Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
JaimeCE

[Azera 2011] Upgrade - Equipamentos chegando...

Recommended Posts

Colegas,

 

Possuo um Hyundai Azera 2011, sem o conhecido som Infinity.

Após a revisão de 1 ano tomei coragem e resolvi que já está na hora de melhorar o som da barca que, fazendo justiça, não é tão ruim assim, e me parece ter bastante potencial.

 

Depois de refletir sobre o que eu queria fazer, defini dois três parâmetros básicos que deverão balizar o projeto:

1. Não fazer nenhuma mudança estética no carro, deixando os componentes longe da vista de "curiosos" [""];

2. Adquirir produtos de qualidade e voltados para SQ ou, se possível, até Hi-Fi;

3. Resolvi limitar o investimento total do projeto em R$5.000.

 

Logo de cara percebi que aqui em Fortaleza não existe mercado de som automotivo além dos Bravox, Pioneer, JBL, Bomber e cia, então mergulhei na Internet, principalmente aqui no AutoForum.

 

Minha primeira decisão foi comprar um subwoofer de 8 polegadas para colocar no local original do Azera, logo atrás do banco traseiro.

Não sei se vou me arrepender mais tarde, mas seguindo a linha de não mudar a estética do carro, decidi que o sub deveria funcionar em "free-air"/"infinite baffle", ou seja, com o porta-malas fazendo o papel da caixa de graves.

Após muito avaliar as poucas opções "free-air" existentes no mercado, entre elas o Image Dynamics ID8, o Alpine SWR-823D e o DLS OA8, resolvi adquirir um DLS por este me parecer mais voltado para qualidade.

Comprei direto dos EUA (ainda não recebi), pela sonicelectronix, pois não encontrei o modelo aqui no Brasil.

Os que verificaram as especificações do sub viram que ele tem uma única bobina e aceita 150 wrms em 8 ohms :blink:.

 

Quanto ao player original da Hyundai, já sei que ele não possui saídas RCA, e também já estou meio que conformado que este será o elo fraco da corrente.

Não pretendo trocar por uma HU que não se integre visualmente ao painel. Considero este um ponto fundamental.

Dito isso, vejo três opções até o momento sobre ele:

1. Trocar o player por uma Central Multimídia como a da CASKA (acho que poderia até piorar o som) ou pela Infinity do Azera (será que faz diferença?);

2. Instalar um processador como o BitOne, BitTen, MS-8, etc.

3. Melhorar a qualidade do som do próprio player (alguém aqui no fórum disse que o Silvio Sakata faz esse tipo de mágica, é verdade?) :rever1: ;

 

Em relação aos auto falantes, inicialmente vou dar uma chance aos originais.

Caso eles se mostrem ruins (não tenho com o que comparar), pretendo trocá-los por um kit 2 vias DLS Nordica, Focal 165 v30 ou equivalente.

 

No momento estou "travado" na escolha do amplificador que irá alimentar o sistema (aqui nos classificados tem MUITA coisa boa!).

Li vários posts, principalmente os do sub-fórum de Alta Fidelidade e acho que consegui diminuir o leque de opções, mas acredito que ainda estou longe de fazer uma escolha com convicção.

As características do conjunto atual já estão me deixando em dúvida sobre até onde eu vou conseguir chegar em termos de qualidade do som, então nem sei se vale a pena investir em um bom amplificador (Audison, Arc Audio, DLS, Genesis, McIntosh, Mosconi), mesmo que usado :banghead .

 

Após a escolha do amplificador acho que poderei definir onde ele será instalado e, a partir daí, vou atrás dos cabos com as dimensões adequadas.

Também já me convenci de que vale a pena investir em uma boa instalação, com manta nas portas, por exemplo, mas acho que não tenho coragem de mandar desmontar o carro todo.

 

Bom, acho que consegui compartilhar com vocês o início do que parece ser um desafio interessante.

Pretendo atualizar este post sempre que tiver novidades.

Espero que os universitários e audiófilos de plantão possam me ajudar nesta saga.

 

Abraços!

Editado por JaimeCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foto do local de instalação do subwoofer de 8 polegadas, ainda com a tampa de plástico.

 

img653.jpg

 

[13/08/2012]

Criei um post no fórum de classificados.

Vamos ver se encontro um bom amplificador. Já recebi algumas ofertas interessantes.

 

[19/08/2012]

Comprei um amplificador McIntosh MCC204.

Vai alimentar o kit 2 vias e o DLS OA8.

Quem sabe depois eu boto um amplificador mono dedicado ao DLS e deixo o McIntosh com um canal para cada speaker em modo ativo!

