Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
H2o0

Dois VW Jetta Turbinados mexidos.

Recommended Posts

Gostei até da materia e conheco um desses carros, eles marcaram pouco no 0-100 pq nego da fullpower atochou o pé e o controle de tração cortou o motor de primeira e segunda.

 

 

"

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-1.jpg

 

Enquanto a era em que alto desempenho era adquirido principalmente com motores grandes e alimentados por carburador fica cada vez mais distante no passado, os propulsores da linha downsizing (de cilindrada reduzida e com sobrealimentação) ganham mais espaço no setor de preparação. Além de oferecerem uma boa plataforma original — motores turbo de fábrica possuem sistema de refrigeração e lubrificação aprimorados, para contornarem a temperatura de trabalho elevada, além de peças reforçadas, para suportar a maior potência —, a eletrônica permite diversos ajustes em pressão de turbo, ponto de ignição, comando de válvulas variável… Isso tanto para preparações leves, quanto para as mais pesadas! É o que provam os dois Jetta TSI dessa matéria.

 

 

O motor 2.0 16V turbo com intercooler e injeção direta de combustível em questão gera 200 cv e 28,5 kgfm de torque, de acordo com a Volkswagen — embora os dois veículos tenham despejados 240 cv e 34,5 kgfm de torque no dinamômetro da Nascar Chips, em São Bernardo do Campo (SP), onde receberam upgrade. Conheça mais sobre as melhorias!

 

 

BLACK JETTA

 

Normalmente, uma pessoa entusiasta de alta performance procura desligar o controle de tração e estabilidade de um veículo esportivo. Tudo para sentir melhor se ele tende a sair de dianteira, de traseira, ou mesmo por achar que tais tecnologias atrapalham na tocada. Afinal, acelerar sem intervenções é bem mais divertido.

 

Mas, no caso do VW Jetta preto dessa matéria, foi diferente: um dos raros casos em que não me incomodei por não existir a opção de desligar os sistemas. O que deixava o clima tenso (especialmente por eu estar no banco do passageiro) era o fato do sedã com tração dianteira ter 390 cv e 52,5 kgfm de torque! E estamos falando de um veículo 2.0 que, apesar do rendimento alto, tem marcha lenta lisa e miolo do motor original! "Queria ter o primeiro Jetta com 400 cv", conta Fábio Reolon, proprietário da Nascar Chips e do modelo preto das fotos.

 

Para atingir um patamar próximo desejado de rendimento, Reolon encomendou um kit chamado Stage III da gringa APR Tuned — da qual é revendedor no Brasil. Custando R$ 30 mil (instalação inclusa), o pacote é composto por nova programação eletrônica, coletor de escape, turbo Garrett 2860, linha de pressurização e escape direto após o catalizador de alta vazão. "Ainda instalaremos um intercooler frontal com área maior. Isso nos renderá por volta de 20 cv extras e deixará o carro do jeito que planejamos, com 410 cv", explica, animado, o proprietário. No tanque, só entra gasolina Podium.

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-3.jpg

 

 

Na hora de trafegar, o Jetta passa uma sensação confusa. Enquanto lá fora o escape direto emite um notável assobio da turbina em velocidades baixas, ronca alto nas acelerações e "pipoca" a cada troca de marcha, o interior é curiosamente silencioso. Ao solar o pé no acelerador, é possível sentir o controle de estabilidade enlouquecendo para (tentar) evitar com que as rodas destracionem, enquanto a turbo envia até 1,5 kg de pressão para os cilindros. Em um ambiente controlado e com GPS na mão, este Jetta acelerou de 0 a 100 km/h em 6s4, um tempo que se torna mais impressionante se levarmos em conta que o asfalto não era o mesmo de uma pista de testes e duas pessoas estavam no veículo!

 

O Jetta de Reolon já recebeu rodas BBS 18"X8" e molas Red Coil, mas seus upgrades estão longe do fim. Durante a avaliação, Fábio retirou do porta-malas nada menos que um conjunto de discos e pinças do Audi R8, que serão instalados no sedã. "Só não coloquei o jogo ainda porque não cabe corretamente com essa roda", explica. "Já tenho também um kit com amortecedor, mola e barras de torção da H&R, mas não consegui instalar antes da matéria", finaliza o proprietário. Felizmente, os planos ambiciosos para esse sedã não estão somente para o motor!

