Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Pra quem tá começando no mundo dos TRIOS automotivos!

Recommended Posts

Caramba, fazia tempo q não postavam aqui, nem lembrei de acompanhar! Malz

 

 

boa tarde,

 quais médios graves indicam?

 Possuo:

 

1 Tornado 5k

3 D200

2 ST200

 SD1500( tocava meu antigo set ,vou trocar)

 TL500 (estava tocando corneta no antigo set)

 SL750 (talvez use para os mg)

Se ainda estiver ativo, recomendo colocar menos drivers e tw e um médio bom! 

 

 

 

Acabei perguntando outra vez e não montei.

 

Tenho

2 8WP7

1 D202 TI

Hu P880PRS

 

Preciso de uma via para graves.

 

Vou usar em ambiente externo, não carro.

 

Gostaria de usar uma caixa de 12" que tenho de 50 litros que é dutada, ou uma caixa também de 12 de 39 litros que é selada, mas da pra fazer duto.

 

Minha dúvida é o que usar para fazer um sisteminha que toque legal, balanceado, não é para ir longe.

 

Vamos fazer tipo uma barraca de dança no ano novo com a família e queríamos um sistema que ficasse bom. Boa qualidade.

 

Olhei alguns sites, mas as respostas de frequência tudo acima de 70 ou 80hz é aí fiquei mesmo em dúvida. Não se toca frequencias mais baixas???

 

Se não me engano haviam me indicado o 12 wpu ou 15 wpu, mas fiquei em dúvida mesmo assim.

 

É o que usar para amplificar a via grave?

 

Vou usar fonte CFTV para alimentar o sistema.

 

Tenho 2 fontes de 50a cada.

 

Via agudos e médios vou usar o SD400.4;EVO.

 

Pensei num 800.4EVO, mas fiquei em dúvida também...

 

Obrigado

 

Pera, seja mais detalhado com o "perto". Pq se for 5m, qualquer sub de 12" já dá conta, etc.

 

E depende do tipo de subgarve q vc espera!

 

 

 

Eu tinha tentado aqui na cidade, porém a galera me deu alguns projetos que acabei achando caro, enfim. 

 

eu acabei ficando com umas dúvidas vendo esse post.

usar um sub de 12" + médio tem ganho real? não vi essa configuração no post inicial

eu tenho um hb20 hatch, gostaria de não passar dos bancos, é som básico pra usar na roça, ligar raramente na cidade, não precisa cobrir ninguém rsrs só curtir um som melhor mesmo.

 

então, com as informações daqui, pensei no eros 315 + d220ti, entendi que é suficiente e me dá um grave melhor que usar de 12". considerando isso, quais módulos em compraria com bom custo/beneficio? lá fala das potências, mas desconheço completamente marcas. vcs mudariam alguma coisa nessa base de configuração(15" + drive)?

 

O tipo de som seria variado, nada especifico. 

 

precisaria adicionar algo mais?

 

desde já, grato.

 

O lance é que os subs só tocam bem até 80~120hz. Acima disso, ou é mto atenuado, ou é mto alto.. que cobre o grave! E fora que a bobina aquece mais rápido por ter maior programa musical!

 

Logo o ideal é ter algo PELO MENOS 250hz acima!

 

Pessoal, estou com uma grande duvida sobre um novo projeto e gostaria de saber opiniões.

 

Estou montando um novo set, (trio goiano) mas

Nao igual os que existem no mercado.

 

O veículo uma Montana corsa 2010

 

O set de interesse

 

8 subwoofer de 15”

 

6 médios 8” em cada porta e 8 ou 10 na traseira(na tampa)

 

2 st400 em cada porta e 4 st400 na traseira

 

 

Módulos:

 

2 md8000 para os sub

 

2 hd3000 para os mid

 

2 ds800x2 para Tweeter

 

1 equalizador taramps

 

1 processador taramps

 

2 fontes taramps 250a

 

As duas principais dúvidas são:

 

1) qual Subwoofer vocês recomendam, FB 850wrms 15” ou Quake gold 1000wrms 15” ?

 

2) estava interessado nos médios da pioneer, tem excelente qualidade os TSM800, porém difícil de achar no mercado, e quando acha, absurdamente caro. Outra opção são os snake esv220 lançamento, zetta, e os próprios quake. Me indicaram os 7driver 380 mas achei muito feio. Gostaria de um médio bom e esteticamente bonito como os Pioneers e os citados acima.

 

3) quanto aos subs qual iria atender melhor ao projeto ?

 

 

*lembrando que: não vou colocar corneta, não pretendo diminuir ou aumentar a quantidade de médios e sub, nem tamanho, nao vou trocar tudo por dois tornado dois driver de titanium e dois Tweeter. Meu set e esse! Gostaria de ajuda em relação aos sub e médio, caso alguém possa ajudar.

