Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ednan

Stereo p/ Mono, sem usar SUB-W?

Recommended Posts

Bem galera, recentemente adquiri um modulo MONO, de apenas uma entrada(e um JUMP).

 

Meu som possui 4 saidas RCA.

Front-R, Front-L, Rear-R, Rear-L.

Podendo transformar as 2 Rear, em SUB-W, e nesse caso ficaria MONO, porem tem corte SEMPRE ativo, de 50~180hz.

Inviável para a utilização

 

Após da uma lida neste tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=115963&st=0

Observei que algumas pessoas aconselhavam utilizar um cabo Y, para unir as saídas.

Porem não vi muito se debatendo sobre o fato de unir as saídas e os problemas que isso possam gerar.

(exceto pela postagem do esquema de um aparelho).

 

E agora me vem a pergunta, devo utilizar o cabo-RCA-Y para unir a saída do som(Rear-R + Rear-L), para não perder instrumentos de nenhum lado?

E que problemas isso pode acarretar?

 

Aparelho: Piooner MVH-1480ub

Modulo: Taramps 2.5kw 2ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual falante vc vai empurrar com esse Taramps? Woofer ou sub woofer? Se a resposta for woofer,pode tranquilamente utilizar um rca só e ligar na entrada do taramps sem medo de perder qualidade. Se for um woofer pra tocar grave, não tem porque não utilizar a saida sub,pois de 50 a 180Hz ta cobrindo uma faixa legal e vc pode fechar o resto com Mg e demais vias. Se for um woofer pra tocar em full, ai eu recomendaria não acionar a saida sub na programação do aparelho e deixar o rear em full e faz o corte devido no cross do módulo. Caso o falante seja um subwoofer, vai de saida sub, sem y na minha opinião ( "bridge no rca"???).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão não mais em relação ao tipo de ligação.

E sim na perda de algum instrumento na instalação.

Ex: O baixo está no canal Right enquanto ligado ao modulo está apenas o canal Left.

 

Como proceder?

 

PS: Será um woofer em Full, e cortes via modulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seu sao woofer e nao subwoofer nao tem que acionar a saida para transforma em sub.

tu nao vai usar nenhum cabo ''y'' a ''ta'' so pede 1 entrada ;

ficando assim 3 saida, e por fim dos casos se voce achar que nescessita ainda usar o cabo ''y'' sem problemas coloque ele que nao vai fazer diferenca nenhuma.

 

teu woofer e full range tu pode colocar ele pra responder de 50hz ate 800hz.

agora tbm presta atencao deixa os level tudo no minimo, teu woofer e som 400 rms juntando os 2 dara 800rms. e tua forca e 2.5k

seria mais do que 3 vezes a potencia ''headrom'' entao nao topa nao se nao eles vao queimar facil facil;

Editado por JOAOSDX

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço as repostas.

Mas acho que estamos dando voltas =/

 

Vou resumir ao máximo:

Que problemas juntar 2 saidas do "Cd-player" através de um cabo-Y pode ocasionar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema nenhum, vc apenas estará unindo os sinais de áudio.

http://autosom.net/artigos/caboY.htm

Posso ligar o cabo Y ao contrário?

 

Se você tem o intuito de juntar 2 canais obtendo apenas um e pensa que utilizar um cabo Y com 2 entradas e uma saída. Cuidado! Este procedimento está ERRADO e pode queimar a saída de seu CD-Player

E alguns nesse link: http://autoforum.com...pic=115963&st=0

Dizem que pode.

 

O sinal será realmente mixado?

Onde está centrada a divergência nas respostas?

Editado por Ednan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

affffffff.

 

cara desse jeito e dificil te ajudar, do jeito que ele falou seria usando ''Y'' atras do cd player. mais que e abestado de colocar um y na saida do player, o que tu ta querendo usar o y e pra alimentar o amplificador e para isso nao da nada.

faca o que estamso falando pra ti

 

outra se voce vai usar a ta2.5k conforme tua assinatura ela nao nescessita de y ate porque ela so e uma saida entao fica ao seu criterio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi desde o começo a tua preocupação, e acho que não vais perder fidelidade. Penso que se vc unir os dois canais rca em um só, pode dar problema no player, pois seria a mesma coisa do que juntar duas saidas de alta em uma só. Eu não faria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos vcs não estão entendendo o q ele quer.

