Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Pra quem tá começando no mundo dos TRIOS automotivos!

Recommended Posts

Bom pessoal, aqui vai um apanhado de dicas pra quem tá começando a montar um trio no carro!

 

 

1) Defina o que pretende do som!

 

-abafar os outros?

 

-fazer o máximo de barulho possível?

 

-graves pra tremer tudo ao redor?

 

-um som com o máximo de qualidade possível?

 

-um som bacana e barato pra tocar na chácara?

 

-um som forte sem gastar muito?

 

-um som que pode ser "upgradeável" com o tempo?

 

...tendo a resposta (ou as respostas) em mente, vamos pro próximo passo!

 

 

 

 

 

2) Defina o quanto de espaço tens disponível!

 

-É um carro? Hatch? Sedan? Quantos litros tem disponível? Pode tirar o encosto? Tira o banco traseiro? É pickup? Reboque?

 

...sabendo essa outra resposta, próximo passo!

 

 

 

3) Defina o quanto quer/pode gastar!

 

-R$ 1.000,00?

-R$ 2.000,00?

-R$ 5.000,00?

... e um detalhe importante:

-Pretende fazer upgrades?

 

O que é um upgrade? É quando você começa comprando o que sua grana no momento dá... e com o tempo vai melhorando o som! Vai comprando as peças conforme vai sobrando grana! É o que a grande maioria faz.

 

...sabendo isso, vamos pro próximo passo!

 

 

 

 

 

4) Escolha o Tipo/Layout de trio que vai querer!

 

Lembrando: Driver de Titanium (ex.: Selenium D408ti, Eros Etd 7200, Hinor HDT 3200, dentre outras) dispensa o uso de tweeter! Como assim? Bom, elas tocam médio e agudo sozinhas!

Já os drivers Fenólicos (ex: Selenium D405, Hinor HDT 400, etc) precisa de um tweeter!

 

Então, quando eu falar em "Drivers", você considere que pode ser:

 

a) driver titanium

b) fenólico + tweeter

 

Entenderam?

 

Vamos lá... quanto ao tipo/layout:

 

 

 

-Falantes de 12' + driver...

 

..geralmente tipo como "pancadão" por não ter facilidade de responder frequências muito baixas! Se usados falantes de qualidade + drivers de qualidade, pode resultar num som de excelente custo x benefício, sem ocupar muito espaço!

 

Exemplo: Eros 312LC, Snake Esv620 ou ESX 412, Selenium 12pw5, protech trio 12' etc...

 

..e se usados falantes de alta resistência, gera altos SPLs (toca ALTO, muito alto!) mas sem boas respostas nas baixas!

 

Exemplo: Ultravox, Hardpower, etc...

 

 

 

-Falantes de 15' + driver...

 

..nesse caso, por não usar Médios Grave, o falante PRECISA ser um Full Range! O que é um Full range? Falante que toca "grave" e "voz". Fica com mais "grave" que o exemplo anterior, mas ocupa mais espaço na mala!

 

Exemplo: WPU, Over Stell, Eros 315LC (e similares), etc.

 

 

 

-Falantes de 18' + driver...

 

..nesse caso, segue o exemplo de cima! PRECISA ser um full range, e ainda: Esteja ciente de que o falante de 18" não consegue responder bem às altas frequências, mesmo "full range". Ou seja, se for investir nesse som, vá ciente disso! Como o pessoal fala: É por sua conta e risco!

 

 

-Falantes de 15' ou 18' + médio grave + driver...

 

...aqui, como costumam falar, "a coisa fica séria"! Pois abre MUITO o leque de opções, tanto no grave quanto nas demais vias. Vai depender do gosto, da finalidade e do quanto pretende gastar!

 

Pra via de graves, podes escolher algo FLAT, profissional: Eros SDS 800wrms, Snake HPX 2150 ou 2180, Selenium 15sw1p ou 18sw1p, etc...

