Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
savfff

Fonte estabilizada = Problema?

Recommended Posts

essa semana vi uma coisa bem estranha, nao sei se foi mal instalado ou é normal..

 

o som tem 8 baterias de 150A..

 

todas ligadas juntas com fio bem grosso.. ok..

na primeira bateria foi ligada a fonte..

na ultima, um voltimetro..

 

a fonte é uma USINA de 500~400A(nao lembro a amperagem, mas era grande) 220v

essa fonte tem um voltimetro imbutido nela..

 

o voltimetro da fonte marcava 14,5v..

 

o voltimetro do som marcava 12v..

 

e ai? penso eu q a fonte marca 14,5v e para de gerar, ja q é estabilizada.. sendo q nem chegou em 12,6v na real..

 

so sei q o som tocou a festa toda em 11,5~12v

 

 

o meu som com a fonte soundigital ft120 com 200A de bateria AGM tava tocando clipando em 13v.. chegou a bater ate 14,5v quando eu baixava o volume um pouco X_X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já citei em outros tópicos que o voltímetro dessa fonte usina é lockado!

 

 

Ele é setado pra ficar em torno de 13~14.4 volts, e pronto!

 

Mas a saída dela pode bater 16v... 11v.. o voltímetro sempre vai mostrar isso! 13~14.4volts!

 

 

 

E não foi uma ou duas que testei não! rsrsrsrs

 

 

 

E a da Soundigital também não é estabilizada! As únicas estabilizadas são as da JFA... e as Gilson Automatic tem relé que desarma se a bateria não estiver precisando da fonte. E só!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já citei em outros tópicos que o voltímetro dessa fonte usina é lockado!

 

 

Ele é setado pra ficar em torno de 13~14.4 volts, e pronto!

 

Mas a saída dela pode bater 16v... 11v.. o voltímetro sempre vai mostrar isso! 13~14.4volts!

 

 

 

E não foi uma ou duas que testei não! rsrsrsrs

 

 

 

E a da Soundigital também não é estabilizada! As únicas estabilizadas são as da JFA... e as Gilson Automatic tem relé que desarma se a bateria não estiver precisando da fonte. E só!

 

mas minha duvida é: se a usina mostrar 14,5v ela ainda ta carregando ou ela para? pq a bateria na verdade tava em 12v ! e isso so acontece com usina ou todas estabilizadas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não.. esse lance do voltímetro é das usina!

 

Eu preferia que eles fizessem como a Soundigital: Não tem voltímetro e pronto!

 

Mas botar um voltímetro fake é sacanagem!

 

 

 

Na verdade, ele não mede a tensão exata.. ele é meio bugado! Só mostra a tensão que foi programado!

 

 

 

E... pra carregar baterias, você precisa da tensão acima da da bateria!

 

 

Imagine o seguinte.. a bateria é uma lagoa, e a fonte é um rio! Se o nível do rio for mais alto, ele vai jogar água na lagoa! Se o nível da lagoa for mais alto, ele joga água no rio!

 

E até onde isso vai? Bom.. o rio vai jogar água na lagoa até a lagoa encher na mesma altura do rio!

 

 

 

O mesmo funciona na fonte -> bateria! A fonte carrega por estar numa tensão maior... e vai jogando tensão até a da bateria se igualar com a dela.

 

O lance é que as JFA, conforme a bateria vai subindo (a carga), ela vai reduzindo a tensão. As demais, continuam "jogando água", que acaba estragando as baterias!

 

 

 

E como se o rio fosse jogando água na lagoa até ela ficar cheia. Na JFA, o "rio" para de jogar água. Nas demais, ele continua jogando podendo vazar a lagoa! sacou?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nenhuma fonte Spark Usina ultrapassa os 14,5V, a não ser que estiver com problema. As Usina são sim estabilizadas, e não é porque sou revendedor não, todas que já peguei sempre marcam entre 14,3 e 14,5V, jamais mais que isso.

 

Duvida? Pegue um multímetro qualquer (true rms ou não) e desconecte a saída da fonte de qualquer tipo de carga e meça a tensão de saída. se não fosse estabilizada ultrapassaria os 15~16V e não é o que acontece. Pegue um led 12V que não consome nem 1A e também ligue na saída e verá que a tensão jamais ultrapassa os 14,4~14,5V.

 

O que acontece é que todo voltímetro tem um retardo e não pega direito uma queda muito rápida de tensão, que acontece muito em som do tipo pancadão, onde se tem batidas muito rápidas.

