Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jf.juan

Projeto pausado por motivos de força maior!

Recommended Posts

Bom dia Sr's;

 

Estou iniciando um UP no meu som, falta alguns detalhes+instalação, por ter algumas duvidas e querer tbm sugestões da galera.

Bom vou falar do meu set hj:

Pioneer Deh-8350Sd + interface para controle no volante

Kit 2vs Mtx T6s652 + Sd 250.1

Coax (original) no player

Sub 10" RE SEx 600w rms + Audiophonic 900.1

Megacapacitor SSL 2farad

Bat Original Moura 60A + alternador 90A

Gosto da "qualidade" dele, o Kit acompanha bem o SUB. A unica coisa que me deixa apreensivo e a alimentação, mas como sempre escuto o som com o carro ligado e dificilmente esgoelando creio que desse conta.

 

Sobre o UP meu objetivo e melhorar o stereo e alimentação.

Com isso em mente, adquiri uma audiophonic 800.4, Kit 2vs MF6.2 e bat NewMax slim 105A.

Tenho em mente colocar o Kit 2vs MF6.2 na porta dianteira(local original e sem tratamento), o Mid 6" do kit MTX no tampão do PM que sera de MDF para aguentar cx de uns 2L em fibra direcionada p/ parte frontal da cabine. E liga-los no 800.4.

A NewMax ficara apenas para o som, sera colocado apenas um cabo de 21mm que vira do alternador para a Bat apenas para carrega-la. Entre o Alt e a Bat haverá um disj 150A(que ficara na cabine) e um fuse que ficara o mais prox possível da bat ambos com 100A.

Os amps serão ligados diretamente na bat por cabos shok de 21mm e um alongador de bateria Knu 50mm.

Entre o amp e a bat haverá um fuse de 80A(p/ cada amp).

 

Alem disso quero trocar os cabos RCA(que são uma vergonha, os de 5 conto..rs).

Agora não sei se compro os da Knu Crystal ou de eu faço uns DIY. Qual sera que compensa mais.

 

Abaixo segue uma ilustração da ligação e o projeto do PM finalizado. Por favor opinem!

Peço que não reparem, pois foi feito as pressas e sem muito capricho! :legal:

 

instalacao.jpg

 

pm3.jpg

pm2.jpg

pm1.jpg

 

Abrçs! e assim que tiver mais novidades vou postando!

 

Edit Novo Brinquedo(SUB RE SEx)

2012-09-14201011.jpg

 

2012-09-14200903.jpg

 

2012-09-14200923.jpg

 

2012-09-14200648.jpg

 

2012-09-14200738.jpg

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta bem xique

mas pq a frescura de nao ligar as baterias juntas pra se somarem e ficar melhor ainda??? eskece isso de ligar separado nao adianta de nada, soh a perder !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta bem xique

mas pq a frescura de nao ligar as baterias juntas pra se somarem e ficar melhor ainda??? eskece isso de ligar separado nao adianta de nada, soh a perder !

 

Hehehe.. Valeu!

Então a "frescura"(que na realidade é uma duvida que não consegui sanar ainda).... e se a bateria de menor amperagem e a de maior não vão ficar se descarregando, com isso sempre a de menor amperagem vai acabar primeiro, oque vai me deixar na mão.....principalmente pelo fato de meu carro ser a verdadeira samambaia de garagem..rsrs

Sem contar que não tenho saco/tempo/carregador pra carrega-las. " Se por favor vc puder responder essa duvida agradeço"

Por isso pensei na seguinte config, e por isso deixarei aquele disj(que funcionara como uma chave geral) dentro da cabine para "desacoplar" a bat do som.

Se esta certo eu não sei, mas a ideia e algo confiável e que não de dor de cabeça nem trabalho.

Mas como falta muito conhecimento e experiencia, não tenho certeza de a bat de menor amperagem representara uma carga para a de maior amperagem.

O problema que mesmo pesquisando aqui e por varios outros lugares não consegui nada de concreto apenas que pra não ter problemas era necessário carregar as baterias.

 

Abrçs e valeu pela opinião!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehe.. Valeu!

