Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marco AC Júnior

Som de qualidade intermediária New Fiesta

Recommended Posts

-Depois de estudar um pouco sobre o assunto eu acabei descobrindo que é BEM DIFICIL de se configurar um Som de qualidade, que tenha um volume satisfatório e um custo razoável.

-Sou proprietário de um Centro Automotivo aqui em Contagem-MG e por isso eu consigo comprar alguns itens a preços mais acessiveis, porém eu acabo tendo que trabalhar com um número limitado de marcas e isso acaba complicando um pouquinho mais meu projeto, mas vamos lá.

 

-OBJETIVO: Pretendo fazer um som que tenha uma qualidade considerável com a intenção principal de ser som interno, porém tb gostaria que o mesmo tivesse um bom grave e que ocupasse o mínimo espaço possivel no parta-malas. Lembrando que existe um limitador de bastante importancia, o preço kkk.

 

>01 Subwoofer Bomber Bicho-papão 10" 550W bobina dupla 4+4 ligados de forma a obter 2Ohms

>01 Caixa dutada feita em fibra de vidro (se é que é possivel)

>01 Kit duas vias Selenium 62V2A - 60W rms 4 Ohms

>02 Coaxiais para as portas traseiras ou os falantes originais da porta dianteira.

>01 Conversor RCA (versão intermediária do MK7 não vem de série saidas RCA)

>01 Amplificador Stetsom V600.1 de 2 Ohms para o Sub (Potência @ 13.8V mono 2 Ohms: 600 Watts RMS)

>01 Amplificador Stetsom V600.4 de 4 Ohms para os kits e Coaxiais (Potência @ 13.8V Stereo 4 Ohms: 4x120 Watts RMS) ou Hurricane HA4.160 de 4 canais de 100w rms a 4 Ohms

>Talvéz trocar a bateria original por algo melhor..

 

Obs: Existe a necessidade de Falantes Mid-Range ou de um Processador de audio ???

 

Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos do assunto se este Set está bom, se tem algo a mudar, se cometi erros e quais foram. Sugestões são MUITO bem vindas. icon_wink.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, bem vindo!

 

Você já tem noção do que quer, isso é bom! Mas pra sugerir equipamentos, visto que vc tem limitação com as marcas, é mais facil vc falar quais marcas vc tem acesso, bem como valor a ser investido, pois geralmente tem alguma linha com um pouco mais de qualidade e as vezes até um preço menor.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um falante da Bomber no meu carro...

 

Trocar por um Groundzero foi a melhor decisão da minha vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado Dricowtf

 

Bom... as marcas que tenho disponiveis para trabalhar são:

 

-Bomber

-Bravox

-Hbuster

-Pioneer

-Sony

-Hurricane

-Impact

-JPC audio

-Sun

-Stetsom

-Boog som

-Audioplan

-JFA eletrônicos

 

pelo fato de o carro ter a chegada prevista para 15 de setembro eu tenho ainda a vantagem de encomendar algo que não tenha disponivel em estoque nas distribuidoras, visto que logicamente o estoque nem sempre é completo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, e vc perguntou sobre o processador de áudio, mas sem saber qual é o Player fica complicado opiniar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, e vc perguntou sobre o processador de áudio, mas sem saber qual é o Player fica complicado opiniar.

 

Pois é... o problema é que o New Fiesta já vem com um player integrado ao painel e eu pretendo usar o mesmo, e a única informação que tenho desse player é que ele não vem com saidas RCA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa,

opniao minha,

vendo as marcas que vc pode pegar

Sub: uxp 10''

kit 2vias: bravox cs60d

coaxias: Cx60b

amplificador: daria preferencia a 1 so,

Audiophonic club 5.1 ou club 800.4

vai sair na media do valor que vc gastaria com as stetsom

conversor rca stetsom

bateria: 80Ah pra mais

 

Mas se vc tiver opção de outras marcas, a coisa fica bem melhor,

 

abraçss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tambem usaria um UXP 10", mas tentaria algum kit da pioneer, me parecem melhores que os 60D