 

 

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-5.jpg

 

 

EQUILÍBRIO

 

O VW Jetta grafite pertence a Eduardo e também foi preparado pela Nascar Chips. Porém, com um conceito mais simples e conservador, se comparado ao modelo preto: segundo o preparador Fabio Reolon, este foi o primeiro Jetta 2.0 TSI do Brasil a receber chip, em 2011. "Essa injeção (BOSCH MED17.5.2) era nova no mercado, então utilizamos a plataforma da Unichip para o upgrade, mas com uma programação própria da Nascar", explica. O modelo mantém o turbo original, mas teve sua pressão de trabalho ajustada para 1,2 kg, além de utilizar escapamento com novo catalizador de alto fluxo, mas com os dois abafadores originais.

 

Desse modo, o Jetta de Eduardo passou a produzir 294 cv e 43,7 kgfm de força — melhorias que custaram R$ 8 mil. Ao realizarmos algumas acelerações com trocas manuais, Eduardo conseguiu registrar bons 8s0 na melhor passagem. "Não sou o tipo de motorista que fica acelerando o tempo inteiro, mas é sempre gostoso dar uma esticada em uma reta isolada", comenta o simpático proprietário. E as notícias também são boas quando falamos de durabilidade. "O carro foi preparado assim que o comprei, em 2011, e nunca tive problema algum. Já rodei mais de 15 mil quilômetros, fiz todas as revisões e nunca fiquei na mão ou tive problemas", atenta o proprietário do sedã.

 

Além do desempenho, especialmente nas retomadas, o Jetta grafite ostenta uma série de cuidados que revelam o capricho de seu proprietário. A carroceria carrega emblemas R Line (linha esportiva da VW), enquanto as rodas BBS são iguais as do modelo preto (medidas 18"x8"). No interior, pedaleiras, manopla de câmbio e soleira da porta também são da divisão de performance, novas borboletas para troca de marcha foram instaladas, bem como o volante do Sirocco e o sistema multimídia RMS 510, original dos VW vendidos na Europa. O próximo upgrade do sedã, de acordo com o preparador, será um kit de freio da Brembo. Com milhares de quilômetros rodados após as melhorias no motor, este sedã mostra que é possível ter um modelo atual, com desempenho elevado, que seja confiável e aceite muitos toques pessoais. Sinal de que veículos e motores modernos da linha downsizing, oferecem recompensadores benefícios a longo prazo!

 

 

 

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-1.jpg

 

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-9.jpg

 

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-2.jpg

 

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-6.jpg

 

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-7.jpg

 

dupla-volkswagen-jetta-turbo-rodas-bbs-eurolook-preparacao-kit-apr-fullpower-123-julho-2012-8.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu tenho uma baita queda pelo jetta!!!!!!!!!!!!! com 64mil eu com certeza compraria um sem nem ver outro carro!!! meu amigo acabou de comprar um por 64 mil, porem o 2.0!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um powertrain desses em um carro de menos de 90 mil é uma coisa notoria , qualquer chipadinha + filtro já vai pra 290 cavalos... e o cambio aguentando até 350 cavalos sussegado.

E eu não acho os jettas feios, muito pelo contrário acho mais bonito que muito carro por ai.

Essa materia foi bem legal e as bbs dos dois jettas são lindas, além do povo preparar o carro pensando em performance visto as rodas, 18'' para não ficar muito grandes e levando em conta a leveza delas, freios com upgrade virão, suspensão preparadas pelo menos com molas esportivas, uns com coilover´s e outros com suspensões ativas.

Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh fiquei impressionado! Um carro de menos de 90 mil com + 8k (o cara instalou um unichip! Pqp! N acredito, enfim...), vc tem um carro de 300cv e quase 45kgf de torque, pqp! Mermao! N gosto nem de ler uma materia dessas, o bolso coca, a mao coca, e a vontade aumenta cada vez mais.

 

So uma coisa, isso nao eh um jetta! Isso eh um Audi! Estamos falando do MESMO AUDI A4, msm freio, motor, suspensao, etc, so muda o acabamento e carroceria, o resto eh igual!

 

Esse motor eh O motor para upgrades sem dor de cabeca! Se buscar um kit na alemanha, vai facil pros 350cv e vai gastar uns R$10k (comprando la fora!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o tempo de aceleração está alto pra potência dos carros, original ele faz em torno de 7s.