Equalizador + Processador?

 

Se o processador é processador MESMO, não precisa eq! Agora, se tu tá chamando CROSSOVER de processador, são outros 500!

 

2 fontes 250a = exagero. Não tem tomada que aguente isso! Vai desarmar o disjuntor de qq casa que ligar!

 

1) desconheço ambos

 

2) tb nunca ouvi, mas não parecem ruins

 

3) só ler a resp. "1"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera, 

Se estiver postando no lugar errado me desculpem, sou novo aqui!

Excelente tópico!

Estou comprando uma saveiro cross e quero montar um projeto! 

Não sou marinheiro de primeira viagem, essa montana da foto era minha, isso foi na época de 2011 + ou - , mas vendo os sons atuais vi que muita coisa mudou, portanto queria tirar umas dúvidas pra começar a comprar as coisas do projeto:

  • Pelo tamanho da caçamba, seria melhor 04 woofers 15" ou 04 woofers 18"?
  • Driver(quantidade/modelo) sendo titanium p/ dispensar uso de super tweeter
  • Médio grave
  • Amplificadores
  • Processador/crossover(O que for melhor)
  • Baterias/fontes
  • Tipo de caixa(gosto de graves de baixa frequência)

 

Acredito que sejam essas dúvidas pra dar start!

Se puderem me ajudar agradeço!

 

Bom dia a todos!

 

 

2r1R1Cr.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Pode ser 15" ou 18", sendo que o 15" tende a ter mais ataque e o 18" mais sub. Podes usar 3x15" em linha ou 2x18" que ambos fecham de um lado a outro certinho!

2) Se usar drivers de qualidade, dispensa tweeter fácil! Se usar médios tipo Snake HPX 2120 (que vão até 2khz sem dificuldade), basta duas d220ti pra cada médio!

3) Qualidade extrema: HPX 2120.. SPL, tem trocentos!

4) Amps EU curto mais os SD. Mas também usaria Stetsom e Banda sem medo! Taramps tenho um leve receio e Power System não recomendo!

5) px2 connect

6) Depende da quantidade de coisas a serem usadas! Exemplo.: Podes usar 2 SDS 2.7k 18" num SD8k, 2 hpx2120 num SD3k e 4 d220ti em dois SD250.2d... aí umas 2 baterias de 150ah já dá pra "brincar" (ou duas Optima D31)

7) Depende do que pretende também! Dutadas são de extrema qualidade. As TS18 e demais cornetadas (euclides/planar/turbo bass) tem mais SPL... 

Seeee não tiver limite de espaço, pode fazer uma doideira que daria absurdamente certo: Duas T18 deitadas! Uma caixa tipo T18 toca por 4x18" em dutadas fácil! Só que jogando BEM mais longe.... Duas T18 com 18sub800 dá pra alimentar com SD3k com muita folga! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro bloom e demais colegas do fórum,

 

seguindo recomendações deste e de outros tópicos, estou montando um trio. Os objetivos são: 1º qualidade, 2º potência.

 

Peguei 2 tornados 18 de promoção no site da jbl e acabei montando meu trio a partir desses subs, eis a lista de equipamentos que já comprei:

  • 2 subs jbl tornado 3400 18 pol (1700w rms)
  • 1 snake hpx 2120 12 pol (600w rms)
  • 2 driver jbl 450 ti trio (300w rms)
  • 1 amplificador soundigital sd8000.1d evo pros tornandos
  • 1 sd1200.4d evo pro snake
  • 1 sd800.4d evo pros drivers
  • 1 processador expert px2 connect
  • 1 fonte 200a pro grave
  • 2 fontes 50a pro resto

Eis as minhas dúvidas:

  1. O conjunto ficará equilibrado? Vai sobrar/faltar grave, médio ou agudo? Seria necessário outro hpx 2120?
  2. Tendo em vista qualidade, qual a caixa ideal pros tornados?
  3. Tendo em vista qualidade, qual a caixa ideal pro snake?
  4. Aquele frente de corneta que usam no médio grave, ajuda mesmo? Vocês recomendam?
  5. Quais os cortes de frenquência ideais?

Obrigado!

Editado por marlosab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marlos, não usa esse driver! Prefira uma Eros ETD 7200 (da antiga, compre usada mesmo.. com reparo original) ou Snake SD375 / D3100! 

Elas são fenólico e dispensam tweeter.

Com D405 vai faltar agudo! E as "trio" são muito gritonas e pecam na qualidade! 


