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RiQuati

Iniciando (tudo) de novo (again!): New New Fiesta HB

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update: Foi-se embora o prateadinho manual mexicano das fotos, e em seu lugar veio um azulim automático brasileiro... o bom é que assim eu economizo tópico (e equipamentos também!) :)

 

Assim que eu tiver novidades, posto por aqui - no momento, estou acertando as contas ainda (seguro, diferença de valor entre eles, etc). Tou com outro 'complicador' que é o espaço onde fazer a instalação, mudei de prédio e agora o DIY ficou bem prejudicado... vou ver numa loja em que sou freguês a muito tempo (ótimos de alarme/trava/vidro/ar, mas não instalam som além do básico), se consigo ao menos passar a fiação (portas, rcas, força), cortar MDF, etc... a parte 'fina' da instalação física terei de pagar (L3se nas colunas, p.e.x.) e pretendo orçar em outra loja especializada em acabamentos.

 

O set anterior (PPI PC450, sub Endurance 10" roxinho, tweeter morel tempo, midbass mbquart, caps Solen) ficará guardado, e um novo (jl 6w3v3, 4to6D, L3se, focal 6vr3, arc mini + mosconi One 120.4) irá pro azulim. Cabos só sei que terei de refazer meus Canare RCA (tamanho), pois os amps irão pra baixo do banco mesmo... o resto nem idéia ainda. Parece esquisito trocar de carro por outro igual e nem ter idéia do que fazer, mas é a real - só sei que a instalação terá de ser bem discreta, e não quero entupir o porta-malas já minúsculo com muita coisa... no máximo o Arc Mini irá para uma das laterais e o JL para outra.

 

 

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Pessoal, lá vou eu novamente... Pallas vendido, tou com um carrinho menor e menos chamativo: um New Fiesta HB, prata, versão intermediária. Veio com o tal do Sync da Microsoft (ironia um sujeito que usa linux há dez anos como eu ter um HU com software da MS), USB e controles no volante... não há adaptador 'comprável' ainda para tudo isso (o formato do rádio é único, as faces que achei no mercado internacional e nacional são caríssimas - 150 dólares lá fora, 900 aqui, fora interface, plugs, etc).

 

 

Vou montar o meu set nele, antes que os equipos se revoltem e saiam voando (já 'tentaram' aterrisar num Fit, C4 hatch, C4 pallas, Focus e Fiesta '10)....rs... o que tenho guardado hj:

 

Amp 4 canais Precision Power (PPI) PC450, 4x50 w RMS, de 1997. Tá bem conservado, mas nunca experimentei ligar...

 

Par de mids MBQuart Discus DSG216, últimos alemães da MB, vermelhinhos. Toquei no original do C4, gostei deles, vão ficar.

 

Par de tweeters Morel Tempo, sem crossover. Fiz um crossover 6db/oitava em 4.8 khz, igual ao original Morel, usando 2 caps Solen por lado. Tbem testei no C4 e gostei.

 

Sub JL6w3v3, novo, nunca experimentei. Comprei num momento de loucura, e tou rezando pra tocar legal...rs...

 

e, como o headunit original é 'intirável' na prática (importando, seriam mais de 1k só de moldura+interface+plug!), descolei um AudioControl LC6i novinho, zero km, para fazer a conversão para RCA. Já usei o irmão maior antes (LC8), e apreciei o resultado. Acho que agora, com um head original melhor (mais linear, e com áudio mais detalhado) as chances de acertar aumentam... no RD4 da PSA, ficou próximo à um sony/pio 'comum'.

 

Tenho espaço para montar dois amps, teria dois pequenos pra usar (um Arc Mini e um Hertz EP2) mas ando numa vontade doida de deixar só o Precision Power tomando conta de tudo. A bateria original é de 48 ah, não pretendo trocar, e não pretendo montar em biamp desta vez - sem TA, dispondo de corte passivo bom, o biamp 'perdeu a graça' nesta instalação.

 

Anteontem desmontei a porta dianteira (farei em breve um passo-a-passo com fotos, razoavelmente tranquilo abrir aquilo), e hj tou construindo os baffles pros MBQuart. No momento tou todo emporcalhado de pó de MDF, e relaxando um pouco aqui antes de voltar pra briga..rs...

 

Dependendo da dificuldade em abrir o forro interno (plástico), onde fica a máquina de vidro, irei aplicar manta asfáltica ou não. Vou pedir ajuda pra um colega que tem loja de alarmes/filme/som. Mas esbarrei em outro ponto chato do New Fiesta, que é o conector de porta...

 

Senhores, o do C4/Pallas é um 'doce' perto deste da Ford. O troço tem pouquíssimo espaço, lembra o sufoco com o do Civic 98 que eu tive... pq. a Ford curte fazer isso, não??? Para passar um cabo no C4 bastava desviar para o lado do conector, e usar o conduite original... simples e limpo, o cabo que passei pro mid tinha até techflex em volta dele, tal a facilidade. Do New Fiesta, não consegui sequer montar o FDP do conector de volta direito... tá lá, frouxo, e ainda risquei a pintura do coitado do carro em volta dele. Shit!

 

Tenho como alternativas: usar uma borracha no topo da coluna, e puxar um fio até o corrugado de borracha original (feio pacas, esteticamente fica horrível e teria de furar o corrugado); usar esta borracha do topo + uma da porta na mesma altura (Estilo instalação dos anos 80, qdo a porta não tinha furo algum - pior ainda); furar o conector da porta e do carro, rezando pra não dar melda, que acho a solução mais profissional (embora mais complicada, eu honestamente não dou conta sozinho), ou....

 

usar a fiação original. Sim, feio, sujo e malvado. Mas... pode ser a saída, se o risco de danificar o conector for muito alto. Preciso passar apenas um cabo 16awg (pro uso que faço, mais que suficiente), porém o danado é realmente apertado... já usei fiação original antes (no Civic, na primeira instalação), e digo que não ví muita diferença prática (ao menos neste nível de instalação e equipos). Nele, apliquei potência semelhante (os canais AB do MTX895), troquei depois por fiação Jamo passada por fora (trampo infernal tbem), e não 'ouvi' muita diferença exceto uma leve encorpada nos médios. Isso que o original do Civic eram fios com metade da bitola do New Fiesta, finos ao extremo.