 

...ou escolher algo "reforçado", pra maior rendimento com o custo também mais alto: Eros 2.7k, Snake HPX 6180, Selenium Tornado 4000 ou 5000, etc...

 

...vale ressaltar que, esses falantes reforçados suportam 2, 3 ou 4x mais potência que os profissionais, mas não rendem 2, 3 ou 4x mais! Infelizmente, por questões de física (nada se perde, tudo se transforma), boa parte da potência aplicada acaba virando CALOR! Ou seja, você compra um falante com 3x mais potência pra render 50% mais. Vai do gosto de cada um!

 

 

Pra via de médios, podes escolher algo FLAT: 8pw3, 10pw3, etc...

 

...ou algo "reforçado"... 10mg300, hpx 2120, etc..

 

...os falantes de marcas "profissionais" (selenium, snake, eros) inevitavelmente terão bom timbre, mesmo os mais "parrudos". Vale à pena uma pesquisada no assunto!

 

E pra via de altas, algo LEVE: d220ti (ou D200 + st200), HDT600 (ou HDI400 + HST500)....

 

...ou algo PESADO (e geralmente com mais qualidade): D408ti (ou D405 + ST400), ETD 7200, HDT 3200....

 

 

 

 

 

5) Escolha a quantidade!

 

...em muitas cidades do Brasil, a polícia tem apreendido sons automotivos! Então, de nada adianta você colocar 4x15" ou 2x18" se nunca vai conseguir usufruir do som. Única exceção é se vc possui local específico para curtir o som, tip chácaras ou locais afastados e sem residências próximas.

 

Em todos os casos, o modelo "um de cada" é sempre válido:

 

1x 12'

1x driver (lembre.. driver pode ser fenólico + tweeter)

 

ou

 

1x 15' (full)

1x driver

 

ou

 

1x 15' ou 18'

1x médio (10' ou 12')

1x driver

 

 

 

 

 

6) Escolha a amplificação..

 

...não vou entrar no mérito das marcas, pois é basicamente uma questão de gosto + bolso. Em resumo, a diferença entre os amplificadores NACIONAIS não passa de 10% em termos de sonoridade! Ou seja, não adianta ficar se coçando por causa da marca. Busque outras vantagens, tais como preços, proteções, clientes satisfeitos, pós-venda, etc...

 

Quanto à potência...

 

 

...pros drivers (ou fenólico + tweeter): O ideal é usar no máximo 1:1!

 

Ou seja, são 2 drivers de 100wrms? Usa um amp de 200wrms no máximo!

 

4 drivers de 100wrms? Um amp de 400wrms no máximo!

 

Porque isso? Porque driver não excursiona (de forma significativa), não tem ventilação na bobina tal qual subões, dentre outros fatores!

 

Posso aplicar mais potência? Claro! Mas aí é por sua conta e risco! Com o tempo, a pessoa pega "tato" e consegue até usar amps de 400wrms pra tocar um driver de 100wrms sem danifica-lo!

 

 

...pros médios: Também é aconselhado usar 1:1 ou um pouquinho mais! Sem exageros!

 

Prum 10pw3? 150wrms até uns 250wrms tá tranquilo!

Prum 10mg300? 300wrms até uns 500wrms tá tranquilo!

 

Posso usar mais? Claro, mas vai da experiência também!

 

Fora que os médios tem outro detalhe: Excursão! Sempre que toca excursionando demais (pulando muito), facilita a queima!

 

 

...pros graves: Essa é a parte mais complicada!

 

-quem nunca teve um som na vida, o ideal é usar 1:1 e respeitar o limite da distorção audível.

-quem já tá no terceiro ou quarto som, o ideal é usar algum headroom, uma FOLGA de potênia! Exemplo: 2 falantes de 800wrms com 1 amplificador de 2500wrms!

-quem já tem experiência de fato, pode usar o dobro da potência ou um pouco mais!

