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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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engate de marchas ruins

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Bom dia galera,

 

Tenho um Palio Fire e to achando o engate das marchas mt ruins, principalmente nas reduções...

Agora com o frio parece que fica pior, alguém sabe o que pode ser?

Será que trocando o óleo do câmbio melhora? Esses dias passei um pouco de WD-40 e ficou bem melhor, mas com o tempo voltou a ficar do mesmo jeito. Fiz errado em passar o WD, depois fiquei pensando nisso...

 

Abraço.

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De duas uma; Embreagem ou trambulador....

 

Faça o seguinte teste: com o carro parado engate primeira, acelere bastante e solte a embreagem, se o carro "cantar" pneu, é um sinal de que a embreagem está boa, verifique então o trambulador e também a esfera que fica na base da alavanca de câmbio (as presilhas desta costumam se quebrar com o tempo).

 

Agora, se o carro não "cantar" pneu, e no lugar disso arrancar como carro automático (giro lá em cima e ganhando velocidade devagar), é um sinal de que sua ebreagem já era, neste caso, mande trocá-la....

 

Se o problema fosse a caixa de câmbio em si, ele "roncaria" quando você estivesse andando, e o único componente dentro da caixa que influenciaria nas trocas é o garfo, que é mais resistente e durável que o trambulador (sempre o primeiro a dar pau)....

 

Abraxxx

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De duas uma; Embreagem ou trambulador....

 

Faça o seguinte teste: com o carro parado engate primeira, acelere bastante e solte a embreagem, se o carro "cantar" pneu, é um sinal de que a embreagem está boa, verifique então o trambulador e também a esfera que fica na base da alavanca de câmbio (as presilhas desta costumam se quebrar com o tempo).

 

Agora, se o carro não "cantar" pneu, e no lugar disso arrancar como carro automático (giro lá em cima e ganhando velocidade devagar), é um sinal de que sua ebreagem já era, neste caso, mande trocá-la....

 

Se o problema fosse a caixa de câmbio em si, ele "roncaria" quando você estivesse andando, e o único componente dentro da caixa que influenciaria nas trocas é o garfo, que é mais resistente e durável que o trambulador (sempre o primeiro a dar pau)....

 

Abraxxx

 

Quando vc diz segurar a embreagem e arrancar, seria:

segurar a embreagem no ponto pro carro andar e ai soltar;

ou segurar a embreagem até o final e acelerar e depois soltar???

 

Se for a 1ª o carro sai fritando, não é aquela fritada, pq o bichinho é 1.0 né [¨] [¨] [¨]

 

Como vejo se o trambulador esta ferrado sem mandar em um mecânico???

 

Fiz errado em colocar WD-40 no câmbio?

 

Valeu!!!

 

Abraço.

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Bom dia galera,

 

Tenho um Palio Fire e to achando o engate das marchas mt ruins, principalmente nas reduções...

Agora com o frio parece que fica pior, alguém sabe o que pode ser?

Será que trocando o óleo do câmbio melhora? Esses dias passei um pouco de WD-40 e ficou bem melhor, mas com o tempo voltou a ficar do mesmo jeito. Fiz errado em passar o WD, depois fiquei pensando nisso...

 

Abraço.

 

Pode ser óleo de câmbio baixo, ou pode ser trambulador.

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Isso é meio cronico nos pálios... Já vi no G2, G3 e G4... Principalmente com a terceira.

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Pode ser óleo de câmbio baixo, ou pode ser trambulador.

 

 

:huh: :huh: :huh:

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Quando vc diz segurar a embreagem e arrancar, seria:

segurar a embreagem no ponto pro carro andar e ai soltar;

ou segurar a embreagem até o final e acelerar e depois soltar???

 

Se for a 1ª o carro sai fritando, não é aquela fritada, pq o bichinho é 1.0 né [¨] [¨] [¨]

 

Como vejo se o trambulador esta ferrado sem mandar em um mecânico???

 

Fiz errado em colocar WD-40 no câmbio?

 

Valeu!!!

 

Abraço.

 

Se ele frita então não é a embreagem...

 

Para ver se são as presilhas da bolinha da alavanca, arranque o guarda pó (borracha que fica em torno da alavanca) e olhe no pé da alavanca...