 

O tweeter cheguei a pensar em locais mais avançados em relação ao mid. Originalmente, o tw fica no puxador de porta, quando comprei o carro achei que seria horrível, mas ouvindo o som original, ví que fica muito equilibrado o conjunto. Muitas vezes me ví 'curtindo' a música, e não parecia que o ponto focal estava lá tão próximo ou que havia separação entre os dois falantes (imagino que a fábrica tenha estudado o alinhamento de sinal e físico dos drivers; como o corte, slope e medidas serão mantidas, espero obter o mesmo efeito). Num primeiro momento, acho que vou manter os Tempos alí; o dia em que for mexer nisso, mexo pra valer (3-way, aproveitando a coluna A e 'janelinha' do Fiesta.

 

O amp, audiocontrol e sub ficarão num rack/caixa pequeno, ocupando o fundo do porta-malas, de ponta a ponta. Pensei em montar no banco traseiro, mas é pedir pra aparecerem barulhos, a dobradiça começa a ceder, etc... já fiz muito assim e, com amp pesadão, não é uma boa. Tou imaginando o JL numa caixa dutada de 8 litros brutos, duto em madeira, projeto original... do lado dele, o precision power e, no fundo do precision, do lado 'interno' e voltado pro interior do carro, o audiocontrol. Bem simples, com tudo fixado nos parafusos do banco traseiro msm, MDF 15mm, carpete e deu.

 

Assim que puder, coloco fotos por aqui da brincadeira!! :legal:

Editado por RiQuati

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Grande Ricardo,

 

Não o conheço pessoalmente, mas de tempos já lí diversos posts e tópicos teus. Pelo seu conhecimento e capricho eu sei que este projeto será bem tocado, direcionado e alcançará o objetivo traçado pra ele.

 

Apesar de pouco tempo de fórum já olhei diversos projetos interessantes, inclusive os teus inclusos.

 

É muito bom ver trabalhos bem feitos, de pessoas sabem o que estão fazendo.

 

Por este motivo torço por você. E já estou até assinando o tópico para estar a pá das novidades.

 

E me aproveitando do momento, estou como Bravox EHW 10" que você passou para o Daniel, está em minhas mãos em estado de novo, isso demonstra o quão cuidadosos vocês são com os produtos que utilizam.

 

Um grande abraço e boa sorte.

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Opa, valeu pela força, Marcelo!!! :legal:

 

Bom saber que está curtindo o Bravox EHW10, eu tinha dois destes subs, vendi este para o Daniel e o outro simplesmente não consegui colocar à venda: está guardado aqui, no mesmo estado deste que vc. está usando, reservado para algum projeto futuro... acho que foi o melhor sub 10" feito no Brasil até agora. É minha relíquia...rs... em uma caixa bacana, bem amplificado, é um sub muito musical. Legal saber que ele ainda está aqui pelo Forum!! :)

 

um abração, obrigado novamente, e assim que eu avançar no projeto, vou deixando fotos e dicas aqui no tópico.

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Pessoal, seguem algumas fotos da abertura do forro da porta:

 

O primeiro passo é retirar a cobertura plástica prateada do puxador; ela sai com alguma facilidade, mas para evitar danos à peça, o ideal é começar pela parte de baixo, com uma chave de fenda BEM fina.... faça uma alavanca (leve), e vá puxando a peça aos poucos para fora, de baixo para cima. São várias travinhas internas, bem construída (aliás, o carro inteiro é até bem construído, quando se vê os acabamentos).

 

kdk1275.jpg

 

 

Feito isso, vc. terá acesso à dois parafusos Torx longos (um na parte baixa, outro no topo da peça), que prendem o puxador ao forrro plástico interno (ho ho ho... achou que seria metal tbem né?? Eu achei!!).... o próximo passo é retirar uma tampinha plástica redonda, que fica atrás da maçaneta interna. Ela também exige uma chave de fenda bastante fina, e o mesmo cuidado para não marcar a peça. Atrás dela, há o terceiro parafuso (e último) da parte frontal do painel de porta.

 

 

Com o parafuso retirado, vc. consegue soltar o conjunto formado pelo tweeter, a maçaneta interna e o controle dos espelhos... o controle dos espelhos tem um chicote elétrico com um plug que tem trava mas na parte de baixo (valeu, dna Ford!!! Pra que facilitar né?? :) ), chato mas sai. O tweeter é só desconectar o plug, e o mais enjoado vem a seguir: retirar o cabo de aço da maçaneta.

 

kdk1283.jpg

 

A porta sem o conjunto tweeter-maçaneta-controles do espelho.

 

kdk1288.jpg

 

O plug chato do espelho.

 

kdk1291.jpg

 

Aqui, o cabo de aço conectado... mas veja a trava que 'fecha' a tampa superior... ela é a chave para liberar de vez o conjunto.

 

kdk1292.jpg

 

Na foto acima dá para ver a tal travinha no corpo desta peça (conjunto); é um pedaço de plástico que segura o que parece ser apenas uma 'tampa' do mecanismo, e fica próxima da ponta do cabo de aço. Puxando um pouco esta trava para trás, vc. verá que esta tampa inteira desliza com facilidade, e o cabo se solta do conjunto plástico... a primeira vez é chato de fazer, depois de pegar o jeito, fica muito fácil.

 

Bom, ainda faltam três parafusos na lateral. A Ford foi cuidadosa e colocou três parafusos Torx, da mesma medida dos frontais mas de comprimento reduzido, na lateral da porta. Como eles ficariam visíveis com a porta aberta, ela providenciou uma tampinha... e como fuçadores/arrumadores/instaladores de módulo de alarme/mecânicos e mexânicos fatalmente perderiam as tampinhas, ela fez as tampinhas presas ao corpo do forro de porta... bom. Dois deles ficam facilmente visíveis, outro fica na parte de baixo da porta, logo após a quina.