Outro ponto: SD1200.4 pros snake, eles vão passar fome! Bote um SD3k pro par, sem medo! Só evita clipar demais! Ou PELO MENOS um 2k!! E pros drivers ti, basta um SD250.2d

Quanto às fontes, não precisa uma pra cada coisa. Uma 200ah de qualidade dá conta de tudo!


Agora, te respondendo:

1) Vai sobrar médio e agudo. A fenólica responde redundante com a HPX. USe titanium, corte em 2khz, a HPX chega até aí fácil! E um driver apenas daria conta! com 2 HPX o grave é que não vai acompanhar! Mas se tu gosta de fazer racha, pode colocar! rsrs

2) Depende muito. Uma Horn bem projetada (planar horn, euclides, turbo bass..) dão excelentes resultados! Mas se quem for projetar não sabe usar o hornresp, faz a dutada do manual!

3) Dutadinha! Sintonizada baixo, ali pelos 60hz... e corta elas em 80hz acima ou mais! Se usar elas em corneta, uma HPX 2120 cobre os 2 graves com folga! uhasuhsausah

4) Ajuda... dá uns 3db de ganho! Mas entenda: Tu já vai ter "voz" demais. Uma HPX 2120 bem alimentada acompanha 2x18" com folga... se tu coloca uma corneta na frente dela, uma sozinha acompanha 4x18"! Mas se o lance é fazer racha, pode botar duas com corneta... é voz pra ver neguin olhar impressionado! uhsauhauhsah

5) HPF 50hz e LPF 80 a 200HZ pro sub
HPF 80 a 200hz e HPF 2khz pro HPX
e HPF 2khz pro driver.

Botei essa "brecha" pq depende do gosto! Mas onde um "terminar" o outro começa. Se "somar" os dois na mesma range, pode gerar pico ou cancelamento (ex.: Grave de 50 a 120hz e medio de 80hz pra cima)
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações,

 

Problema que já comprei o driver d450 Titanium, vou testar e se não gostar troco por esses aos você recomendou.

 

A caixa dos tornados no folheto (nem manual veio, que vergonha jbl!) é de 100l com 2 dutos de 4" por 8cm. Achei essa caixa pequena e os dutos curtos, como gosto mais de Sub grave, uma caixa 150l dutada ficaria melhor? Alguém já tentou a caixa do manual? A Euclides fica muito grande e como não vou usar na rua, pensei numa bass reflex ou "fulltrap" pra economizar espaço.

 

Já pros hpx qual seria o volume dessa caixa? Manual cita 13l selada, essa dutada do Bloom seria quantos litros?

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...Power System não recomendo!

 

Por quais motivos? Quero ter a opinião de alguém isento do ponto de vista local.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações,

 

Problema que já comprei o driver d450 Titanium, vou testar e se não gostar troco por esses aos você recomendou.

 

A caixa dos tornados no folheto (nem manual veio, que vergonha jbl!) é de 100l com 2 dutos de 4" por 8cm. Achei essa caixa pequena e os dutos curtos, como gosto mais de Sub grave, uma caixa 150l dutada ficaria melhor? Alguém já tentou a caixa do manual? A Euclides fica muito grande e como não vou usar na rua, pensei numa bass reflex ou "fulltrap" pra economizar espaço.

 

Já pros hpx qual seria o volume dessa caixa? Manual cita 13l selada, essa dutada do Bloom seria quantos litros?

 

Valeu!

D450 titanium? Modelo novo? Pq desconheço!

 

Conheço a D405 e a D408ti (titanium). O driver pode ser fenólico ou titanium. Titanium dispensa tweeter, fenólico não! Veja isso direito!

 

Rapaz, quanto à caixa do falante, só simulando! Pior que eu tô sem bassbox/winisd aqui, se não te ajudava! Mas não é difícil baixar nem aprender a simular (não faço agora pq tô viajando e postando do cel).

 

Pro HPX, 30 litros tá bom demais! Apesar que isso eu simulei pra tocar desde 60hz, pra tocar 80hz acima pode ser menos!

 

Outra coisa, pra ligar os hpx em stereo qual amplificador seria ideal?

Estereo? Você vai colocar os HPX em caixas em pedestais fora do carro e tal?

 

Pq se não for, não compensa ligar estereo!

 

Ou você tá confundindo estéreo com "altas frequências"?

 

Estereo não é agudo, assim como mono não é grave!

 

Por quais motivos? Quero ter a opinião de alguém isento do ponto de vista local.

É um amp de projeto duvidoso. Se você pegar 80% de quem usa power system, ao tirar o amp do carro, ficam "fagulhas" na saída do cooler! Como se o amp vez ou outra fumaçasse discretamente, mas coisa que a gente não nota (mas a madeira/tinta denuncia). E isso NUNCA é bom sinal!