Para ver se eh o trambulador, peça para um amigo ir engatando as marchas devagar (com o carro desligado mesmo), e vá olhando dentro do capô, ele se mover sobre a caixa de câmbio, olhando-se o movimento da alavanca e do tambulador (e fazendo um paralelo entre os movimentos), já dá para ver se o trambulador está com folga...

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Se ele frita então não é a embreagem...

 

Para ver se são as presilhas da bolinha da alavanca, arranque o guarda pó (borracha que fica em torno da alavanca) e olhe no pé da alavanca...

Para ver se eh o trambulador, peça para um amigo ir engatando as marchas devagar (com o carro desligado mesmo), e vá olhando dentro do capô, ele se mover sobre a caixa de câmbio, olhando-se o movimento da alavanca e do tambulador (e fazendo um paralelo entre os movimentos), já dá para ver se o trambulador está com folga...

 

 

Bom dia Harada!

 

Qual o sinal de estrago nas presilhas da alavanca que devo verificar, pois foi ali que coloquei o WD-40 e ficou por um tempo beeeemmmm melhor!!!

Quanto ao trambulador vou ter que deixar pro final de semana pois preciso estar em casa e preciso de ajuda...

 

É provável que o óleo do cambio esteja sem viscosidade? Pois as vezes esta bem macio e as vezes ta tenso, principalmente quando esta frio aqui na minha terra!!!

 

Abraço.

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Bom dia Harada!

 

Qual o sinal de estrago nas presilhas da alavanca que devo verificar, pois foi ali que coloquei o WD-40 e ficou por um tempo beeeemmmm melhor!!!

Quanto ao trambulador vou ter que deixar pro final de semana pois preciso estar em casa e preciso de ajuda...

 

É provável que o óleo do cambio esteja sem viscosidade? Pois as vezes esta bem macio e as vezes ta tenso, principalmente quando esta frio aqui na minha terra!!!

 

Abraço.

 

Com quantos KM's está o carro? Óleo de cãmbio demora muiiito para requerer troca ou acerto de nível (a não ser que vaze)....

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Com quantos KM's está o carro? Óleo de cãmbio demora muiiito para requerer troca ou acerto de nível (a não ser que vaze)....

 

 

Eu não verifiquei vazamentos, e o carro ta com 25.000 Km :blink:

 

Abraço.

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Eu não verifiquei vazamentos, e o carro ta com 25.000 Km :blink:

 

Abraço.

 

Verifique os vazamentos apenas, com 25000km o óleo de câmbio está novo...

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Verifique os vazamentos apenas, com 25000km o óleo de câmbio está novo...

 

Os vazamentos são visíveis, tipo marcas de óleo no chão?

 

Pois se for não tem não, ja verifiquei e não vi nada!!!

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Os vazamentos são visíveis, tipo marcas de óleo no chão?

 

Pois se for não tem não, ja verifiquei e não vi nada!!!

 

Olhe na junta entre os dois lados da carcaça da caixa de câmbio e nas coifas que saem para os semi-eixos...

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se nao me engane esse trambulador usa cabos ate o cambio.. logo ali por impureza pode estar dificultando..

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se nao me engane esse trambulador usa cabos ate o cambio.. logo ali por impureza pode estar dificultando..

 

Esse trambulador é a cabo mesmo...

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????

 

Seu trambulador é basicamente isso aqui:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228812073-cabo-trambulador-do-palio-cabo-de-marcha-cabo-do-cmbio-_JM

 

Você tem que verificar as folgas na base da alavanca e na outra extemidade dos cabos, onde os mesmos se encaixam na caixa de câmbio, se tiver algum objeto obstruindo a passagem dos cabos, isso também dificultará os engates...

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O Palio da minha esposa tá com os engates meio ruins também! Deve ser esse bendito trambulador.

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Então cara, estou vendo o pessoal comentar aí, que isos é normal em Palio e coisa e tal...

 

Cara, já tive 2 palios, o primeiro G1, 1.5ie, e o atual (companheiro do dia a dia, carro de trampo), que é um G2 1.3 16V (o da foto ai ao lado), peguei esse carro há uns 6 ou 7 anos, com 18.000km, hoje o mesmo está com 10 anos de uso e 170.000km, cara, pensa em um carro que nunca me deu dor de cabeça, apenas preventivas e nada mais, e os engates do câmbio, que é a pauta, perfeitos...