 

Detalhe das vias de grave: Sempre observe a excursão do falante! Ele nunca deve tocar além do x-max (veja os parametros do falante, no manual). Ou seja, se ele pular demais, pode danificar!

 

 

 

 

 

7) Baterias e fontes...

 

...o ideal e consenso da maioria, pra tocar sem "sufocos", é 100ah pra cada 1000wrms de graves! Ou seja.. um amp de 2500wrms pros graves + um de 800wrms pros médios e um de 200wrms pros drivers, podes usar 250ah de baterias totais! Se tem 5.000wrms de graves, 3.000wrms de médios e 400wrms de agudos, 500ah de baterias são suficientes!

 

Posso usar menos? Claro! Mas tem duas consequencias:

 

1) os amps não poderão render 100% do que foram programados!

2) a bateria vai descarregar rápido demais.. poucas horas tocando e lá se vai a carga pra dar a partida!

 

...vai por sua conta e risco!

 

Mas sabendo que: Quanto mais se afastar disso (100ah pra cada 1000wrms de graves), mais estará comprometendo o seu sistema!

 

Ou seja, uma bateria de 35ah pode tocar 2.000wrms de som SIM! Mas não vai fornecer 100% da carga que o amp precisa (consequentemente ele não vai render 100%).... e vai descarregar em poucos minutos!!!

 

 

***Bateria do cofre:

 

Geralmente a bateria do cofre é interligada por cabo MUITO grande (~5 metros).. ou seja, mesmo um cabo BEM dimensionado, acaba gerando perdas! O ideal é que a bateria do trio esteja NA MALA ou próximo dela!

 

 

***E baterias de AGM, Gel, Óptima, etc?

 

Bom, essas baterias são um caso à parte e depende do modelo! Já vi uma Optima (~75ah) tocar um amp de 3500wrms pros graves + 1500wrms pros médios por quase 2h sem descarregar! Aí, cada caso tem que ser analisado à parte!

 

Se a bateria for AGM comum, pode-se usar uns 75% do que usaria numa chumbo-ácido! Exemplo: 75ah pra cada 1000wrms de graves!

 

Se for bateria TOP, tipo Optima ou XS Power, pode-se usar uns 50% do que usaria! Exemplo: 50ah pra cada 1000wrms de graves!

 

 

 

***E as fontes?

 

O ideal é ter 50ah pra cada 1.000wrms de graves! Mas isso também é relativo, pois tem fontes que prometem 120ah e não fornecem nem 100ah... e outras que prometem 150ah e dão picos de 300, 330ah (uma JFA que tive). Mas a conta acima dá uma boa noção!

 

50ah pra cada 1000wrms de graves! Ou um pouco mais, caso não use baterias auxiliares ou use pouca bateria!

 

***Posso usar menos fonte que o indicado?

 

Claro! Mas quando as baterias estiverem descarregando, o rendimento do som vai cair! Ou seja, quando a fonte estiver segurando, o som não suportará tocar 100% da potência!

 

 

 

Quanto ao cabeamento, você pode encontrar a relação nos artigos: http://autoforum.com...hp?showforum=30

 

 

 

 

 

8) E a caixa?

 

A caixa, primeiro vc deve escolher o tipo (manifold, band pass, dutada, etc).

 

Se for Manifold, tente dar uma lida no assunto, pois é coisa demais pra explicar aqui de forma resumida: http://www.google.co...fold&gsc.page=1

 

Idem pras Band Pass, MTL e Afins! Só usar o link acima pra dar uma pesquisada!

 

**Se for dutada, pra 90% dos falantes atuais, temos projetos de caixa. Idem, só pesquisar no link acima!

 

Mas, pra exemplificar, segue um link bem bacana... só juntar o "som" no "sc" e abrir o link: http://www.som sc.com.br/projetos.asp

 

 

 

 

Pronto pessoal! Tá feito um resumão de como é composto um trio elétrico automotivo e suas formas de serem construídos!