 

Agora tem algo errado nesta tensão da ultima bateria que você citou, só se esta bateria estiver muito longe da fonte e com cabos finos e/ou mal conectados. Faça o teste pegando este mesmo voltímetro e meça na saída da fonte, se não der acima de 14,3V o voltímetro está com defeito, marcando errado, se puder use um multímetro na saída da fonte também, talvez a fonte que está com problema.

 

E outra as Usina também reduzem a corrente conforme a bateria recarrega, quando a corrente zerar a fonte desliga automaticamente. Hoje mesmo eu estava com duas baterias com carga completa e liguei nelas uma Usina de 150A, medindo com amperímetro true rms na hora que a fonte foi ligada a fonte mandava 4A somente para as baterias (pois as baterias estavam quase com carga completa), depois de 5 minutos a fonte já mandava 1A para as baterias e só ia abaixando e quando zerasse a fonte era desligada.

 

E todos os modelos são assim, sem exceção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, não vou discutir contigo... pois tu é revendedor, e é IMPOSSÍVEL dizer que será imparcial!

 

Sempre usei multímetro True RMS e todas as Usina que testei, passavam dos 14,4v enquanto o voltímetro marcava no máximo 14,4v. Idem voltagens inferiores.... em quedas de tensão, o voltímetro não caía de 13v, enquanto o multímetro acusava 12, ... 11,8v.....!

 

Enfim, não vou discutir quanto à isso, pois é a mesma coisa que querer insistir à uma mãe que seu filho é feio! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça um vídeo então de qualquer Usina dando mais de 14,5V na saída então. Porquê isso eu nunca vi, e olha que aqui na minha região o pessoal utiliza pelo menos 3 voltímetros no carro, nunca vi ninguém com o som baixo ou desligado e com a fonte ligada e a tensão superar isso.

 

Existe um retardo no voltímetro, mas se o consumo permanecer estável, como quando se utiliza frequência fixa o voltímetro vai mostrar a queda de tensão claramente.

 

Não é porque vendo o negócio que vou mentir, isso chamasse picaretagem. Se não presta, não presta e pronto, não é o caso destas fontes.

 

Deixo esta fonte ligada a noite inteira e no outro dia a fonte está desligada, e sem a tensão jamais ultrapassar os 14,5V.

 

Se quiser faço vídeo da tensão de saída de qualquer modelo sem carga na saída e depois com elas ligadas em bateria e com alicate amperímetro true rms mostrando a corrente ir diminuindo pouco a pouco.

 

Falar que o voltímetro tem retardo tudo bem, mas falar que a fonte não é estabilizada é o fim da picada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é a primeira vez que vejo isso não.

 

O voltimetro da usina é uma brincadeira, o som tocando no vapor e ela rodando o nome usina spark no voltimetro quando a tensão sobe acima dos 13v ela começa a mostrar novamente.

 

Eu nunca acreditei em videos que eu vi das usinas ,fonte de 120ah alimentando som com 5000wrms e nos picos não cai de 13v , estranho não ja que o pico de consumo pode chegar a 1000a nesse momento.

 

Preço, uma usina 120a custa 499 com revendedores , uma jfa 80a o minimo que se compra é 550-600 uma 140a passa dos 1000reais facil.

 

Mudança das fontes 50a e 100a que foram "no adesivo" para 60a e 120a mantendo o mesmo tamanho e peso."discutivel"

 

São boas fontes ? sim são ,digo até que algumas tem bom custo beneficio , mais estão bem longes de uma jfa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao a usina marca +- oq ta mandando por isso a tensão alta no voltimetro dela? mas as baterias vao puxando e a voltagem real é outra.. mas ela nao parou de gerar ne..

ela so para de gerar quando o voltimetro de verdade marca os 14.5v ?

 

se for assim, menos mal.. mas é enganação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive uma tambm 150Ah pra um taramps 6500 mais 2 power one e te falo realmente hora que o bixo pegou segurou não, não sei se por conta de onde estava puxando a energia 220v pudesse ta a fiação subdimencionada o que concertera interfereria na hora que a fonte puxasse. Mas garanto que não segurou fiquei de cara na época pois unica vez que usei valendo fiquei na mão o voltimetro real batia 12v-11v e nos picos mais fortes ia pra 11,1v e os tal 14,4 so desligada mesmo. Talvez tinha amplificação demais mas pelso vídeos citados que uma fonte de 150ah segurava amplificador de 10kW o meu com 600 Ah de bateria e 7kW não segurou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao a usina marca +- oq ta mandando por isso a tensão alta no voltimetro dela? mas as baterias vao puxando e a voltagem real é outra.. mas ela nao parou de gerar ne..

ela so para de gerar quando o voltimetro de verdade marca os 14.5v ?

