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escortbala

Baterias extra, pq usá-las?

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uma coisa q não vejo comentarem por aqui mas que eventualmente vejo lá na área trio é o dimensionamento/adição de baterias. muita gente opta por baterias auxiliares de grande porte, talvez por custo, talvez por facilidade de trabalho.

 

o fato é: nossos set's normalmente consomem muito mais do que a bateria do cofre e alternador podem alimentar, e temos a perda de amperagem pelo comprimento do cabo devido a distância q a CC deve percorrer. qualquer alteração de voltagem diminui o desempenho total do sistema. Vejo que o pessoal procura montar sistemas pesados e não se preocupa com isso, ou quando sim, no máximo um megacapacitor pra amenizar o problema.

 

visto que a maioria aqui desse sub forum não fica com o carro parado horas e horas tocando, e sabendo-se que baterias menores tem maior pico de descarga do que baterias maiores, venho aqui perguntar e debater:

 

o que valeria mais a pena visando um melhor desempenho e qualidade de audio: colocar 3 baterias de 50-60Ah/H ou colocar uma bateria de 150Ah/H. pela lógica seria a primeira opção, embora não seja a mais barata...

 

vamos conversar sobre isso, o DERRUBAR alguns tabus sobre esse assunto.

 

Reginaldo e cia, apareçam

 

pessoal do trio, se quiser compartilhar aqui, pode comparecer tb

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se o pico da 3 de 50 a 60 a for maior que a de 150a .recomendo as 3 agora se for menos prefiro a de 150a.

com 3 de 60 ja seria melhor por que ja teria 180a seria 30a mais potente que a de 150a. mais se o pico nao ajudar

ai continuo na de 150a

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Não sabia dessa que bateria menor tem pico maior.

Mais isso só vale para bateria de chumbo ? ou vale tambem para as AGM da vida ?

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tem sim Vcraus...

 

uma bateria de 50A nominais tem pico de descarga em 380A, uma de 150A tem pico de descarga em 1000A, proporcionalmente 3 baterias de 50A pra equivaler a uma de 150 dão um pico de 1140A, e tem resistência menor que uma de 150A o que pode ser entendido como carga e descarga mais rápidas. se pegar uma de 200A tem pico de 1150A, e 4 de 50 dariam pico de 1520A. claro utilizei dados de baterias de mesma marca, mudando a marca vai mudar esses valores, mas o percentual de diferença se mantém.

 

Note que baterias maiores tem maior tempo de carga reserva, o que é interessante pra aplicação trio, mas na aplicação SQ/HIFI esse dado é menos importante ao meu ver, visto que o pessoal não costuma passar a noite com o som ligado com o carro desligado em volumes altos

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a outra questão q o pessoal não se liga muitas vezes, é que o desempenho do amplificador é afetado com a variação de tensão, e muitas vezes um amp melhor que consome mais passa por pior devido a má alimentação que um amp inferior com menor consumo.

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escort blza?

 

seguinte tenho um carregador regulavel q carrega a bateria em 13.8, cuja a corrente é de 1.40a liguei em serie com o multimetro, ele esta carregando 1.40a/h?

 

ja no assunto de baterias, qual seria uma bateria para melhor para performance em SPL/moderado uma bateria automotiva com um bom crancking amp? ou uma estacionaria ou agm comum?

 

ja sobre dimencionamento posso contar com o alternador por exemplo tenho um alternador de 40a, e tenho mais uma bateria de 40a, posso contar que com o carro ligado tenho no minimo 80a para meu sistema?

 

esse é um assunto que me encuca mto bom ser discutido.

Editado por Andretti

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No caso de um set SQ/Hi-Fi, é imprescindível que o alternador consiga suprir os picos de consumo. Senão você perde 20% de tensão nos picos.

 

Na hora de dimensionar os cabos, se usa o critério de perda máxima de 5% em 5 metros. É isto que rege, por exemplo, a tabela da IASCA, sendo que todo mundo superdimensiona os cabos para minimizar este efeito.

 

O que é totalmente inútil, visto que seu sistema elétrico perde 20%.

 

Quanto a isto, não há bateria que resolva. MASSSSSSSSSSS SSSSSS SSSSSSSSSSSSS SSSSS existe o tão desprestigiado e tão mal falado Mega Capacitor.

 

Pode ser o 2F chinão que não dá 1F direito, botou, é nítida a diferença.