 

Os parafusos/tampinhas aqui:

 

kdk1286.jpg

 

kdk1287.jpg

 

 

Feito tudo isso, é só puxar o forro, certo??? Quase. Ainda temos umas seis presilhas branquinhas, aquelas que adoram se perder/quebrar/etc; acredite, a força pra tirar o painel é BRUTA... tentei começar pela parte de dentro (frente do carro), nem em sonho saía. A solução: alavanca com chave de fenda. A dó? Um carro zero com pintura zero... hehe... bom, resolvi fazendo a alavanca não na chapa da porta, mas na chapa INTERNA da porta, que é plástica e grossa... o melhor ponto para começar a abrir o forro é justamente entre o segundo e o terceiro parafuso Torx das laterais, a quina da coluna B do carro. Neste ponto vc. consegue inclusive enxergar onde está apoiando a chave de fenda... com cuidado, mas com determinação, vá empurrando o forro para fora, a chave apoiada no plástico interno, e a primeira presilha sairá. A partir desta, tudo como em qualquer outro carro, poc-poc-poc, painel fora! Desligue os chicotes dos vidros e travas, e aprecie o trampo!!! Vc. conseguiu!! :legal:

 

 

kdk1281.jpgkdk1280y.jpg

 

 

Aqui, algumas fotos do interior da porta. O falante original sai com facilidade, e não há adaptador - o falante é uma peça única. Mal pra turma que prefere aproveitar o suporte plástico... por enquanto, não sei destes suportes à venda por aqui, mas logo alguém inventa. A fiação é curiosa: o plug do falante tem quatro fios... qdo ví arrepiei e achei que seria encrenca, algo como bobina dupla ou algo assim. Depois reparei: chegam dois do chicote da porta, que tem o sinal... saem dois para o tweeter, sem capacitor, e após o conector do tweeter está o capacitor eletrolítico, fazendo as vezes de passa-alta. Na prática, vai ser complicado achar um conector destes (não se parece com outros carros), mas para mim, está tranquilo - só interceptar o sinal e mandar para o midbass novo, e tweeters novos (que terão uns caps 'ligeiramente melhores' e maiores...rs...).

 

Por hora é isso. Estou fazendo os baffles (fiz os cortes e forrei a face dos falantes em borracha natural, agora falta fazer o lado do forro de porta. A furação foi feita em cima do original, inclusive com uma 'saída' lateral para o fio do falante... estão secando (pintei interna e externamente em preto fosco para diminuir o estrago da água, se chegar lá), e amanhã vão para o carro. A idéia é deixar o kit 2 vias 'novo' tocando com o som original até segunda ao meio-dia, as portas fechadas, e não abrir mais as coitadas.

 

Assim que tiver mais fotos, vou deixando aqui...

 

abração a todos, e até o próximo capítulo!!! :legal:

Editado por RiQuati

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Mais um projetinho!

 

parabéns pelo carro...

 

essa porta parece ser bem construida! os mids originais fazem ela vibrar com facilidade ?

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Agora to sentindo firmeza Ricardo !!! Agora vai !!! Kkkkk...boa sorte no projeto !! Acompanhando

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Davi, valeu!!! Os mids originais dão um som bem legal até, fiquei em dúvida se trocava ou não... médios-graves bem encorpados e médios definidos. Mas como os MB estavam de bobeira em casa, e o baffle era simples...rs... pq não né?? Quanto à vibrações, com os originais, zero. Eu pensei que por conta da chapa interna ser feita em plástico, eles vibrariam pra caramba, mas não. O plástico é bastante grosso e segura bem o tranco; imagino que mesmo com os MB (espero..rs...).

 

Luisão, obrigado!!! Este projeto tem 'data de término', tenho uns 30 dias no máximo para deixá-lo pronto. A situação é a seguinte: moro num apto alugado há 15 anos, simples, de escadas, etc... por conta do joelho, não devo + subir/descer escadas tanto assim (terceiro andar). Neste apto tenho liberdade de cortar madeira, pintar, desmontar o carro, tudo... só que comprei um apto (+ próximo do trampo e com elevador) para sair do aluguel (e da escada), e neste próximo, não dá pra fazer um DIY (eu acho, descobrirei...rs... a síndica é irmã dum amigão meu, mas não quero encrenca com vizinhos tbem). Então, ou este projeto 'decola' DIY, ou vou ter de apelar para 'a maravilhosa mão-de-obra local'. Se bem que, regulagem e passagem de fiação à parte, tem um lugar aqui que tem uns trampos de marcenaria BEM legais... resta ver o custo.

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Mais algumas fotos: os baffles prontos, já com o falante instalado, e um dos copinhos do tweeter Morel Tempo com a grade pintada em prata. Não sei se os tweeters vão pro painel ou ficam quietinhos no local original (que já provê um equilibrio legal com o mid, no conjunto original). O baffle foi feito em MDF 15mm, cortado no formato do original; apliquei uma lâmina de borracha natural na face do falante, para ajudar no apoio mecânico/vedação. A face que vai montada na chapa da porta ainda não sei se terá massa de vidraceiro ou manta asfáltica, ou ainda o próprio adesivo do baffle original. Se eu achar um adesivo de borracha fino, pode ser que eu o use também...

 

kdk1293.jpg

O começo da brincadeira...

 

kdk1296.jpg

 

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Traseira do baffle+mid

 

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Visão frontal... a foto não ficou 100%, qdo estiver montada no carro posto uma decente.

 

kdk1300.jpg

Lateral. A altura total do conjunto ficou BEM próxima do original, um pouco recuada (para permitir a excursão do cone sem apresentá-lo ao forro...kkkk....).

 

O cabo spk usado é um restinho de Jamo 2x1.33 que achei da instalação do Civic ainda... ô cabo bom, bem-construído. Pena que não existe + à venda por aqui (e era barato, uns 7 reais o metro!!!).

 

Por hora é isso... acho que até amanhã ao meio-dia estão montados nas portas. :legal:

Editado por RiQuati

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Mais algumas fotos, de hoje de manhã.. instalei os midbass, utilizando parafusos guardados de antigos subwoofers free-air da Pioneer (301F). A desmontagem das portas ficou fácil agora, que deixei com apenas uma presilha branca e os 3 parafusos frontais do forro; vai ser assim até o término da montagem, quando fecharei em definitivo com todas as presilhas e os parafusos laterais.