 

se for assim, menos mal.. mas é enganação

 

Savfff,

 

Ela não para de mandar carga quando chega em 14,4~14,5V, ela só para de mandar carga quando a bateria é carregada totalmente, aí a fonte desliga sozinha, se a fonte está ligada ela está mandando corrente.

 

Faça o que eu te falei, pegue o voltímetro e coloque na saída da fonte ou na primeira bateria depois da fonte, verá que a tensão mostrada será bem mais próxima (ou igual) do que a fonte mostra. A última bateria deve estar mais longe, e no caminho até ela existem perdas e por isso chega menos tensão nos terminais da ultima bateria.

 

A fonte sempre mostrará a tensão na saída dela e não a tensão a vários metros de distância, pois existem perdas nos fios, cabos, conectores, terminais e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive uma tambm 150Ah pra um taramps 6500 mais 2 power one e te falo realmente hora que o bixo pegou segurou não, não sei se por conta de onde estava puxando a energia 220v pudesse ta a fiação subdimencionada o que concertera interfereria na hora que a fonte puxasse. Mas garanto que não segurou fiquei de cara na época pois unica vez que usei valendo fiquei na mão o voltimetro real batia 12v-11v e nos picos mais fortes ia pra 11,1v e os tal 14,4 so desligada mesmo. Talvez tinha amplificação demais mas pelso vídeos citados que uma fonte de 150ah segurava amplificador de 10kW o meu com 600 Ah de bateria e 7kW não segurou.

 

Algum vídeos são duvidosos pois eles colocam musicas de picos bem rápidos, e como o voltímetro da fonte tem um retardo (assim como a maioria dos voltímetros tem) ele não capta a rápida queda de tensão.

 

Mas não sigam aqueles vídeos, fonte de 150A não segura mesmo um amplificador de 10kW, eu mesmo recomendo Usina de 150A para sistemas de até 5kW quando utilizadas em trio, e até 3~4kW quando são sistemas voltados para subgrave ou quando se usa os amplificadores clipando, que é quando o amp "chupa" muito mais energia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algum vídeos são duvidosos pois eles colocam musicas de picos bem rápidos, e como o voltímetro da fonte tem um retardo (assim como a maioria dos voltímetros tem) ele não capta a rápida queda de tensão.

 

Mas não sigam aqueles vídeos, fonte de 150A não segura mesmo um amplificador de 10kW, eu mesmo recomendo Usina de 150A para sistemas de até 5kW quando utilizadas em trio, e até 3~4kW quando são sistemas voltados para subgrave ou quando se usa os amplificadores clipando, que é quando o amp "chupa" muito mais energia.

 

:legal: Acredito que pro som que eu tinha 7k-8k uma de 150Ah era pouca mesmo acho que no mínimo 300Ah da Spark usina daria conta. Mas ai tenho minha dúvida se uma das tipo a Gilsom, JFA aquelas com tranformadores pesados, com uma de 150Ah JFA, 210Ah Gilsom o seguraria? Pois a relatos que uma exemplo JFA 150Ah daquelas enormes e de qse R$1500,00 "seguraria 10000W" isso escutei falar nem vi nem comprovei

Ai me vem em mente será que essas modernas leves como as Spark não super estimam um pouco essa Amperagem declarada?

 

Realmente fui atras dos vídeos que uma de 150Ah seguraria 10000w ai como vc falou bem menos que isso 3kw a 4kw tambem comparando preços R$700,00 Usina 150Ah x R$1500,00 JFA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao tem fonte igual da JFA.. fato..

ja testamos por muito tempo a 150amp deles.. e digo, a fonte eh cavala! mas pesada que é um capeta! fora que dependendo da instalação ela gera bastante ruido no sistema..

agora as novas.. sem toroide.. eu achei boas ate.. mas acredito que nao aguente pau como a de 150 com toroide..

essa Usina eu tenho muita curiosidade em testar.. mas ainda nao tive oportunidade..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, as JFA também são fontes chaveadas como as Spark Usina, as duas não tem aqueles transformadores grandes como as Gilsom tem. Na verdade estas fontes pesadas com transformadores grandes não tem vantagem nenhuma sobre as famosas "digitais", muito pelo contrário, são muito mais pesadas e muitas vezes menos eficientes que as chaveadas.

