Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
adrianog

Qual melhor RCA: Chord Cobra x Audison Balanceados

Recommended Posts

Ola galera do forum.

 

Tenho 2 pares de cabos RCA da Audison balanceados chamados ABS (Audison Balanced Systems) e usaria eles com amps. Audison VRX.

 

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre:

 

1-) O uso dos cabos RCAs balanceados trazem qual(is) benefício(s) ao set montado? Usarei um Elate 3 vias.

 

2-) A qualidade sonora desses dos cabos balanceados da Audison perante um Chord Cobra?

 

3-) Seria melhor usar os cabos RCAs balanceados para qual(is) alto-falantes: Twitter, Mid-Range, Mid-Bass ou Sub?

 

4-) Alguma informação adicional que acreditem ser relevante.

 

Desde já agradeço a atenção de dados.

 

Abs.

 

AdrianoG.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Adriano, tranquilo?

 

Cara, pesquisei um pouco (pouco mesmo) sobre isto e vou lhe falar o que eu entendi com meu inglês porco!

 

Os cabos balanceados foram feitos com o intúito de não terem interferências de modo algum, eles tem um sistema de ida e volta do sinla, se bem me recordo.

 

Agora, com relação aos cabos da Audison, o que li sobre eles é que são bastante neutros, tendem a não alterar muito o sinal. Mas como disse, esse foi o meu entendimento com base no meu inglês pobre, ok?

 

O legal seria testar mesmo, ainda mais com um Cobra, que é bem falado e tal.

 

De qualquer forma, eu montaria com os Audison mesmo e depois de um tempo, colocaria o Cobra para testar e ver a diferença. É um teste que não vi no autoforum ainda.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive estes cabos da Audison, e hoje estou utilizando no meu carro o Chord Cobra; posso dizer que o Cobra toca muito mais.

Pelo que ele custa, talvez seja o melhor na sua categoria.

 

Não adianta usar um cabo balanceado se o player não tiver saída balanceada.

Não estou certo de que estes cabos da Audison sejam balanceados. Deixo uma pergunta, existe cabo balanceado com plug RCA?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

Não adianta usar um cabo balanceado se o player não tiver saída balanceada.

Não estou certo de que estes cabos da Audison sejam balanceados. Deixo uma pergunta, existe cabo balanceado com plug RCA?

 

 

 

Quanto à comparação, já disse que não testei, mas pelo que li, você deve utilizar um cabo pequeno do player (se não tiver saída balanceada) até o BTX2 que transforma/converte o sinal e a partir daí, os cabos balanceados. à proposito, este "conversor" é ativo, necessita de alimentação, possui ganho, etc.

 

 

image_691_35_v1.jpeg

 

Os cabos balanceados, de modelo PH450 da Audison, possuem o seguinte conector:

 

image_9432_35_v1.jpg

Repare (logo aqui acima) que o mesmo possui 3 conexões. Agora, se o conector foi desenvolvido apenas para este sistema eu já não sei, ou seja, nunca vi outros modelos de RCAs balanceados.

 

Bom, não sei se isso é apenas marketing, até que ponto funciona, até que ponto do funcionamento é bom para o sistema, etc.

 

Vide manual da VRX, página 11:

 

FEATURES

BTX2 is a device which allows you to change a pre output of an ordinary head unit into a balanced output with audison ABS system. In this way it is possible to realise an ABS balanced connection between signal source and amplifier input by using audison cable ABS extensions.

BTX2 has got phantom power supply: it is therefore necessary to connect it to audison VRx amplifiers proper output through PH450 cable (given with BTX2).

BTX2 has a three-step gain control, in order to interface with various sources. A led indicates outputs saturation (clipping). BTX2 allows also Remove Volume

Control function, which permits to adjust the level of a stereo or a mono line. In order to activate this function, you need to use the VCR (Remote Volume Control) kits: VCRDK.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não adianta usar um cabo balanceado se o player não tiver saída balanceada.