 

Eu sempre digo que bateria é muleta, e ter um sistema dependendo de muleta pra tocar é limitar por baixo o desempenho.

 

Por estas e por outras que eu me recuso a depender de grandes potências para um set de qualidade. Sub pesadão, 1000W pra tocar direito e etc? passo longe, prefiro os mais leves, potência nominal até 400W, mas preferencialmente abaixo dos 250.

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Hoje quem comanda 90% dos trios de médio/grande porte é fonte e geradores.

 

Montei recentemente um trio com 20Krms ,1000a de bateria e 2x fontes de 600a 14,4v, as baterias so servem mesmo para um lugar onde não tenha energia e para tocar em volume moderado .

 

Para extrair rendimento dos amplificadores só na base da fonte acima dos 13,8v , a diferença é muito nítida , na bateria vem o clip no vol 30 e na fonte o clip vem nos 35-6 e mesmo assim só acende nos punchs mais fortes onde a tensão vai para 13v.

 

 

Eu no caso do pessoal do RAI FAI, pensaria ai em adicionar mais um alternador de 120ah , encontra um bosch de vectra na base de R$300 ,faz uma instalação independente apenas com uma bateria de 50a e um megacap de 20F desses baratos para diminuir o ripple do alternador que acaba com os capacitores de entrada dos amps e com as baterias.

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Mas na relação CxB sera que vale a pena gastar mais para obter uma resposta mais ampla ?

Vamo supor em relação a um trio aonde tem 1000A de bateria de 200A

Vai valer a pena trocar 5 de 200a Bateria por 20 de 50a ?

Logico que vai ter um pico absurdo 20 de 50a, mais vai mudar tanto assim que ira valer a pena a troca ?

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Acharia interessante considerar também outro ponto nesta discussão , o big3.

 

Temos vários carros nacionais que apresentam sintomas de subdimensionamento de baterias (o gol G4 é um exemplo), com as famosas piscadas ritmicas de faróis .

 

Então o cara ia no mais elementar , acrescentar bateria auxiliar , porém o pisca pisca permanecia , sendo que em alguns casos só o big3 já daria conta do recado sozinho.

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Escort eu ja usei MC, quando usava uma bateria só uma Shocker de 95ah

 

Depois acabei pegando uma optima de 75ah que tinha a intenção de colocar no cofre, mas devido as dimensões de altura não foi possível,

 

resultado ela foi para o porta malas, conversando com o Leandrorf me explicou que não deveria manter essa combinação de bateria a aguá e de Gel

 

acabei por trocar a shocker por outra optima de 55ah que esta no cofre, para poder alimentar as 2 e a carga chegar razoavelmente a 2ª foi feito o Bigtree e a troca da fiação original do alternador por cabos de 21mm²,

 

a interligação das baterias são feitas por cabos de 54mm², no meu caso a 2ª bateria esta direcionada mais ao som, pois toda a ligação esta nela, saindo o cabo 0 awg entrando no distribuidor e saindo os cabos de 4 awg que ligam os módulos, processador e HU

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Escort eu ja usei MC, quando usava uma bateria só uma Shocker de 95ah

 

Depois acabei pegando uma optima de 75ah que tinha a intenção de colocar no cofre, mas devido as dimensões de altura não foi possível,

 

resultado ela foi para o porta malas, conversando com o Leandrorf me explicou que não deveria manter essa combinação de bateria a aguá e de Gel

 

acabei por trocar a shocker por outra optima de 55ah que esta no cofre, para poder alimentar as 2 e a carga chegar razoavelmente a 2ª foi feito o Bigtree e a troca da fiação original do alternador por cabos de 21mm²,

 

a interligação das baterias são feitas por cabos de 54mm², no meu caso a 2ª bateria esta direcionada mais ao som, pois toda a ligação esta nela, saindo o cabo 0 awg entrando no distribuidor e saindo os cabos de 4 awg que ligam os módulos, processador e HU

cara nunca vi alguém dizendo isso que nao podia agua com a de gel nao.

e tanto que no antigo som que eu tinha usava a original do carro 65a heliar ''chumbo acido''. zero + uma de gel de torre de celular kkkk roubada e nem sabia.

passei 1ano e meio e nunca tive problemas, montei esses dias outro som to ate com ele aqui completo estou esperando final de semana para postar o video no forum

mais o que interresa e o seguinte ate hoje ainda permanece a bateria original de 65a ela ja tem 2anos e um pouquinho e ta funfando de boa. e coloquei aux uma

da heliar 150a. acido, so nao coloquei outra de gel por nao ter grana agora,

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João o Leandrorf competiu bastante tempo no SPL, eu busquei informações sobre isso com eletricistas que me disseram a mesma coisa,

também achei bem estranho, mas como não tenho como debater com pessoas que trabalham com isso, acreditei e troquei a bateria.