 

Fora que seu marketing é baseado no pega-tolo: Oferecem descontos gigantes à lojistas que "vestirem a camisa". Ou seja: Se tu começar a empurrar power-system pra todo mundo, eles saem a preço de banana!

 

Sei que a empresa é do(s) dono(s) e cada um faz o que quer! Mas outras empresas tipo banda/sd/stetsom nunca precisaram disso! O preço é aquele, compra quem quiser.. eles investem em melhorias e pronto! Não apelam pra esse marketing tosco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Pode ser 15" ou 18", sendo que o 15" tende a ter mais ataque e o 18" mais sub. Podes usar 3x15" em linha ou 2x18" que ambos fecham de um lado a outro certinho!

 

2) Se usar drivers de qualidade, dispensa tweeter fácil! Se usar médios tipo Snake HPX 2120 (que vão até 2khz sem dificuldade), basta duas d220ti pra cada médio!

 

3) Qualidade extrema: HPX 2120.. SPL, tem trocentos!

 

4) Amps EU curto mais os SD. Mas também usaria Stetsom e Banda sem medo! Taramps tenho um leve receio e Power System não recomendo!

 

5) px2 connect

 

6) Depende da quantidade de coisas a serem usadas! Exemplo.: Podes usar 2 SDS 2.7k 18" num SD8k, 2 hpx2120 num SD3k e 4 d220ti em dois SD250.2d... aí umas 2 baterias de 150ah já dá pra "brincar" (ou duas Optima D31)

 

7) Depende do que pretende também! Dutadas são de extrema qualidade. As TS18 e demais cornetadas (euclides/planar/turbo bass) tem mais SPL... 

 

Seeee não tiver limite de espaço, pode fazer uma doideira que daria absurdamente certo: Duas T18 deitadas! Uma caixa tipo T18 toca por 4x18" em dutadas fácil! Só que jogando BEM mais longe.... Duas T18 com 18sub800 dá pra alimentar com SD3k com muita folga! 

Bom, vamos lá, resolvi usar apenas 02x18"!

Pra ser mais especifico 02 tornado 5600 18" gostaria de dicas para o resto do projeto!

Bloom, vi que você tem bastante experiencia no assunto, tentei te mandar uma MP mas não consegui! como posso entrar em contato com vc amigo? se for necessário pago pelo projeto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

D450 titanium? Modelo novo? Pq desconheço!

 

 

Rapaz

Estereo não é agudo, assim como mono não é grave!

 

Sim, d450 ti trio, de titânio.

http://www.jbl.com.br/som-externo-e-trio/drivers/driver-d450ti-trio_1063027

500 a 20.000hz, dispensa tweeter.

 

Não vou usar no carro, vão ser 2 caixas no quintal de casa, área se lazer, por isso stereo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada caixa L e R teria um driver 450ti e um hpx 2120, em stereo, os graves ficariam em mono mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, aí faz todo o sentido! Cada caixinha cm uma HPX 2120 + d220ti.. perfeito!

 

OU pode usar um driver 2" também. Recomendo os que indiquei acima pois já testei de cabo a rabo!

 

 

 

Se é pra lugar aberto, fixo.. pq não parte logo pras T18? São grandes mas cada sub 18" na T18 toca por 2x18" em dutada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisava de um amplificador pra tocar os hpx em stereo, indica algum?

 

E a caixa w-horn? O que acha dela?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 06/07/2012 at 00:10, Rauly90 disse:

Ta assustado???

Nossa, sim e estou boiando. Quero fazer uma pergunta, na verdade várias, mas ainda estou me sentindo como um peixe fora d'água, queria saber a relação entre amplificadores e alto-falantes (tipo qual casa com qual), e percebi, lendo por aí, que também depende da bateria.
Por exemplo, seria possível colocar o par de alto-falantes da Pioneer, este: http://pioneer.com.br/produto/ts-mr1640-maritimo/#especificacoes com este aplificador:  https://www.stetsom.com.br/pt/produto/ir-160-2/ e colocar numa moto onde a bateria é de cerca de 6 ou 5A e 12 Volts ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

1) O alto falante SUPORTA potência. Tem falantes que suportam 400wrms (ignore os watts "PMPO"). Outros são 1.500wrms. Logo, o amp se automotivo, é ideal que tenha entre essa potência e o dobro dela!

"Mas e se eu botar amp mais fraco?" Toca! Só que o amp vai chegar no limite e o falante não deu 100% de si!