 

kdk1301.jpg

 

kdk1302.jpg

 

Testei os tweeters Morel, eles encaixam-se no local original, porém não chegam 'perto' da grade - fica uma distância de 1.5 cm.... não sei qual o efeito disso, mas por questões práticas, vão ficar alí msm. Não tou a fim de detonar a peça original (se fizer isso, o tweeter chinês que veio alí não 'pararia' novamente...rs...).

 

Tou pensando em usar um pedaço de manta para 'fechar' internamente o espaço da chapa plástica e o baffle, deixando 'selado' para valer o conjunto. É algo que pode ser revertido facilmente, e creio que ajude no desempenho do midbass; eu ia forrar o 'encosto' do baffle com manta asfáltica, como costumo fazer quando há chapa metálica na porta, mas desta vez penso fazer diferente. Outra coisa que ví, em alguns pontos o forro 'encosta' no painel plástico, e isso me preocupa (qdo abrir o volume, a tendência, com midbass forte, é vibrar). Já há um generoso pedaço de tecido branco entre os dois, é capaz que eu cole feltro betumado em pedaços, entre os dois.

 

Assim que finalizar as portas, posto por aqui minhas impressões auditivas do 'kit 2 vias germano-franco-israelense' montado na sorte e na economia... :)

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Zero de updates hj... peguei um resfriado federal, fui parar no pronto-atendimento do hospital, soro, remédio na veia, etc... :/ pretendia ligar os midbass/tweeters e caps hj cedo, e já fechar as portas, mas nem levantar direito consegui. Passei o dia oscilando entre vontade (de terminar as portas), hospital e um sono ferrado..kkkkk.... mas andei analisando e creio que vá ser assim mesmo, primeiro o kit funcionando e depois vejo o resto. Pra não dizer que 'não fiz nada', recortei um arquivo .ape em vários WAV para gravar (já que meu recorder não curte .cue), fantástico o material - Tsuyoshy Yamamoto Trio, Midnight Sun - pianista japonês de Jazz com um ótimo conjunto acompanhando, instrumental, alguns standards excepcionalmente bem tocados. Sei que é coisa pra 'discografia de referência', mas tou compartilhando aqui... original é de um XRCD. Coisa de tirar lágrimas dos olhos no PC e Porta Pro, imagina num set bom e bem afinado... :)

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Updates: aproveitei o tempo bom logo cedo, e ontem de manhã montei (liguei) tweeters e midbass na fiação original. Aproveitei e apliquei um pouco de manta (menos do que deveria) atrás do mid, na lata, e um pouco para selar a chapa plástica da porta e o baffle, 'contornando' este e vedando efetivamente o espaço pelo lado interno; ví esta solução no tópico do Luis Gustavo (o do New Fiesta), e resolvi experimentar... parece muito interessante, já que com pouca manta se 'fecha' totalmente o espaço entre a chapa e a madeira. Se meu carro fosse como o anterior (Citroen C4), com a chapa em aço para aparafusar o baffle, poderia aplicar a manta diretamente neste; mas como a chapa do NF é plástica, o resultado poderia não ser tão bom qto no C4.

 

Bom, quanto ao tweeter: o original é bem mais 'discreto' e menos saliente que o Tempo; pode ser o corte (4.8k 6db, acho que em segunda ordem ficaria melhor). O midbass tem pouquíssimo uso, e está 'durão' de tudo; não tenho médios-graves mais, e acho que ainda por cima me confundi e inverti a fase em uma das portas. Ficou assim: porrada na porta há, e muita, impressionante pra um head original. Mas grave efetivo, pouco.... para mim, é fase invertida. Mas não tou em condições (físicas msm, tou ruinzão ainda, fiz em uma hora e meia todo o processo ontem incluindo a remontagem) de mexer nisso... ouvindo o som, chego a ter saudades do kit original (que é bem limitado em resposta, cheguei a pensar em amplificá-lo, mas depois que ouvi alguns detalhes de contrabaixo/bateria e distorção, repensei bem a idéia). De todo jeito, sei que os MBQuart ainda vão amaciar, e o médio-grave aparecerá.

 

Quanto ao resultado 'midbass+tweeter', ando considerando duas hipóteses: uma, pegar um kit 'pronto' (nar kevlar 3), e não me aporrinhar com crossover (tudo prontinho, cross na porta ou mesmo na mala, mas já acertado de fábrica e com capacidade de atenuação inclusive); outra, continuar com o kit 'caseiro', deixar apenas o MBquart na porta, desligar o tweeter, e levá-lo ao painel e bi-amplificar o estéreo, onde faria o corte pelo Precision Power (ele faz cortes altos, até 5khz). Problema: teria de usar + um dos amps pequenos 2 canais para tocar o sub, já que o PPI ficaria 'todo' para o kit, em biamp... e eu tou adotando uma linha meio 'low-profile' desta vez - quero som para curtir e não para arrumar (mais) problemas com bateria, cabeamento, espaço, $$$ agregado ao carro, etc. Ainda acho que só o PPI PC450 tocando tudo (kit+sub), com crossover passivo no kit, seria um set com menos 'chance de incômodo'; verdade que é um amp antiguinho (1997), mas tá lacrado e acho que topa a brincadeira.

 

A boa surpresa foi que, com todo o 'espanco', o midbass não fez o forro vibrar, e não se ouve nada fora do carro quase; a porta é firme pra caramba, e apesar da chapa plástica interna ser relativamente 'mole', não há vibração. Eu achei que teria de caprichar no feltro betumado, entre o forro e a chapa plástica, mas a própria forração original (o tecido branco) possui uma camada boa de material fonoabsorvente internamente; para aplicar o feltro, teria de retirá-lo, e acho que o resultado seria pior, no final. De forma que preferi, mesmo tendo o feltro aos montes em casa, não usar nada... não há necessidade, ao menos neste meu set. Se fosse um midbass parrudo e bem alimentado, talvez... mas aí, se esbarraria na questão física do apoio dele, mecânico mesmo. O New Fiesta é um carro popular na origem (México), bem construído, mas não é, para citar um exemplo brasileiro bem conhecido, uma porta de Focus Mk2. Eu acho que no Fiesta a sacada é usar falantes sensíveis e mais leves, e tentar ganhar o jogo por aí... se partir pra porrada (amplificação pra valer e mid pesado), imagino que logo logo abra o bico, e o resultado final do áudio não compense. Num grau que, se o kit original fosse uns 50 reais melhor, juro que nem mexeria alí...rs...

