Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
hiperim

[DÚVIDA] Litragem do duto em simulações

  

17 votos

  1. 1. Em simulações, deve-se descontar o volume interno do duto, ou somente a madeira utilizada por ele?

    • Desconta-se todo o volume do duto.
    • Desconta-se somente a madeira utilizada por ele.


Recommended Posts

Bom, rolou uma discussao no Facebook sobre isso, e todos me disseram algo contrário ao que eu sempre tive como certo.

 

Eu sempre tive a idéia do duto como uma extensão da caixa dutada, visto que o mesmo contém ar dentro dele, fazendo necessário com que o subwoofer empurre esse ar para fora da caixa.

 

Assim, sempre inclui, para o calculo da Fb, a area total do duto, descontando somente a madeira utilizada por ele. Muita gente falou que isso era errado, mas sem dizer o porquê. Afirmaram que o volume interno do duto deve ser excluido para o calculo correto da Fb da caixa.

 

Gostaria de saber a opinião de meus amigos foristas, para sanar essa minha dúvida.

 

Agradeço se puderem justificar suas respostas.

 

Grande abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exclui:

o ar de dentro do duto,

A madeira do duto,

reforços internos,

Sub

... Ate os fio hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exclui:

o ar de dentro do duto,

A madeira do duto,

reforços internos,

Sub

... Ate os fio hehehe

E sabe explicar o porquê?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exato....desconto ate os parafusos...... se usar invertido ganha ainda a área do cone.....

Sabe explicar o porquê, cara?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, deve levar em conta duas medidas:

 

Volume BRUTO

 

e

 

Volume LIQUIDO

 

 

 

 

..pra maioria dos sons, o volume BRUTO serve.. se o duto ou o sub for muito cavalar (ex.: T9).. vc acrescenta aproximadamente o volume ocupado pelo duto e pronto!

 

Tal diferença não chega a 10% do resultado! Ou seja, pra enorme maioria dos sons, tá de bom tamanho!

 

 

 

 

...agora, pra um projeto mais sério, tipo um SQ mais caprichado ou até mesmo SPL pra campeonato... deve-se considerar o máximo de variáveis possíveis, para se chegar o mais próximo à realidade!

 

Mas tem que lembrar também: WinSD e Bassbox não servem nesse caso! A não ser que vc tenha alguma versão "Pro" com alguns upgrades. O ideal é usar um soft tipo LEAP5 por exemplo.. enfim, o assunto é extenso, mas recomendo uma lida aqui:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=174832&st=550

 

 

 

 

Tendeu?! Pra se ter uma "noção" de como vai ficar, o volume bruto já serve... pra ter algo EXATO de como vai ficar, tens que usar o volume LIQUIDO, descontando madeiras, dutos, reforços internos, subs... enfim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que deve ser descontado o volume total do duto ( madeira e volume interno do duto) ..

 

pq?

 

eis a questão .. pq descontar o volume interno dele quando ele está dentro da cx? e pq somar o volume interno do duto quando ele ta pra fora da cx? alguem poderia ser claro na resposta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a pergunta no tópico da Questo, e o Renato Yamane respondeu...

 

Considere o duto como um sólido no interior da caixa, portanto o volume dele deve ser levado em consideração.

 

Volume de um cilindro (em litros) = 3,14159 * Raio^2 * Comprimento / 1000

Raio e Comprimento devem ser informados em cm (nesse caso).

 

Um abração hand26

 

Se o Yamane falou, tá falado hahaha

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a pergunta no tópico da Questo, e o Renato Yamane respondeu...

 

 

 

Se o Yamane falou, tá falado hahaha

Mas levado em consideração para que? Para excluí-lo no calculo da Fb ou para incluí-lo?

 

Nao entendi essa resposta dele: eu devo descontar o duto ou nao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas levado em consideração para que? Para excluí-lo no calculo da Fb ou para incluí-lo?

 

Nao entendi essa resposta dele: eu devo descontar o duto ou nao?

 

O volume do duto deve ser descontado no cálculo da caixa.

 

Se a caixa tem 100L, e o duto ocupa 20L, a simulação deve ser feita com 80L.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim deve descontar o volume do duto sim, pois o que sintoniza ou determina a frequencia, é a razão do volume da caixa x razão matematica de comprimentoX diametro( de certa forma o volume do duto).

 

 

Entao, sim deve-se descontar sim...abs

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois o que sintoniza ou determina a frequencia, é a razão do volume da caixa x razão matematica de comprimento X diametro ( de certa forma o volume do duto).

Primeira resposta fundamentada que tive!

 

Robson Andrade sempre me salvando nessas horas... haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se quiser saber mais pesquise alguma coisa sobre teoria descrita neste testo abaixo da audiolist:

O refletor de graves aproveita a radiação traseira do falante através do uso de um orifício, que pode conter ou não um duto acoplado. Deste modo forma-se o que é conhecido como “Ressoador de Helmholtz”, isto é, um volume de ar contido nesse duto que apresenta a propriedade de ressoar em determinada frequência, dependente esta da massa de ar encerrada na caixa e do orifício associado.

 

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procurarei, com certeza!

