Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
drepo

engate de marchas ruins

Recommended Posts

Bom dia galera,

 

Tenho um Palio Fire e to achando o engate das marchas mt ruins, principalmente nas reduções...

Agora com o frio parece que fica pior, alguém sabe o que pode ser?

Será que trocando o óleo do câmbio melhora? Esses dias passei um pouco de WD-40 e ficou bem melhor, mas com o tempo voltou a ficar do mesmo jeito. Fiz errado em passar o WD, depois fiquei pensando nisso...

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De duas uma; Embreagem ou trambulador....

 

Faça o seguinte teste: com o carro parado engate primeira, acelere bastante e solte a embreagem, se o carro "cantar" pneu, é um sinal de que a embreagem está boa, verifique então o trambulador e também a esfera que fica na base da alavanca de câmbio (as presilhas desta costumam se quebrar com o tempo).

 

Agora, se o carro não "cantar" pneu, e no lugar disso arrancar como carro automático (giro lá em cima e ganhando velocidade devagar), é um sinal de que sua ebreagem já era, neste caso, mande trocá-la....

 

Se o problema fosse a caixa de câmbio em si, ele "roncaria" quando você estivesse andando, e o único componente dentro da caixa que influenciaria nas trocas é o garfo, que é mais resistente e durável que o trambulador (sempre o primeiro a dar pau)....

 

Abraxxx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De duas uma; Embreagem ou trambulador....

 

Faça o seguinte teste: com o carro parado engate primeira, acelere bastante e solte a embreagem, se o carro "cantar" pneu, é um sinal de que a embreagem está boa, verifique então o trambulador e também a esfera que fica na base da alavanca de câmbio (as presilhas desta costumam se quebrar com o tempo).

 

Agora, se o carro não "cantar" pneu, e no lugar disso arrancar como carro automático (giro lá em cima e ganhando velocidade devagar), é um sinal de que sua ebreagem já era, neste caso, mande trocá-la....

 

Se o problema fosse a caixa de câmbio em si, ele "roncaria" quando você estivesse andando, e o único componente dentro da caixa que influenciaria nas trocas é o garfo, que é mais resistente e durável que o trambulador (sempre o primeiro a dar pau)....

 

Abraxxx

 

Quando vc diz segurar a embreagem e arrancar, seria:

segurar a embreagem no ponto pro carro andar e ai soltar;

ou segurar a embreagem até o final e acelerar e depois soltar???

 

Se for a 1ª o carro sai fritando, não é aquela fritada, pq o bichinho é 1.0 né [¨] [¨] [¨]

 

Como vejo se o trambulador esta ferrado sem mandar em um mecânico???

 

Fiz errado em colocar WD-40 no câmbio?

 

Valeu!!!

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera,

 

Tenho um Palio Fire e to achando o engate das marchas mt ruins, principalmente nas reduções...

Agora com o frio parece que fica pior, alguém sabe o que pode ser?

Será que trocando o óleo do câmbio melhora? Esses dias passei um pouco de WD-40 e ficou bem melhor, mas com o tempo voltou a ficar do mesmo jeito. Fiz errado em passar o WD, depois fiquei pensando nisso...

 

Abraço.

 

Pode ser óleo de câmbio baixo, ou pode ser trambulador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é meio cronico nos pálios... Já vi no G2, G3 e G4... Principalmente com a terceira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser óleo de câmbio baixo, ou pode ser trambulador.

 

 

:huh: :huh: :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando vc diz segurar a embreagem e arrancar, seria:

segurar a embreagem no ponto pro carro andar e ai soltar;

ou segurar a embreagem até o final e acelerar e depois soltar???

 

Se for a 1ª o carro sai fritando, não é aquela fritada, pq o bichinho é 1.0 né [¨] [¨] [¨]

 

Como vejo se o trambulador esta ferrado sem mandar em um mecânico???

 

Fiz errado em colocar WD-40 no câmbio?

 

Valeu!!!

 

Abraço.

 

Se ele frita então não é a embreagem...

 

Para ver se são as presilhas da bolinha da alavanca, arranque o guarda pó (borracha que fica em torno da alavanca) e olhe no pé da alavanca...