 

Acredito que a tração dianteira limite bastante, com certeza a maior diferença deve aparecer em retomadas de velocidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quase 7 segundos no 0-100 pra 400cv na roda?

 

Ou o controle de tração tá matando o carro, ou não sei não.

 

De qualquer forma, ví os videos dele acelerando no dyno, chega aos 260 bem rapidinho, talvez a diferença esteja

depois da saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quase 7 segundos no 0-100 pra 400cv na roda?

 

Ou o controle de tração tá matando o carro, ou não sei não.

 

De qualquer forma, ví os videos dele acelerando no dyno, chega aos 260 bem rapidinho, talvez a diferença esteja

depois da saída.

Eu já andei num dos carros da materia, e posso afirmar de pé junto.

O controle de tração matou a primeira inteira e a segunda até 5 mil giros... ele lixa as duas se pisar com tudo que nem fizeram no teste.

Tem que dosar o acelerador e encher ele inteiro quando o carro grudar no chão.

Teve casos de originais batendo 6.9s no gtech sabe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já andei num dos carros da materia, e posso afirmar de pé junto.

O controle de tração matou a primeira inteira e a segunda até 5 mil giros... ele lixa as duas se pisar com tudo que nem fizeram no teste.

Tem que dosar o acelerador e encher ele inteiro quando o carro grudar no chão.

Teve casos de originais batendo 6.9s no gtech sabe...

 

Não existe nenhuma possibilidade de tirar o controle de tração e colocar um controle de largada?

Ou re-calibrar o controle de tração de alguma forma..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe sim, na europa e eua fazem isso, aqui no Br, sabe ne? Os caras meteram unichip pq n sabiam mexer na injecao! Eu sequer deixava fazer... Hehehe

 

Ps: falta qualificacao p os preparadores, os caras nao vao p fora so país p fazer curso/aprender sobre as novidades!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe nenhuma possibilidade de tirar o controle de tração e colocar um controle de largada?

Ou re-calibrar o controle de tração de alguma forma..

Existe sim Elias e por acaso um dos projetos da revista está a fazer isso.

Desligar o controle de tração e colocar o "launch-control".

Isso irá deixar o carro muito mais agressivo a ponto de se atolar o pé irá lixar a primeira inteira e comeco da segunda... visto que o cambio é até que longo se comparado ao mesmo cambio do A3 que é igual so que com programação diferente.

 

´To falando que esse carro tá um canhão, teve casos de pegar WRX mexido, camaro V6 e o V8 e por ai vai...

 

 

Existe sim, na europa e eua fazem isso, aqui no Br, sabe ne? Os caras meteram unichip pq n sabiam mexer na injecao! Eu sequer deixava fazer... Hehehe

 

Ps: falta qualificacao p os preparadores, os caras nao vao p fora so país p fazer curso/aprender sobre as novidades!

Rapha os programas de unichip do jetta tsi tão bem acertados inclusive andei em 8 carros . 3 com Apr e 5 com unichip.... os 5 do unichip estavam mais bem acertados e rendendo mais que os APR do mesmo estágio.

 

Temos preparação da UNITRONIC tb de cambio e chip, que nem sequerer tirar a central, so plugam o cabo OBD e fazem o flash por ali memso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Existe sim Elias e por acaso um dos projetos da revista está a fazer isso.

Desligar o controle de tração e colocar o "launch-control".

Isso irá deixar o carro muito mais agressivo a ponto de se atolar o pé irá lixar a primeira inteira e comeco da segunda... visto que o cambio é até que longo se comparado ao mesmo cambio do A3 que é igual so que com programação diferente.

 

´To falando que esse carro tá um canhão, teve casos de pegar WRX mexido, camaro V6 e o V8 e por ai vai...

 

 

 

Rapha os programas de unichip do jetta tsi tão bem acertados inclusive andei em 8 carros . 3 com Apr e 5 com unichip.... os 5 do unichip estavam mais bem acertados e rendendo mais que os APR do mesmo estágio.

 

Temos preparação da UNITRONIC tb de cambio e chip, que nem sequerer tirar a central, so plugam o cabo OBD e fazem o flash por ali memso...

 

Mas ai que esta, os montados com APR, estao bem acertados? Tem preparador que se "adapta" melhor a determinado equipamento, dai se vier um outro, a coisa complica...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ai que esta, os montados com APR, estao bem acertados? Tem preparador que se "adapta" melhor a determinado equipamento, dai se vier um outro, a coisa complica...