 

Mas Robson, se tem ar dentro do duto, o subwoofer nao o identifica como uma massa "a mais" a ser movida para fora da caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

polemico, mas quando simulo procuro descontar o duto mas se vc me perguntar eu não sei te diz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

falando em linhas gerais ele ve um volume a mais para empurar, mas em principio essa relação de volume da caixa, x diametro e comprimento do duto é que ajudam a controlar mais o cone.

e sobre o que afirmaste antes, o duto se torna uma extensão da caixa, apenas quando o tamanho do mesmo fica muito grande, que neste caso baixa bastante o Q da mesma, e se perde algum SPL que vejo muitos aqui cometendo este erro... " Um deles é baseado no tamanho do sonofletor: se grande demais, deixa de ser um pórtico e passa a ser uma extensão do volume da caixa. Seu Q torna-se baixo, e perde-se SPL.

 

fonte : http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=22130#22130

Editado por Robson Andrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

falando em linhas gerais ele ve um volume a mais para empurar, mas em principio essa relação de volume da caixa, x diametro e comprimento do duto é que ajudam a controlar mais o cone.

e sobre o que afirmaste antes, o duto se torna uma extensão da caixa, apenas quando o tamanho do mesmo fica muito grande, que neste caso baixa bastante o Q da mesma, e se perde algum SPL que vejo muitos aqui cometendo este erro... " Um deles é baseado no tamanho do sonofletor: se grande demais, deixa de ser um pórtico e passa a ser uma extensão do volume da caixa. Seu Q torna-se baixo, e perde-se SPL.

 

fonte : http://audiolist.org...p?p=22130#22130

 

Na prática não concordo com esta matéria, tenho 2x 400Rms de 12" em uma caixa e o duto "gigante" ele tem 42cm Altura x 114cm de comprimento e 10cm de largura, caixa somando 190L brutos e 141L livres e vou dizer, o controle do cone está muito bom o sub moendo por um tempão fica só morno e SPL muuuito forte, não fiz caixa com duto menor para estes falantes para testar pois seus parâmetros Thiele Small influenciam muito no resultado, e quem ouviu o set, fala que vai ser impossível um desempenho melhor com caixa em outra configuração. Temos que ler sempre mas nem sempre usar 100% do que está escrito como regra, porque a caixa está dentro de um carro, que possue ambiente acústico extremamente complicado não em uma sala com perfeita acústica, por isso filtro algumas coisas! :legal:

 

Votei em descontar o volume do duto - Até hoje pelo que vi na prática caixa é caixa e duto é duto, seja ele pequeno, médio, grande ou gigante o que vai inflenciar muito na hora de fazê-lo vai ser o propósito do projeto e os parâmetros do auto-falante que darão condição ou não de fazer duto grande, gigante, etc... se provarem o contrário dou a mão e sigo junto!

Editado por ars1804

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro ars1804 seu raciocinio esta correto, mas peço apenas que considere os seguintes fatores:

- Em momento algum afirmei ou desafirmei em que ambiente seria, se for um ambiente "carral" a coisa muda muito, pois teriamos um comportamento similar a uma BP6 com dutos em serie;

- Nem no artigo, e nem no que escrevi afirmei qual medida seria considerada grande demais;

-O comportamento de duto como extensão da caixa fica bem pronunciado, um exemplo disso? caixa TL?

- Existem outras coisas que influenciam o controle do cone alem do duto, o Qms e Qts do falante influencia fortemente tbm;

 

 

Sempre filtro tudo que leio, poderia colocar um texto grande com o que acho, mas a maioria aqui quer tudo de mão beijada, acredito que alguns textos para lerem e refletirem ajuda bem mais a criarem um raciocinio logico sobre o assunto. Quem já pediu ajuda pra mim sabe bem sobre esta ultima parte que disse...

abs

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro ars1804 seu raciocinio esta correto, mas peço apenas que considere os seguintes fatores:

- Em momento algum afirmei ou desafirmei em que ambiente seria, se for um ambiente "carral" a coisa muda muito, pois teriamos um comportamento similar a uma BP6 com dutos em serie;

- Nem no artigo, e nem no que escrevi afirmei qual medida seria considerada grande demais;

-O comportamento de duto como extensão da caixa fica bem pronunciado, um exemplo disso? caixa TL?

- Existem outras coisas que influenciam o controle do cone alem do duto, o Qms e Qts do falante influencia fortemente tbm;

 

 

Sempre filtro tudo que leio, poderia colocar um texto grande com o que acho, mas a maioria aqui quer tudo de mão beijada, acredito que alguns textos para lerem e refletirem ajuda bem mais a criarem um raciocinio logico sobre o assunto. Quem já pediu ajuda pra mim sabe bem sobre esta ultima parte que disse...

abs

 

No fim com suas considerações temos muito em comum. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, tentei dar uma reputacao positiva para o Robson, mas nao consegui.

 

Realmente, o texto é muito bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em termos simples, o volume é descontado porque são DOIS sistemas independentes, operando juntos: o duto e a caixa.

 

O ar contido no duto ressona numa frequência que depende da quantidade de ar na caixa, e isto é determinado pelo comprimento e largura do duto. Por isto não se somam os volumes, é preciso descontar o volume do duto.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...