"Mas e se eu botar amp mais forte?" Toca também! Só tem que tomar o cuidado com regulagens, tipo High Pass FIltes (que "segura" o cone do falante) e Clip (distorção). Passei mais de ano com um par de SDS 818 (800wrms cada) sendo tocados por um Stetsom 5k2 (mandando 5.200wrms pra 1.600wrms de falante). Nunca queimei. DEpois troquei os falantes por UM SDS 2.7k 4 ohms... e tocou por mais de ano também, clipando de leve nas batidas. É tudo questão de "saber usar".

2) O amplificador deve ter +/- a potência do amp, de preferência um pouco mais. Quanto à impedância, merece uma pesquisa à parte. 

Mas em resumo, um amp que tenho (etelj, profissional) manda: 800wrms em 8 ohms, 1.600wrms em 4 ohms e 3.000wrms em 2 ohms. Logo, eu posso ligar nele um falante de 2 ohms.. ou 2 de 4 ohms... ou 4 de 8 ohms... enfim, pesquise sobre associação paralelo série entre falantes.

3) Vc pode colocar qualquer amp ou falante numa moto. Mas tem que ver a questão de consumo (amperes). Um toca CD consome seus ~3 A por hora. Logo, se for só um toca-CD (forma de falar.. pode ser USB, etc) ele vai segurar umas 2h na sua bateria!

Sendo mais específico, o que vc especificou... o amp consome 6,4 amperes.. considerando que vc tem uma bateria de 6A, vai ter no máximo 1h tocando. A não ser que toque baixo, ou com a moto ligada gerando!

Uma outra alternativa, que inclusive era o que eu fazia, é usar fonte!

Vou explicar! 

No meu carro eu tinha:

UM grave 18", um médio 12" e uma corneta 2". Tocados por um amp 5.2kw pro grave, 3kw pro médio e 250w pro drive. Pelas contas básicas, eu precisaria de pelo menos uns 450ah de bateria pra segurar esse som numa boa... ou uns 900ah pra segurar ele a noite toda sem medo!

Mas eu tinha consciência! Eu tinha uma bateria de 75ah na mala, só pro som. Quando eu tava só com a bateria, só tocava beeeem baixinho.. som ambiente mesmo, com voltímetro acompanhando.

Quando era festinha que não tinha tomada, eu conseguia deixar o carro ligado, e dava pra aumentar o som até uns 60% do total sem medo! Pq o alternador era uns 120ah, junto com a bateria dava conta!

E quando era noite de aloprar, eu ligava a fonte, uma fonte parruda de 120a... daí eu podia aumentar 100% do som sem medo!

Vc pode pensar algo nessa pegada! =)

Qdo estiver parado, deixa som ambiente.... quando tiver com o motor ligado (Gerando), aumenta um tiquin mais... e qdo tiver tomada, bota uma fontezinha e já era! Sugiro que coloque tb um voltímetro de barras pra acompanhar a bat! 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1270437767-exibico-led-analisador-do-medidor-testador-carga-bateria-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=0ffe4250-3dbb-4c70-b51c-3dacd3e7532e

ERa um nessa pegada mas foi beeeem mais barato! Paguei uns 20 conto nele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pretendo usar só com a moto ligada mesmo, estava pensando em usar esta plaquinha de bluetoth, mp3: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-945620803-placa-p-amplificador-modulo-usb-mp3-player-bluetooth-pam-_JM?matt_tool=79246729&matt_word&gclid=Cj0KCQjws536BRDTARIsANeUZ5-ta4jiA9NwGxCdFKZa1c0usMcUn8tbc4UW7k_N8Ez5RCljxpqKQhgaAh_XEALw_wcB&quantity=1
Minha preocupação é queimar alguma coisa, estou lendo que o ideal é que a impedância (ou resistência, não sei) do módulo seja igual a impedância do alto-falante.  E aqui neste anúncio desse alto-falante: https://www.ninjasom.com.br/p/395/alto-falante-maritimo-ts-mr-1640-pioneer informa: "Impedância 4 ohms"; no manual deste módulo: https://www.stetsom.com.br/wp-content/uploads/2016/01/19976_R5_MANUAL_IR160.2.pdf (Ele dá uma vantagem enorme por ser pequeno) parece que ele aceita tanto 2 ohms quanto 4 ohms, tem uma tabela que parece que muda os valores de acordo com a potência, voltando ao anúncio dos alto-falantes, lá está escrito "Entrada de Potência nominal (RMS): 30 Watts" (máximo de 160w), então acho que devo levar em consideração esses 30 watts, e olhando o manual do módulo: tem uma linha na tabela que informa: "Potência / Power / Potencia / Potenza 13,8V @ 4 Ohms Stereo: 2 x 45 WRMS". Daí eu penso que 30 watts do alto-falante é próximo dos 45W do módulo, mas fiquei na dúvida quanto a impedância do módulo porque ele diz que tem uma de entrada e outra de saída, ai não sei qual é a correta. Se instalar os dois juntos será que queima alguma coisa?
 