 

A JFA só fabrica duas versões atualmente, a de 80A e a de 140A, a de 80A custa entre 650 e 750 reais e a de 140A entre 1100 e 1200 reais. Realmente elas são mais caras que as Spark Usina, mas tem seus motivos, as JFA tem mais proteções e ainda possuem amperímetro integrado, por isso o preço mais alto. Mas eu não acho que compensa o valor, pois com o valor pago em uma JFA de 140A compra-se uma Usina de 250A, que é bem mais forte. E no valor da JFA de 80A compra-se uma Usina de 150A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é a primeira vez que vejo isso não.

 

O voltimetro da usina é uma brincadeira, o som tocando no vapor e ela rodando o nome usina spark no voltimetro quando a tensão sobe acima dos 13v ela começa a mostrar novamente.

 

Eu nunca acreditei em videos que eu vi das usinas ,fonte de 120ah alimentando som com 5000wrms e nos picos não cai de 13v , estranho não ja que o pico de consumo pode chegar a 1000a nesse momento.

 

Preço, uma usina 120a custa 499 com revendedores , uma jfa 80a o minimo que se compra é 550-600 uma 140a passa dos 1000reais facil.

 

Mudança das fontes 50a e 100a que foram "no adesivo" para 60a e 120a mantendo o mesmo tamanho e peso."discutivel"

 

São boas fontes ? sim são ,digo até que algumas tem bom custo beneficio , mais estão bem longes de uma jfa

 

Eu tive uma JFA num SD5000 que nos picos ela mandava 330a... o problema é que o disjuntor da casa desarmava.. mas a fonte tava lá, firme e forte!

 

entao a usina marca +- oq ta mandando por isso a tensão alta no voltimetro dela? mas as baterias vao puxando e a voltagem real é outra.. mas ela nao parou de gerar ne..

ela so para de gerar quando o voltimetro de verdade marca os 14.5v ?

 

se for assim, menos mal.. mas é enganação

 

Não! O voltímetro dela que é "travado" pra não sair de 13 a 14,4v!

 

As que eu testei, mesmo que a fonte batesse 15v, 16v.. ela marcava até 14,5 ou 14,6v...

...e quando caía abaixo de 12v, ela marcava 12,6v ou 12,8v! E foram umas três com esse "detalhe"!

 

Tive uma tambm 150Ah pra um taramps 6500 mais 2 power one e te falo realmente hora que o bixo pegou segurou não, não sei se por conta de onde estava puxando a energia 220v pudesse ta a fiação subdimencionada o que concertera interfereria na hora que a fonte puxasse. Mas garanto que não segurou fiquei de cara na época pois unica vez que usei valendo fiquei na mão o voltimetro real batia 12v-11v e nos picos mais fortes ia pra 11,1v e os tal 14,4 so desligada mesmo. Talvez tinha amplificação demais mas pelso vídeos citados que uma fonte de 150ah segurava amplificador de 10kW o meu com 600 Ah de bateria e 7kW não segurou.

 

Em 220v é mais dificil ainda dar queda!

 

A corrente é inversamente à tensão! Ou seja... se em 110v ela consome 30a, em 220v ela consome 15a.. consequentemente, dá pra usar fios relativamente menores!

 

Savfff,

 

Ela não para de mandar carga quando chega em 14,4~14,5V, ela só para de mandar carga quando a bateria é carregada totalmente, aí a fonte desliga sozinha, se a fonte está ligada ela está mandando corrente.

 

Faça o que eu te falei, pegue o voltímetro e coloque na saída da fonte ou na primeira bateria depois da fonte, verá que a tensão mostrada será bem mais próxima (ou igual) do que a fonte mostra. A última bateria deve estar mais longe, e no caminho até ela existem perdas e por isso chega menos tensão nos terminais da ultima bateria.

 

A fonte sempre mostrará a tensão na saída dela e não a tensão a vários metros de distância, pois existem perdas nos fios, cabos, conectores, terminais e etc.

 

A JFA q eu tinha era assim:

 

Som ligado, topado.. ela mandava até ~350a com 14.4v

Som baixo, meio volume.. ela ficava em 50~100a com 14v (aprox)

Som bem baixo, ela caixa pruns 15~30a e ficava nos 13.8v (aprox)

e com o som desligado, ela ficava em 13.8v e a carga ia caindo.. até ficar em 1~3 amperes.. dependendo das baterias!

 

 

Ali sim, eu senti firmeza!