 

 

 

 

Ah, um detalhe que não posso deixar passar: Como fazer upgrades?

 

À princípio é algo simples! Basta você comprar seus equipamentos de forma que você possa utiliza-los SEM precisar trocar futuramente!

 

Dando um exemplo prático:

 

Meu som vai ser composto de :

 

1 x 18"

1 x 12"

1 x driver ti 2"

 

Pra tocar eles, vou usar:

 

1 x 3000wrms

1 x 800wrms

1 x 250wrms

 

Então, o que fiz?

 

Comprei 1 x 12" e o driver, e confeccionei a caixa inteira (pra 1x18, 1x12, 1xdriver). Coloquei na caixa 1x12' + driver... mas o dinheiro já tava acabando!

 

Então comprei o SD250.2D! (que vai ser o amp do driver)

 

Por enquanto o dinheiro não sái, já fico curtindo o sonzinho! Um bridge pro médio, um canal "normal" (sem bridge) pro driver, divisor passivo (capacitor).

 

 

Futuramente, o que faço?

 

Compro o amp de 800wrms! Já coloco ele no médio, deixo o driver no SD250!

 

E o passo seguinte?

 

Compro o falante de graves! Coloco o 800wrms pra tocar ele e volto o SD250 como tava antes! Fica o 18' num amp de 800wrms, e o driver + médio no SD250! Não vai render tudo mas já toca bonito!

 

Mais pra frente, compro o amp dos graves e tá pronto o som! Entenderam?

 

Isso é upgrade! É você ir investindo aos poucos SEM desperdiçar nada! Tudo comprado já estava na lista inicial!

 

Enfim, é isso! Qualquer coisa, vou acrescentando com o tempo! :legal:

 

 

 

<<< Receitas Prontas!!! >>>

 

 

Galera, segue uma relação de "receitas" já montadas e testadas.. e que deram certo!

 

*** Trio pra tomar umas de boas.. excelente Custo x Benefício, com ~R$ 500,00

 

Antes de mais nada, vou contar COMO tive a idéia dessa "receita"...

 

...meu som vai ser 1x18', 1x12' e 1 ti... PORÉM, enquanto a 18' não chega, tô usando 12' + ti num SD250.1.. e digo: Tá tocando BONITO!

 

Lógico, não é um som pra "abafar" outros.. mas toca bonito e dá pra montar baratinho!

 

A sugestão:

 

Amplificador:

 

SD250.2D... ~1R$ 150,00

 

sd250-sd-250-sd2502-2501-2502-lancamento-soundigital_MLB-O-2799239470_062012.jpg

 

 

 

Alto falante:

 

Protech trio 12' ou 15':

 

woofer-protech-trio-350-watts-rms-12-polegadas_MLB-O-181306989_3918.jpg

 

 

..ou Eros 312 / 315:

 

alto-falante-eros-woofer-12-400w-rms-e-312lc-pancado_MLB-O-146700359_2994.jpg

 

 

 

E um driver ti (pode ser HDT 600 da hinor ou D220ti selenium) ou driver fenólico (d200, d250x, etc) + tweeter!

 

 

 

 

Como montar?

 

Simples: O falante em brigde.. e o drive ti ou driver + tweeter em estéreo, com capacitores individuais!

 

 

Pronto! Simples, baratíssimo e toca MUITO bem! Não é de tremer o chão mas animou a cervejada do meu final de semana! rsrs o-o-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*** Trio de bom Custo x Benefício, com ~R$ 1.000,00

 

 

Amplificador dos graves:

 

Novik Neo NVK 2502 - 800wrms

 

sedex-gratis-modulo-novik-neo-nvk2502-800w-rms-c-nf_MLB-O-146039679_1683.jpg

 

ou...

 

SSL 1500wrms

 

frete-gratis-modulo-amplificador-ssl-1500-watts-rms_MLB-O-161057628_797.jpg

 

 

 

Ambos na faixa dos R$ 300,00 com frete grátis!