 

e os coaxiais poderia usar os originais que vem no carro mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa,

opniao minha,

vendo as marcas que vc pode pegar

Sub: uxp 10''

kit 2vias: bravox cs60d

coaxias: Cx60b

amplificador: daria preferencia a 1 so,

Audiophonic club 5.1 ou club 800.4

vai sair na media do valor que vc gastaria com as stetsom

conversor rca stetsom

bateria: 80Ah pra mais

 

Mas se vc tiver opção de outras marcas, a coisa fica bem melhor,

 

abraçss

 

Bacana Ramon, mas os amplificadores eu tenho de usar algum das marcas que mencionei acima :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A selenium tem um kit 2vias muito bom.

Amplificador eu iria de jbl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tambem usaria um UXP 10", mas tentaria algum kit da pioneer, me parecem melhores que os 60D

 

e os coaxiais poderia usar os originais que vem no carro mesmo

e se usar o 1tw1 no lugar dos originais do kit bravox, acho que tem uma boa melhora. o sub uxp e ou bomber upgrade e modulo sem duvida jbl. cabos e conversores stetsom. Editado por mbtche

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oxi, twiter de 140w parece muito bacana, vou olhar isso..

Me indicaram comprar Subwoofer e Amplificador JBL, dae o Sub e Ampli do sub acho q já tá decido:

 

01 Subwoofer 10" GTO1014D bobina dupla 4+4 de 350W rms

01 Amplificador GTO7001 com 1 saida mono de 425W a 4 Ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa se tem condições faça um monomarca JBL, kit 2 vias, Sub, amplificadores etals =D ae ja fica dependendo quanto vai poder investir $$$

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um falante da Bomber no meu carro...

 

Trocar por um Groundzero foi a melhor decisão da minha vida.

 

hauhauhauha, não tem nem comparação né! Lixo papão são 2 alegrias, qdo compra e qdo doa pra alquem, pq pra vender só pra inimigo! (eu ja tive um como todo mundo)

 

 

Pois é... o problema é que o New Fiesta já vem com um player integrado ao painel e eu pretendo usar o mesmo, e a única informação que tenho desse player é que ele não vem com saidas RCA.

 

 

Esse realmente é um problema, ainda mais com os equipamentos que vc mencionou! não sei se vende molduras para New Fiesta já, senao vc vai ter q gastar uma grana com um processador tipo BitOne, Alpine, PS8 que eu acho que não é a intenção

 

apesar que tem uns conversores de RCA ai no mercado que quebram ganho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pouutisss, essa tal de JBL é meio carinha heim icon_eek.gif

notei maior diferença em preços por parte de amplificadores, os Subwoofer melhorzinhos tem preços parecidos.

 

Subwoofer 10" UXP Bobina Dupla 4+4 de 400W = R$ 362,00

Subwoofer 10" JBL bobina dupla 4+4 de 350W = R$ 375,00

 

 

Amplificador Stetsom TH2250i 500w mono a 2 Ohms = R$ 372,00

Amplificador JBL GTO7001 450W mono a 4 Ohms = R$ 612,00 (melhor preço encontrado)

 

>Decidi que vou fazer um teste com o som original do carro sem amplificador, pois o mesmo já vem com 1 kit 2 vias na frente e Mid-Range de 6" nas portas traseiras, dae vou apenas acrescentar o Subwoofer e o amplificador para o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigão, conforme ja mencionado em outro post, vai de jbl, entre essas marcas, custo beneficio ótimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pouutisss, essa tal de JBL é meio carinha heim icon_eek.gif

notei maior diferença em preços por parte de amplificadores, os Subwoofer melhorzinhos tem preços parecidos.

 

Subwoofer 10" UXP Bobina Dupla 4+4 de 400W = R$ 362,00

Subwoofer 10" JBL bobina dupla 4+4 de 350W = R$ 375,00

 

 

Amplificador Stetsom TH2250i 500w mono a 2 Ohms = R$ 372,00

Amplificador JBL GTO7001 450W mono a 4 Ohms = R$ 612,00 (melhor preço encontrado)

 

>Decidi que vou fazer um teste com o som original do carro sem amplificador, pois o mesmo já vem com 1 kit 2 vias na frente e Mid-Range de 6" nas portas traseiras, dae vou apenas acrescentar o Subwoofer e o amplificador para o mesmo.