 

[20/08/2012]

Processador de áudio JBL MS-8 adquirido!

Deve minimizar a baixa qualidade de áudio do player original.

 

[26/08/2012]

Criei um post nos classificados para encontrar os cabos.

Editado por JaimeCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa empreitada. Essa eu vou acompanhar, pois o som do Azera, digamos para os padrões convencionais dos nossos carros, é muito bom.

 

Legal o local original para o sub de 8". Seria interessante tratar o local para evitar vibrações da lateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer me intrometer mas já me intrometendo...instalar um processador num kit multimidia da caska, vc acaba gastando em duas coisas. vc poderia colocar um dvd com tudo o que o kit multimidia vem. com o que vc vai gastar nos 2 vc compra um ótimo aparelho!

Editado por mlneto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vou te ajudar pois tambem tenho um Azera 2011.

Eu resolvi nao utilizar Centrais multimidias pois acho elas muito caras pelo que elas oferecem. Coisa de 3k numa Central Multimidia eh muito dinheiro.

O que eu fiz:

-http://www.ebay.com/itm/Metra-95-7322-Double-DIN-Installation-Dash-Kit-for-2006-Hyundai-Azera-Vehicles-/300751475823?pt=US_Car_Audio_Video_Dashboard_Installation_Kits&hash=item46062f546f&vxp=mtr#ht_1963wt_1397

Essa moldura possibilita voce instalar um DVD, seja ele qual for, no local original do radio. No caso, eh para 2 DIN, mas tem para 1 DIN tambem.

-http://www.ebay.com/itm/Scosche-HY07B-2005-Up-Kia-Harness-2006-Up-Hyundai-/230243446216?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item359b942dc8

Cabo para nao cortar o chicote do carro e conectar a maioria dos DVD players.

-http://www.ebay.com/itm/Scosche-KAAB-Antenna-Adapter-for-Select-2008-Hyundai-Kia-Vehicles-/300749802629?pt=US_Radio_Antennas&hash=item460615cc85&vxp=mtr

Para a antena do Azera.

 

Com isso, voce teria tudo para trocar seu CD-player atual por um outro. No meu carro eu tenho ainda o controle do som pelo volante (com uma central PAC que voce tambem compra no ebay) e utilizo a USB dentro do console central. Um amigo meu, de uma loja de som aqui de SP, que fez o servico nao cortando o cabo USB original e utilizando o do console.

 

Eu fiz todas essas trocas porque, assim como voce, eu nao pretendia instalar um som no Azera e queria soh um DVD/Ipod para curtir. Porem, jah estou com um sistema todo comprado para montar.

 

Eu posso tirar fotos do DVD no carro e te enviar, junto com a dos Genesis.

 

Abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: o sub de 8 cabe mesmo ali no local original sem adaptacoes?

 

Abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer me intrometer mas já me intrometendo...instalar um processador num kit multimidia da caska, vc acaba gastando em duas coisas. vc poderia colocar um dvd com tudo o que o kit multimidia vem. com o que vc vai gastar nos 2 vc compra um ótimo aparelho!

 

Eu sei disso, mas ainda estou tentando manter a aparência original.

A central Caska não me interessa, ao menos que eu ganhe alguma qualidade de áudio.

Devo instalar um Bit One/Ten/Ten D e ver se fica satisfatório.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gutows,

 

Valeu pelas dicas! Com certeza vou aproveitá-las!

 

Quanto ao sub, eu tentei encaixar, só para testar, um JBL GTO804 passando por cima, mas ele era muito "gordo", então entalou na metade.

Pelo que vi das medidas do DLS OA8 ele também não vai passar, então pretendo instalá-lo por baixo, já que a furação dos parafusos é padrão (pelo menos a do JBL era).

 

Você tem fotos da sua instalação do Azera?

Queria dar uma olhada para ver o que me espera. :blink:

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria uma caixa no tampão. Sub em free air tem que ser uma excelente escolha, e muito bem pesquisada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria uma caixa no tampão. Sub em free air tem que ser uma excelente escolha, e muito bem pesquisada.

 

 

Vou dar uma chance ao OA8. ;)

Retirado do manual do sub:

OA8, OA10D & OA12D subwoofers are designed for open air use but can also be used in these enclosures (sealed or vented).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza. A maioria dos auto flantes pode ser usado em free air. Mas tocar bem, ai já é outro departamento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei disso, mas ainda estou tentando manter a aparência original.

A central Caska não me interessa, ao menos que eu ganhe alguma qualidade de áudio.

Devo instalar um Bit One/Ten/Ten D e ver se fica satisfatório.

 

Abraços!