Neste vídeo: 

O rapaz instala esse mesmo módulo com esta mesma placa e explica que precisa usar um pré-amplificador, tem outro vídeo dele mesmo que complementa este

Editado por LuizFRego

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai dar certinho! Vc precisa de 30wrms por falante, vai ter 45wrms por canal.. só não ficar tocando com o som 'no talo' o tempo todo.

Atente a um detalhe: a caixa acústica é responsável pelas frequências graves! Se você apenas pendurar os falantes na moto, vai tocar, vai "falar bem" mas não vai ter graves.

Pra ter bons graves com um falante de 6" precisa de pelo menos uns 14 a 17 litros por falante. Se escolhesse um bom kit de 4" ou 5" já precisaria de caixas menores. A caixa influi diretamente na resposta grave dos falantes! 

Uma dica meio diferente: se quer algo BEM diferenciado mesmo, coloca um parzinho desses: https://www.ebay.com/itm/Pair-Faital-PRO-4FE32-4-Neodymium-FullRange-Line-Array-Woofer-Speaker-4ohm-60W/391071426477?epid=691142880&_trkparms=ispr%3D1&hash=item5b0dac67ad:g:z-YAAOSwzgRWt4me&amdata=enc%3AAQAFAAACYBaobrjLl8XobRIiIML1V4Imu%2Fn%2BzU5L90Z278x5ickkyMJZWL%2BqFSgQ3TOOe%2FNr7i4k%2FW%2FfeaX4JlteZ3isx92m02AoV8zSIaWCOPbgJjA7HaIK0QmUgcjvbFjZKOEtyDsUrAluzTHUCwZN85WxeJ8Y2YcV2gCUKGLAHNwaKlgtIMChPtdG6RDuvbsVN%2FBHh49cIJAD5tSPzqhaLj4Jco8ZYtBVNBSXZgITbczVma5VUnB97MLZTKDQ2NFNAG5wV919glaSeplhk4%2F2WEuL47Z%2F%2FEoBSL26LOjIh4u7ATVJZoI%2F1n%2FBgwRHD7Cqhkm32yUaWiqvVtB9zeIMAQXl5kxV9yUVGH5mVrCqiMsOjcnVDEOvplWlImph%2B%2FWtKpXwEnZ0%2FrZCYiozm5FPyonEfIf2zfTyP1k%2BdAMj9KQSghubWqDMjtwr5z0Nb88rEF923oc9JfIqPnC4S6zP54vKAmCKZ3%2FLCWvXDkjOkkND%2FBXOoVWaU9k9olp28iPjDBr2QWxqd42ly1LmCg%2BqrUKomnU3gQY0OjERQ8vh5AhuG0XQGZfcujEsyuGn271dOIBubU6VgfXPTW%2BKrsyzMoMtutizHygqgNamQGbpA%2B3q18FzR5%2BWSBiX3rav7c1zk851p1%2FDvGR8IQKUmTkr73GpfVXWmzE4keC4Jxfw4K04SRwIkn0ovVmigokQKIhdJvDhNnAGuTTGMKdzcpe9bp4GjmuuMrmhO2MvrmXhACPZuMPPovoffT%2BN42yQnIPX3dY1eJBUv1ffVu9hoSLdkbeGEQzIa6lAFV8dwACGZwR%2Ffg7p|cksum%3A391071426477ab80c60a1f8849eb91326fcffb32a5f6|ampid%3APL_CLK|clp%3A2334524


Vai tocar umas 4x mais que o pioneer e uma caixinha de uns 10 litros ou menos já resolve! A sensibilidade dele é BEM mais alta que a do pioneer e precisaria da mesma potência!

Ou se tiver "bala na agulha" e não se incomoda em gastar um tiquin mais, pega um kit desses:
 

https://www.ebay.com/itm/4pcs-Faital-PRO-3FE25-3-Professional-Full-Range-Woofer-8-Ohm-40W-Faital-3FE25/283290400419?epid=1930094741&hash=item41f56c76a3:g:ZNkAAOSw5T9eTbZG

2 deles por lado, faz um barulho responsa e com total qualidade! É o mesmo falante usado em line array profissional. Só não vai ter a mesma pegada de grave do pioneer.. mas na porta duma festinha a galera nem liga mto pra grave! rsrs (falo por experiência própria)


Ou se quiser algo nacional mais em conta,,,

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1553754917-alto-falante-fullrange-nar-audio-400-fr-2-4-55w-rms--_JM?searchVariation=57688057058&quantity=1&variation=57688057058#searchVariation=57688057058&position=3&type=item&tracking_id=6a93b967-247d-4d9e-892c-d60410246912