 

Agenor, obrigado pelo retorno.

 

Vamos lá: P99RS tem saída balanceada?

Editado por adrianog

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"à proposito, este "conversor" é ativo, necessita de alimentação, possui ganho, etc."

 

Bruno, tenho vontade de usar este conversor pelo menos para o sub, pra vc poder ter "na mão" esta parte de dar um UP no grave.

 

 

 

"à proposito, este "conversor" é ativo, necessita de alimentação, possui ganho, etc."

"Os cabos balanceados, de modelo PH450 da Audison, possuem o seguinte conector:"

 

Infelizmente meu caro não é esse, é um cinza/prata que veio com os amps VRX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente os balanceados são melhores que o Rca, principalmente em distancias maiores. Mas se só tem um lado balanceado, e melhor ir de Rca mesmo... Pelo menos e o que eu pesquisei.

 

Sobre o p99 eu nao acho que ele tenha nao, os que eu conheço, só o Dct-z1

 

O cobra e mto bom, principalmente nas altas, mas hj se eu fosse escolher, ficaria com alpha core. E mais barato e compensa nos outros aspectos. Até to pensando em mudar o set um pouco antes de trocar de carro e vou quase tudo alpha core.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tche Adriano, tem que usar RCA curtos até o BTX e depois distribuir com os Balanceados até o amp da audison que aceita este cabo. Se tu observar nos cabos que eu te mandei, amplificadores e BTX, eles tem uma conexão interna que seria a diferença deste cabo balanceado. Este cabo balanceado não serve a conexão em outro amp, somente no Vrx e no BTX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Sobre o p99 eu nao acho que ele tenha nao, os que eu conheço, só o Dct-z1

 

 

Adiciona a sua lista o Denfor RFX 8250 e o Eclipse CD 8061

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano,

 

O P99 NÃO tem saidas balanceadas...

 

O cabo balanceado, como vcs já sabem, usam 3 pinos... Um é como se fosse a malha dos RCAs e os outros dois levam o mesmo sinal, só que um normal e outro em contra-fase (180º)...

 

Isso serve, teoricamente, para eliminar ruidos que tenham sido captados pelos cabos (e só pelos cabos). Vamos ver se consigo deixar isso claro, porque é meio complicado de explicar...

 

Como o Dan disse, os dois lados tem que aceitar uma ligação balanceada, porque senão não funciona, ou seja, funcionará como um RCA normal. No player, existe um circuito que vai gerar o sinal em contra-fase, que vai ser enviado via cabo XLR (ou simalar) para o ampli. No ampli vai ter um outro circuito, que vai transformar este contra-fase em fase (ou vice versa), e os dois sinais serão somados... E por isso, que quase sempre, as saidas balanceadas são "mais altas" (maior voltagem de saida) se comparadas as RCAs do mesmo aparelho.

 

Se um ruido foi captado depois da geração do sinal em contra-fase que foi feito lá no player (ou seja, pelo cabo), ele vai entrar igual nos dois sinais (fase e contra-fase)... Quando estes sinais chegarem ao ampli, um deles vai ser invertido novamente (apenas um, como foi explicado acima)... Se tinha um ruido igual nos dois, e apenas um foi invertido, quando eles se somarem, todo o ruido desaparece... Somar algo com este mesmo algo em contra-fase, é sempre igual a zero... Vejam o grafico:

 

 

entendendofasesdeonda.jpg

 

 

Claro que isso tudo é teoria, que como já disseram muito por aqui: "Na pratica, a teoria é outra!" Mas funciona mais ou menos assim...

 

Se eu pudesse optar, especialmente em carros, eu optaria, sem duvida nenhuma, por um sistema com interconeção BALANCEADA.

 

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A titulo de informaçao, o Eclipse 8053 e o 8061 possuem saidas balanceadas do tipo rca, sao 2 pares pra cada canal. Nesse caso tem de ser usado um outro componente que converte o sinal pra rca normal.

