Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
offtime

Scan Speak lança mira automotivos top de linha (finalmente!)

Recommended Posts

Todo circuito sintonizado RC, LC, ou LCR vai depender diretamente da impedância da carga. Tanto é que se você ligar um cross de 2a ordem sem carga, seu amp vai ver uma meia dúzia de curtos na saída.

O capacitor em paralelo com o falante até não tem seu funcionamento modificado, pois ele ali depende mais da sua própria reatância interna. Mas o indutor vai ver uma coisa totalmente diferente, causando mais que uma simples mudança no Q... literalmente você desalinha todo o crossover, podendo até mesmo causar problemas para o amplificador.

isto eu não entendi direito, explique-se melhor quanto a isto, se for possivel, pois não vejo essa questão desta forma, talvez eu esteja errado.

Zobel é obrigatório, e o pior, é barato e fácil de calcular, ainda mais quando se tem a curva de impedância bonitinha em mãos.

Pro tweeter é totalmente desnecessário, já que pode ser usado apenas para corrigir alguns desvios, mas pro mid é crucial!

concordo com o fato do zobel ser fácil de calcular e barato, mas discordo do fato de ser desnecessário no tweeter. nunca testei em tweeter mais simples, pode não fazer diferença nestes, mas em tweeters como os utilizados nesse kit faz muita diferença, a mudança de desempenho se assemelha a troca de cabos, tweeters, capacitores e até da fonte de audio. a diferença da equalização e resposta é no mínimo impressionante.

Depende de como você calcula a Zobel. Pro mid ela tem que corrigir apenas a "rampa" de impedância que começa um pouco depois da Fs e da Fb (no caso de dutadas). Ou seja, você corrige a porção da resposta puramente indutiva, dando ao crossover uma referência para o corte correto. Assim ele não vai corrigir a resposta do falante, e sim a resposta do crossover.

nessa parte eu devo dizer uma frase clássica: "na prática a teoria é outra!". o zobel tira ressonância causada pelo crossover e ressonância causada pelo alto falante. isso é fato e deve ser o que vc tentou explicar, com outras palavras, pois ressonância pode ser identificada como um aumento da curva de impendância e isso pode afetar o desempenho do sistema como um todo. nesse ponto não tenho o que falar.

Já pro tweeter, geralmente se usa um método para "esfriar" a resposta, desviando parte da potência aplicada de forma gradual. Dependendo do acerto você pode matar uma sibilância, pode amansar toda a resposta... e com um filtro bandpass em paralelo (ou seja, um Notch) você corrige pontualmente um defeito na resposta, como uma ressonância do conjunto do falante.

Ou seja, são propósitos diferentes.

entendo e concordo...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isto eu não entendi direito, explique-se melhor quanto a isto, se for possivel, pois não vejo essa questão desta forma, talvez eu esteja errado.

Foi mal, é que tava tarde pra simular e botar uns números... sou ruim de explicações... hauhauhauhauhau.

A bobina e o capacitor operam baseados e sua reatância. Logo, agem como resístores que variam sua resistência com a frequência (impedância, mas vamos simplificar). Para um valor fixo de frequência, temos um valor em ohms referente ao seu comportamento. Em 2Khz temos (para os valores do crossover do kit) L valendo 5,9 ohms e C valendo 5,3 ohms (segundo o Electronics Assistant calculou pra mim). Estes valores independem da impedância do falante.

Se transformarmos isto em um divisor resistivo (igual a um LPAD), vamos ver que o ponto -3dB (ou seja, ponto onde este divisor) vai mudar em relação à impedância do falante, exatamente porquê a distribuição de potências neste circuito muda, da mesma forma como a atenuação de um LPAD muda se a carga mudar de impedância.

concordo com o fato do zobel ser fácil de calcular e barato, mas discordo do fato de ser desnecessário no tweeter. nunca testei em tweeter mais simples, pode não fazer diferença nestes, mas em tweeters como os utilizados nesse kit faz muita diferença, a mudança de desempenho se assemelha a troca de cabos, tweeters, capacitores e até da fonte de audio. a diferença da equalização e resposta é no mínimo impressionante.~

Ops, foi mal. Tava falando em relação ao funcionamento do crossover. Como ele geralmente pega o tweeter numa região próxima à impedância nominal, a rede zobel se faz desnecessária em corrigir a curva de impedância.