Também pede caixa pequena... e se brincar, dá pra botar 2 por lado também... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxa, muito obrigado!
1) Não sei se dá para fazer caixas grandes o bastante, quando você diz: "uns 14 a 17 litros por falante." o espaço "vazio" deve ter essa capacidade em Litros? Se sim não vai dar, mas não me importo em ter sons graves, mas que tenha algum som, acho que só os falantes já vai ficar bem apertado, pretendo prender no guidão, em uma caixa sim, pretendo fazer o melhor para deixá-la impermeável;

2) Escolhi essas caixas por suportarem a maresia e um pouco de água, lembra que é uma moto? vai ficar exposto, e eu moro 500 metros da praia, o sal destrói tudo que é ferroso, por isso não escolhi qualquer falante, esse que você disse: "Uma dica meio diferente: se quer algo BEM diferenciado mesmo, coloca um parzinho desses: https://www.ebay.com/itm/Pair-Faital-PRO-4FE32-4-Neodymium-FullRange-Line-Array-Woofer-Speaker-4ohm-60W/391071426477?epid=691142880&_trkparms=ispr%3D1&hash=item5b0dac67ad:g:z-YAAOSwzgRWt4me&amdata=enc%3AAQAFAAACYBaobrjLl8XobRIiIML1V4Imu%2Fn%2BzU5L90Z278x5ickkyMJZWL%2BqFSgQ3TOOe%2FNr7i4k%2FW%2FfeaX4JlteZ3isx92m02AoV8zSIaWCOPbgJjA7HaIK0QmUgcjvbFjZKOEtyDsUrAluzTHUCwZN85WxeJ8Y2YcV2gCUKGLAHNwaKlgtIMChPtdG6RDuvbsVN%2FBHh49cIJAD5tSPzqhaLj4Jco8ZYtBVNBSXZgITbczVma5VUnB97MLZTKDQ2NFNAG5wV919glaSeplhk4%2F2WEuL47Z%2F%2FEoBSL26LOjIh4u7ATVJZoI%2F1n%2FBgwRHD7Cqhkm32yUaWiqvVtB9zeIMAQXl5kxV9yUVGH5mVrCqiMsOjcnVDEOvplWlImph%2B%2FWtKpXwEnZ0%2FrZCYiozm5FPyonEfIf2zfTyP1k%2BdAMj9KQSghubWqDMjtwr5z0Nb88rEF923oc9JfIqPnC4S6zP54vKAmCKZ3%2FLCWvXDkjOkkND%2FBXOoVWaU9k9olp28iPjDBr2QWxqd42ly1LmCg%2BqrUKomnU3gQY0OjERQ8vh5AhuG0XQGZfcujEsyuGn271dOIBubU6VgfXPTW%2BKrsyzMoMtutizHygqgNamQGbpA%2B3q18FzR5%2BWSBiX3rav7c1zk851p1%2FDvGR8IQKUmTkr73GpfVXWmzE4keC4Jxfw4K04SRwIkn0ovVmigokQKIhdJvDhNnAGuTTGMKdzcpe9bp4GjmuuMrmhO2MvrmXhACPZuMPPovoffT%2BN42yQnIPX3dY1eJBUv1ffVu9hoSLdkbeGEQzIa6lAFV8dwACGZwR%2Ffg7p|cksum%3A391071426477ab80c60a1f8849eb91326fcffb32a5f6|ampid%3APL_CLK|clp%3A2334524" Não deve aceitar um pouco de água;
A mesma coisa dos demais que não deve aceitar uma chuva em cima;

Mas só o fato de você dizer que não vai queimar os aparelhos, que são compatíveis, eu sou muito grato, era minha preocupação, se eu for realmente fazer o projeto pretendo postar ou documentar aqui de alguma forma.
Diante do fato da água, se você tiver outra sugestão eu observarei, vi que a JBL tem uns alto-falantes marítimos, mas vi, pela opnião de quem comprou, que são frágeis e não sei se são resistentes a água, mas por serem menores seriam melhores para instalar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, então esteja ciente de que sem caixa acústica, praticamente não vai ter graves. E pra prender no guidão, tente falantes menores possíveis! Um par dos faital pro que indiquei, de 3" mesmo, faria o melhor com o pouco espaço disponível! Falam MUITO diante do tamanho, dispensam tw e se tiver uma boa caixinha já solta um tiquin de grave! 


Faz a caixa e uma capa bem vedada pra ela, pra dias que vc só for rodar, sem ligar o som! Também moro perto da praia (a uns 150m) e aqui até coisas feitas pra barco enferrujam! uhsauhsauhsauhsauhsuha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, blOom disse:

Um par dos faital pro que indiquei, de 3" mesmo, faria o melhor com o pouco espaço disponível!