Então a "frescura"(que na realidade é uma duvida que não consegui sanar ainda).... e se a bateria de menor amperagem e a de maior não vão ficar se descarregando, com isso sempre a de menor amperagem vai acabar primeiro, oque vai me deixar na mão.....principalmente pelo fato de meu carro ser a verdadeira samambaia de garagem..rsrs

Sem contar que não tenho saco/tempo/carregador pra carrega-las. " Se por favor vc puder responder essa duvida agradeço"

Por isso pensei na seguinte config, e por isso deixarei aquele disj(que funcionara como uma chave geral) dentro da cabine para "desacoplar" a bat do som.

Se esta certo eu não sei, mas a ideia e algo confiável e que não de dor de cabeça nem trabalho.

Mas como falta muito conhecimento e experiencia, não tenho certeza de a bat de menor amperagem representara uma carga para a de maior amperagem.

O problema que mesmo pesquisando aqui e por varios outros lugares não consegui nada de concreto apenas que pra não ter problemas era necessário carregar as baterias.

 

Abrçs e valeu pela opinião!

 

Pesquise sobre Big 3 e pesquise também sobre sets com mais de uma bateria vai tirar suas dúvidas e a parte elétrica e seu sistema ficarão seguros.

 

Forte abraço!

Editado por ars1804

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Ars!

Vou dar uma pesquisada melhor nisso que vc falou então.

Mas ja estou procurando resposta pra isso a algumas semanas e não consegui nd de conclusivo....ta osso!

Mas vou reler e ver alguns topicos por ai.

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

velho vc monta um kit tops , e deixa este sub pra estragar!!!!!!!!!!!!!!

 

Então, antes eu estava na onda de SPL e lembrava que o e2k antigo era bom(roxinho), ai me apareceu esse sub num preço bom e comprei.

Depois de muita pesquisa aqui, que fui ver que ele não e tão bom assim, mas por enquanto ele esta me satisfazendo, mesmo sendo mono-nota...rsrs

Mais pra frente quero ver se pego algo mais top, tinha em vista um JLw6, mas os valores BR estão fora de minha realidade.

 

Valeu Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabou de chegar o voltimetro digital!!!!

Não faz cafe, nem esquenta a marmita, mas pelos 20 mangos que paguei nele ta ótimo!!! E funciona bem, medição precisa em seus 3 digitos .

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho desnecessário o uso do FUSE mais disjuntor entre as baterias..

Caso não tenha comprado ainda, aumente a bitola do fio entre as beterias, no mínimo 35mm.

No meu caso, nunca usei nenhum fuse ou disjuntor entre as baterias, é um risco (caso tenha algum erro na instalação), mais prefiro assim..

 

Qual carro vai ser instalado? Pq não coloca o outro kit nas portas traseiras? Acho desnecessário o uso deles no tampão em uma caixinha..

Quanto ao e2k.. Tente usar 2 UXPs no lugar deles, mesmo os de 10' ficariam muuuito melhores!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho desnecessário o uso do FUSE mais disjuntor entre as baterias..

Caso não tenha comprado ainda, aumente a bitola do fio entre as beterias, no mínimo 35mm.

No meu caso, nunca usei nenhum fuse ou disjuntor entre as baterias, é um risco (caso tenha algum erro na instalação), mais prefiro assim..

 

Qual carro vai ser instalado? Pq não coloca o outro kit nas portas traseiras? Acho desnecessário o uso deles no tampão em uma caixinha..

Quanto ao e2k.. Tente usar 2 UXPs no lugar deles, mesmo os de 10' ficariam muuuito melhores!

 

Valeu Fega!

 

Seguinte, O som vai ficar no meu G5, como ainda não tive tempo de pesquisar sobre a ligação das bateria, e oque isso acarretaria de melhor/pior.

Mas se for ligar elas juntas, vou pegar cabos de bitola maior sim.

No caso o disjuntor serviria mais como chave geral(pra desacoplar a bat do sistema do carro) e o fuse sim que faria a proteção pra não pegar fogo no carro caso ocorra algum esmagamento proveniente das partes moveis do carro.