 

Se voce tiver paciencia... Algo que ajuda muito é tratar as portas dianteiras com manta e feltro....

Se tá limitado no orçamento, já pensou em amplificar os falantes originais ?

Outra: voce disse que busca baixo custo.... Porem pretende usar 2 modulos independentes? Já pensou em um modulo um pouco melhor de 4 canais... E usa 2 canais para o kit 2 vias dianteiro (seja o original ou nao) e os outros 2 canais (em bridge) para o sub? - É receita de bolo... Mas é o mais eficiente... (em termos de custo beneficio) - E voce vai ter espaco de 1 amp em vez de 2 !!!!

Pesquise um pouco no forum. Modulos classe AB tem melhor qualidade que modulos classe D. (Porem nao significa que qualquer AB é melhor que um bom classe D.......)

 

Por ultimo, mas nao menos importante: uso um sub de 8" porém com 400 e poucos RMS.... É grave mais que suficiente para o New Fiesta... Para um som SQ razoavel, para o New Fiesta Hatch, potencias na faixa de 250-300 RMS irao satisfazer plenamente (a nao ser que voce ouça muito hip-hop, curta ver espelhos tremendo..hehehe) - Alem do que subs de 8" com pequenas potencias pedem caixas menores !!!!

De repente dá uma olhada no meu set da assinatura... Pode ser que surja alguma idéia.... Abracos !!!!!!

 

EDIT:

Se busca qualidade de som.... Os falantes originais traseiros ficam ligados no player, e de preferencia atenuados. Apenas o 2 vias dianteiro fica amplificado. Coaxiais traseiros amplificados bagunçam o palco sonoro. (alias é por isso que estou vendendo os coaxiais da focal que acabei comprando e nao vou mais usar......)

Editado por Luis_Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se voce tiver paciencia... Algo que ajuda muito é tratar as portas dianteiras com manta e feltro....

Se tá limitado no orçamento, já pensou em amplificar os falantes originais ?

Outra: voce disse que busca baixo custo.... Porem pretende usar 2 modulos independentes? Já pensou em um modulo um pouco melhor de 4 canais... E usa 2 canais para o kit 2 vias dianteiro (seja o original ou nao) e os outros 2 canais (em bridge) para o sub? - É receita de bolo... Mas é o mais eficiente... (em termos de custo beneficio) - E voce vai ter espaco de 1 amp em vez de 2 !!!!

Pesquise um pouco no forum. Modulos classe AB tem melhor qualidade que modulos classe D. (Porem nao significa que qualquer AB é melhor que um bom classe D.......)

 

Por ultimo, mas nao menos importante: uso um sub de 8" porém com 400 e poucos RMS.... É grave mais que suficiente para o New Fiesta... Para um som SQ razoavel, para o New Fiesta Hatch, potencias na faixa de 250-300 RMS irao satisfazer plenamente (a nao ser que voce ouça muito hip-hop, curta ver espelhos tremendo..hehehe) - Alem do que subs de 8" com pequenas potencias pedem caixas menores !!!!

De repente dá uma olhada no meu set da assinatura... Pode ser que surja alguma idéia.... Abracos !!!!!!

 

EDIT:

Se busca qualidade de som.... Os falantes originais traseiros ficam ligados no player, e de preferencia atenuados. Apenas o 2 vias dianteiro fica amplificado. Coaxiais traseiros amplificados bagunçam o palco sonoro. (alias é por isso que estou vendendo os coaxiais da focal que acabei comprando e nao vou mais usar......)

 

Boa Luis_Gustavo, aproveitando que vc parece ter uma boa experiencia com SOM e com New Fiesta tb hehe

Não posso gastar tanto assim para fazer uma Obri-prima como esta sua, mas acha que isso pode dar certo?