 

esse é o problema, nem o leitor de USB dessas centrais são bons

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu com certeza usaria um JL 8W3V3, o que eu ouvi daquele sub em uma caixa dutada de 9 lts da propria JL Meu Deus......... Liguei ele no meu carro e gostei muito....

 

Usaria o bit ten se não tem tanas pretensões hi-fie usaria sem duvidas a entrada alta do processador, dos amplis que vc colocou como sugestão usaria o Genesis

 

Duro que kit e sub vc já comprou....

 

E não esqueça de um belo tratamento acostico....é essencial....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu com certeza usaria um JL 8W3V3, o que eu ouvi daquele sub em uma caixa dutada de 9 lts da propria JL Meu Deus......... Liguei ele no meu carro e gostei muito....

 

Usaria o bit ten se não tem tanas pretensões hi-fie usaria sem duvidas a entrada alta do processador, dos amplis que vc colocou como sugestão usaria o Genesis

 

Duro que kit e sub vc já comprou....

 

E não esqueça de um belo tratamento acostico....é essencial....

 

O JL 8W3V3 foi a minha primeira escolha, mas quando eu descobri que ele não poderia ficar em "free-air" acabei desistindo.

A caixa dele realmente ficaria muito pequena, mas agora não tem mais jeito. O OA8 já está à caminho.

 

O kit vai ficar para depois que eu instalar o sub e o amplificador, pois quero sentir a evolução do sistema depois de cada mudança.

 

Quanto ao tratamento acústico, confesso que fiquei na dúvida se era realmente necessário no Azera, pois eu já considero o silêncio interno dele muito bom.

Este seria um questionamento que eu ia lançar aqui no fórum. Se me convencer da necessidade, farei sem dúvida!

 

Obrigado pelas dicas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei o chicote indicado pelo Gutows:

 

scoschehy07b.jpg

 

E um McIntosh MCC204

mcintoshmcc2041.jpg

 

 

Product Features

  • 50 watts x 4, 20-20kHz, 4 ohms, 0.005%THD
  • MOSFET Pulse Width Modulated Power Supply
  • Configurable to 4, 3, or 2 Channels
  • Fully Discrete Design
  • High Current Output (2 Ohm Stable)

Editado por JaimeCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um processador de áudio JBL MS-8 para minimizar a baixa qualidade do HU original.

O projeto está começando a tomar forma... [¨]

b003kn2tq2group.jpg

Vamos ao cabeamento e conectores!

Editado por JaimeCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha configuração até o momento:

- Player original

- Falantes originais

- Processador de áudio JBL MS-8

- Amplificador McIntosh MCC204 4x50wrms

- Subwoofer DLS OA8

 

Vou substituir os falantes originais depois de testar o que já tenho, pois quero dar um tempo nos gastos mais pesados.

Penso na possibilidade de deixar o MCC204 só no kit 2 vias e colocar um amplificador mono, como um MCC301, dedicado pro sub.

 

O que acham de um set ativo, sem o crossover, vale à pena?

Editado por JaimeCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem defini a quantidade e comprimento dos cabos:

- Cabo de Força de 21mm²: 7 metros;

- 3 porta-fusíveis e 1 distribuidor (bateria, amp e ms-8);

- Um par de RCAs para a ligação entre o player e o MS-8: 5 metros;

- Speaker Cable: 12 metros;

 

Hora de abrir um novo anúncio de compra nos Classificados.

 

Nas portas vão ser Dynamat ou alguma equivalente com pouco risco de descolamento.

Como os bancos e o carpete devem sair para a passagem dos cabos, acho que vou aproveitar e colocar Seladin no piso do carro todo.

Só espero não abafar aquele som que o Azera solta nas acelerações mais fortes... Será!?!? :unsure:

Editado por JaimeCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal a escolha pelo processador! posta o que vc achou dele, abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma peça pro conjunto...

Adaptador dois canais PAC Speaker Level --> RCA

pacsni35.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal a escolha pelo processador! posta o que vc achou dele, abraço

 

Também acho que foi uma boa escolha, principalmente pela configuração automática que ele oferece.

Acho que daqui pro final do ano eu consigo instalar tudo, aí eu posto sobre a qualidade do som. :-)

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo quanto pagou nesse adapatador rca? Pois um rapaz quer me vender um e não se se compro. Teve alguma indicação dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo quanto pagou nesse adapatador rca? Pois um rapaz quer me vender um e não se se compro. Teve alguma indicação dele?

 

Comprei direto na Amazon.

Quem me indicou foi o dono de uma loja de eletrônicos aqui em Fortaleza com quem conversei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...