 

no final das contas acredito ter feito o mais correto, pois toda alimentação elétrica do carro melhorou muito, no voltímetro o carro consta ligado 14,4V e desligado 12,6V estável

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escort blza?

 

seguinte tenho um carregador regulavel q carrega a bateria em 13.8, cuja a corrente é de 1.40a liguei em serie com o multimetro, ele esta carregando 1.40a/h?

 

ja no assunto de baterias, qual seria uma bateria para melhor para performance em SPL/moderado uma bateria automotiva com um bom crancking amp? ou uma estacionaria ou agm comum?

 

ja sobre dimencionamento posso contar com o alternador por exemplo tenho um alternador de 40a, e tenho mais uma bateria de 40a, posso contar que com o carro ligado tenho no minimo 80a para meu sistema?

 

esse é um assunto que me encuca mto bom ser discutido.

sobre o carregador, seria isto sim, sobre os tipos de bateria, não estou abrangendo isto, mas acredito que no teu caso seja uma AGM mesmo.

sobre bateria e alternador, sim e não, pq ai vc está desconsiderando o consumo do carro. o calculo seria alternador X0,25+ bateria = 50A mas com voltagem inconstante dependendo do resto do sistema.

 

No caso de um set SQ/Hi-Fi, é imprescindível que o alternador consiga suprir os picos de consumo. Senão você perde 20% de tensão nos picos.

 

Na hora de dimensionar os cabos, se usa o critério de perda máxima de 5% em 5 metros. É isto que rege, por exemplo, a tabela da IASCA, sendo que todo mundo superdimensiona os cabos para minimizar este efeito.

 

O que é totalmente inútil, visto que seu sistema elétrico perde 20%.

 

Quanto a isto, não há bateria que resolva. MASSSSSSSSSSS SSSSSS SSSSSSSSSSSSS SSSSS existe o tão desprestigiado e tão mal falado Mega Capacitor.

 

Pode ser o 2F chinão que não dá 1F direito, botou, é nítida a diferença.

 

Eu sempre digo que bateria é muleta, e ter um sistema dependendo de muleta pra tocar é limitar por baixo o desempenho.

 

Por estas e por outras que eu me recuso a depender de grandes potências para um set de qualidade. Sub pesadão, 1000W pra tocar direito e etc? passo longe, prefiro os mais leves, potência nominal até 400W, mas preferencialmente abaixo dos 250.

eu entendo o teu ponto de vista, concordo com algumas partes, pois é a mesma linha de pensamento que possuo, mas discordo totalmente de outras. Se fosse pra ser um HiFi extremista seguindo a risca a questão aproveitamento elétrico o melhor hifi seria usando apenas o player, com banca de capacitor alimentando o player pra tirar 100% dele tempo todo, kit 2 vias e sub com a suspensão mais macia possivel, ai subs com menos de 50wrms, e circuito estabilizador de curva de impendancia em tudo. acho q poucos aqui no fórum iriam montar um sistema assim...

Hoje quem comanda 90% dos trios de médio/grande porte é fonte e geradores.

 

Montei recentemente um trio com 20Krms ,1000a de bateria e 2x fontes de 600a 14,4v, as baterias so servem mesmo para um lugar onde não tenha energia e para tocar em volume moderado .

 

Para extrair rendimento dos amplificadores só na base da fonte acima dos 13,8v , a diferença é muito nítida , na bateria vem o clip no vol 30 e na fonte o clip vem nos 35-6 e mesmo assim só acende nos punchs mais fortes onde a tensão vai para 13v.