 

O motivo de não colocar o outro kit(MTX) completo e pq eu queria deixar o sub com corte em 80 no player , e pro MID ajustar o subS no amp pra 80 e LPF em 150 ou +, e deixar o KIt2vs em full so cortado pelo cross. Oque acha? falei merd@? rs

 

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu só colocaria a bateria slim atrás da caixa ou em baixo do forro do porta-malas. Se for trocar por uma "comum", faria um compartimento pra ela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu só colocaria a bateria slim atrás da caixa ou em baixo do forro do porta-malas. Se for trocar por uma "comum", faria um compartimento pra ela.

 

Valeu 307!

 

Ate pensei em colocar atras da cx mas o problema e que o sub vai ficar muito próximo da tampa do PM e pelo que ando lendo pode resultar em uma perda no desempenho do sub.

O compartimento estou pensando em fazer, mas eu queria algo pratico de tirar em alguma emergência.

Essa simulção minha ta bem meia boca, parece que tem muito espaço, mas e o PM de um G5(que e minusculo), pra vc ter ideia o comprimento da bateria e quase a distancia da tampa do PM e o banco....ta osso,,, rs

 

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera essa semana adquiri um questo de 15" do user Guto Almeida.

Se ja não tinha espaço agora que ferrou mesmo hauahuahua!!!

Vamos ver qualeh que eh do questo!

 

Edit, cx!

Comecei a fazer a cx ela esta parcialmente pronta so falta vedar e colocar os dutos.....mas agora ela vai ficar parada pq vou utiliza-la p/ meu futuro HT.

 

Vitimas:

 

DSC00009.jpg

 

A veia ta louca por causa dos meus "cavaletes" hauahuahuahauh

DSC00008.jpg

 

DSC00010.jpg

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera desculpa ai mas os Up's estão a passos de tartaruga.

Bom minha mais nova aquisição e o SUB RE SEx 10"(campeão das olimpíadas \o/) que entrara no lugar do E2k 12" e questo de 15"(que vai ir pro meu HT futuro :).

 

Por enquanto fiz uma adaptação e vou utilizar a mesma cx do e2k que tem ~50L, abaixo segue o link de como ficou:

So não liguem pra qualidade do video(cam do Cel) e acabamento da cx pois falta muita coisa ainda, hehehe

 

 

 

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera hj cedo terminei a cx do questo......e não podia deixar de relatar que fiquei extremamente impressionado com questo 15".

 

O sub toca muito, estou aplicando uns 650w e o bixin ta respondendo muito bem, com bastante SPL e Subgeave gostoso de se ouvir bem definido!

[-] [-]

 

Quero ver se ainda essa semana diminuo a cx do RE pra uns 45L pra ver o bixin tremer td.....

 

Amanha vou tentar postar umas fotos e videos do questo.

 

Abrçs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po mano na bass i love you nao ta excurssionando nd kk

ou vc ta com do do bixim

ou vc ta com o subsonico ligado kk

ou ta faltando muita potencia pra xega no xmax em kk

 

mais oq importa é tocar forte ne nao kk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hauhauhauahuah respostas:!! o-o-

 

po mano na bass i love you nao ta excurssionando nd kk - e que tava no vol 18~20 +/-(vai ate 40 ~ 45 sneg)

ou vc ta com do do bixim - to com do d+, mas o meu medo e essa cx que vou mudar logo logo.

ou vc ta com o subsonico ligado kk - pior que tava em uns 30hz

ou ta faltando muita potencia pra xega no xmax em kk - eu to aplicando (segundo a audiphonic) ~900w @ 2ohms

 

mais oq importa é tocar forte ne nao kk - com o carro parado toca forte sim, mas andando ta fraco, vou diminuir a cx pra tentar melhorar isso, pq 50L e muita coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudei o comprimento do duto p/ 55cm( O.O ), foi a unica alternativa decente que o simulador do forum, bassbox e winsd me deu.....50L 55cm de duto!

Com certeza eu to fazendo cagad@ na hora de inserir os parâmetros, mas tem coisa que eu não faço ideia p/ que serve e nem como calcula/acha....ta osso!

 

Agora sim o Bixin ta excursionando !!!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado!

Nem sempre qd um sub está excursionando horrores quer dizer que a pressão está alta...se fosse assim ao ar livre ficaria um grave ensurdecedor....