Para ver se eh o trambulador, peça para um amigo ir engatando as marchas devagar (com o carro desligado mesmo), e vá olhando dentro do capô, ele se mover sobre a caixa de câmbio, olhando-se o movimento da alavanca e do tambulador (e fazendo um paralelo entre os movimentos), já dá para ver se o trambulador está com folga...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele frita então não é a embreagem...

 

Para ver se são as presilhas da bolinha da alavanca, arranque o guarda pó (borracha que fica em torno da alavanca) e olhe no pé da alavanca...

Para ver se eh o trambulador, peça para um amigo ir engatando as marchas devagar (com o carro desligado mesmo), e vá olhando dentro do capô, ele se mover sobre a caixa de câmbio, olhando-se o movimento da alavanca e do tambulador (e fazendo um paralelo entre os movimentos), já dá para ver se o trambulador está com folga...

 

 

Bom dia Harada!

 

Qual o sinal de estrago nas presilhas da alavanca que devo verificar, pois foi ali que coloquei o WD-40 e ficou por um tempo beeeemmmm melhor!!!

Quanto ao trambulador vou ter que deixar pro final de semana pois preciso estar em casa e preciso de ajuda...

 

É provável que o óleo do cambio esteja sem viscosidade? Pois as vezes esta bem macio e as vezes ta tenso, principalmente quando esta frio aqui na minha terra!!!

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Harada!

 

Qual o sinal de estrago nas presilhas da alavanca que devo verificar, pois foi ali que coloquei o WD-40 e ficou por um tempo beeeemmmm melhor!!!

Quanto ao trambulador vou ter que deixar pro final de semana pois preciso estar em casa e preciso de ajuda...

 

É provável que o óleo do cambio esteja sem viscosidade? Pois as vezes esta bem macio e as vezes ta tenso, principalmente quando esta frio aqui na minha terra!!!

 

Abraço.

 

Com quantos KM's está o carro? Óleo de cãmbio demora muiiito para requerer troca ou acerto de nível (a não ser que vaze)....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com quantos KM's está o carro? Óleo de cãmbio demora muiiito para requerer troca ou acerto de nível (a não ser que vaze)....

 

 

Eu não verifiquei vazamentos, e o carro ta com 25.000 Km :blink:

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não verifiquei vazamentos, e o carro ta com 25.000 Km :blink:

 

Abraço.

 

Verifique os vazamentos apenas, com 25000km o óleo de câmbio está novo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifique os vazamentos apenas, com 25000km o óleo de câmbio está novo...

 

Os vazamentos são visíveis, tipo marcas de óleo no chão?

 

Pois se for não tem não, ja verifiquei e não vi nada!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os vazamentos são visíveis, tipo marcas de óleo no chão?

 

Pois se for não tem não, ja verifiquei e não vi nada!!!

 

Olhe na junta entre os dois lados da carcaça da caixa de câmbio e nas coifas que saem para os semi-eixos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se nao me engane esse trambulador usa cabos ate o cambio.. logo ali por impureza pode estar dificultando..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se nao me engane esse trambulador usa cabos ate o cambio.. logo ali por impureza pode estar dificultando..

 

Esse trambulador é a cabo mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

????

 

Seu trambulador é basicamente isso aqui:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228812073-cabo-trambulador-do-palio-cabo-de-marcha-cabo-do-cmbio-_JM

 

Você tem que verificar as folgas na base da alavanca e na outra extemidade dos cabos, onde os mesmos se encaixam na caixa de câmbio, se tiver algum objeto obstruindo a passagem dos cabos, isso também dificultará os engates...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Palio da minha esposa tá com os engates meio ruins também! Deve ser esse bendito trambulador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, estou vendo o pessoal comentar aí, que isos é normal em Palio e coisa e tal...

 

Cara, já tive 2 palios, o primeiro G1, 1.5ie, e o atual (companheiro do dia a dia, carro de trampo), que é um G2 1.3 16V (o da foto ai ao lado), peguei esse carro há uns 6 ou 7 anos, com 18.000km, hoje o mesmo está com 10 anos de uso e 170.000km, cara, pensa em um carro que nunca me deu dor de cabeça, apenas preventivas e nada mais, e os engates do câmbio, que é a pauta, perfeitos...