Editado por Harada

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Então cara, estou vendo o pessoal comentar aí, que isos é normal em Palio e coisa e tal...

 

Cara, já tive 2 palios, o primeiro G1, 1.5ie, e o atual (companheiro do dia a dia, carro de trampo), que é um G2 1.3 16V (o da foto ai ao lado), peguei esse carro há uns 6 ou 7 anos, com 18.000km, hoje o mesmo está com 10 anos de uso e 170.000km, cara, pensa em um carro que nunca me deu dor de cabeça, apenas preventivas e nada mais, e os engates do câmbio, que é a pauta, perfeitos...

 

 

Entaum Harada...

 

Minha sogra tem um Palio 2004 que deve ta com uns 200.000Km e o cambio do danado chega a ser até molenga, ela tem uma Strada também que uma manteiga as trocas de marchas!!!

 

O que ta me deixando injuriado é que tem dias que o mesmo ta macio e até a embreagem parece que ta mais macia, mas tem dias que é tenso, as reduções ficam bem complicadas!!!

 

Esses dias que tava bem frio foi meio tenso o negócio, reduzi para 2ª para fzer uma curva e na hora que fui engatar a 3ª a mesma não ia, parecia que tinha ficado grudado...

 

Mas antes de levar em uma oficina e me falarem um monte de coisas que não entendo, prefiro tentar solucionar o problema eu mesmo, ou pelo menos quando ir ao mecânico ja estar ciente do defeito pra não ficarem me empurrando coisa que não precisa ser mexido!!!

 

Abraço.

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Entaum Harada...

 

Minha sogra tem um Palio 2004 que deve ta com uns 200.000Km e o cambio do danado chega a ser até molenga, ela tem uma Strada também que uma manteiga as trocas de marchas!!!

 

O que ta me deixando injuriado é que tem dias que o mesmo ta macio e até a embreagem parece que ta mais macia, mas tem dias que é tenso, as reduções ficam bem complicadas!!!

 

Esses dias que tava bem frio foi meio tenso o negócio, reduzi para 2ª para fzer uma curva e na hora que fui engatar a 3ª a mesma não ia, parecia que tinha ficado grudado...

 

Mas antes de levar em uma oficina e me falarem um monte de coisas que não entendo, prefiro tentar solucionar o problema eu mesmo, ou pelo menos quando ir ao mecânico ja estar ciente do defeito pra não ficarem me empurrando coisa que não precisa ser mexido!!!

 

Abraço.

 

Cara, a única coisa no sistema que seria suscetível a temperatura é o óleo do câmbio, mas o mesmo é novo... Outra possibilidade (beeem remota), é erro na pré carga dos rolamentos do câmbio durante o processo de montagem, deixando a folga menor do que a especificada, o que poderia causar travamento por dilatação térmica, mas isso geralmente seria problemas em altas temperaturas, e não baixas...

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Cara, a única coisa no sistema que seria suscetível a temperatura é o óleo do câmbio, mas o mesmo é novo... Outra possibilidade (beeem remota), é erro na pré carga dos rolamentos do câmbio durante o processo de montagem, deixando a folga menor do que a especificada, o que poderia causar travamento por dilatação térmica, mas isso geralmente seria problemas em altas temperaturas, e não baixas...

 

 

Se eu trocar óleo do cambio ajudaria?

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Se eu trocar óleo do cambio ajudaria?

 

Não necessariamente, dada a kilometragem do carro, faça todas as verificações do trambulador conforme falado, e procure por vazamentos, se nada disso acusar o problema, então troque o óleo...

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Não necessariamente, dada a kilometragem do carro, faça todas as verificações do trambulador conforme falado, e procure por vazamentos, se nada disso acusar o problema, então troque o óleo...

 

 

Valeu por enquanto, só vou poder ver isso em casa com mais calma...

 

Quantos litros de óleo vai no reservatório do cambio?

 

Se for o maledeto do trambulador, +- quanto vou gastar nessa brincadeira???

 

Abraço.

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