 

Assim que melhorar de saúde, abro as portas (povo, é chato esse trem... carro de projeto moderno em geral, tá ficando cada vez + chato; ou eu tou ficando preguiçoso msm) e arrumo as coisas. Ao menos desligar o tweeter ou inverter a fase em um dos lados, por desencargo de consciência. Por hora, deixo umas fotos do trampo, para dar uma idéia de como está.

 

Tweeters e caps prontos:

 

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Laterais de porta - o 'troço branco' é um tecido sintético + fibras + algo semelhante a feltro... bem funcional.

 

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Pedaço da manta aplicada - foi pouco, dei bobeira e tava cansado. Tinha bem mais manta para aplicar alí, onde é crítico (recebe a onda traseira do midbass).

 

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Detalhe do tweeter e fiação prontos... techflex, termoretrátil e uns pedaços de cabo Jamo.

 

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Pronto:

 

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kdk1308.jpg

 

Abraços, e qdo tiver + testes (e fotos), posto aqui. Por hora, tou curtindo (amaciando, né?) meu 'novo som sem graves'...kkkkk.... :legal:

Editado por RiQuati

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Adicionando algumas impressões do som original (do aparelho, da headunit)... especialmente quanto à interface. A Ford/Microsoft/alguém privilegiou o reconhecimento de voz, mas esqueceu totalmente dos botões no painel... cara, cada esquisitice!!!

 

Primeiro: caramba, colocam conexão USB, mas a navegação é de doer... o Alpine navegando o iPod era 1000x mais prático. Se a idéia é não distrair o motorista, erraram FEIO. Vc. não consegue navegar por pastas, somente pelas Tags; para acessar o USB são 7 toques de botão (imagina dirigindo!), escolher a forma de acesso (artista, álbum, etc)... depois para tocar, fica 'preso' no álbum. Ou passa o pendrive INTEIRO... testei com o iPod e é a mesma caca.

 

Segundo: bluetooth. Funciona bem e sem eco, recebe chamadas interrompendo o áudio, mostra o número, 100%. Receber chamadas é 10, ninguém nem diz (quem fez a chamada) que tá dirigindo, se vc. não falar. Por outro lado, tenta fazer uma chamada... a mocinha que vive dentro do rádio fala que 'não é possível acessar a agenda com o carro em movimento' (ou seja, ligado). Vc tem de parar o carro, desligar a ignição, pra poder acessar a agenda do seu celular. Num congestionamento é super-prático isso.

 

Eu não sou do tipo que curte reconhecimento de voz, usei 2x (sem muito sucesso), e tou passando é raiva com o aparelho. Pior que para CDs a qualidade é muito boa, navegação idem, mas pô... eu paguei pelo USB e pelo BT, quero usar!!! O Citroen C4 era BEM pior de áudio, mas a usabilidade, interface, funcionalidade... vixi, 10 a zero no NF. Do Alpine nem comparo que é sacanagem.

 

 

Vou procurar na bagunça da mudança meus CDs de MP3, e usar uns dias, ver se me acostumo. Caso contrário, com o tempo começo a procurar um adaptador 1din ou algo no estilo...ví um chinês que 'copia' os comandos do teclado, que é compartilhado com o CB. Se brincar, é uma saída 'digna'..kkkk....

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Observação de hj: tava ouvindo uma música com baixo bem marcado ("Ronco da Cuíca", João Bosco), chega a vibrar o assoalho e o volante. Não dá ruído algum, mas vc. percebe a vibração da música... caray... só pode estar fora de fase, e isso anulando boa parte dos graves. Vibração interna, de painéis/etc, não ouvi. Mas o pé e as mãos percebem o trabalho dos mids.

 

Engraçado é que pra chegar neste ponto, teoricamente painéis de porta, chicotes, e o restante do carro deveriam estar chiando/grilando/rangendo/etc. Strange... :blink:

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Observação de hj: tava ouvindo uma música com baixo bem marcado ("Ronco da Cuíca", João Bosco), chega a vibrar o assoalho e o volante. Não dá ruído algum, mas vc. percebe a vibração da música... caray... só pode estar fora de fase, e isso anulando boa parte dos graves. Vibração interna, de painéis/etc, não ouvi. Mas o pé e as mãos percebem o trabalho dos mids.

 

Engraçado é que pra chegar neste ponto, teoricamente painéis de porta, chicotes, e o restante do carro deveriam estar chiando/grilando/rangendo/etc. Strange... :blink:

 

Acompanhando o topico...

Vc instalou o amp ou está direto no player?

Po minha namorada pegou um fiesta, mas o de entrada, não o new fiesta, vou dar uma escutada no som original que vem, dependendo eu apenas adiciono um grave e coloco uns capacitores nos medios pra dar uma filtrada @6dB oitava...

Caso nao de certo eu acho que vou arriscar de ARC XXD ou NAR vai depender muito do preço...

Essa sua porta ai merecia um DLS, ele tem a bobina rasa pq usa neódimio!

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Acompanhando o topico...

Vc instalou o amp ou está direto no player?

Po minha namorada pegou um fiesta, mas o de entrada, não o new fiesta, vou dar uma escutada no som original que vem, dependendo eu apenas adiciono um grave e coloco uns capacitores nos medios pra dar uma filtrada @6dB oitava...

Caso nao de certo eu acho que vou arriscar de ARC XXD ou NAR vai depender muito do preço...

Essa sua porta ai merecia um DLS, ele tem a bobina rasa pq usa neódimio!

 

Tá direto no player, Gustavo... fortinha a saída, e bem equilibrada, o que me dá alguma esperança de que toque bem passando pelo Audiocontrol...rs...