 

E já usei a minha pra segurar quase 8kwrms de graves numa boa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo eh o eu tenho usina spark 300amp ligada a 220v, e negocio eh o seguinte 14.4 eh a voltagem q a fonte esta gerando para carregar suas baterias, ja a voltagem mantida nas suas baterias com o som em uso ou sem uso seria essa que voce esta vendo no voltimetro ou no seu capacitor de grave ela altera de acordo com o comsumo das baterias ou batida do grave. se voce montou o som agora eh importente voce deixar a bateria carregar ao extremo para depois usar o seu som p tocar alguma festa, pois como a carga das baterias vão estar completa dependendo do consumo ela nao vai baixar tanto a chegar a 11v.

eu tenho uma saveiro lotada e sempre q vou tocar festa deixo a minha usina dormir ligada, quando vou tocar a festa as minhas bateria estao sempre esbajando carga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:legal: Acredito que pro som que eu tinha 7k-8k uma de 150Ah era pouca mesmo acho que no mínimo 300Ah da Spark usina daria conta. Mas ai tenho minha dúvida se uma das tipo a Gilsom, JFA aquelas com tranformadores pesados, com uma de 150Ah JFA, 210Ah Gilsom o seguraria? Pois a relatos que uma exemplo JFA 150Ah daquelas enormes e de qse R$1500,00 "seguraria 10000W" isso escutei falar nem vi nem comprovei

Ai me vem em mente será que essas modernas leves como as Spark não super estimam um pouco essa Amperagem declarada?

 

Realmente fui atras dos vídeos que uma de 150Ah seguraria 10000w ai como vc falou bem menos que isso 3kw a 4kw tambem comparando preços R$700,00 Usina 150Ah x R$1500,00 JFA

 

Se for JFA, a 150ah segura sim, com tranquilidade!

 

Agora, tem q ver se a rede elétrica da casa não vai desarmar! Mas a fonte dá conta sim, sem dúvidas!

 

 

A única fonte que fez a instalação elétrica da showcar cair (ficar baixando nos picos de gravee) foi a JFA 150ah.. e olha que lá tem um paredão com uma gilson 280a que não consegue fazer isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, as JFA também são fontes chaveadas como as Spark Usina, as duas não tem aqueles transformadores grandes como as Gilsom tem. Na verdade estas fontes pesadas com transformadores grandes não tem vantagem nenhuma sobre as famosas "digitais", muito pelo contrário, são muito mais pesadas e muitas vezes menos eficientes que as chaveadas.

 

A JFA só fabrica duas versões atualmente, a de 80A e a de 140A, a de 80A custa entre 650 e 750 reais e a de 140A entre 1100 e 1200 reais. Realmente elas são mais caras que as Spark Usina, mas tem seus motivos, as JFA tem mais proteções e ainda possuem amperímetro integrado, por isso o preço mais alto. Mas eu não acho que compensa o valor, pois com o valor pago em uma JFA de 140A compra-se uma Usina de 250A, que é bem mais forte. E no valor da JFA de 80A compra-se uma Usina de 150A.

 

a que eu estou comentando e acredito que o bloom tambem é a JFA de 150 toroidal.. e nao digital.. essa aguenta pau..

mas nao sei se ela ainda é produzida.. acredito que nao..

agora pra mim o fato de ter amperimetro ajuda e muito! vc sabe a real carga que esta passando pela fonte.. e assim sabe a hora em que nao ha mais necessidade da mesma..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótimos relatos e experiências do pessoal, aguardamos mais foristas com seus testes práticos, na hora que o bixo pega hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

solano, no meu caso, por enquanto, não rola mais... pois vendi minha 150ah =\ (arrependimento PESADO)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, larga de ser teimoso, não existe Usina de passa de 14,5V. Se você teve uma que passava disso deveria ter levado para a assistência.

 

Acabei de retirar 3 modelos diferentes da caixa e fiz um vídeo, dê uma olhada:

 

 

No vídeo fica claro que qualquer modelo, com regulador ou não, não ultrapassa os 14,5V e que o voltímetro mostra sim tesões abaixo de 13V. Santa teimosia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um usuário aqui do fórum que tinha uma dB Sound de 80A que quando o som estava em volume baixo a tensão das baterias ficava em quase 16V, trocou por uma Usina de 200A e nunca mais teve problema com sobretensões, nunca mais passou dos 14,5V. E não é só ele não, pergunte a qualquer dono de fonte Usina, não existe relatos de Usina com tensões acima disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tens algum teste da fonte em consumo Lucas?

pq nos testes de potencia que vc fez, uma de 200amp com mais 2 baterias nao conseguiu segurar a tensao duma st2k5..

pela propaganda nao era pra ter segurado?

 

edit: erro digitação

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...