 

Acha que ficaria bom a seguinte configuração monomarca (JBL):

 

>Converssor RCA (ainda vou decidir qual)

>Amplificador GTO5355 de 5 canais sendo 4x75W + 1x360W em 2 Ohms

>Kit 2 vias GTO608C de 70W em 2 Ohms

>Subwoofer GTO1014D bobina dupla 4+4 ligados em paralelo a obter 2 Ohms

 

 

Dessa forma meu custo iria cair bastante e imagino não perder em potencia e qualidade.

O unico problema seria que o conjunto inteiro iria trabalhar a 2 Ohms, mas pelo que pesquisei eu acredito que isso não irá prejudicar no desempenho do Som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho tanta experiencia assim... Mas já estou no terceiro carro com som... Entao algumas manhas a gente acaba pegando.... To sem tempo de confrontar as informacoes dos equipamentos que voce citou, mas parece sim estar bem equilibrado. As impedancias casam certinho?? O modulo que vc vai usar é de 5 canais..>Entao pretende usar 2 canais para a dianteira e 2 para a traseira? Abraços !!!

 

EDIT: Olhei rapido e as impedancias casam sim. 2 Ohms do modulo / kit 2 vias.....

 

Escolha cabos bons (podem ser " entry-level" mesmo... Não precisa ser top... Tanto para os falantes quanto RCA. )

 

Siga o tamanho da caixa recomendada no manual do sub. ALi antende a maioria das pessoas. (e a maior parte das musicas) - A não ser

que voce tenha gosto distinto, ou queira focar em alguma faixa de frequencia... Nao acho recomendado isso no inicio....

 

Boa Instalação ! O set está bem equilibrado !!!!!!!!!

Nao esqueça de utilizar um bom conversor ! Nao posso opinar pois nao conheco!

Mas existem varios posts aqui falando disso!

 

Até ! Bons sonssssssssss

Editado por Luis_Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Luiz,

Sim, pretendo usar 2 canais para as portas dianteiras e 2 para as portas traseiras e tentar deixar o volume dos falantes traseiros mais baixo. Também estive pensando em talves usar o Amplificador GTO1004 que tem 4 canais, dae usaria 2 canais em Bridge (2 Ohms) para o amplificador, 2 canais para as portas dianteiras e os falantes traseiros ligados no Player como vc indicou acima.

 

Estou com um pouco de dúvida na caixa.. se uso selada ou dutada, mas talves opite pela selada pelo tamanha ser menor, mas em se tratando de som alguma das duas é melhor ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo:

 

 

 

Eu sou mais fã de ter o palco sonoro à frente. Entao nunca usei falantes amplificados na traseira (do carro! hehehe).....

 

Se vc tiver opcao, ouça os 2 tipos de ajuste. (amplificado e nao amplificado....) E use o que lhe agradar mais !

Eu sou egoísta. Como 99% das vezes sou eu dirigindo o carro, todo o ajuste é pensando no motorista (no caso eu). Falo isso porque a maioria das pessoas nao nota a menor diferenca, no maximo diz que "o som bate mais".....

 

Voce utilizar o modulo 5 canais (4 + 1 do sub) em vez do 4 canais (2 para o stereo e os outros 2 em bridge para o sub) te dá mais opcoes de futuros

upgrades. De repente alguem mais experiente pode dar melhores conselhos sobre usar 4 canais ou 5... Mas sou mais favoravel a usar o de 5 canais....

(deixando os canais 3 e 4 - traseiros - mais atenuados... hehehe ) Pois voce tem mais opcoes de futuros upgrades.

O de quatro canais nao tem o que fazer.... é canal 1 e 2 pro stereo e 3 e 4 em bridge pro sub... E acabou. Upgrade só colocando outro modulo...

(substituindo o atual ou adicionando mais um....)... Vamos ver se alguem mais experiente se manifesta... heheheheh

Nao tenho nem ideia dos precos... Mas acho que so seria viavel ficar no 4 canais se ele fosse no minimo uns 30...40% mais barato que o de 5 canais

(falando de custo). E a grana que sobra... Compra manta e feltro... E trata as portas !!! heheheh

 

Acho o forum uma ferramenta incrivel de conhecimento... Estou sempre aprendendo....