 

Ednan confirma.

 

A ideia é mixar os dois canais em um só, quer que o som que seria estéreo se transforme em mono.

Correto?

 

Para isso vc vai precisar adicionar resistências, não me lembro como se faz e tbm estou a procura do método pois estou precisando. Assim que achar eu posto aqui, mas se acaso encontrar algumas coisa já passa aqui, pode ser um caminho para encontrar a maneira correta.

 

Nunca junto, jampeie, emende saídas de audio ou tensão que venham de equipamentos diferentes, por exemplo.

Num amplificador de 4 canais, cada canal é independente do outro, sendo assim cada um é um equipamento e se vc unir as saídas vc está fechando um curto-circuito e irá queimar a saída de audio do aparelho.

Não foi uma explicação muito boa, mas deu para entender?

 

Abraço

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato amigo gu_mazza.

 

Eu também estava olhando sobre esquemas de mixer passivo, no qual se usava resistências.

Em algumas eu via 2 resistências de 10k, e em outras eu via 4 de 633.

 

A de 2 resistência de 10k era m cabo-y, no qual cada entrada do cabo(saida do player) tinha uma reistência de 10k, e na saida do cabo(entrada do modulo) não possuia nenhuma resitência.

Dai me veio a saca: a energia sempre segue o caminho com menor resistência.

Então digamos da saida R, para a L, ficaria 20k de resistência(passaria pelos 2 resistores) e para a saida do player, não haveria resistência adicional.

Nesse caso, essas 2 resistência de 10k, deveriam ser substituidas pela resistência(impendancia) do modulo.

No caso do meu Taramps 2.5kw, a impendancia de entrada é 22K OHMS. Logo eu precisaria de 2 resistores de 12k, para superar essas resistência.

 

Porem também aprendi que uma resistência de 4ohms em paralelo com uma de 8ohms, dará 2,66 ohms, ou seja, a corrente não passará plenamente pelo 4ohms, passará parte pelos 4ohms e parte pelos 8ohms.

 

Dai me vem a duvida, mesmo que eu coloque 25k ohms, em cada saida do player, de uma saida para outra dará 50kohms, e das saidas para o modulo, dará 47k ohms.

E seguindo a regrada de resistências em paralelo, mostra que parte irá para o modulo e parte irá para a outra saida.

 

 

E agr? =/

Como ficaria este "Mixer"?

Como eu faria para Mixar os canais, de maneira barata, já que é um som do seguimento de entrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja esses esquemas:

 

http://www.esquemaseletronicos.xpg.com.br/mixer.html

 

Fora o primeiro modelo, não é caro montar esses circuitos, mas têm que ter intimidade com eletrônica, para "ajustar" certos componentes às suas necessidades, e montar tudo em uma placa de circuito impresso, com percloreto de ferro.

 

Antigamente fazia muito esse tipo de coisa... comprava revistas de eletrônica com esquemas diversos e montava os que achava interessante, mas hoje em dia estou bastante "enferrujado" no assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OnTheMind,

Eu não teria problema em montar em uma placa de circuito impresso(até "criando" as trilhas utilizando o percloreto de ferro).

 

Meu maior problema é que em eletrônica eu sou iniciante, e exceto o "Mini mixer para microfone", o resto acho que eu não teria condições de reproduzir =/

 

Mas nesse caso, o Mini Mixer, poderia ser usado para unir os canais do meu aparelho?!

No caso de sim, qual seria o valor daqueles 3 resistores para o meu sistema?

 

(Agora fiquei otimista, até já preparei o tanque com percloreto =D )

 

Edit: Já to olhando o site http://www.soldafria.com.br

se me indicar o link do resistor nesse site, melhor ainda =)

Editado por Ednan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OnTheMind,

Eu não teria problema em montar em uma placa de circuito impresso(até "criando" as trilhas utilizando o percloreto de ferro).

 

Meu maior problema é que em eletrônica eu sou iniciante, e exceto o "Mini mixer para microfone", o resto acho que eu não teria condições de reproduzir =/

 

Mas nesse caso, o Mini Mixer, poderia ser usado para unir os canais do meu aparelho?!

No caso de sim, qual seria o valor daqueles 3 resistores para o meu sistema?