 

 

Eu no caso do pessoal do RAI FAI, pensaria ai em adicionar mais um alternador de 120ah , encontra um bosch de vectra na base de R$300 ,faz uma instalação independente apenas com uma bateria de 50a e um megacap de 20F desses baratos para diminuir o ripple do alternador que acaba com os capacitores de entrada dos amps e com as baterias.

então, acho q vc me entendeu, a linha de raciocinio é bem próxima a isto,

 

sobre o alternador mais forte, pq não os bosch 180A do focus/fusion/ranger? ainda dá pra mexer nele e deixar ele com um pico de 200-230A

 

Acharia interessante considerar também outro ponto nesta discussão , o big3.

 

Temos vários carros nacionais que apresentam sintomas de subdimensionamento de baterias (o gol G4 é um exemplo), com as famosas piscadas ritmicas de faróis .

 

Então o cara ia no mais elementar , acrescentar bateria auxiliar , porém o pisca pisca permanecia , sendo que em alguns casos só o big3 já daria conta do recado sozinho.

eu te entendo rick, e já estou considerando essa questão do big 3, e tb estou considerando a rede star de massa que tb melhora o desempenho.

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Escort eu ja usei MC, quando usava uma bateria só uma Shocker de 95ah

 

Depois acabei pegando uma optima de 75ah que tinha a intenção de colocar no cofre, mas devido as dimensões de altura não foi possível,

 

resultado ela foi para o porta malas, conversando com o Leandrorf me explicou que não deveria manter essa combinação de bateria a aguá e de Gel

 

acabei por trocar a shocker por outra optima de 55ah que esta no cofre, para poder alimentar as 2 e a carga chegar razoavelmente a 2ª foi feito o Bigtree e a troca da fiação original do alternador por cabos de 21mm²,

 

a interligação das baterias são feitas por cabos de 54mm², no meu caso a 2ª bateria esta direcionada mais ao som, pois toda a ligação esta nela, saindo o cabo 0 awg entrando no distribuidor e saindo os cabos de 4 awg que ligam os módulos, processador e HU

sim, e vc sentiu muita diferença nisto, tanto é que até retirou o capacitor... aqui quero discutir qual métrica de acoplamento de baterias extras é mais vantajoso para nós.... tipo pra vc, em vez de usar a de 75A na mala, usar 2 de 40, qual o efeito para melhor, e se existe realmente um efeito melhor usando as 2 de 40 em vez da de 75 e qual o efeito pra pior de usar 2 de 40 no lugar de uma de 75. o que deve ser pesado nesse dimensionamento, o que não vale a pena fazer....

é um assunto que vejo que todos aqui do hifi meio q patinam e o melhor é debatermos q com certeza vai ajudar a todos...

 

sobre a questão de misturar tipos de bateria, o unico motivo que eu vejo é q a bateria agua, por ter resposta mais lenta que a gel, vai atrapalhar o desempenho da gel

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João o Leandrorf competiu bastante tempo no SPL, eu busquei informações sobre isso com eletricistas que me disseram a mesma coisa,

também achei bem estranho, mas como não tenho como debater com pessoas que trabalham com isso, acreditei e troquei a bateria.

 

no final das contas acredito ter feito o mais correto, pois toda alimentação elétrica do carro melhorou muito, no voltímetro o carro consta ligado 14,4V e desligado 12,6V estável

nao estou falando que o fernandof esta errado apenas comentei que comigo nao aconteceu nada, entendeu, escortbala visualizando o que voce escreveu agora penso assim tbm.

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Uma coisa que ajuda muita e pouca gente usa ou conhece é agregar um controlador de carga para as baterias, esses controladores são mais utilizados em lanchas e em soluções de energia solar, nele voce consegue otimizar totalmente o ciclo de carga das baterias, alem disso voce consegue até extrair relatorios de utilização das mesmas, conseguindo medir a "saúde" das mesmas, é muito interessante, quando montei meu som quase fiz aquisição do controlador phocos pl20

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Eu vou numa limha de raciocinio proxima a do Kleber...

 

Quando começei a escolher o set, procurei um sub com potencia por volta de 200/300rms...

 

Coloquei na cabine uma auxiliar de 60a/h, exatamente igual a do cofre (mesma marca e modelo)... Se isso faz diferença eu não sei, mas pensei assim para evitar possiveis conflitos de construção de baterias (que nem sei se existem)

 

Eu tenho um MC da Stinger, mas depois que instalei o set nesta Strada, ainda nem liguei.... Na epoca que eun estava instalando o set, faltaram alguns terminais, e eu deixei os do MC pra depois...