Em termos de resposta, sim, é interessante, dependendo do tipo de deficiência, claro. Para tweeters "mortos" nas altas, um resistor em série faz exatamente o contrário, aplicando maior potência onde o falante apresenta maior impedância.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso msm? U$800 e poucos doláres? uhummmm com um cross safadenho desses?

É... estou vendo que estou velho... lembro do cross do kicker impulse... xiiii... isso vai dar briga!

Compartilhar este post

Link para o post

É... estou vendo que estou velho... lembro do cross do kicker impulse... xiiii... isso vai dar briga!

Se quiser com capacitores melhores, pode adicionar mais 600 obama$ nesse preço.

Compartilhar este post

Link para o post

É... estou vendo que estou velho... lembro do cross do kicker impulse...

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal, é que tava tarde pra simular e botar uns números... sou ruim de explicações... hauhauhauhauhau.

A bobina e o capacitor operam baseados e sua reatância. Logo, agem como resístores que variam sua resistência com a frequência (impedância, mas vamos simplificar). Para um valor fixo de frequência, temos um valor em ohms referente ao seu comportamento. Em 2Khz temos (para os valores do crossover do kit) L valendo 5,9 ohms e C valendo 5,3 ohms (segundo o Electronics Assistant calculou pra mim). Estes valores independem da impedância do falante.

Se transformarmos isto em um divisor resistivo (igual a um LPAD), vamos ver que o ponto -3dB (ou seja, ponto onde este divisor) vai mudar em relação à impedância do falante, exatamente porquê a distribuição de potências neste circuito muda, da mesma forma como a atenuação de um LPAD muda se a carga mudar de impedância.

ainda não está claro pra mim a ultima parte. sobre a curva de impendancia da bobina e capacitor eu já sabia. mas não levar em consideração que a curva de impendância do capacitor e bobina também varia de acordo com a variação de carga e de certa forma estabiliza o sistema mantendo o corte mesmo com cargas diferentes, mudando apenas o pico de spl entre cortes q eu não to entendendo, pq essa variação do alto falante, sendo pra mais, só serve pra baixar a impendância total na frequência de corte. se considerar a carga fixa como um resistor, realmente vai ter problema, mas com carga variável o único problema que vejo seria se o cross baixar muito abaixo da impendância minima de trabalho do amplificador ou muito acima do limite de impendancia de trabalho do mesmo e o amplificador não desarmar.

Ops, foi mal. Tava falando em relação ao funcionamento do crossover. Como ele geralmente pega o tweeter numa região próxima à impedância nominal, a rede zobel se faz desnecessária em corrigir a curva de impedância.

Em termos de resposta, sim, é interessante, dependendo do tipo de deficiência, claro. Para tweeters "mortos" nas altas, um resistor em série faz exatamente o contrário, aplicando maior potência onde o falante apresenta maior impedância.

interessante essa tua visão. até onde eu aprendi o resistor em paralelo com o alto falante que faria isso, como eu vi na maioria da literatura que vi. inclusive funcionando como um ganho extra ou atenuador pro tweeter (não sendo L-Pad)

Compartilhar este post

Link para o post

eu lembro dos crossovers kicker resolution, MR100, MB100, LP350, MR350,HP350, HP35

aqui o mr350 (passabanda 12db/oitava com zobel, hp350 lp3500/4500 selecionável)

DSC01628.jpg

aqui o lp350(lp 18db oitava com zobel a 350hz)

s_MLB_v_F_f_197061473_2150.jpg

aqui o hp 35 com o famoso nd25 (cross 18db/oitava com zobel pro tweeter)

DSC01629.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

ainda não está claro pra mim a ultima parte. sobre a curva de impendancia da bobina e capacitor eu já sabia. mas não levar em consideração que a curva de impendância do capacitor e bobina também varia de acordo com a variação de carga e de certa forma estabiliza o sistema mantendo o corte mesmo com cargas diferentes, mudando apenas o pico de spl entre cortes q eu não to entendendo, pq essa variação do alto falante, sendo pra mais, só serve pra baixar a impendância total na frequência de corte. se considerar a carga fixa como um resistor, realmente vai ter problema, mas com carga variável o único problema que vejo seria se o cross baixar muito abaixo da impendância minima de trabalho do amplificador ou muito acima do limite de impendancia de trabalho do mesmo e o amplificador não desarmar.