Os da APR são "programas" pré feitos pela propria.

Já unichip podemos ter pequenas "modificações", a gosto... e isso se o preparador for bom é melhor.

Temos casos de unichip serem instalados em A3 e audi autorizar o servico inclusive.

 

Os montados da APR tá dando um probleminha chato de queima precoce de bobinas em estágio 2... e isso é uma coisa a se pensar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Os da APR são "programas" pré feitos pela propria.

Já unichip podemos ter pequenas "modificações", a gosto... e isso se o preparador for bom é melhor.

Temos casos de unichip serem instalados em A3 e audi autorizar o servico inclusive.

 

Os montados da APR tá dando um probleminha chato de queima precoce de bobinas em estágio 2... e isso é uma coisa a se pensar.

 

Nao ta faltando "tecnica" nos APR's nao? Pq o unichip ja sabemos que podem ser feitos da forma que o preparador quiser, e eles ja pegaram "a manha" da coisa, ai fica + facil...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao ta faltando "tecnica" nos APR's nao? Pq o unichip ja sabemos que podem ser feitos da forma que o preparador quiser, e eles ja pegaram "a manha" da coisa, ai fica + facil...

APR eles testam muito

e é muito tradicional nos EUA, so que algo não tá indo nos conformes... não sei e não é a gasolina nossa pq quem mexe so anda de premiun.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

APR eles testam muito

e é muito tradicional nos EUA, so que algo não tá indo nos conformes... não sei e não é a gasolina nossa pq quem mexe so anda de premiun.

 

Acho q o cara q nao sabe mexer direito rs rs rs pelo menos a podium (num posto de confianca) a gasosa eh boa, eu nunca reparei a premium da ipiranga e da shell, se eh que existe! Hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A do ipiranga é um otimo CxB rapha! Aconselho, pois meu carro segue a metodologia dos dois citados acima.

A da shell podemos abastecer no posto do supermercado na brigadeiro lus antorio aqui em sp , que é mis barata e é shell.

 

 

Detalhe: O jetta da revista, um teve um upgrade ganhou +15 e tá com sway bar, suspensão ativa e freios maiores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei altíssimo o 0-100km/h dos dois, considerando a potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levando-se em conta que um antigo e obsoleto Tempra Turbo 8v de apenas 165cv fazia de 0-100km/h em 8s.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com certeza ta muito demorado esse 0-100km/h...

um santana2.0 que é grande(banheira) faz em menos de 10 segundos

e sao 120cv....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A do ipiranga é um otimo CxB rapha! Aconselho, pois meu carro segue a metodologia dos dois citados acima.

A da shell podemos abastecer no posto do supermercado na brigadeiro lus antorio aqui em sp , que é mis barata e é shell.

 

 

Detalhe: O jetta da revista, um teve um upgrade ganhou +15 e tá com sway bar, suspensão ativa e freios maiores.

 

Vou procurar essa da ypiranga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levando-se em conta que um antigo e obsoleto Tempra Turbo 8v de apenas 165cv fazia de 0-100km/h em 8s.

Bom como já disse acima...

A revista acelerou tudo de uma vez e cortou o controle de tração (ESP), fazendo o carro ficar assim.

Mas vai uma informação , com um jetta tsi de menos de 280 cavalos + gasolina premiun + pneu original

Gforce + GPS ativo.

 

obs: o Original faz em 7.2 ~ 7.4

 

2012042200093462.jpg

Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou procurar essa da ypiranga.

Rapha uma explicação de um preparador amigo meu das gasolinas brasileiras.

" A gasolina premium deles de 95 RON tem 91 IAD. A nossa gasolina de 95 RON tem 87 IAD. A gasolina premium deles de 98 RON tem 93 IAD. A Nossa gasolina premium de 98 RON tem 91 IAD. Percebe-se que nossa gasolina tem um RON alto, mas como o MON é baixo, acaba resultando num IAD mais baixo. Por isso, eu tenho percebido que é mais importante nos guiarmos pelo IAD (octanas). No caso, devemos levar em consideração que os programas APR tem IAD 91, 93 e 100. A gasolina comum/aditivada tem IAD 87. A gasolina premium tem IAD 91. A Pódium tem IAD 95. "
Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...