Projete a caixa para uma boa resposta plana e que consiga uma ótima carga acústica ao sub, assim vc. pode colocar altas pot. em baixas freq. com alta pressão sonora!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado!

Nem sempre qd um sub está excursionando horrores quer dizer que a pressão está alta...se fosse assim ao ar livre ficaria um grave ensurdecedor....

Projete a caixa para uma boa resposta plana e que consiga uma ótima carga acústica ao sub, assim vc. pode colocar altas pot. em baixas freq. com alta pressão sonora!

hand26

 

Então DAD eu to tentando utilizar o Bassbox e o WinSD mas eles falam que a cx ideal p/ esse sub e selada o simulador do forum fala que e dutada.

Ambos dizem que a melhor cx e com 35,4L, mas com duto de 1metro e pouco, não sei oque estou fazer de errado na hora de inserir os parâmetros!

Agora vou ver se pego esse fds pra ler mais sobre os simuladores! pra ver se eu consigo me intender com eles.....mas ta difícil

Valeu pelo aviso, vou dar uma maneirada no vol, ganho e sub!

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não veio junto com o sub algumas sugestões de caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então tem so que não consegui converter essa zica p/ m³ nem p/ litros :banghead .

 

 

 

Enclosure Recommendations - cubic feet

10" Compact Optimal

Sealed: 0.4 0.65

Ported: 1.0@35Hz 1.25@34Hz

 

 

E tem esses parâmetros:

 

 

Electrical Q Value -Qes: 0.46

Mechanical Q Value -Qms: 4.4

Total Speaker Q Value -Qts: 0.42

Free Air Resonance -Fs: 26.6 Hz

Equivalent Compliance -Vas: 31 liters

One-Way, Linear Excursion -Xmax: 18 mm

Efficiency -SPL 1W/1m: 83.2 dB SPL

Effective Piston Area -Sd: 310 cm^2

DC Resistance -Re: 2.8 ohm

Nominal Impedance -Znom: Dual 2 or 4 ohm

Thermal Power Handling -Pe: 600 W

Force Factor -Bl: 17.7

 

So com isso eu consigo fazer alguma coisa?

 

Valeu

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então tem so que não consegui converter essa zica p/ m³ nem p/ litros :banghead .

 

 

 

Enclosure Recommendations - cubic feet

10" Compact Optimal

Sealed: 0.4 0.65

Ported: 1.0@35Hz 1.25@34Hz

 

 

E tem esses parâmetros:

 

 

Electrical Q Value -Qes: 0.46

Mechanical Q Value -Qms: 4.4

Total Speaker Q Value -Qts: 0.42

Free Air Resonance -Fs: 26.6 Hz

Equivalent Compliance -Vas: 31 liters

One-Way, Linear Excursion -Xmax: 18 mm

Efficiency -SPL 1W/1m: 83.2 dB SPL

Effective Piston Area -Sd: 310 cm^2

DC Resistance -Re: 2.8 ohm

Nominal Impedance -Znom: Dual 2 or 4 ohm

Thermal Power Handling -Pe: 600 W

Force Factor -Bl: 17.7

 

So com isso eu consigo fazer alguma coisa?

 

Valeu

Pela indicação do fabricante a caixa teria:

Vb= 18,4 litros livres (otimizada)

Duto= 38cm....mas faltou a área deste duto...dá uma olhada no manual...

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, simulei aqui uma caixa pra vc.

 

VB=28,3L

duto= 2,5 pol(diâmetro) x 30cm de comprimento

F-3=32Hz

Pico máx.= +2,5dbs, (40 á 50hz)

Vc pode colocar até 2KW neste sub com esta caixa....nada mal hein?

Filtro subsônico(é obrigatório)= 12db/8ª em, 30Hz...para evitar excursão máx dele....e deixar o som em flat...caso reforce o grave...já não vale os 2KW de pot. talvez 1Kw aguente fácil

Sugiro um módulo com pelo menos 2KW para tocar este sub!

hand26

Só vai ter um problema...velocidade do ar neste duto...então talvez seja melhor usar selada mesmo...

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...