 

O Fiesta de entrada vem com o som original? O meu anterior vinha apenas com falantes e fiação, usei o Alpine 9887 nele e o resultado foi bacana, faltou agudos apenas (eram 4 woofers nas portas). Se vier com o rádio da Ford mesmo, o My Connection (usb e Bt), a saída é boa - e inclusive vem com um par de RCAs, coisa que o New não tem.

 

Concordo com o DLS, dá uma vontade de experimentar um sueco alí, viu?? Ou um 'old school' que sempre quis, da Illusion Audio - é um mid com cone em fibra e motor invertido (o imã e a bobina estão na frente do cone), mas este é mosca branca de olho verde e asa azul.

 

abs,

Ricardo.

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update: desmontei as portas novamente, refiz as conexões (realmente havia uma inversão de fase no lado direito), refixei os baffles (a borracha natural atrapalhou - o parafuso 'afrouxava' depois de um tempo), e... tocou corretamente o midbass. Fortinho, como todo MBQuart antigo, bem correto msm.

 

O que não funcionou: a porta. O tal forro interno plástico, agora que a fase está OK, vibrou PACAS... feio msm. Reapertei tudo, fechei as portas para ver se sob pressão melhoraria, mas nada - muita vibração e pouco som. O mid original não vibra por ser bem mais leve... creio que ele seja o limite alí. Hoje à tarde (ou + tarde, tou desde as 8hs da manhã passando raiva lá no carro) volto o kit original.

 

Bom, minha conclusão até o momento: a porta não é boa para som, e para corrigir a originalidade seria BEM comprometida. Ou fazer uma peça semelhante em fibra-de-vidro, ou refazer o forro de porta para fixar o baffle diretamente na chapa, algo assim... nem de longe é a porta dos C4 ou do Focus mk2. Outra solução: ir pro 3 vias, mandar os mids pra baixo do banco dianteiro, como ví em uma BM aqui do Forum - certamente o resultado é melhor que a porta, mas ainda não sei se topo os custos envolvidos. De toda forma, para quem for partir para algo sério no New Fiesta, no momento seria minha recomendação.

 

Pode-se colocar manta no plástico original, pode-se aplicar feltro entre ela e o forro, mas honestamente duvido que funcione 100%. É aquilo, nasceu torto pra som, foi dimensionado para um kit leve e baixas exigências... a porta do C4 eu cheguei a experimentar com o PPI PC450 nestes mesmos MBQuart, era impressionante o resultado. Idem para os MB diretamente no head original, ou na saída alta do Alpine. O interessante neste caso do Fiesta é que, enquanto a fase estava invertida de um lado, parecia que era o cão chupando manga - o assoalho vibrava, o volante, o painel... foi só corrigir a fase e tudo começou a vibrar de verdade, mas no mau sentido...kkkk.....

 

Por hora, New Fiesta volta ao original. :legal:

Editado por RiQuati

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Acompanhando.

Eu estou pra montar um som no New Fiesta (sedan) também, os equipamentos:

1 SD 400.4 para dar um up no som original.

1 SD 400.1 para um sub, ainda não sei qual.

 

Eu mesmo costumo instalar, mas andei dando uma olhada, e não sei por onde passar o cabo de força!

Gostaria de colocar os modulos no PM por conta do ruido dos coolers. Tem alguma dica?

 

Vou usar a HU original, pelos mesmos motivos que o seu. Tenho que usar um conversor RCA (esses modelinhos simples), mas não sei se fica bom não...

Onde encontro esse "AudioControl LC6i" ou algo parecido para comprar?

 

Abraços

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Olá RiQuati

 

Estou acompanhando a tua odisseia nos mínimos detalhes porque também tenho um new fiesta.

Meus esquipamentos seguem abaixo:

 

HU original

Conversor RCA Helix AFC

AMP Helix E400

Kit 2 vias Helix E 62 C

Sub Helix P10W em caixa selada

 

Queria ver se vc pode conseguir para mim o desenho daqueles baffles que vc fez para usar na porta.

Tenho um template da furação requisitada pelos kits, mas nao tenho nem idéia de como seria o tamanho dos baffles.

Pelo que pesquisei meu kit requer 65mm de profundidade de montagem, e o seu mb quart 61mm.

Vc acha que posso fazer os baffles com mdf de 15mm mesmo ou teria que usar 18 no meu caso?

 

Poxa, lento teus ultimos relatos sobre a porta eu fiquei meio com a pulga atras da orelha! Serio que vc nao gostou do mid nas portas?

Eu nao tenho como nao usar eles, paguei pelos mesmos e é certo que sao mt melhores que os originais.

Preciso colocar eles nas portas de qualquer maneira, mas queria fazer algo firme, decente! O que me sugere?

 

Abraco!

 

Obs: Sobre o desenho dos baffles, se puder me mandar por email algo te agradeco mt! (marco.aow@gmail.com)

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Olá RiQuati !!!

 

Estou acompanhando o tópico, e fiquei curioso ao voce falar que as portas vibram.... Não tenho muita experiência com som automotivo... Mas pelo que notei os forros/encaixes não vibram.... (ou tenho como parâmetro somente o palio que possuía anteriormente....) Consultei as especificacoes do kit que estou usando, são 80W RMS de potencia nominal (160 de pico)... E o módulo manda 120 pra eles... Será que na loja colocaram algo além do dynamat.... (?) - Nao acompanhei a instalação full-time.....

Será que não fica uma folga entre forro / metal, e acaba ocasionando a vibração? Abraços !!!!!!!!!

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Boa Ricardo!

 

acompanhando e torcendo p que tenha resultado saRtisfatório hehehehehe

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Opa, tou de volta ao Forum, depois de uns dias mal de saúde e sem acesso à internet...

 

Bom, minha idéia era explicar melhor a situação que me fez retornar ao kit 2 vias original, depois de ter instalado meu kit caseiro... o kit original é BEM equilibrado, e toca muito gostoso; obviamente não responde baixas frequências como um kit aftermarket, mas para um original, diria que está acima da média. Dizem que o do Fusion é bom também, talvez os Ford mexicanos usem falantes de melhor qualidade...