 

(Agora fiquei otimista, até já preparei o tanque com percloreto =D )

 

Edit: Já to olhando o site http://www.soldafria.com.br

se me indicar o link do resistor nesse site, melhor ainda =)

 

Sempre existe um começo hehe

 

Como disse, estou bastante enferrujado no assunto e nao lembro dos cálculos, já faz mais de 15 anos que não mexo com isso :o

 

Uma vez achei aqui no fórum um esquema de mixer indicado exatamente p/ essa aplicação que pretende executar, mas não me lembro como cheguei naquele tópico... vou tentar encontrar novamente e posto o link.

 

Valews. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a saida sub desses player ja sao mono.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a saida sub desses player ja sao mono.

Bem galera, recentemente adquiri um modulo MONO, de apenas uma entrada(e um JUMP).

 

Meu som possui 4 saidas RCA.

Front-R, Front-L, Rear-R, Rear-L.

Podendo transformar as 2 Rear, em SUB-W, e nesse caso ficaria MONO, porem tem corte SEMPRE ativo, de 50~180hz.

Inviável para a utilização

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto palpite junto, Zeus do céu.... :unsure:

 

Agradeço as repostas.

Mas acho que estamos dando voltas =/

 

Vou resumir ao máximo:

Que problemas juntar 2 saidas do "Cd-player" através de um cabo-Y pode ocasionar?

 

Depende do player! Se for um com um bom pré, apenas a saída mais alta toca!

 

Se for um com um pré mais frágil, pode ocasionar defeito em um deles, que você dificilmente irá perceber na hora!

 

Problema nenhum, vc apenas estará unindo os sinais de áudio.

 

Sempre acho bacana a pessoa pesquisar antes de afirmar!

 

Não afirme o que não tem certeza!

 

Essa informação não procede! Pra unir não basta simplesmente "Juntar os fios"... precisa fazer a mistura de sinais...

 

...muitos crossovers ativos hoje fazem essa função! Recomendo uma pesquisada!

 

 

 

Mas em resumo, se for tocar só até 120hz, não acho muito necessário, pois existe pouca ou nenhuma separação nessa faixa! Já se for pra tocar acima disso, aí é bem vindo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será para Trio(acima dos 120hz).

Estou só esperando a resposta do nosso amigo OnTheMind.

 

 

(Estou agora em minha saga em calcular uma caixa trapezional para esses Nokaut 800. Oh coizinha difícil =D )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô man... não encontrei o esquema de mixer que te falei.

 

Quando montava essas placas, bem no início como você, e precisava fazer algum ajuste nos componentes, eu deixava o espaço da resistência (por exemplo) e testava com um Trimpot. Quando encontrava o resultado desejado, media com um multímetro a resistência do trimpot naquela configuração e soldava um resistor com o valor mais próximo possível. Sempre dava certo. :P

 

Nesse caso também deve funcionar fazendo assim, já que a tensão é baixa e não deve haver dissipação suficiente p/ danificar o trimpot durante os testes. Arrisque com um de 5K naquele circuito mais simples de mixer... acho que já deve dar um bom resultado, mas o cálculo exato eu vou ficar devendo.

 

Nessa fase de teste, procure componentes em alguma sucata de eletrônico que tenha em casa (sempre têm alguma coisa), e só compre componentes novos se realmente precisar depois.

 

Valews. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se logo após o mixer colocar um pré-amplificador?

Estava olhando uns projetos na internet e mesmo para MP3 player eles usam resistor comerciais de 56K e 560K. Acho que vc poderia adicionar um potenciômetro de 560K ali no resistor que está na vertical (aquele que está em paralelo com as entradas) e nos outros vc coloca os de 56K. Ligando assim vc terá uma atenuação forte, por isso de ligar um pré-ampli depois, mas em todo caso já tem uns esquemas simples e com o pré já adicionado.

Veja os esquemas que achei.

 

http://amantesdaeletronicasimples.blogspot.com.br/2012/01/misturador-de-som-simples.html

 

http://circuitos-rosa.blogspot.com.br/search/label/Mixer%20741

 

Esse é bem interessante, acho que vou montar um desse.

http://www.vespanet.com.br/~igor/msx/mixer/index.htm

 

Espero que ajude.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...