts Connexion, que é do Canadá...

 

E o lance de usar um resitor de 20W ao inves de 10W, tem algum problema?

 

Isto, exatamente como no esquema.

 

Os 3 componentes formam um notch, que é sucedido por um filto HP de 2a ordem (ou seja, um capacitor em série e uma bobina em paralelo com o falante). Após este filtro, há um resistor, que provavelmente está ali para melhorar o rolloff nas altas, garantindo um pouco a mais de força em altas frequências.

 

São 3 etapas distintas em série.

 

Valeu Kleber...

 

Pelo seu desenho eu entendi perfeitamente estas tres etapas... Mas olhando a trilha do cross eu não consigo enxergar desta forma...

 

Mas de qualquer forma vou montar o cross baseado no seu desenho mesmo! Muito OBRIGADO pela ajuda!!! Quando vier a SP já tem pizza e birita por conta da casa! []-[]. E isso serve pra vc tb Leo!!!

 

 

[]s a todos,

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou em usar os "Douglas Cables" pra fiação interna Rui?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, vou cobrar! hehehehehehe

 

Pode cobrar... Promessa é dívida! :legal:

 

Já pensou em usar os "Douglas Cables" pra fiação interna Rui?

 

Cara,

 

Hoje eu tô na Pacoda...

 

Pra falar a verdade não... Nacional, eu conheço pouca coisa... Falo conhecer no sentido de já ter escutado em algum set ou no meu mesmo... Conheço o XLR Illusion do Ulisses (Sunrise), o XLR Excellence do Jorge Kirnsch (By Kirnsch) e o Cabo de caixa Top Wonder Plus tb da By Kirnsch...

 

Cabos do Douglas e Akron (Paulo Ramos) eu nunca escutei nada... Mas já ouvi falar muito bem...De ambos...

 

Depois vou dar uma pesquisada num bom CxB...

 

Vc conheçe alguma coisa do Douglas?

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode cobrar... Promessa é dívida! :legal:

 

 

 

Cara,

 

Hoje eu tô na Pacoda...

 

Pra falar a verdade não... Nacional, eu conheço pouca coisa... Falo conhecer no sentido de já ter escutado em algum set ou no meu mesmo... Conheço o XLR Illusion do Ulisses (Sunrise), o XLR Excellence do Jorge Kirnsch (By Kirnsch) e o Cabo de caixa Top Wonder Plus tb da By Kirnsch...

 

Cabos do Douglas e Akron (Paulo Ramos) eu nunca escutei nada... Mas já ouvi falar muito bem...De ambos...

 

Depois vou dar uma pesquisada num bom CxB...

 

Vc conheçe alguma coisa do Douglas?

 

[]s

 

Rui

 

Olha Rui...tava puxando de memória quais bons cabos de bom custo benefício que eu "ouvi" e acho que esse cabo seria uma boa pra parte interna das suas caixas.

 

http://www.logicalcables.com.br/mrsite/home/default.asp?acao=produtos&cod=766

 

ou este aqui, mais simples, porém eu não ouvi:

 

http://www.logicalcables.com.br/mrsite/home/default.asp?acao=produtos&cod=765

 

 

Dá uma ligada pro Vlamir, que é um apaixonado pelo audio, e gosta de bater papo sobre isso, fora que toda conversa sobre cabos com ele, vira uma aula.

 

Telefone: (21) 86660000 ou (21) 25535000

e mail: VLAMIR@LOGICALCABLES.COM.BR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...