Dou a dica aqui e vc pode fazer uma busca e ler mais....

Mas via de regra... Para um som de qualidade.... Voce tem que ter uma caixa que te de a resposta mais plana possivel....

Que nao tenha picos ou vales em certas frequencias... Aí reproduz o que tá gravado no CD mesmo...

Caixas dutadas tendem a pedir volumes maiores e ter uma F3 (pesquise!) mais baixa !!!!

 

Quando voce quiser aquele "boooom" com graves... Aí usa o equalizador do radio e da uma reforcada nessas frequencias...

(ALias o New Fiesta nao tem por Frequencia... Ele separa em Bass, Mid, Treble... E deu) hehehehe

Acho que ambos JBL devem vir com um "remoto" para o sub... (para os graves) Isso tambem facilita muito !!!!

 

Espero que tenha ajudado !!!!!!

Abracos !!!!

Editado por Luis_Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma ultima duvida..

Nunca usei um aplificador de 5 canais... portanto, eu consigo usa-lo em um New Fiesta? visto que o player do New Fiesta tem apenas 4 saidas. A entrada do Sub do amplificador tem que ser alimentada ? ou eh soh eu ligar as 4 saidas do player mesmo e automaticamente gera a quinta saida para o sub?

 

Amanha eu pretendo camprar o GTO5355 da JBL ou o Audiophonic 5.1HT (isso caso essa ligacao de 5 canais seja possivel)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma ultima duvida..

Nunca usei um aplificador de 5 canais... portanto, eu consigo usa-lo em um New Fiesta? visto que o player do New Fiesta tem apenas 4 saidas. A entrada do Sub do amplificador tem que ser alimentada ? ou eh soh eu ligar as 4 saidas do player mesmo e automaticamente gera a quinta saida para o sub?

 

Amanha eu pretendo camprar o GTO5355 da JBL ou o Audiophonic 5.1HT (isso caso essa ligacao de 5 canais seja possivel)

 

Achei estes dois links:

 

http://www.jbl.com/images/media/GTO_5355_PI_EN.pdf Informativo sobre os amplis da JBL

 

http://www.jbl.com/images/media/GTO_5355_OM_EN.pdf Manual do 5355

 

 

Ele tem 4 entradas. Voce passa pelo conversor Alta -> Baixa e liga no módulo. Nao sei o que é melhor: usar o conversor " la na frente" e puxar RCA (4 canais) até o modulo no porta-malas, ou usar o conversor "la atras" e usar RCA curtos ate o modulo (porem cabos longos com sinal de alta até o porta malas). Acredito que a opcao de usar RCA longos e o menor comprimento possivel de cabos "speaker" seja melhor. Mas antes de tomar esta decisao consulte os mais experientes ! hehehe

 

Com relação ao 5o. canal:

 

Conforme manual do usuario, pagina 3, item 14, voce pode deixar o seletor EXT / INT em on ou off..... Caso voce tenha saída para subwoofer na sua head unit. (que no caso nao tem !)

Entao respondendo: Nao precisa ter o QUINTO canal... Apenas os 4 stereo.

 

Espero que tenha ajudado !

Abracos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... Nao sei comparar specs direito.... Mas no exterior... (pelo site do fabricante), a diferenca de preco entre o 5355

e este:

http://www.jbl.com/images/media/GTO-5EZ_SS_EN.pdf

 

acho que é uns 70 dolares....

 

Ele tem entrada alta... Entao voce economiza nos conversores.... (no fim das contas ele sai mais caro... mas nem tanto assim...)

 

A parte do subwoofer é classe D. Para qualidade não é tao bom assim... Mas exige (bem) menos do seu sistema elétrico.....

 

Sei lá.... APenas sugestao..... Esse 5EZ parece meio de brinquedo...sei la... O 5355 tem aparencia mais robusta...

Da uma lida e compara especificação de ambos..... e ve se é interessante)

 

Agora sim encerrei por hoje ! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...