A resistência da bobina e do indutor em cada faixa de frequência é fixa. Mas para funcionar a contento, é preciso que a carga tenha impedância fixa. O que fiz foi pegar o valor delas numa frequência específica. Elas variam de forma linear, mas o efeito ideal depende de uma carga que não varie. Basta ver a forma como todos estes crossovers são calculados. Sempre considerando que a carga é fixa.

interessante essa tua visão. até onde eu aprendi o resistor em paralelo com o alto falante que faria isso, como eu vi na maioria da literatura que vi. inclusive funcionando como um ganho extra ou atenuador pro tweeter (não sendo L-Pad)

Leis de ohm... em série, quem tem maior resistência recebe maior potência. Em paralelo, quem tem maior resistência recebe menor potência. Logo, se você tem uma condição onde apenas um desses elementos em série "aumentará" sua impedância com a frequência, ele passará a receber maior potência.

Compartilhar este post

Link para o post

eu lembro dos crossovers kicker resolution, MR100, MB100, LP350, MR350,HP350, HP35

aqui o mr350 (passabanda 12db/oitava com zobel, hp350 lp3500/4500 selecionável)

DSC01628.jpg

aqui o lp350(lp 18db oitava com zobel a 350hz)

s_MLB_v_F_f_197061473_2150.jpg

aqui o hp 35 com o famoso nd25 (cross 18db/oitava com zobel pro tweeter)

DSC01629.jpg

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Léo, tranuqilo?

Então, eu não tive oportunidade de testar no mesmo set, mas já ouvi outros dois modelos de tws Scan e um deles foi o do Gui (o outro foi no carro do Rui).

Como disse, sets totalmente diferentes, inclusive um deles 3 vias. Bom, eu disse que acho que são bastante diferentes pois soaram desta forma, para mim. Mas é algo totalmente subjetivo.

De qualquer forma, tanto o timbre dos tws do Rui, quanto dos tws do Gui são um tanto mais neutros que os meus e não apenas acima dos 16K. Os meus soaram, considerando todas as diferenças, BEM mais marcantes, fortes, presentes.

Enfim, são excelentes drivers, eu gostei tanto que penso em pegar o 3 vias logo logo :d

Fala aí Brunão, tranquilis?

Acho que vc deve desconsiderar (ou pelo menos não dar muita importancia) ao que ouviu no meu carro... Primeiro (e principalmente) porque ele é da linha de entrada da Scan, bem inferior aos citados aqui nos posts, e segundo porque, quando vc ouviu, ainda estava muito mal acertados... Ainda tá ruim, mas já melhorou um pouco...

Deu até vontade de comprar este 3004 aí do kit que o Off citou... Quem sabe...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aí Brunão, tranquilis?

Acho que vc deve desconsiderar (ou pelo menos não dar muita importancia) ao que ouviu no meu carro... Primeiro (e principalmente) porque ele é da linha de entrada da Scan, bem inferior aos citados aqui nos posts, e segundo porque, quando vc ouviu, ainda estava muito mal acertados... Ainda tá ruim, mas já melhorou um pouco...

Deu até vontade de comprar este 3004 aí do kit que o Off citou... Quem sabe...

[]s

Rui

Fala Rui, tranquilo??

Cara, antes de mais nada, precisamos combinar outra "pizzada", hein.. kkkkkkk

Então, como disse, indepentende de qualquer coisa, o que me chamou atenção (coisa que você mesmo citou na ocasião) foi o modo como ambos soaram. Lembra que você até comentou que para você, o seu soava mais gostoso?

É disso que estou falando.

Em relação à acerto, se o seu carro não estava acertado, o meu não poderia estar, havia instalado dois dias antes.

Enfim, não se trata de melhor ou pior, apenas citei que existem diferenças.

Estou combinando com o Ian para nos reunirmos em breve e repetirmos a dose de pizzas e escutar uns carros diferentes. Em breve, novidades estão chegando ^^.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rui, tranquilo??

Então, como disse, indepentende de qualquer coisa, o que me chamou atenção (coisa que você mesmo citou na ocasião) foi o modo como ambos soaram. Lembra que você até comentou que para você, o seu soava mais gostoso?

Em relação à acerto, se o seu carro não estava acertado, o meu não poderia estar, havia instalado dois dias antes.