 

O Denon DCT-A100, DCT-Z1, DCT-A1, o RFX8240 e o RFX8250 possuem saidas balanceadas do tipo DIN. Esses, creio eu so tem como ligar diretamente a um zapco, caso contrario, tem as saidas rca normais tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A titulo de informaçao, o Eclipse 8053 e o 8061 possuem saidas balanceadas do tipo rca, sao 2 pares pra cada canal. Nesse caso tem de ser usado um outro componente que converte o sinal pra rca normal.

 

O Denon DCT-A100, DCT-Z1, DCT-A1, o RFX8240 e o RFX8250 possuem saidas balanceadas do tipo DIN. Esses, creio eu so tem como ligar diretamente a um zapco, caso contrario, tem as saidas rca normais tb.

 

Sandro,

 

Vc não precisa converter sinal balanceado em não balanceado (RCA), basta interligar os pinos 1 e 3 (do balanceado) e liga-los a malha do RCA, e o pino 2 no fio interno do RCA...

 

Aí só precisa verificar qual vai ser a voltagem enviada pros amplis, mas como os amplis automotivos sempre tem os acertos de ganho, aí não tem problema nenhum...

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nem cogitei entrar nesse merito Rui, não tive duvida alguma sobre isso. É que já que foi levantada essa questão nesse tópico, eu só quis mostrar que esses players oferecem as saidas balanceadas dessa forma (com plugs RCA), mas existe a opção de não usar, nesse caso não precisa do conversor que é uma espécie de line driver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Eclipse 8061 ligado com saidas balanceadas manda 16V seria interessante ver o comportamento dele junto com uma VRX Chrome Shadow com a caixinha BTX e os cabos balanceados do conjunto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, tenho vontade de usar este conversor pelo menos para o sub, pra vc poder ter "na mão" esta parte de dar um UP no grave.

 

 

Infelizmente meu cabo não é esse, é um cinza/prata que veio com os amps VRX.

 

Bruno e galera que escreveu no tópico:

 

Corrigindo,

 

Meu cabo não é o "PH450" mas é balanceado sim.

Editado por adrianog

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tche Adriano, tem que usar RCA curtos até o BTX e depois distribuir com os Balanceados até o amp da audison que aceita este cabo. Se tu observar nos cabos que eu te mandei, amplificadores e BTX, eles tem uma conexão interna que seria a diferença deste cabo balanceado. Este cabo balanceado não serve a conexão em outro amp, somente no Vrx e no BTX.

 

Ola Gabriel,

 

Sim, fui pegar o cabo para ver e realmente eles tem a "conexão interna" que você citou, assim como está na foto que o Bruno postou.

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posta uma foto dele para darmos uma olhada...

 

Abraços.

 

Hoje a noite vou postar Bruno.

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agenor (n3n0), Bruno, Reginaldocm, Rui, Sandro.A e Dan (triatletadan),

 

Obrigado pelos posts, me ajudaram bastante... É nessas horas que vejo quantos anos luz estou atras da galera e quanto tenho que aprender.

 

E também por serem prestativos.

 

 

Agenor,

 

Cara, me desculpe, mas como tinha te dito, não conseguir ir ao encontro, vou de mandar uma MP pra gente ver se consegue marcar pra fazer o teste com os cabos., blz?

 

 

Rui,

 

Muito bom seu post, agora sei como o "negócio" funciona, acho que não poderia ser melhor, rsrsrs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se eu pudesse optar, especialmente em carros, eu optaria, sem duvida nenhuma, por um sistema com interconeção BALANCEADA.

 

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, existem mesmo conectores que podem "abrigar" o tipo balanceado de ligação.

 

Agora, se isso faz realmente alguma diferença com relação à cabos como Chord Cobra, só testando um contra o outro, como parece que o Agenor fez.

 

Mais alguma observação quanto à avaliação, Agenor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...