E eles podem molhar?

No aúncio que você colocou são 4 falantes, não precisa de muito, só de 2 mesmo estava bom, 4 vai ocupar muito espaço

Editado por LuizFRego
Evitar aumentar muito o tópico e por esquecer de colocar mais informações

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falante nenhum do mundo pode molhar. A galera molha sem saber que sempre que pegam água, a cola dele vai mudando as características e vai encurtando o tempo de vida!

FAz como falei, uma caixinha caprichada, se preciso num cano de PVC + madeira mesmo... e bota uma capinha de modo que tenha como fechar em dias de chuva.

https://www.ebay.com/itm/Pair-Faital-PRO-3FE22-3-NEO-Full-Range-Line-Array-Woofer-Speaker-s-4-ohm-91dB/391071424468?epid=1530116301&_trkparms=ispr%3D1&hash=item5b0dac5fd4:g:ACUAAOSwKtVWt4T6&enc=AQAFAAACYBaobrjLl8XobRIiIML1V4Imu%2Fn%2BzU5L90Z278x5ickkyMJZWL%2BqFSgQ3TOOe%2FNr7rdX2sjMrw3b8FEhKp5YPCUgHjLriOCVeW%2FR86osQIfGjSHZ8osdG6i0hqpRtXeTdHeRMEA%2BBlSZFey7KA4QkiPh6sFV4bxF2vQwUz43tjwoRLl59tFVNFJXK2wyI%2B0ug8dtQERgd9HK6Ir%2FvpBk0GWp78DEOhy01GsbBoJRelpn5e9GxVi%2FJzqlBZDVQniZvnbUnvxpjYDa4vuvNfcf%2B3sB5WrTDff8cTyqvNFAfJQNsJijWlOe1sHJsJaq7QuBaYOUiMNeBhp7bZzXlhwF3tZTCcwBseDwcFhoDYovZEtBYRgPn7gFgWad5yIasaljyO1ED1s9%2BafcxRNc8YG7U1paNmJICact6lzLKATOgm1n%2Bg%2BzWuB0tELJzDmgYtCB2kqqI9cV0PZJSa4xYkx3kfIDx6ZDIFCcYmJ1MPtwKqLivD1%2BDyK08vqGLvmddE1Nr4ICXTaKXdtheN7xLSzW92TiSGGV7R%2BnvUd3XuRJNj0cyRde8%2BhG%2Bs7Ds8GMxwyAynSPp881Xpld24r%2Bc5aTAbD30bd1SW6CtOzywrRiKTM7zp2lwmwt6eYgV4Q2Xo16MpAw2zVwudvynvQ1U5wfWz0Sb2cYzzh5Ll8MiN6Jrlne%2Fdc6eWFStI5vbxP1P4rEz6DIbWpUbUNRQ7jCk38DieevMsyd%2Fa3CQn9Y6Gd1R9D8fx80%2FdhX%2FJ50QPH1kVeXOfVAd3d3Hmxm7jRUP76y39dpJvYt3P7PxPMk4XGP3Jkz&checksum=391071424468aa1ebcd067314b30a439d401d5259782

Um par desses basta! 



E aqui você pega ideia pras caixinhas:

https://www.youtube.com/results?search_query=pvc+boombox


Se puder, faz com bateria independente, de modo que não dependa da moto... e com uma fontezinha de pelo menos 5a pra poder tocar em qualquer canto.

Mas, repito sempre: tente fazer uma com pelo menos uns 10 litros, pra dar algum gravezinho! 

Editado por blOom
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe dizer se pode combinar esses alto falantes: JBL Multi System 4 - 4TR6A, https://www.jbl.com.br/som-automotivo-alto-falantes/4TR6A.html?dwvar_4TR6A_color=Black-Brazil-Current&cgid=som-automotivo-alto-falantes

com este amplificador: https://www.stetsom.com.br/wp-content/uploads/2016/01/19976_R5_MANUAL_IR160.2.pdf    ?

Sugestão para alguma fonte somente para estes itens?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É pra uso residencial?

Funcionar, funciona bem! Se fizer uma caixa bem legal pros falantes, dá um som bem interessante! Mas seria melhor se conseguisse algum amp que feche a saída em 4 ohms, pra enviar mais potência pros falantes. Apesar que esses ~40wrms já tem watts suficientes pra ouvir em casa!

Já se for pra tocar em festinhas e churras, pode faltar um tiquin de potência e grave.


Pra alimentar isso, pode ser uma fonte de 10~20A +/-! Pode ser daquelas de CFTV! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...