 

Minha instalação funcionou por um dia, o suficiente para perceber algumas coisas:

 

a) o bom equilibrio mid e tweeter do kit original não se repetiu no kit 'caseiro'; claro que não havia atenuação de tweeter, e não pude experimentar muito.... mas aquela suavidade do kit original perdeu-se com a troca. Para que vai partir para biamp, certamente há como compensar na regulagem (e lembrem, é minha primeira instalação com corte PASSIVO em quatro anos... e ainda assim, tentei uma vez só, sem acerto e sem tempo). Talvez um kit 'convencional', com cross que conte com atenuação, e experimentos de fase, consiga resolver de boa a equação. Ou o biamp mesmo, este eu tenho certeza que resolve.... até aqui, falamos de interação tweeter x midbass só, nos locais originais.

 

b) é necessário um corte passa-alta no midbass. Notei isso, tenho o (mal) costume de não usar corte passa-altas nele, deixar o mid 'descer até onde quiser'. Funciona em porta rígida e muito travada; não é o caso do New Fiesta. O que não é equivalente a condenar a porta, como eu erroneamente escrevi lá em cima... se eu pudesse cortar o midbass a 80hz, certamente ficaria feliz. Na situação em que eu estava, direto no head, sem dispor de um cap para isso, o resultado foi desastroso... é algo que estou corrigindo aqui - a porta não é RUIM, só não é o caso de deixar o mid descer sozinho. O mid original, que pela própria constituição do driver não desce muito, toca divinamente alí, suficiente para eu não ter pressa em sair mudando o resto do sistema.

 

O que me desanimou é que eu ADORO midbass forte, aquela coisa do 'desliga o sub que nem precisa dele'. Para mim foi um balde de água fria considerável, quando o mid finalmente desceu mas a porta reclamou. De toda forma, pensando em termos práticos, dá pra deixar quieto o kit (original ou trocado, ainda não sei) tocando a partir de, digamos, 80hz, e tocar daí pra baixo no sub. Agora, fazendo uma análise pós-broxada, acho que é a solução mais bacana pro New Fiesta, e a que eu recomendaria... pezinhos estão fora de questão (olhem o espaço e entenderão), caixas embaixo do banco provavelmente funcionarão bem (mas aí é outro nível de projeto, mais complexo e demorado, e provavelmente teria de montar em 3 vias frontais - o molho vai ficando caro).

 

Acho que é isso... por hora, está originalzinho, voltei os plugs à fiação, refiz chicotes, ficou bunitim quinem quando saiu da casa dos mexicanos.

 

Caue, a solução mais bonita para cabo positivo que ví até agora está no tópico do amigo Luis Gustavo; é inclusive o que pretendo fazer no meu carro. Ele passou a fiação por baixo do carro, junto de outras linhas, em um conduíte corrugado. Depois, 'subiu' o cabo positivo até uma borracha que existe no porta-malas (tem no hatch, perto dos bancos e antes do estepe - aposto que no Sedan deve ter tbem)... eu tinha até tirado a borrachinha para dar uma xeretada, quando ví a foto que ele postou, entendi exatamente o trajeto... hehe.... nos outros tópicos de Fiesta Mk7 em foruns gringos, o povo mete a furadeira, não achei uma boa não. Do jeito que ele fez, ficou exatamente original a lata. Quanto ao LC6i, pode usar também o irmão menor dele, o LC2i, ou o LC8, todos da Audiocontrol americana - são conversores de extrema qualidade mas sem processamento algum. Ou partir para um processador pra valer, tipo PXE-H660, Audison Bit One, Bit Ten, MS-8 da JBL... na outra ponta, dos conversores passivos, existe um nacional que ouço falar muito bem: o EATECH, fabricado em Curitiba. Não é barato perto dos xing-ling, mas dizem que a qualidade da conversão é bem convincente. Eu testaria.

 

Marcows, tá bem equilibrado seu set, e deve funcionar bem. Os baffles eu fiz em cima dos falantes originais, copiei o desenho deles na chapa de MDF e cortei com a tico-tico... no dia em que 'não funcionou' direito o som, fiquei tão chateado que tirei tudo e joguei fora. Agora tou arrependido, devia ter guardado o MDF... enfim, tá feito. Mas fique tranquilo que o desenho é o de menos, é o original (com aquelas bordas arredondadas) e o espaço do mid 'novo' que irá montado nele. Não tem segredo. Apenas atente para usar um bom corte passa-altas no amplificador, algo acima de 60hz, ou o quanto for suficiente para evitar que as vibrações em excesso interajam com a música...

 

Luis Gustavo, pois é, eu desanimei (acho que prematuramente), pois normalmente o set que montei alí tocaria 100%, como ocorreu em outros carros. Acho que o grande problema foi não ter um corte passa-alta para usar nos mids; se eu tivesse ligado o amp, ao menos esta parte eu poderia resolver. Já os tweeters, foi vacilo meu, depois de quatro anos usando cortes ativos (biamp no estéreo), achei que 'de primeira' ficaria certo o casamento mid e tweeter, só pq. usei o mesmo corte do crossover original do Morel Tempo...rs... agora, olhando com calma, vejo o que fiz. São drivers diferentes, num corte ativo seria fácil 'casá-los', mas via passivo, eu teria de ter ralado bem mais - cortes, atenuações, até fase entre eles. Creio que no seu caso funcione bem justamente por isso, o Bit One cortando ativamente para o amp Focal, certeza de terem resolvido aí os dois problemas - o passa-alta para o midbass, e o ajuste mid + tweeter. Meu próximo passo é tentar passar uma fiação nova, independente da original, pelos espaços da porta... aí poderei usar meu amplificador inteirinho pro kit, e resolver tanto o corte (meu amp faz cortes altos, tipo 5khz a 12db) como o ajuste de sensibilidade (para o tweeter não se sobressair demais, por exemplo) - é o que eu costumava fazer nos meus outros sets. Vou trocar uma idéia com um camarada amigo que tem loja de alarmes, instalarei o módulo de subida de vidros com ele, e aproveitando que a porta estará aberta para mexer com isso, já vejo se ele pode me ajudar nesta tarefa. Possível eu sei que é, pq. foi feito no seu Fiesta, então é questão de descobrir o jeito apenas. Serão 2 cabos (pares) por lado, não muito grossos (2x1.5mm2), um para o mid, outro pro tweeter.