Editado por Harada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, estou vendo o pessoal comentar aí, que isos é normal em Palio e coisa e tal...

 

Cara, já tive 2 palios, o primeiro G1, 1.5ie, e o atual (companheiro do dia a dia, carro de trampo), que é um G2 1.3 16V (o da foto ai ao lado), peguei esse carro há uns 6 ou 7 anos, com 18.000km, hoje o mesmo está com 10 anos de uso e 170.000km, cara, pensa em um carro que nunca me deu dor de cabeça, apenas preventivas e nada mais, e os engates do câmbio, que é a pauta, perfeitos...

 

 

Entaum Harada...

 

Minha sogra tem um Palio 2004 que deve ta com uns 200.000Km e o cambio do danado chega a ser até molenga, ela tem uma Strada também que uma manteiga as trocas de marchas!!!

 

O que ta me deixando injuriado é que tem dias que o mesmo ta macio e até a embreagem parece que ta mais macia, mas tem dias que é tenso, as reduções ficam bem complicadas!!!

 

Esses dias que tava bem frio foi meio tenso o negócio, reduzi para 2ª para fzer uma curva e na hora que fui engatar a 3ª a mesma não ia, parecia que tinha ficado grudado...

 

Mas antes de levar em uma oficina e me falarem um monte de coisas que não entendo, prefiro tentar solucionar o problema eu mesmo, ou pelo menos quando ir ao mecânico ja estar ciente do defeito pra não ficarem me empurrando coisa que não precisa ser mexido!!!

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entaum Harada...

 

Minha sogra tem um Palio 2004 que deve ta com uns 200.000Km e o cambio do danado chega a ser até molenga, ela tem uma Strada também que uma manteiga as trocas de marchas!!!

 

O que ta me deixando injuriado é que tem dias que o mesmo ta macio e até a embreagem parece que ta mais macia, mas tem dias que é tenso, as reduções ficam bem complicadas!!!

 

Esses dias que tava bem frio foi meio tenso o negócio, reduzi para 2ª para fzer uma curva e na hora que fui engatar a 3ª a mesma não ia, parecia que tinha ficado grudado...

 

Mas antes de levar em uma oficina e me falarem um monte de coisas que não entendo, prefiro tentar solucionar o problema eu mesmo, ou pelo menos quando ir ao mecânico ja estar ciente do defeito pra não ficarem me empurrando coisa que não precisa ser mexido!!!

 

Abraço.

 

Cara, a única coisa no sistema que seria suscetível a temperatura é o óleo do câmbio, mas o mesmo é novo... Outra possibilidade (beeem remota), é erro na pré carga dos rolamentos do câmbio durante o processo de montagem, deixando a folga menor do que a especificada, o que poderia causar travamento por dilatação térmica, mas isso geralmente seria problemas em altas temperaturas, e não baixas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a única coisa no sistema que seria suscetível a temperatura é o óleo do câmbio, mas o mesmo é novo... Outra possibilidade (beeem remota), é erro na pré carga dos rolamentos do câmbio durante o processo de montagem, deixando a folga menor do que a especificada, o que poderia causar travamento por dilatação térmica, mas isso geralmente seria problemas em altas temperaturas, e não baixas...

 

 

Se eu trocar óleo do cambio ajudaria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Se eu trocar óleo do cambio ajudaria?

 

Não necessariamente, dada a kilometragem do carro, faça todas as verificações do trambulador conforme falado, e procure por vazamentos, se nada disso acusar o problema, então troque o óleo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente, dada a kilometragem do carro, faça todas as verificações do trambulador conforme falado, e procure por vazamentos, se nada disso acusar o problema, então troque o óleo...

 

 

Valeu por enquanto, só vou poder ver isso em casa com mais calma...

 

Quantos litros de óleo vai no reservatório do cambio?

 

Se for o maledeto do trambulador, +- quanto vou gastar nessa brincadeira???

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...