 

 

Tocando dois graves desses:

 

Kromus Voicer 15' com 300wrms:

 

woofer-15-profissional-automotivo-khromus-voicer-300w-rms_MLB-O-176337903_7083.jpg

 

ou

 

Protech Trio 15' com 350wrms:

 

alto-falante-woofer-subwoofer-protech-18-1000-watts-rms_MLB-O-190307926_3002.jpg

 

Ambos na faixa de 160~180 reais!

 

 

Atente que os falantes devem ser 8 ohms pra casar em 4 ohms (paralelo) no amp, se for usar o Novik (bridge 4 ohms). Se for usar o SSL, o falante tem que ser 4 ohms pois o bridge fecha em 2 ohms!

 

Amplificador de "altas":

 

Soundigital SD250 ou similares!

 

SD 250.2:

 

sd250-sd-250-sd2502-2501-2502-lancamento-soundigital_MLB-O-2799239470_062012.jpg

 

Os similares, bom são inúmeros! Bbuster, Pyramid, etc etc... fica à gosto do freguês! Mas o exemplo citado acima é confiável e barato! Em torno de 160,00!

 

 

 

Tocando duas D200 selenium:

 

driver-profissional-selenium-d200-50w-rms-8-ohms-107-db_MLB-O-144231874_3365.jpg

 

Em média R$ 60,00

 

..e dois ST200 selenium (ou um ST400 selenium):

 

ST200:

 

super-tweeter-selenium-st200-100w-rms-8-ohms-capacitor_MLB-O-139567826_9178.jpg

 

ou um ST 400:

 

super-tweeter-selenium-st400-black-150w-rms-gratis-capacitor_MLB-O-218263258_7156.jpg

 

O par de ST200 ou UM ST400 saem por ~120 reais! Quem não se incomodar com a estética, recomendo o ST400, tem mais qualidade! Dá pra fazer algo assim:

 

s_MLB_v_F_f_227054175_7671.jpg

 

 

Ou coloca tudo em uma caixa só:

 

197110g.jpg

 

 

obs.: Lembre de usar os devidos capacitores nos drivers e tweeters!

 

 

 

Crossover? Por enquanto não precisa!

 

Futuramente você pode compra um STx62 da stetsom, liga tudo nele.. e tira o capacitor dos drivers apenas!

 

Num futuro upgrade, pode acrescentar mais duas D200, e baixar o corte pra 400~600hz, tocando elas bem atenuadas! Cuidado pra não abusar e queimar elas! Com esse corte, elas suportam ~50wrms no máximo!

 

 

É um som que toca bonito e com qualidade... e se fizer caixa adequada e alimentação idem, rende MUITO bem!

Editado por blOom
  • Upvote 32

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa Bloom.

 

Pode despejar mais conteúdo.... agrupado e sucinto assim vai ajudar demais novatos e "perdidos".

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca... muito bom... já tira várias dúvidas da galera. tirou algumas minhas também. heheehe

Acho que esse tópico deveria ser fixado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vosse me mande o progeto da caxa eucrides ou da manifodi a q fo mio pa onti.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns BloOm, isso dá uma luz pra qualquer um que quer montar um trio, até eu fiquei com vontade de montar um agora.rsrs

 

Já fiz até um projeto:

 

somt.png

 

Se alguém precisar de projeto em 3d, é só falar comigo por mp ou por aqui mesmo que eu vou tentar olhar sempre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aos poucos vou melhorando esse tópico!

 

A intenção é termos uma "porta de entrada" pra essa galera nova, que não sabe por onde começar! Inclusive eles podem postar dúvidas aqui pra galera ir tirando!

 

E é útil também pros mais "manjados", que podem indicar o tópico direto, sem precisar esquentar a cabeça explicadno tudo dnv!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha ai o cara dando uma ajudinha p galera q ta iniciando, gostei bastante do resumão bem completo por sinal.