 

Rapha e Bocotte, tou na luta ainda, passei duas semanas 'trash' aqui (saúde minha e de minha mãe, chave do apto que saiu, despesas, etc), mas tou tentando retomar o projeto do som. Quando eu tiver novidades, deixo por aqui.

 

Abração a todos, e desculpem pela demora em responder. Fiquei sem micro (e sem acesso ao Forum, do trampo não rola), mas agora voltei ao mundo online... :legal:

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Só vou comentar sobre essa qualidade do som original do carro. Esses dias eu ouvi o som original de um Golf GT de um amigo meu e fiquei de queixo caído. Nós aqui gastamos dinheiro, tempo lendo e pesquisando equipamentos, horas e horas ajustando o som e as vezes um som original toca até melhor. É o que você disse, boa integração entre os componentes (player, midbass, tw, e bom posicionamento).

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Rapaz, num é que ta indo mesmo! Já ia encher seu saco Ricardo, achando que você iria trocar de carro antes de finalizar a instalação do som, mas acho que agora vai, ehehe.

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Boa noite...

 

RiQuati meu velho, não quero ''roubar" o teu tópico, só vou postar minhas impressões após a instalação do som no new fiesta porque os assuntos são relacionados.

 

Como já havia dito anteriormente, montei um set monomarca Helix contendo:

 

 

HU original

Conversor RCA Helix AFC

AMP Helix E400

Kit 2 vias Helix E 62 C com espaçadores de mdf 15mm sem tratamento na porta

Sub Helix P10W em caixa selada com mdf de 15mm

 

A instalação foi feita sábado a tarde, na minha própria casa por um colega. Ficamos trabalhando (leia-se ELE ficou trabalhando, uma vez que eu fiquei apensas olhando, aprendendo e dando pitaco) das 13:30 até próximo das 21 horas. Realmente demorou bastante, principalmente por conta da porta, que nos deu bastante trabalho (nessa hora fui obrigado a botar a mão na massa).

 

Bom, o que tenho para dizer é que apesar dos pesares e contratempos, valeu a pensa! Fiquei muito satisfeito com o resultado como um todo.

 

Em relação ao kit 2 vias é nítido que o mid original tem um grave bastante presente e como um todo cumpre bem sua função. Haviam me dito que o som original é bom e de fato é bastante bom mesmo, mas nada que nao possa ser melhorado! hehe

 

No dia a dia, ao dirigir, repousando a perna na porta sente-se bem a vibração gerada pelo mid original. No novo mid o grave tambem existe, mas como fiz um corte de +-90hz pelo módulo ele perde um pouco da força e nao desce. De qualquer forma se faz presente sempre, macio e controlado. Superou minhas expectativas em todos os sentidos.

 

Outra coisa que noite no kit é que a voz é forte, os detalhes do tweeter não doem os ouvidos e som é bem limpo, muito mais limpo e claro do que com o kit original. Talvez ai entre o fato do modulo semi valvulado ajudar na qualidade do som... Meio subjetivo, eu concordo.

 

O sub também me agradou, mas confesso que ainda falta grave. Estou regulando todo o sistema, então nao achei o ponto certo do sub mas ele parece ser bem controlado, preciso.

Fiquei meio com receio de nao ter usado uma caixa dutada, que inclusive é vendida pela Helix. Vou analisar no decorrer dos dias e mais pra frente se realmente for o caso testo em uma dutada!

 

Acho que era isso em resumo, agora vou colocar minhas considerações, problemas encontrados e dúvidas restantes.

 

a) problema 1 - passar a fiação pelo chicote original da porta é impossível! esqueçam, deve-se usar o furo que existe um pouco acima do chicote original... Existe uma borracha que veda esse furo, eu acabei furando ela e passei os fios por ali, ficou bem feito, faltando apenas colocar uma proteção (macarrão, espaguete, o que for) sobre o fio que fica entre a porta.

 

b) problema 2 - passar a fiação de força por dentro do carro também é uma tarefa digna do filme missão impossível... Falei para o instalador que eu havia visto aqui no forum uma dica para passar por baixo do carro e entrar com o fio no porta malas por aquele buraco no lado esquerdo. Ele ficou meio assim e ficou uns 15 minutos tentando passar o fio do motor pra dentro do carro e nada! E eu torcendo pra nao dar certo e ele ter que fazer por fora, pra ficar bem isolado de tudo (longe do rca e tudo mais). E por fim foi isso que fizemos, passamos por fora e ficou perfeito, impecavel.

 

c) problema 3 / duvida 1 - o conversor rca foi devidamente acionado por um pós chave que serviu de remote, mas o módulo não queria desligar de forma alguma. Tentamos averiguar o que estava acontecendo e ele comentou que parecia estar acontecendo um retorno... Nao entendi bem, mas o fato é que estou tendo que acionar o modulo por meio de uma chave que está abaixo do banco. Gostaria de saber com o pessoal o que vcs fizeram para funcionar, porque no meu caso algo deu errado para o modulo. Lembrando que o conversor funciona perfeitamente, ligando e desligando no pós chavave como deve ser.

 

Se tiverem a sugestao de outra fiacao que posso usar para remote que nao seja no pós chave eu agradeco! Se tivesse um remote no HU original ajudaria bastante. Na verdade, falta remote e falta RCA nele, fora uma forma de navegar em pastas do USB de forma mais fácil... Já tenho saudade do meu player pioneer! :P

 

Dia de semana vai ser dificil eu ter tempo pra mexer em algo, provavelmente farei sábado alguma alteração. Por hora vou ficar aproveitando e analisando modificações de ganho e cortes pra conseguir um ajuste que melhor se enquadre no meu gosto musical.

 

Fotos eu posto da mala durante a semana ainda. Ficou simples, mas gostei bastante :)

 

Abraço!

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