 

Hoje, sem o MC e apenas com a bat. auxiliar, meu carro não chega a 14,00v não... Fica entre 13,4v e 13,8v...

 

Apesar de conhecer pouco sobre o assunto, depois de algumas pesquisas, resolvi optar por uma bateria auxiliar de baixa amperagem com um MC tb não muito "potente"... Mas ainda não coloquei os dois pra funcionar...

 

Quanto a esse lance de uma maior um algumas menores, eu iria nas 3 menores, mas como disse, decisão sem muito embasamente tecnico...

 

[]s

 

Rui

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tem sim Vcraus...

 

uma bateria de 50A nominais tem pico de descarga em 380A, uma de 150A tem pico de descarga em 1000A, proporcionalmente 3 baterias de 50A pra equivaler a uma de 150 dão um pico de 1140A, e tem resistência menor que uma de 150A o que pode ser entendido como carga e descarga mais rápidas. se pegar uma de 200A tem pico de 1150A, e 4 de 50 dariam pico de 1520A. claro utilizei dados de baterias de mesma marca, mudando a marca vai mudar esses valores, mas o percentual de diferença se mantém.

 

 

Bem legal,

Não conhecia essa questão do pico. Aprendi agora.

Mais um para ti escorte.

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Agora tenho uma pergunta:

 

Alguns dizem que as baterias tipo Optima, tem uma velocidade de descarga mais lenta, porém mais controlada. Isso é verdade? Existe algum parâmetro de bateria, onde possamos verificar a velocidade de descarga?

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Escort o "esvaziamento" da optima é bem mais lento que as baterias a agua, isso eu vi na pratica, a empresa detentora da marca mostra uns relatos comparativos,

 

mas te de ver visto com certo cuidado, pois tem claro interesse comercial nesse ponto.

 

P.S.: João é Leandro e não Fernando, rsrsrs

 

P.S.: Rui pelo que conversei com pessoas que trabalham com isso, eles preferem esse formato, eu não o segui por impedimentos físicos do carro

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Qual formato Reginaldo?

 

As das 3 ao inves de uma?

 

Ou o lance se seu usar as duas baterias (se forem só duas) exatamente iguais?

 

Ou os dois juntos? [¨]

 

[]s

 

Rui

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resultado ela foi para o porta malas, conversando com o Leandrorf me explicou que não deveria manter essa combinação de bateria a aguá e de Gel

 

Só não é recomendável quando a "gel" é estacionária.

 

Se ambas forem tracionárias, o fato de ser "gel" apenas determina que o eletrólito está imobilizado com sílica.

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eu entendo o teu ponto de vista, concordo com algumas partes, pois é a mesma linha de pensamento que possuo, mas discordo totalmente de outras. Se fosse pra ser um HiFi extremista seguindo a risca a questão aproveitamento elétrico o melhor hifi seria usando apenas o player, com banca de capacitor alimentando o player pra tirar 100% dele tempo todo, kit 2 vias e sub com a suspensão mais macia possivel, ai subs com menos de 50wrms, e circuito estabilizador de curva de impendancia em tudo. acho q poucos aqui no fórum iriam montar um sistema assim...

 

Mas não precisa de sub de 50W RMS. Um sub de 250W dá SPL mais que suficiente pra uma audição em alto volume. Por exemplo, um JL 10W1 em sedã, com 125W, já acompanha (sem exageros) qualquer kit. Dois (250W) tem SPL sobrando.

 

Já um sub como Morel Ultimo, você enfia 1kw pro bicho dar sinal de vida.

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Escort o "esvaziamento" da optima é bem mais lento que as baterias a agua, isso eu vi na pratica, a empresa detentora da marca mostra uns relatos comparativos,

 

mas te de ver visto com certo cuidado, pois tem claro interesse comercial nesse ponto.

 

P.S.: João é Leandro e não Fernando, rsrsrs

 

P.S.: Rui pelo que conversei com pessoas que trabalham com isso, eles preferem esse formato, eu não o segui por impedimentos físicos do carro

 

Optima é AGM, Reginaldo.

 

Não é que ela "esvazie" mais lentamente, é que mesmo parcialmente descarregada, ela ainda consegue entregar mais corrente que uma bateria comum parcialmente descarregada, pois a resistência interna é menor.

 

Se a descarga fosse mais lenta, o valor em Ah, ou seja, Ampéres-hora, seria maior.

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