Agora teremos um tópico referência p indicação primária a quem ta começando, é só ter vontade...

Sem mais.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente blOom :)

 

Poderíamos fixar o tópico , mas eu ACHO que pra ser fixado o bom seria trancado , assim seria somente um guia

 

pois do contrário vão começar a fazer perguntas dentro do tópico , acredito que não seja esse o intuíto.

 

diz aí que "nóis faiz" kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, por mim tanto faz! Eu digitei o tópico "na pressa", certamente vou ter algo a editar/acrescentar futuramente! O ruim é que, creio que ele trancado, não daria pra fazer! mas, diz ae... vcs é quem mandam =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai vai minha contribuição no sub-forum, vou postar aki mesmo p não abrir outro tópico, ácho q tbm irá acrescentar.

 

Essa foi a resposta q dei num tópico de um novato a tempos atrás, com intúito de tentar lhe fazer pesquisar, e lhe passando alguns assuntos q se precisa saber, p futuros conhecimentos, e indo de forma objetiva na pesquisa custom.

 

OBS: essa foi a forma de pesquisa q usei p aprender tudo q sei hoje, foi em torno de 5 a 6 meses de pesquisa antes mesmo de fazer o cadastro e após cadastro foi quase um mês até eu abrir um tópico, e o único por enquanto.

Amigão vou te ser bem franco. Som automotivo é um negócio bem complicado p novatos, então das duas "uma". Ou vc paga p algum profissional fazer, ou terá q entrar de cabeça afundo na coisa p aprender, e te digo por experiência própria q não é coisa de 1, 2 meses não, me desculpe a sinceridade. Primeiro vc tem q ter um pouco de conhecimento dos equipamentos e afins da área, o pq? Olha só.

Por exemplo vc vai perguntar algo, e irão de responder, faça caixa com 60 litros livres descontando falante, dutos e quebra cantos, e sintonize sua caixa a 45hz. Ai vc vai se perguntar como faço p achar esse volume, como desconto dutos e o q são quebra cantos, e essa tal de sintonia serve p q? E assim por diante.

Quando comecei a frequentar aki, primeiro como lhe indiquei ali em cima comecei a pesquisar sobre os equipamentos para saber distinguir essa linguagem q eles usam.

Não sei se te interessa mas vou lhe fazer um pequeno mas bem pequeno resumo de como comecei a aprender sobre o assunto.

Primeiro entrei nos sites das principais marcas usadas p som automotivo p conhecer seus produtos, parâmetros e tal. Depois pesquisei p aprender a ler e entender os parâmetros de um falante, em seguida em q frequência cada falante atua, depois sobre a impedância de cada um e as formas de ligação, em série, em paralelo, em bridge, trimode. A diferença de um subwoofer p um woofer, e tipo de música q cada um se sai melhor, diferença de um drive fenólico p um titânio. Sites p cálculo de volumes, programas p sintonizar a caixa p o falante, onde se tem q ter um conhecimento maior nos parâmetros do mesmo. Tipo de corte de frequência, onde cada falante irá atuar, onde pode ser feito por capacitores, crossovers, processadores, etc...

Diferença de um módulo classe A,B,AB,D, tipos de alimentação, cabos, ligação do módulo, impedância do módulo p casar com o falante e etc...

Ta assustado???

Em fim acredite, esse foi só um resumo do início do conhecimento, o processo é lento, e se quiser aprender esse forum é uma bela fonte de informação.

Fica a dica.

 

 

Espero ter contribuido... :legal:

 

Abraço.

 

:mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, por mim tanto faz! Eu digitei o tópico "na pressa", certamente vou ter algo a editar/acrescentar futuramente! O ruim é que, creio que ele trancado, não daria pra fazer! mas, diz ae... vcs é quem mandam =D

 

Que isso homem ? rsrs

 

Acho legal decidir em conjunto , podendo aproveitar também sua experiência como moderador .