Estou combinando com o Ian para nos reunirmos em breve e repetirmos a dose de pizzas e escutar uns carros diferentes. Em breve, novidades estão chegando ^^.

Abraços.

bem q vcs podiam combinar ali por setembro-outubro e me avisar.. eu sou capaz de fazer a indiada de pegar o avião e fazer a indiada de ir ai ouvir junto... ainda levo o meu pequeno pra teste se quiserem....

e ainda levo uns circuitinhos q uso pra apimentar o meu tweeter junto pra testarem se for o caso

Compartilhar este post

Link para o post

bem q vcs podiam combinar ali por setembro-outubro e me avisar.. eu sou capaz de fazer a indiada de pegar o avião e fazer a indiada de ir ai ouvir junto... ainda levo o meu pequeno pra teste se quiserem....

e ainda levo uns circuitinhos q uso pra apimentar o meu tweeter junto pra testarem se for o caso

Eu topo...

E só à título informativo, não tenho mais o Genesis, já já chega o Alpine \o/.. haha

Mas eu topo sim, vamos combinar. hehehehe Chama o Joel e agente acampa em alguma pracinha.. hahahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rui, tranquilo??

Abraços.

Brunão,

É só marcar... Só que desta vez a gente podia comer uma pizza de verdade , o que vcs acham? [¨]

Realmente, eram dois tweeters completamente diferentes... É verdade tb que achei o meu mais "gostoso"... Mas, hoje, eu escolheria o seu para uma eventual compra, sem sombra de duvidas... É só trabalhar o posicionamento, e principalmente, o cabo a ser usado que ficaria show, muito melhor que o meu.

Eu sei (e sei tb que vc sabe muito bem) que o lance de pior ou melhor é totalmente relativo, mas num caso desse, não tem muito o que falar... Estão em categorias (e preços) diferentes... Não que o meu seja ruim, longe disso, mas nunca vai chegar no patamar de um 3004, por exemplo.

Vc lembra lá no encontro que o Foca e o Ian me falaram que o tweeter estava fora de fase? Acho que era por isso que não conseguia um resultado satisfatório com o TA do P99... Agora tá tudo mais facil, já tô até achando o TA dele uma baba!!! o-o-

Mas veja como que são as coisas, inverti a fase e acertei (precariamente) o TA, e agora estou sentindo o tweeter meio chato, coisa que nunca tinha acontecido antes... Quando tiver um tempinho vou tentar trabalhar o TA de novo, mas se não melhorar acho que vou troca-lo... Ate porque tô esperando uma oportunidade de encostar o carro lá no Foca e refazer as portas, e aí já refazia as colunas, e se for trocar o tweeter, certamente trocarei o speaker cable dele, provavelmente por um Kimber 4TC.

Vamos ver... Mas se rolar uma pizzada, eu tô dentro!!!

[]s

Cara,

Seria bem bacana... Vamos marcar... Quem sabe não tem mais gente que se anima e aparece tb!!!

[]s

Rui.

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Brunão,

É só marcar... Só que desta vez a gente podia comer uma pizza de verdade , o que vcs acham? [¨]

Realmente, eram dois tweeters completamente diferentes... É verdade tb que achei o meu mais "gostoso"... Mas, hoje, eu escolheria o seu para uma eventual compra, sem sombra de duvidas... É só trabalhar o posicionamento, e principalmente, o cabo a ser usado que ficaria show, muito melhor que o meu.

Eu sei (e sei tb que vc sabe muito bem) que o lance de pior ou melhor é totalmente relativo (e subjetivo), mas num caso desse, não tem muito o que falar... Estão em categorias (e preços) diferentes... Não que o meu seja ruim, longe disso, mas nunca vai chegar no patamar de um 3004, por exemplo.

Vc lembra lá no encontro que o Foca e o Ian me falaram que o tweeter estava fora de fase? Acho que era por isso que não conseguia um resultado satisfatório com o TA do P99... Agora tá tudo mais facil, já tô até achando o TA dele uma baba!!! o-o-

Mas veja como que são as coisas, inverti a fase e acertei (precariamente) o TA, e agora estou sentindo o tweeter meio chato, coisa que nunca tinha acontecido antes... ...

Pô, eu NUNCA comi uma pizza "de verdade", estou curioso para isto.. hahaha

Eu topo, já disse!