 

Se por acaso achar melhor trancado , deixamos trancado e abrimos sempre que quiser alterar alguma coisa .

 

Ou deixo aberto durante uns tempos e depois faço uma limpeza geral no tópico. O único inconveniente ao meu ver , é que começarão as perguntas neste tópico e a galera nem irá ler o 1º post.

 

Mas vamos todos trocando idéia juntos , pois a idéia é essa ...trabalhar em equipe pra melhorarmos cada vez mais nosso querido forum.

 

Abraço meu velho :)

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom blOom. Ótima "caminho" para quem está começando.

 

So vou abrir um "parenteses" que muitos novatos esquecem rs:

 

3) Defina o quanto quer/pode gastar!

 

-R$ 1.000,00?

-R$ 2.000,00?

-R$ 5.000,00?

... e um detalhe importante:

-Pretende fazer upgrades?

 

O que é um upgrade? É quando você começa comprando o que sua grana no momento dá... e com o tempo vai melhorando o som! Vai comprando as peças conforme vai sobrando grana! É o que a grande maioria faz.

 

 

Não se esqueçam que neste orçamento deve estar incluindo caixas, cabeamento, alimentaçao e miudezas (fusíveis, conectores, disjuntores, terminais, etc) e, as vezes, a mao de obra de algum instalador.

 

Muitos pensam que um orçamento para som resume-se a Player, amplificador, falantes e afins, crossover. Esquecem dessa outra parte que no final das contas pesa bem no orçamento final do projeto. Eh a mesma coisa que comprar um carro e esquecer que tem que pagar IPVA, seguro, emplacamento, etc, rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que isso homem ? rsrs

 

Acho legal decidir em conjunto , podendo aproveitar também sua experiência como moderador .

 

Se por acaso achar melhor trancado , deixamos trancado e abrimos sempre que quiser alterar alguma coisa .

 

Ou deixo aberto durante uns tempos e depois faço uma limpeza geral no tópico. O único inconveniente ao meu ver , é que começarão as perguntas neste tópico e a galera nem irá ler o 1º post.

 

Mas vamos todos trocando idéia juntos , pois a idéia é essa ...trabalhar em equipe pra melhorarmos cada vez mais nosso querido forum.

 

Abraço meu velho :)

 

Eu gosto muito quando o dono do tópico (qualquer um) vai "pegando" as informações pertinentes que vão surgindo no decorrer das postagens e acrescenta ao primeiro post... isso facilita MUITO a vida de quem está lendo. Um dos fatores que, a meu ver, influencia bastante nas perguntas desnecessárias e básicas é a fragmentação das informações por todo o fórum... isso dificulta e desmotiva a pesquisa.

 

Por exemplo, um user posta que quer fazer um set com o Pioneer 309 (rsrsrs)... Lá na página 58 fica comprovado por A + B que a melhor caixa para tocar berm prá fora é 42L e prá dentro é 50L... então o cara "pega" essa nova informação e acrescenta ao primeiro post.

 

Acredito que esse é um ótimo sistema.

 

Valews. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico Bloom... deu para tirar bastante dúvidas...

 

Não sei se seria possível mas poderiam fazer uma "lista" com os alto falantes e os tipos de músicas que se saem melhor? iria ajudar mais ainda, e tbm a frequencia de sintonia que a caixa pode ficar, sei que é muito relativo isso e deve-se analizar o conjunto, mas irá ajudar bastante...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para os novatos como eu isso é muito importante vai ajudar d mais, valeu a iniciativa mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas por ter demorado em colocar o tópico em DESTAQUE , pois é lá onde ele merece estar.

 

Excelente conteúdo do nosso amigo blOom [-]

 

Obrigado meu velho :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw otimo topico consegui entender de umas coisas q nao sabia

 

agr uns membros mais "Sabidos" poderiam postar algumas dicas futuramente

 

 

OTIMA INICIATIVA :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...