Bom, sobre a fase, eu também descobri que o meu estava fora e ao contrário do que ocorreu no seu, melhorou e MUITO quando acertei a instalação e principalmente depois que os Shok deram uma boa amaciada. Agora eu ACHO que você compraria mesmo.. hehehehe

Pô, mas que pena que vai sair o kit Genesis.. Se eu tivesse a grana, pegaria o Alpine para o carro e ficaria com o Genesis para montar em casa. Gostei demais dele. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém falou em Pizza?

Tem porção extra de ovo?

Vou falar pro Ian

Rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, eu NUNCA comi uma pizza "de verdade", estou curioso para isto.. hahaha

Isso aqui em São Paulo é facil achar, mas não vai pensando que com os mesmos 15 conta vai comer e beber a vontade... pasmafaute

Mas não tem problema, a gente põe na conta da diretoria, ou seja, do Reginaldo e do Ian :legal:

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aqui em São Paulo é facil achar, mas não vai pensando que com os mesmos 15 conta vai comer e beber a vontade... pasmafaute

Mas não tem problema, a gente põe na conta da diretoria, ou seja, do Reginaldo e do Ian :legal:

[]s

Rui

Pô aquele dia gastei bem mais do que R$15,00 :(

Mas se é para colocar na conta da diretoria, fechou!!! Uhuuuuu [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... aqui é um fórum de quê mesmo?

Olha a tabelinha dos artigos da autosom.net, e cruze os valores do corte em 2Khz @ 4ohms, com os valores do crossover descritos na página do produto...

Esse tipo de circuito é o mais simples dentro da classe de filtro passa-baixa sendo considerados de 1a ordem com atenuação de 6dB/oitava. Um crossover passa-baixa de 2a ordem pode ser esquematizado da seguinte forma.

cross11.gifxover2.jpg

2000 0.45mH 14uF

http://www.autosom.n...tigo.asp?cod=26

IMPRECIONAMTE!

Neguinho que projetou acessa autossom [¨]:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Outro kit que deve ter as características parecidas deve ser o micro precision. Eu comprei um kit desse pra testar, quando chegar eu posto as impressões. Nao e a serie Z, e o kit da serie 3 com tweeter da serie 5(5.28)

Compartilhar este post

Link para o post

esses falantes micro precision tenho muita curiosidadede escutar , bem como os c-quence que devem ser uma maravilha !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Para ajudar a galera que tá meio perdida:

Reatancia capacitiva, ou entenda como Resistencia que varia com a frequencia e capacitancia.

Reatancia Indutiva, ou entenda como Resistencia que varia com a frequencia e capacitancia.

A relação entre impedância, resistência e reatância é dada por: def3c92a1307b8cccfc3b4b415b48371.png

Onde: Z é a impedância em ohms; R é a resistência em ohms; X é a reatância em ohms

A Reatância é indicada pelo símbolo X, sendo: X < 0 A reatância é capacitiva (XC) e o seu valor em ohms é dado por: 4dbd13cec29829b5399fa74870d0b38f.png ou ( 8eaec86346a0c1cf468055f0518d9631.png ) onde C é a capacitância dada em Farads, f é a frequência dada em Hertz, π é aproximadamente 3,14159.

X > 0 A reatância é indutiva (XL) e o seu valor em ohms é dado por: 3b7444550536594f9b5136cd628a4e76.png onde L é a Indutância dada em Henrys, f é a frequência dada em Hertz, π é aproximadamente 3,14159. Trata-se de numeros complexos(i=imaginario), existe outro fator a ser considerado quando usa-se capacitor e indutor: defasagem. Por isso que muitos crossovers que fazem o corte para o midrange usar os terminais invertidos, porque houve uma inversão de 180º. Alguem já ouviu falar de banco de capacitores?? Justamente para corrigir uma carga indutiva, enquanto um atrasa, o outro adianta, o que gera a Potencia aparente, diga-se potencia perdida. Das formulas tira-se a seguinte conclusão: - Indutor com circuito em serie a carga - a impedancia aumenta nas altas frequencias - Indutor em paralelo com a carga, necessita de um capacitor antes, senão tornaria-se um cc em baixa frequencia - Capacitor em serie com a carga - a impedancia aumenta para baixas frequencias - Capacitor em paralelo com a carga - necessita de um indutor antes senao tornaria-se um ca em baixa frequencia

Editado por gabiba2005

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo postar melhor com estas formulas.

Editado por gabiba2005

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...